EMB190 para patrulha

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#16 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jan 19, 2005 4:58 pm

Como alguém aí reclamou e tenho certeza não visou a mim aí vai, sugiro o Tu-142+Tu-160+TU-22M.
Sacanagi, mas o que o Finken falou é realmente verdade, seria muito mais interessante fazer a integração de sistemas aqui, com empresas nacionais. Quanto a não termos a tecnologia, podemos nos associar a algum grupo, existe essa porta.

Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#17 Mensagem por Barao Vermelho » Dom Jan 30, 2005 12:59 am

Caros Amigos,
acho que da perfeitamene para trazer o 190 para a FAB, basta a EMBRAER deichar o ego de lado e cuidar da produção da aeronave, e deichar a parte eletronica, por conta de um contrato com a EADS, podendo ainda descolar uma transferencia de tecnologia.

Ganha a Embraer, Ganha a EADS, e ganha a FAB uma aeronave nova com excelente desempenho, com uma tecnologia de ponta, a mesma que seria empregada nos velhos P3.

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Sniper » Dom Jan 30, 2005 10:13 am

Barao Vermelho escreveu:Caros Amigos,
acho que da perfeitamene para trazer o 190 para a FAB, basta a EMBRAER deichar o ego de lado e cuidar da produção da aeronave, e deichar a parte eletronica, por conta de um contrato com a EADS, podendo ainda descolar uma transferencia de tecnologia.

Ganha a Embraer, Ganha a EADS, e ganha a FAB uma aeronave nova com excelente desempenho, com uma tecnologia de ponta, a mesma que seria empregada nos velhos P3.

Amigo, sugiro que leia o tópico antes de postar! :D

Vou responder com uma mensagem enviada pelo Vinicius:

A questão é: a FAB não pode oferecer garantias de que a Embraer teria encomendas que justificassem os investimentos. Em outras palavras, o número de unidades a serem vendidas para FAB no máximo 12) seria pequeno demais para compensar um investimento desses. Sendo assim, a salvação do projeto deveria estar nas exportações. Acontece que dificilmente um P-190 teria um mercado promissor, já que há novas aeronaves de patrulha em projeto vinda de players muito mais tradicionais no mercado de defesa. Seria um tiro no escuro que certamente nem a FAB nem a Embraer correriam o risco de dar.

Abraços!

Imagem
Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#19 Mensagem por Barao Vermelho » Dom Jan 30, 2005 2:04 pm

Caro amigo,
leia e racioncine, não seja um papagaio de açougue.
O amigo Vinicius escreveu que a EMBRAER, não teria condições de arcar com o desenvolvimento de uma aeronave sem saber se teria mercado para esta, entendeu! Não é o caso que eu coloquei, que trata-se apenas da troca da plataforma, isto é AO INVEZ DO USO DOS VELHOS P3 USAR O MODERNO 190, QUE ATÉ ONDE EU SEI ESTA A PLENA PRODUÇÃO, entendeu agora...

César
Sênior
Sênior
Contato:

#20 Mensagem por César » Dom Jan 30, 2005 2:51 pm

Barao Vermelho escreveu:Caro amigo,
O amigo Vinicius escreveu que a EMBRAER, não teria condições de arcar com o desenvolvimento de uma aeronave sem saber se teria mercado para esta, entendeu! Não é o caso que eu coloquei, que trata-se apenas da troca da plataforma, isto é AO INVEZ DO USO DOS VELHOS P3 USAR O MODERNO 190, QUE ATÉ ONDE EU SEI ESTA A PLENA PRODUÇÃO, entendeu agora...

Primeiramente, calma, não há necessidade para esse linguajar.

Segundo, embora o avião Emb-190 esteja em produção seriada, não existe sequer um projeto dele como plataforma de Patrulha Marítima, pois isso demanda muitos estudos e dinheiro. O que esses 2 aviões teriam em comum seria apenas a "carcaça", mas todos os sistemas internos seriam diferentes, e mesmo a estrutura seria diferente para se adaptar a nova missão de Patruha Marítima.

Isso equivale a quase projetar um novo avião. E sem mercado, ele não nasce. Ok :?:

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#21 Mensagem por Sniper » Dom Jan 30, 2005 2:58 pm

Barao Vermelho escreveu:Caro amigo,

Esta é a maior azneira que eu ja ouvi aqui no fórum! [002]

A coisa nãoé assim tão simples como apenas uma troca de plataforma! [033]

Deixa este Papagaio de açougue aqui 8) tentar te explicar :D :

O EMB-190 éum avião civil que se destina ao transporte de passageiros. Pela sujestão do nobre amigo seriam simplesmente "enfiados" a aviônica do P-3 no EMB-190 [033]

Para se fazer o EMB-190 virar uma aeronave de patrulha, seriam necessários anos de pesquisas e ensaios. A coisa não é tão simples quanto o amigo pensa! [063]

Qualé a função de uma aeronae de patrulha [078] :

Patrulhamento Marítimo e reconhecimento

Localização e ataque a navios hostis

Minagem aérea, e conseqüente negação do uso do mar ao inimigo

ASuW ( Guerra anti superfície)

ASW ( Guerra anti submarino)

Para isso um avião pecisa de radares e sensores, mais principalmente de mísseis e torpedos!

Como se faz para se colocar mísseis e torpedos em um avião civil?

Isto é possível, mas isto requer anos de pesquisas e ensaios, reforço na estrutura do avião ( as vezes até a remodelagem de algumas partes mais sensíveis).

E isto requer muito dinheiro! É ai que entra o problema: Quando se projeta uma plataforma nova, ja se faz um estudo de possíveis vendas para que se cubram os gastos com P&D e obviamentetambém a rentabilidade para a empresa executante do projeto.

É ai que está o problema pois a FAB Só estaria enteressada em adiquirir 12 aeronaves. Isto não daria nem para cobrir as despesas com P&D. Não se espera que uma aeronave de patrulha de um país sem muita tradição neste tipo de aeronave, como o Brasil , tenha muito sucesso no mecado então pedidos firmes só seriam os 12 da FAB! :D

Portanto a Embraer não esta nem um pouco interessada em desenvolver esta suposta aeronave! [089]

Sugiro que leia http://www.defesabrasil.com/materias/patrulhamaritima/parte1.htm este artigo feito pela galera que administrao fórum ele é muito bom e vai esclarecer alguma dúvida.

Araços deste papagaio de açougue!

Imagem
JLRC
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#22 Mensagem por JLRC » Dom Jan 30, 2005 6:06 pm

Sniper escreveu:Deixa este Papagaio de açougue aqui 8) tentar te explicar :D :

Já agora Barão Vermelho, deixe-me complementar o que o meu amigo Papagaio de açougue disse :

1º A Alemanha e a Itália pensaram desenvolver uma versão de patrulha marítima do Airbus A-310 comercial e acabaram por desistir devido a ser preciso muito dinheiro para desenvolver a versão de patrulha marítima. A Alemanha preferiu comprar 8 P-3C Orion, em 2ª mão à Holanda. Portugal comprou os restantes 5.

2º Os EUA estão a desenvolver um projecto baptizado MMP (se não me engano, estou a escrever de cor) a partir de um modelo comercial da Boeing que só deverá fazer o 1º voo daqui a muitos anos, pois é preciso muito estudo e muitos ensaios antes de o avião ser comercializado.

3º Parece-me que o papagaio aqui foi o Barão Vermelho. Em Portugal dizia-te, "mete a viola no saco e vai tocar para outra freguesia".

Um abraço

Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#23 Mensagem por Sniper » Dom Jan 30, 2005 6:11 pm

JLRC escreveu:
Sniper escreveu:Deixa este Papagaio de açougue aqui 8) tentar te explicar :D :

Já agora Barão Vermelho, deixe-me complementar o que o meu amigo Papagaio de açougue disse :

1º A Alemanha e a Itália pensaram desenvolver uma versão de patrulha marítima do Airbus A-310 comercial e acabaram por desistir devido a ser preciso muito dinheiro para desenvolver a versão de patrulha marítima. A Alemanha preferiu comprar 8 P-3C Orion, em 2ª mão à Holanda. Portugal comprou os restantes 5.

2º Os EUA estão a desenvolver um projecto baptizado MMP (se não me engano, estou a escrever de cor) a partir de um modelo comercial da Boeing que só deverá fazer o 1º voo daqui a muitos anos, pois é preciso muito estudo e muitos ensaios antes de o avião ser comercializado.

3º Parece-me que o papagaio aqui foi o Barão Vermelho. Em Portugal dizia-te, "mete a viola no saco e vai tocar para outra freguesia".

Um abraço

Se nem a Alemanhae Itália conseguiram tal proeza não vai ser este país tupiniquim aqui que o vai fazer com tal facilidade! :D

Resumindo, não temos bala na agulha para tanto! :wink:

Abraços do papagaio de açougue 8)

Imagem
Slip Junior
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por Slip Junior » Dom Jan 30, 2005 6:31 pm

Pessoal, primeiramente, vamos pegar mais leve, ok?

Segundo eu concordo tanto com um lado quanto com o outro:

1. É óbvio que o desenvolvimento de uma aeronave de patrulha marítima é muito mais que catar e enfiar um monte de sensores em uma fuselagem e demanda um volume considerável de tempo e dinheiro, mas;

2. Não se trata de nenhuma tarefa absurda sendo que o desenvolvimento de toda família de aeronaves especiais baseadas no ERJ-145 demonstra isso.

No entanto acredito que a FAB tenha feito a escolha certa ao escolher o P-3 por ser uma aeronave já amplamente testada (e aprovada) por forças aéreas de todo o mundo e com um preço bastante em conta se considerarmos as capacidades de todo o conjunto que estará presente na FAB.

Abraços

Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#25 Mensagem por Barao Vermelho » Seg Jan 31, 2005 8:43 am

Slip obrigado, você entendeu o recado.

Aos demais Sniper e JLRC. :shock: :P :shock: :P

JLRC
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por JLRC » Seg Jan 31, 2005 10:06 am

Slip Junior escreveu:Pessoal, primeiramente, vamos pegar mais leve, ok?

Completamente de acordo

Slip Junior escreveu:2. Não se trata de nenhuma tarefa absurda sendo que o desenvolvimento de toda família de aeronaves especiais baseadas no ERJ-145 demonstra isso.

É óbvio que não é nenhuma tarefa absurda (penso que o termo mais correcto é "tarefa impossível"). O problema é monetário. É preciso muito dinheiro para desenvolver o projecto e só valerá a pena dispender quantias tão elevadas de dinheiro se houver boas perspectivas de comercialização, o que no caso da Embraer dúvido. Não porque a Embraer não tenha capacidade, mas sim porque para ter sucesso comercial, era necessário que o avião saísse mais barato que as versões actuais do P-3C Orion ou do futuro Boeing MMP e isso eu duvido. Foi por não haver perspectiva de retorno do investimento, por falta de clientes, que a Alemanha e a Itália abandonaram o projecto do A-310 de patrulha marítima. Sairá mais barato comprar o futuro MMP americano.

Slip Junior escreveu:No entanto acredito que a FAB tenha feito a escolha certa ao escolher o P-3 por ser uma aeronave já amplamente testada (e aprovada) por forças aéreas de todo o mundo e com um preço bastante em conta se considerarmos as capacidades de todo o conjunto que estará presente na FAB.

Completamente de acordo

Um abraço

PS : Se o Barão vermelho se sentiu ofendido com o meu post (fi-lo em tom de brincadeira) então aqui vai o meu pedido de desculpa.
Um abraço Red Baron

Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#27 Mensagem por Barao Vermelho » Seg Jan 31, 2005 10:34 am

Tudo bem, caro JLRC, não foi nada não meu amigo,
Não costumo ofender as pessoas com gestos, insinuações ou palavras de baixa moralidade, editado pelo administrador.

Abraços [009]

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#28 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 31, 2005 12:04 pm

Caro Barão Vermelho.

As ofensas contidas na sua mensagem foram editas por mim. Caso você não saiba é terminantemente proibido que qualquer usuário ofenda pessoalmente outro usuário do fórum. Em momento algum você foi tratado por algum outro usuário deste fórum da forma com que você tratou na sua mensagem.

Este é um aviso para que este tipo de atitude não se repita. Vamos discutir idéias. Se não concorda com uma opinião alheia, contra-argumente. Não parta, jamais, para ofensas pessoais. Esse tipo de recurso é inaceitável e pode demonstrar que a pessoa que o utiliza não tem argumentos suficientes para sustentar sua opinião de forma correta.

Essa advertência não tem necessariamente um valor prático mas no caso de que uma nova intervenção tenha que ser feita envolvendo mensagens por você postadas, você estará sujeito à suspensão ou exclusão.

Por favor, não leve a mal, mas medidas como essa são necessárias para zelar pelo bom andamento das discussões promovidas nesse fórum. Espero sinceramente que este tipo de atitude não se repita e possamos contar com sua valiosa opinião nas questões relativas ao Fórum e não a usuários.

Atenciosamente,

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Slip Junior
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Slip Junior » Seg Jan 31, 2005 12:13 pm

JLRC escreveu:É óbvio que não é nenhuma tarefa absurda (penso que o termo mais correcto é "tarefa impossível"). O problema é monetário. É preciso muito dinheiro para desenvolver o projecto e só valerá a pena dispender quantias tão elevadas de dinheiro se houver boas perspectivas de comercialização, o que no caso da Embraer dúvido. Não porque a Embraer não tenha capacidade, mas sim porque para ter sucesso comercial, era necessário que o avião saísse mais barato que as versões actuais do P-3C Orion ou do futuro Boeing MMP e isso eu duvido. Foi por não haver perspectiva de retorno do investimento, por falta de clientes, que a Alemanha e a Itália abandonaram o projecto do A-310 de patrulha marítima. Sairá mais barato comprar o futuro MMP americano.

Bom, mais uma vez eu volto a afirmar que a integração dos devidos sensores à uma hipotética versão Embraer 190 MP está longe de ser uma tarefa de Davi. Mais uma vez uso como argumento o desenvolvido das versões especializadas do ERJ-145 que contaram com pouquissimas unidades vendidas e estão ai para todo mundo ver:

R-99A (Embraer 145 SA) : 10 unidades (5 Brasil + 4 Grécia + 1 México)
R-99B (Embraer 145 RS): 3 unidades (Brasil)
P-99 (Embrer 145 MP): 2 unidades (México)

É óbvio que um número maior dariam uma maior viabilidade e melhor custo às aeronaves, no entanto, acredito que não se trata de nenhum de impeditivo para a realização do desenvolvimento de tal aeronave se assim desejado.

Abraços

Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#30 Mensagem por Barao Vermelho » Seg Jan 31, 2005 1:35 pm

Caro vinicius,
minha atitude baseou-se nas ofenças de carater visual dos diversos emotios da mensagem assima do elemento SNIPER.
Acho que o amigo não reparou, sobre tudo na ultima que mostra o famoso dedo "Creio que o amigo sabe bem o significado".
Parabenizo sua louvavel atitude, só acho que o amigo deva fazer isso com imparcialidade, já que permitiu as mesmas, fossem aprezentadas e até o momento não as reeditou.

até mais.

Responder