P44 escreveu:Peço desculpa , é off-topic, mas pra ver se alguém me responde...
substituição da Oto Melara 76mm pela C.Loire 100mm nas OHP
Eu não devia responder depois de ter sido tão insultado e ameaçado por causa de uma deslavada escanzelada

mas como não sou de ficar a remoer cá vai a minha opinião.
1º Possível, talvez seja, mas lembro que a superstrutura das OHP já está demasiado sobrecarregada. Não sei se sabem, mas a peça de 76 está naquele lugar porque não havia outro sítio para a colocar, sem comprometer a estabilidade do navio, que não é famosa. Como devem saber, quando foram projectadas, as OHP não dispunham de artilharia principal, neste caso de 76 mm.
2º Desejável, na minha opinião não é, porque a peça de 76 é nitidamente superior à de 100, pese embora o maior calibre desta. Existem novas munições para as 76, que aumentam consideravelmente o alcance destas, além de estarem a ser constantemente melhoradas, já estando em funcionamento o 76 SR, que inclusivamente pode actuar como sistema anti-míssil. Ao invés, as peças de 100, após as que foram montadas nas Lafayette, estagnaram, e estão a ser substituídas na Marinha francêsa pelas de 76 OTO-Melara Compact SR, como é o caso das Horizon.
3º Seria preferível substituir as peças de 100 das VdG pelas 76, ou se se quizesse conferir-lhes capacidade de apoio de fogo, então deveria optar-se, para as VdG, pelas peças de 127 mm OTO-Melara.
Conclusão, para as OHP, pelos menos em relação à artilharia principal, o melhor é ficar tudo como está.
Cumprimentos
PS : Já agora, como por vêzes há companheiros que não sabem se devem escrever barcos, navios ou embarcações, aqui vai uma dica :
Não existe "barcos" mas sim navios e embarcações. As embarcações podem ser de boca fechada ou boca aberta. Se a parte à vante for coberta, são embarcações de boca fechada, se for descoberta serão embarcações de boca aberta. Não existe um limite bem definido para distinguir navios de embarcações. Os navios têm maior porte (tamanho, deslocamento, como por exemplo um petroleiro, um porta-aviões ou uma fragata), as embarcações são "navios" de pequeno porte tais como as traineiras, os rebocadores portuários que são embarcações de boca fechada e as chatas que são embarcações de boca aberta. Eu não sei se estes termos estão em uso no Brasil, posso por exemplo explicar que chata é uma pequena embarcação a remos, normalmente 2 remos, com fundo plano (chato). O termo mais correcto para nomear os navios de guerra será o termo vasos de guerra. Em relação aos termos canhão, obús e peça posso também dizer o seguinte:
Em termos técnicos de artilharia, só existem obuses e peças. Simplisticamente, podemos dizer que os obuses têm menor alcance e maior poder destrutivo e as peças, com "cano" mais longo, têm maior alcance e menor poder destrutivo. O termo canhão sem recuo é usado unicamente pelas forças terrestres de infantaria (exército, fuzileiros ou outras similares).
Falou