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Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Seg Jan 07, 2019 3:38 pm
por FCarvalho
No caso da aeronave cargo de fábrica em questão Túlio o que há para fazer é colocar os pods nas asas, e se muito, uma saída para a mangueira na posição traseira onde ficaria o fly boom. E só.
Não creio que isso exija nenhum processo de engenharia complexo. E o custo com certeza seria algo muito mais baixo.
O problema todo é a FAB insistir nos 767, a princípio mais baratos de comprar e de operar que os A330F.
Mas mesmo assim ela continua sem uma aeronave própria há mais de cinco anos. :roll:
Vai entender.

Abs

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Seg Jan 07, 2019 5:07 pm
por Túlio
FCarvalho escreveu: Seg Jan 07, 2019 3:38 pm No caso da aeronave cargo de fábrica em questão Túlio o que há para fazer é colocar os pods nas asas, e se muito, uma saída para a mangueira na posição traseira onde ficaria o fly boom. E só.
Não creio que isso exija nenhum processo de engenharia complexo. E o custo com certeza seria algo muito mais baixo.
O problema todo é a FAB insistir nos 767, a princípio mais baratos de comprar e de operar que os A330F.
Mas mesmo assim ela continua sem uma aeronave própria há mais de cinco anos. :roll:
Vai entender.

Abs

Tá, mas esqueceste que os KC (KC = TANKER!) 390 começam a entrar em serviço este ano? Não te parece curioso que o Leasing do 767 coincidentemente acabe também este ano?

Perguntas meramente retóricas, cupincha véio... :wink: 8-]

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Seg Mar 11, 2019 2:02 pm
por FCarvalho
A FAB continua tentando arrumar um novo 767 para substituir o atual, dessa vez por compra direta. Mas pelo visto até agora não deu em nada. O contrato de leasing acaba esse ano mas pode ser renovado por mais um ano.
No mais, a necessidade de um cargo/revo estratégico continua.
Conquanto, ao que parece, a questão orçamentária está indo de mau a pior, e não apenas na FAB. Se essa tendência não for remediada no curto prazo, eu não duvido que a FAB se veja forçada a lançar mão dos KC-390 como única aeronave Revo. Isso terá um impacto direto na disponibilidade da frota e por tabela na capacidade da força apoiar suas operações, e do EB e MB.
Não ficaria surpreso se o 2o GT e seus dois esquadrões for desativado nos próximos anos.
Já estão falando em apenas três bases de caça pra economizar.
Em sendo essa a lógica que move a gestão da FAB, talvez abrir mão também de uma capacidade de transporte estratégica seja o caminho natural para se adaptar a esses tempos cada vez mais tecnológicos e cada vez menos vetores.
A ver.

Abs

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Ter Fev 11, 2020 4:48 pm
por jambockrs
Meus prezados
França recebe seu primeiro avião-tanque KC-130J Super Hercules
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20 de setembro (UPI) – A França recebeu seu primeiro avião de reabastecimento aéreo KC-130J Super Hercules em uma cerimônia na Base Aérea de Orleans-Bricy.
O avião, que chegou na quinta-feira, é a variante de reabastecimento do C-130J, um avião resistente de quatro motores construído desde 1960 pela Lockheed Martin.
Projetado para abastecer aeronaves de asa fixa e de asa rotativa com combustível, ele dará aos helicópteros franceses Caracal maior tempo de voo e uma “capacidade única na Europa”, disse o ministério da Defesa francês em comunicado nesta sexta-feira. Missões de até cinco horas, em comparação com as atuais missões de 90 minutos, serão possíveis.
A França encomendou quatro aeronaves Super Hercules à Lockheed em 2015 através de uma venda militar estrangeira (FMS) com o governo dos EUA. Duas versões de carga C-130J-30 foram entregues em 2017 e 2018, e um segundo avião de reabastecimento KC-130J deve ser entregue em 2020.
A venda, estimada em US$ 650 milhões, inclui os quatro aviões, motores sobressalentes, dispensadores eletrônicos de contra-medida AN/ALE 47, sistemas de alerta de mísseis AN/AAR-47A (V) 2, receptores de alerta radar AN/ALR-56M, sistemas de posicionamento global/navegação inercial e rádios.
“Essa nova capacidade desenvolvida com o KC-130J é importante, especialmente para missões táticas da Força Aérea com o Caracal”, disse em um comunicado o coronel Stanislas Michel, comandante do esquadrão de transporte Franche-Comte BA 123 que recebeu o avião. liberação. “Queremos poder implementar essa capacidade em três meses, essa é a prioridade”.
A França e a Alemanha colaborarão em um centro de treinamento C-130J localizado na França, a partir de 2021, quando a Alemanha deve começar a receber sua própria frota de aviões-tanque da Lockheed.
Fonte: UPI via blog Poder Aéreo 23 set 2019

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Ter Fev 11, 2020 4:50 pm
por jambockrs
Meus prezados
Força Aérea Francesa recebe seu segundo KC-130J de reabastecimento em voo

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Chegada do avião à Base Aérea de Orléans-Bricy finaliza recebimento de quatro Super Hercules, dois da versão de transporte C-130J-30 e dois da versão de reabastecimento em voo KC-130J, estes últimos importantes para apoiar helicópteros H225M Caracal em missões de maior alcance
Na segunda-feira, 10 de fevereiro, a Força Aérea Francesa informou o recebimento do segundo avião KC-130J, versão do Super Hercules C-130J capaz de realizar missões de reabastecimento em voo (REVO). A aeronave aterrissou no dia 7 de fevereiro na Base Aérea 123, de Orléans-Bricy.
A aeronave, fabricada pela empresa americana Lockheed Martin, é o último de quatro exemplares de Super Hercules encomendados em janeiro de 2016. Os dois primeiros foram do tipo C-130J-30 (versão mais longa do C-130J), recebidos em 2017 e 2018, e os dois últimos do tipo KC-130J de reabastecimento em voo, o primeiro deles recebido em setembro de 2019 e o último agora.
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Segundo a Força Aérea Francesa, a aquisição dos quatro Super Hercules, sendo dois deles aptos a realizar REVO, reforça a sua capacidade e transporte tático, numa frota composta de modelos C-130H Hercules, C 160 Transall e de CN-235 Casa. Essa frota vem sendo bastante utilizada em operações no exterior, em especial na zona sahel-saariana da África.
Os dois exemplares de KC-130J oferecem, ainda segundo o informe da Força Aérea Francesa, uma capacidade única na Europa, por permitir o reabastecimento em voo dos helicópteros H225M Caracal.
Por enquanto, a frota de quatro Super Hercules (dois C-130J-30 e dois KC-130J) está sendo implementada no esquadrão de transporte (ET) 2/61 “Franche-Comté” da Base Aérea 123 de Orléans-Bricy. A partir de 2021, essas aeronaves deverão ser transferidas para a Base Aérea 105 de Évreux, onde se juntarão a outros seis Super Hercules da Força Aérea da Alemanha, formando uma unidade binacional franco-alemã.
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Fonte / Fotos: Força Aérea Francesa (Armée de l’Air) via blog Poder Aéreo 11 fev 2020

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Ter Fev 11, 2020 5:47 pm
por J.Ricardo
Sei lá... mas pra mim isso é um "soco na barriga" para o programa A-400M...

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Ter Fev 11, 2020 7:01 pm
por FCarvalho
Questões diferentes, para necessidades diferentes.
Era para o KC-390 estar aí. França e Alemanha teriam comprado se o projeto tivesse seguido o cronograma original.
Na época o Atlas ainda estava com muitos problemas de desenvolvimento. Os alemães queriam um avião pronto e operacional. Não era o caso do avião europeu.
Aqui a irregularidade de verbas e os indefectíveis contingenciamentos jogaram por terra as chances do avião da Embraer.

abs

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Qua Fev 12, 2020 8:58 am
por J.Ricardo
Eu discordo, essa compra só foi feita pela incapacidade do programa em atender as necessidades das duas forças, devido o atraso no desenvolvimento do mesmo.

Acho que a França só teria comprado o avião da EDS se o Brasil tivesse optado pelo Rafale...

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Qua Fev 12, 2020 10:56 am
por FCarvalho
Isso foi depois da decisão do FX. O KC390 eta para ter sido recebido na FAB em 2016. A essa altura o avião já estaria disponível para exportação e com IOC em dia.
A Embraer nutria esperança porque houve interesse real de franceses e alemães em adquirir o produto, contrapondo o Hércules.
Mas o projeto atrasou porque a FAB não conseguiu manter as verbas em dia, e deu no que deu.
Não fosse isso, França e Alemanha teriam sido provavelmente os primeiros clientes de exportação do Milenium. (hô nomezinho fuleiro esse... ).
Seria um trendo golaço de estréia no mercado.
O nosso 7x1 na Lookheed.
Mas...

abs

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Qua Abr 01, 2020 4:59 pm
por FCarvalho
Apenas a título de curiosidade, a diferença entre os modelos KC-330 MRTT, baseado no A330-200, e os A330F-200, cargueiros, em termos de alcance máximo:

KC-330 (A330-200) - 14.800 kms
A330F-200 - 7.400 kms

O número destes cargo da Airbus tem diminuído ao longo dos últimos anos, e vários podem ser encontrados sendo negociados no mercado internacional, inclusive os da Qatar, que ainda não se livrou dos cinco que possui, apesar decisão tomada há dois anos atrás.

Hoje, a Qatar e a Turkish são as maiores operadoras do modelo cargo do A330, com respectivamente 5 e 8 unidades cada.

A Emirates Cargo já vendeu os seus 5 A330F-200 para outras empresas de carga e hoje opera com os triple seven Freither.

ab

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Qui Abr 02, 2020 10:58 am
por P44
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Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Qui Abr 02, 2020 11:03 am
por FCarvalho
Aviação estratégica em qualquer força aérea que se preze é algo indispensável.

abs.

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Dom Jul 05, 2020 12:20 am
por FCarvalho
Um programa de gente grande para grandes objetivos e grandes necessidades.

Airbus entrega a primeira frota de transporte multinacional A330 MRTT para a OTAN

https://cdnsjcavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2020/06/A330_MRTT_MMF.jpg

https://www.aeroflap.com.br/airbus-entr ... ra-a-nato/

abs

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Dom Dez 27, 2020 10:59 pm
por FCarvalho
Mais um cliente?

Canadá começa a busca por nova aeronave de reabastecimento aéreo e transporte VIP
Atual frota de aeronaves CC-150 Polaris deve ser substituída até 2027

https://www.cavok.com.br/canada-comeca- ... sporte-vip

Re: Airbus A330 MRTT

Enviado: Dom Nov 14, 2021 5:17 pm
por knigh7