Veículos Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#16 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mar 17, 2005 8:06 am

O Chaimite

Principal viatura blindada de rodas do Exército português e que será substituída pelos novos PANDUR II que foram agora contratados e que serão parcialmente construídos em Portugal.

Os Chaimite (nome de uma região de Moçambique), serviram no território português no Exército, e em alguns teatros africanos, durante a guerra colonial, tratando-se portanto de viaturas dos anos 60 :shock:

Estas viaturas estão ainda hoje a servir a força de manutenção de paz portuguesa na Bósnia, integradas na KFOR.

Como nota de rodapé, foi a bordo de um Chaimite que o último Primeiro Ministro da ditadura deposta a 25 de Abril de 1974, Marcello Caetano saiu no Quartel General da GNR ao fim desse dia de liberdade, antes de seguir para o exílio, primeiro na Madeira, onde esteve detido, juntamente com o Presidente Américo Thomaz, e finalmente para o Brasil.

Foto dessa viatura quando se dirigia para o interior do QG da GNR a 25 de Abril de 1974:

Imagem


Missões:
Imagem

Características técnicas:

VBTP CHAIMITE V-200 e VBPM CHAIMITE V-600
Características técnicas:
- país de origem: Portugal
- ano que entrou ao serviço no Exército Português: 1967
- guarnição: 11 homens (versão VBTP)
4 homens (versão VBPM)
- armamento: 1 metralhadora pesada Browning calibre .50 (versão VBTP)
1 metralhadora ligeira Browning calibre .30 (versão VBPM)
1 morteiro médio 81mm (versão VBPM)
Pode ter na mesma viatura a metralhadora pesada Browning calibre .50 para o chefe de viatura e a metralhadora ligeira Browning calibre .30 para o vigia aéreo da retaguarda.
- motor: Diesel, 6 cilindros em V; 155 HP a 3300 rpm; caixa de velocidades automática.
- peso total em ordem de combate: 7622 Kg
- autonomia (a 60 Km/h estabilizada): 800Km em estrada
640Km em todo-o-terreno
- velocidade máxima: 90 Km/h
- velocidade máxima na água: 4,8 Km/h
- capacidade de transposição: declive: 50%
- inclinação: 30%

Imagens da missão portuguesa na Bósnia e no Kosovo:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Imagem
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7797
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2684 vezes
Agradeceram: 1088 vezes

#17 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mar 17, 2005 9:15 am

Noooooossa... Gurgel!! Já faliu aqui no Brasil há anos!! Interessante é a roda pintada em laranja!!! Podiam pintar uma faixa : "Estamos chegando!" Estou brincando, certamente deve-se tratar de um veículo em pintura comemorativa, sei lá.


A GURGEL esta bem viva!!!
Se alguém se interessar por onde anda a GURGEL, acesse o link
http://www.gurgelmotores.com.br

Imagem


Ele é montado em Pres.Prudente/SP, minha cidade natal.




Editado pela última vez por J.Ricardo em Sex Mar 18, 2005 3:02 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7797
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2684 vezes
Agradeceram: 1088 vezes

#18 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mar 17, 2005 11:51 am

FA ARGENTINAS


Imagem

El VCLC debería haber contado con cohetes LAR israelíes como los que dotan a los Ejércitos Chileno y Venezolano.

Imagem

El CP-30 es aún un capítulo no cerrado para CITEFA


Imagem

El VELA ha servido de base para el diseño de un vehiculo ligero que se está desarrollando en colaboración con el Exercito Brasileiro. El primer prototipo del nuevo vehículo se espera para fines del 2004

Imagem

A fines de mayo del 2004 el Ejército Argentino realizó en Palermo su habitual exposición anual. Hubo algunas novedades, entre ellas este M1025 A2 equipado con un lanzagranadas Mk-19 Mod. 3.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#19 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mar 18, 2005 11:35 am

J. Ricardo:

Mas essa viatura "Gurgel" fabricada em Presidente Prudente/SP, é considerada uma viatura militar? :shock: :? :shock: :? :shock: :?




Imagem
Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#20 Mensagem por fredom » Sex Mar 18, 2005 11:44 am

:lol: nao, este e´um veiculo agricola.




Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#21 Mensagem por fredom » Sex Mar 18, 2005 11:49 am

EB

Imagem

veiculo de guerra eletronica.



veiculo da tectran - que tem o lançador do sistema astros e o posto de comando.

Imagem



Imagem




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 9010
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 322 vezes
Agradeceram: 563 vezes

#22 Mensagem por Pablo Maica » Sex Mar 18, 2005 12:32 pm

TERMINATOR Russian army is getting a new toy - Tank Support Vehicle
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

It was built on T72/T90 chasis. It has:
2 30mm 2A42 automatic cannons,
2 AGS-17 granade launchers,
2 7.62 mashineguns,
4 Ataka or Kornet Missiles

Tuesday 2005, Russian military announced their newest machine that will be taken into service this year. The vehicle is designed to support tanks in heavy fighting, especially in the urban areas. A need for a vehicle like this has been in requests for the past 10 years of the conflict. In a tragic battle of 1995 in Grozny, this kind of vehicle would of saved most of the lives lost on that night.

BMPT is a well modernized tank. Actually, the body is the only part that is a modernized tank. The new turret is redesigned from a scratch, and doesn’t require a man inside of it. This gives the small crew a better chance of survival in the direct hit to the new evil turret. The turret has a lethal anti-tank, anti-personell package, including the newest sighting and observing tools for spoting the enemy.

The on going nick name so far is the “TERMINATOR”, especially judging by it’s abilities and its weaponry you can define it is a mechanical devil.

The vehicle is armed with

2 Automatic 30mm canons 2A42 with 850 rounds of ammo

Four guided/controled missles “SHTURM-C” with sabo or heat warheads, including a thermobaric load

50 caliber KORD MG

7.62 machine guns

2 Automatic 30mm grenade launchers AG-17D

BMPT is capabale of firing 900 30mm rounds a minut, 600 30mm grenades, 2,000 rounds a minute of smaller ammunition

There is enough ammunition to kill most of the soldiers in the radius of 3 square kilometers.

BMPT is mounted on the T-90 tank.

Israel already expressed their interest in purchasing this beast.

Russia will be adopting a good ammount of this Terminators by the summer of this year.

http://bratishka.ru/article.php?type=oper&id=133


Um abraço e t+ :D [/img]




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7797
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2684 vezes
Agradeceram: 1088 vezes

#23 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mar 18, 2005 1:55 pm

Rui Elias Maltez escreveu:J. Ricardo:

Mas essa viatura "Gurgel" fabricada em Presidente Prudente/SP, é considerada uma viatura militar? :shock: :? :shock: :? :shock: :?


:lol: :lol: :lol: :lol:

Não Rui, é que a Gurgel,bem ou mal, sempre foi ícone aqui no Brasil, só coloquei a foto para mostrar que ela não esta morta, embora quase ninguém saiba.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7797
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2684 vezes
Agradeceram: 1088 vezes

#24 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mar 18, 2005 2:05 pm

FA Uruguaias

Imagem
Los Engesa EE-3 Jararaca son vehículos de reconocimiento de origen brasileño que trabajan en conjunto con los EE-9 y fueron recibidos en 1981. Poseen como armamento una ametralladora .50

Imagem
Land Rover Defender con cañón sin retroceso M40A-1, en una foto en la que se aprecia claramente la evolución en los medios de transporte pero la permanencia de sistemas de armas no tan nuevos.
Foto: ENU

Imagem
Para fines de los '90 la necesidad de reestructurar la Artillería del Ejército era imperiosa. Nuevos medios eran necesarios y si bien las posibilidades económicas eran mínimas se comenzó a adquirir nuevo material. Dentro de este proceso llegaron primero 2 RM-70 de 122mm, seguidos por 2 mas en tandas de 1. De origen Checo, es un MRL de 40 disparos que pueden ser simultáneos o en tandas, con un alcance de unos 20km. Los tubos están montados sobre un Tatra 813 - 8x8 con una velocidad máxima de 90km/h y una autonomía de 500km. Son complementados por 3 MT-LB y forman parte del Grupo de Artillería 122 mm (LMC) Nº 6 junto con los 2S-1.
Foto: ENU

Imagem
Los OT-64 son orgánicos de los Batallones de Infantería Nº 3, 6, 8, 9 y 15 y de los Regimientos de Caballería Nº 3, 6, 7, 9 y 10.
Foto: ENU

Imagem
Uruguay fue el primer cliente internacional para el Condor, blindado de reconocimiento y transporte de tropas de fabricación alemana. Fueron recibidos a principios de los 80 y fueron distribuidos entre regimientos y batallones del ejército. Son la parte fundamental de la presencia de Uruguay en misiones de paz. Su armamento consta de una MG .50 en una torreta abierta y son 100% anfibios




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#25 Mensagem por Paisano » Sex Mar 18, 2005 2:41 pm

Rui Elias Maltez escreveu:J. Ricardo:

Mas essa viatura "Gurgel" fabricada em Presidente Prudente/SP, é considerada uma viatura militar? :shock: :? :shock: :? :shock: :?


Rui, é verdade que as FAA´s brasileiras estão com problemas de defasagem nos equipamentos, mas não a esse ponto. [082]




Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#26 Mensagem por Raul Neto » Sex Mar 18, 2005 6:10 pm

    Estimados Colegas,

    Eu li em tempos que os motores das Panhard (que o Rui aqui apresentou, e que eu também prefiro face ao excessivamente largo Hummvee) são os mesmos que equipam as Peugeot 505:
    Imagem

    Aqui ficam algumas fotos dos primeiros jipes UMM (União Metalo-Mecânica), produzidos em Portugal durante alguns anos, e igualmente com a participação da Peugeot:

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem


    Fonte de Consulta:

    Página da Associação de Modelismo de Lisboa - http://www.despodata.pt/aml/umm.htm




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#27 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Mar 19, 2005 5:49 pm

J.Ricardo escreveu:
Noooooossa... Gurgel!! Já faliu aqui no Brasil há anos!! Interessante é a roda pintada em laranja!!! Podiam pintar uma faixa : "Estamos chegando!" Estou brincando, certamente deve-se tratar de um veículo em pintura comemorativa, sei lá.


A GURGEL esta bem viva!!!
Se alguém se interessar por onde anda a GURGEL, acesse o link
http://www.gurgelmotores.com.br

ÔÔÔ véio Amaral Gurgel...


Esse aí sim, é o cara mais cabeçudo que eu conheço...

É pra lá de bagual...

Mas a Gurgel havia falido sim. Em 1993 ela pediu concordata, e em 1994 a falência. Parece que o véio Gurgel não desistiu, e abriu uma nova Gurgel Motores, hehehe...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#28 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 21, 2005 9:16 am

Os UMM foram e são viaturas já algo obsoletas, mas que deram grandes e boas provas no terreno.

Parece que actualmete aos Hummer que o nosso Exército enviou para Timor ( e que em princípio serão oferecidos a Timor, no final da nossa missão) foram substituídos pelos vehinhos, mas fiáveis UMM, porque se adaptam melhor às condições no terreno.

Actualmente, muitas corporações de bombeiros ainda usam essas viaturas para Comando ou pequenas intrevenções de 1ª linha.




Imagem
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7797
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2684 vezes
Agradeceram: 1088 vezes

#29 Mensagem por J.Ricardo » Seg Mar 21, 2005 10:05 am

FinkenHeinle escreveu:
J.Ricardo escreveu:
Noooooossa... Gurgel!! Já faliu aqui no Brasil há anos!! Interessante é a roda pintada em laranja!!! Podiam pintar uma faixa : "Estamos chegando!" Estou brincando, certamente deve-se tratar de um veículo em pintura comemorativa, sei lá.


A GURGEL esta bem viva!!!
Se alguém se interessar por onde anda a GURGEL, acesse o link
http://www.gurgelmotores.com.br

ÔÔÔ véio Amaral Gurgel...


Esse aí sim, é o cara mais cabeçudo que eu conheço...

É pra lá de bagual...

Mas a Gurgel havia falido sim. Em 1993 ela pediu concordata, e em 1994 a falência. Parece que o véio Gurgel não desistiu, e abriu uma nova Gurgel Motores, hehehe...


Na verdade, creio que do Amaral Gurgel, essa empresa só herdou o nome, os donos são outros, se fosse do Amaral, no mínimo estaria sendo fabricado outro veículo inviável do ponto de vista comercial.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#30 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 21, 2005 11:18 am

O UMM em versão civil:


Imagem
Imagem

E em versão de apoio a serviços de Bombeiros:

Imagem
Imagem

Especificações:
Engines: 2l Petrol, 2.5l diesel, or 2.5l turbodiesel by Peugeot.

Transmission: Rear wheel drive with optional front wheel drive, 5 speed gear box, 2 speed transfer box. Limited slip differential in rear axle, freewheel hubs in front. Tyres 205R16.

Dimensions: 2 wheelbases - 100" (2540 mm) and 120" (3048 mm), overall length 4140 mm or 4860 mm, respectively. Width 1690 mm, height 1955 mm. Turning circle 10.5 m, weight 1610 kg. Ground Clearance 20 cm, approach angle 48°, departure angle 44°, wading depth 50 cm.

Body: Van, estate or softtop. Long wheelbase versions are also offered with a crew cab. The body is made from 2 mm steel welded to the chassis.

Chassis: Ladder frame chassis, welded construction, suspension by longitudinal leaf springs front and rear, anti roll bar. Disc brakes in front, drums in rear, power assisted. Steering: worm and roller, optional power steering. Axles are made by Dana Spicer and are similar to Jeep CJ series.

Performance (2.5l Turbo): Max speed 140 km/h, gradient 45° (100%).

História:

The UMM is derived from a from a French design called "Cournil." It was developed by a farmer who recognised the need for an all purpose vehicle. Many UMMs are in use by communal services as well as by police, fire brigade, and military in Spain, Portugal, and France. The model on the photos is called ALTER (or ALTER II).




Imagem
Responder