F-X - O Fim Definitivo - FAB Anuncia o Cancelamento

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#16 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Fev 24, 2005 11:35 pm

Mateus Dias escreveu:Adoro esse país, sou um nacionalista nato, desde criança. Mas por essas e outras que desanimo. Acho que De Gaulle estava certo.


Primeiro lugar: Isso aí são apenas formalidades. Apenas tornou-se oficial uma situação que desde 31 de Dezembro de 2004 já se sabia...

Segundo, quando eu, à um certo tempo, citei de Gaulle quando disse que esse país não ia chegar à lugar nenhum, alguns me acusaram de tudo, inclusive de traidor, e coisa e tal...

Mas, a verdade é que o Brasil só está mantendo a média do que sempre fez...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Carlos
Avançado
Avançado
Mensagens: 666
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 9:03 pm
Localização: São Paulo - SP

#17 Mensagem por Carlos » Qui Fev 24, 2005 11:47 pm

Dez anos esperando pelo FX, a cada tres meses indo comprar na banca a "revista" para acompanhar a concorrência para acabar assim desse jeito...Droga!! :( :( :( :( :( :( :(

Pô, pelo menos como consolação a Aeronautica poderia liberar o nome de quem venceu já que não vamos comprar os aviões mesmo.


Falou,
Carlos.




Avatar do usuário
Barao Vermelho
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 1:53 pm
Localização: Espanha

#18 Mensagem por Barao Vermelho » Sex Fev 25, 2005 1:32 am

Primeiramente, quero mandar um abraço a todos os colegas de forum, tenho estado auxente pois estou cuidando de minha transferencia para a europa, arrumei uma boquinha na EADS, dentro em breve vou poder dar melhores informações aos amigos sobre o EUROFIGHTER, ja que vou trabalhar na linha de montagem destas aeronaves.

Quanto a licitação do FX, apenas aconteceu o que todos já sabiam, tal qual o amigo vinicius acho que vai dar F-16 MLU.
Quanto a essa historia de compra direta, não vejo isso com bons olhos, visto que a FAB decidiu pela modernização dos P3, e tudo ficou empatado pelo congresso, agora imaginem uma compra dessas.

Acho que é outra lorota, Abraços,

Barão




Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#19 Mensagem por ZeRo4 » Sex Fev 25, 2005 1:39 am

q venho os F-16MLU + Python4/5/Derby/Opher/Lizard/Spice e vamos estar bem é pra kCT!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#20 Mensagem por Plinio Jr » Sex Fev 25, 2005 8:29 am

Até nas formalidades os caras são enrolados, deviam ter feito isto no mês passado.

Ao que tudo indica, serão mesmo F-16MLU ex-holanda que devem ter vida útil no máximo até 2020, ou seja, o pais irá substituir toda a sua frota de caças no mesmo período, esperamos que o que ocorreu no FX não volte a ocorrer no futuro.

Espero que concretizem logo esta compra e sigam para compra de mísseis modernos para ele, nossos F-5BRs e A-1s, além de pods, armamento guiado entre outros, pois senão, as modernizações não terão a menor utilidade e teremos gasto dinheiro á toa com elas.

Só falta nos surpreender com aquele Frankenstein do Kfir ou revirar o lixo dos chilenos para descolar alguns Chetaah que possam voar.. 8) 8)




Avatar do usuário
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Mensagens: 418
Registrado em: Seg Mar 01, 2004 11:56 am
Contato:

#21 Mensagem por Mateus Dias » Sex Fev 25, 2005 10:22 am

Aeronáutica agora avalia projeto próprio de caça

Modelo implicaria a parceria com grupo internacional e seria necessariamente liderado pela Embraer

Roberto Godoy



O novo caça de defesa aérea da aviação militar brasileira pode ser o resultado de um projeto próprio, essencialmente nacional - como deveria ter sido o Programa FX na sua versão original. Esse modelo implicaria a parceria com um grupo internacional e seria necessariamente liderado pela Embraer. A tese voltou a ser discutida "entre várias outras", segundo dois brigadeiros integrantes do Alto Comando da Aeronáutica, depois que a concorrência FX, para compra de 12 aviões por US$ 700 milhões, foi oficialmente encerrada há dois dias. O Estado antecipou em dezembro essa informação.

Contra essa solução conta o tempo. Ainda que o empreendimento fosse aprovado imediatamente, o primeiro avião de série só voaria em 2015. Mesmo sob pressão de uma eventual necessidade estratégica o prazo não poderia ser inferior a oito anos. Como os velhos MirageIIE/Br em uso atualmente serão desativados à meia-noite do dia 31 de dezembro, o vácuo decorrente vai obrigar uma solução de transição.

No primeiro momento a missão de defesa aérea será cumprida pelo F-5Br Tigre, a versão modernizada do F-5E utilizado pela FAB. O supersônico é um caça tático com alguma capacidade de interceptação. O novo radar permite detectar quatro alvos e realizar operações de tiro contra dois deles simultâneamente. O Tigre ganhou grande capacidade de processamento eletrônico, o que permite o lançamento de bombas inteligentes guiadas por laser.

O jato atua de forma integrada com estações fixas ou embarcadas de comando, vigilância e inteligência. Embora a designação do F-5Br seja a solução lógica de curto prazo, o Comando da Aeronáutica terá uma questão de cultura interna para resolver. A base do 1.º Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis, é considerada o núcleo de elite e excelência da força. Ali estão os esquadrões Jaguar, equipados com os supersônicos Mirage - os melhores de seu tempo. Há uma certa resistência de conceito à incorporação do Tigre para ocupar (ainda que temporáriamente) a sofisticada base da FAB que responde pela guarda do espaço sobre Brasília e região estratégica do Sudeste.

Outra possibilidade é a compra de caças usados que possam ter sua capacidade expandida por meio da atualização tecnológica. O Ministério da Defesa recebeu ofertas concretas do grupo americano Lockheed-Martin, envolvendo a versão A/B do F-16 Falcon. Há lotes dessas aeronaves disponíveis na Holanda, na Bélgica e nos Estados Unidos. Com o aval do governo revelado ao Estado há um mês, por meio de uma manifestação do adido militar no Brasil, coronel Antonio H. Rebelo, a corporação confirma a entrega de mísseis ar-ar de alcance além do horizonte e anti-radar. Garante ainda a transferência total da tecnologia dos sistemas que venham a ser especificados no programa de revitalização. Todas as operações seriam feitas no País.

Outra possibilidade, que teria o benefício de poder utilizar toda a logística já existente para atender aos velhos MirageIIE/Br, seria a compra de um certo número de aviões da geração seguinte - o Mirage 2000 - do mesmo tipo de caça. Vários países estão colocando a venda modelos das séries iniciais, produzidas nos anos 80.

Na nota divulgada pelo Comando da Aeronáutica para seus oficiais, a decisão de encerrar o a seleção FX é creditada "a dinâmica da evolução tecnológica". Isso significa que o governo pode optar pela compra de jatos de quinta geração. Os favoritos nesse caso seriam os poderosos Rafale, franceses, que chegariam ao Brasil por meio da parceria Embraer-Dassault. O preço inicial, de US$ 100 milhões, baixou depois de uma encomenda de 196 unidades feita pelo governo francês. Cada um sai agora por US$ 70 milhões




Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
Avatar do usuário
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Mensagens: 418
Registrado em: Seg Mar 01, 2004 11:56 am
Contato:

#22 Mensagem por Mateus Dias » Sex Fev 25, 2005 10:27 am

Licitação

Aeronáutica suspende compra de aviões

Pedro Paulo Rezende

Da equipe do Correio

Duas notas curtas encerraram dez anos de sonhos da Força Aérea Brasileira (FAB). Preparadas pelo diretor da Comissão do Projeto Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, as notas decretaram a morte do Programa F-X, para a compra de até 24 aviões de combate. A primeira, enviada aos concorrentes, foi encaminhada na manhã de quarta-feira. Outra, escrita em conjunto com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), tentava explicar a decisão para o público interno da FAB. Segundo o documento, a partir de agora, o Alto Comando examinará propostas de aviões usados para substituir 20 Mirage IIIEBr, comprados em 1972 e sediados na Base Aérea de Anápolis.

A concorrência, no valor de US$ 700 milhões, foi aberta oficialmente em julho de 2000 e esteve sob ameaça de cancelamento desde 1° de janeiro de 2003, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu. Continuavam na disputa os consórcios russo-brasileiro Avibrás-Rossboronexport-Knaapo, com a aeronave Sukhoi 35; o anglo-sueco British Aerospace-Saab, com o caça Gripen; o franco-brasileiro Embraer-Dassault, com o Mirage 2000Br; e o norte-americano Lockheed-Martin, com o F-16C Fighting Falcon.

O prazo das propostas finais venceu em dezembro último e apenas os russos renovaram a intenção de concorrer. Os fabricantes estavam esperando uma sinalização do governo desde 7 de janeiro, quando o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, anunciou a continuidade do programa. Na época, encorajados pelos constantes rumores de cancelamento, cinco fornecedores já tinham encaminhado propostas informais ao Estado-Maior da Aeronáutica. Em dezembro, seis oficiais da FAB foram avaliar a oferta israelense de 24 Kfir 2000. Em janeiro, foi a vez do Cheetah, fabricado pela África do Sul, ser examinado por uma equipe brasileira.



Modelos obsoletos

Os dois aviões têm padrinhos fortes, mas os relatórios foram extremamente desfavoráveis. Os pilotos criticaram o mau estado dos aparelhos e classificaram os modelos como completamente obsoletos — afinal de contas, os dois não passam de versões recauchutadas do Mirage IIIEBr que a FAB deseja aposentar. O ex-comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos Almeida Batista, defende a aquisição do modelo israelense, enquanto o secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, amigo do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, advoga a compra dos Cheetah.

Além das duas ofertas rejeitadas, o Estado-Maior da Aeronáutica recebeu propostas endossadas pelos governos da França e dos Estados Unidos. A França encaminhou uma oferta da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos de 12 Mirage 2000C, ao preço unitário de US$ 15 milhões. Os norte-americanos, por sua vez, apóiam a venda de 43 caças F-16A modernizados das forças aéreas da Holanda (29 unidades) e da Bélgica (14). São aparelhos com custo extremamente baixo, de US$ 6 milhões — o mesmo do programa de modernização dos velhos F-5E da FAB para o padrão F-5Br. A Embaixada dos Estados Unidos garante que não haverá nenhuma restrição de fornecimento de armas, incluindo os mísseis AIM-120C, os mais modernos do arsenal norte-americano. Nos próximos dias, o governo russo vai renovar a proposta de venda de 12 Sukhoi27 novos ao Brasil, feita inicialmente em 2002. Os aparelhos fazem parte do estoque estratégico da força aérea russa e estão orçados em US$ 10 milhões cada.




Apesar de requentadas, quanto mais informação melhor....




Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#23 Mensagem por Morcego » Sex Fev 25, 2005 10:31 am

"Não digam que eu não falei, por que eu falei, e eu sei que falei "

Meus amigos ja falei aqui que não vai ter nem f-16, no maximo o que vai rolar é que vão comprar umas unidades (( se comprarem )) dos f-5 para modernizar e é só isso que PODE ser que role.

esses caras não conseguém montar nem um metro de ponte como acham que vão conseguir impulsionar tecnologia nuclear?? quanto mais comprar 1 avião supersonico que preste ??

senhores com as recentes declarações de que a amazonia deve se tornar uma area GLOBAL de PROTEÇÃO, só me resta um pensamento, ir a uma locadora e alugar o filme "" CIRCULOS DE FOGO "", assim podemos ir nos familiarizando com as tecnicas sovieticas de combate sem armas.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#24 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Fev 25, 2005 11:11 am

A idéia do avião nacional chega a ser ridícula. Não quiseram gastar 700 milhões para comprar, que dirá bilhões para desenvolver uma aeronave sem mercado algum. Duvido que a Embraer vai querer entrar nessa. Aliás, duvido que o próprio governo queira entrar nessa, deve ser mais um aumento mas não invento do Godoy.

Agora, se a situação for de participar de um projeto já em andamento, tipo PAK-FA, até é mais fácil. Mas eu duvido muito que esse governo faça algo do tipo. Vamos ficar sem nada mesmo. Se dermos sorte vamos pegar uns F-16MLU e em 2020 modernizá-los de novo e arrumar alguma outra sucata voadora para substituir F-5 e A-1.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#25 Mensagem por Plinio Jr » Sex Fev 25, 2005 12:01 pm

Reportagens do Godoy não podem se levadas a sério, nem perco tempo em ler, tenho muito receio quanto essas tranqueiras de Kfir, são uma verdadeira porcaria, se fossem bons estariam em serviço em algum país de ponta, mesmo a IDF/AF não os utiliza mais há um bom tempo.

Mirage 2000 nem quiseram novos, muito menos irá adquirir usados, de todos, para atual momento da FAB, o melhor mesmo é F-16s. Qto esta liberação de AIM-120 para mim é desconhecida, mas vou consultar alguns meios confiáveis para verificar se isto é verdadeiro ou não.

Na AFM deste mes saiu uma nota sobre o PAK-FA (desginado pela Sukhoi como T-50) que o prototipo irá fazer seu primeiro voo no começo do ano que vem, 2006, com peso estimado em 20.000kg (44,090lb) e utilizará 02 motores Lyulka Saturn AF-41F1.

Estima-se que a produção comece entre 2010-2012, os protótipos e a produção será concentrada pela KnAAPO em Komsomolsk-na-Amur.




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#26 Mensagem por César » Sex Fev 25, 2005 12:35 pm

Aeronáutica agora avalia projeto próprio de caça

Modelo implicaria a parceria com grupo internacional e seria necessariamente liderado pela Embraer

Roberto Godoy

Mas tinha que ser ele, denovo! :P :lol:

Até que está ficando engraçado algumas dessas matérias que ele escreve.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Carlos Mathias

#27 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 25, 2005 7:28 pm

Pô, esse PAK-FA seria uma boa, né não? Alguém aí tem dados iniciais deste caça?




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#28 Mensagem por Slip Junior » Sex Fev 25, 2005 8:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Pô, esse PAK-FA seria uma boa, né não? Alguém aí tem dados iniciais deste caça?

Carlos Mathias, eu acho meio dificil falar qualquer sobre o PAK-FA ainda porque pelo o que tenho lido ainda existe sequer uma definição sobre a configuração final dessa aeronave. Já vi três modelos sendo descritos como o futuro PAK-FA:

1. Uma aeronave VSTOL bastante semelhante ao JSF norte-americano;

2. Um caça leve monomotor baseado na série Flanker (se eu não me engano a designação dada à essa proposta é Su-54), e;

3. Um caça bimotor de maior porte que seria basicamente um S-37 Berkut com asas convencionais.

Sinceramente, acho que a terceira opção a mais provável de ser realmente adotada.

Se tiver mais tempo, depois eu procuro maiores detalhes sobre esses três projetos.

Abraços




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#29 Mensagem por VICTOR » Sáb Fev 26, 2005 7:26 am

PAK-FA News

Link legal:
http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=17361

Diz-se atualmente que será mais da classe do F-22, bimotor, do que do JSF.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#30 Mensagem por Arthur » Sáb Fev 26, 2005 10:29 am

Plinio Jr escreveu: Qto esta liberação de AIM-120 para mim é desconhecida, mas vou consultar alguns meios confiáveis para verificar se isto é verdadeiro ou não.



Caro Plínio,

Na proposta de F-16 aprovada pelo congresso americano constava o oferecimento de 48 AIM-120C + 4 TAIM-120C (versão de treinamento). Se esses mísseis seriam liberados para serem usados em F-16 usados a serem comprados eu não sei, mas que os EUA tinham liberado AIM-120 p/ o Brasil caso o F-16 ganhasse o F-x isso era verdade.

Até mais,

Arthur




Responder