Airbus A330 MRTT
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Re: Airbus A330 MRTT
No caso da aeronave cargo de fábrica em questão Túlio o que há para fazer é colocar os pods nas asas, e se muito, uma saída para a mangueira na posição traseira onde ficaria o fly boom. E só.
Não creio que isso exija nenhum processo de engenharia complexo. E o custo com certeza seria algo muito mais baixo.
O problema todo é a FAB insistir nos 767, a princípio mais baratos de comprar e de operar que os A330F.
Mas mesmo assim ela continua sem uma aeronave própria há mais de cinco anos.
Vai entender.
Abs
Não creio que isso exija nenhum processo de engenharia complexo. E o custo com certeza seria algo muito mais baixo.
O problema todo é a FAB insistir nos 767, a princípio mais baratos de comprar e de operar que os A330F.
Mas mesmo assim ela continua sem uma aeronave própria há mais de cinco anos.
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- Túlio
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Re: Airbus A330 MRTT
FCarvalho escreveu: ↑Seg Jan 07, 2019 3:38 pm No caso da aeronave cargo de fábrica em questão Túlio o que há para fazer é colocar os pods nas asas, e se muito, uma saída para a mangueira na posição traseira onde ficaria o fly boom. E só.
Não creio que isso exija nenhum processo de engenharia complexo. E o custo com certeza seria algo muito mais baixo.
O problema todo é a FAB insistir nos 767, a princípio mais baratos de comprar e de operar que os A330F.
Mas mesmo assim ela continua sem uma aeronave própria há mais de cinco anos.
Vai entender.
Abs
Tá, mas esqueceste que os KC (KC = TANKER!) 390 começam a entrar em serviço este ano? Não te parece curioso que o Leasing do 767 coincidentemente acabe também este ano?
Perguntas meramente retóricas, cupincha véio...
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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- FCarvalho
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Re: Airbus A330 MRTT
A FAB continua tentando arrumar um novo 767 para substituir o atual, dessa vez por compra direta. Mas pelo visto até agora não deu em nada. O contrato de leasing acaba esse ano mas pode ser renovado por mais um ano.
No mais, a necessidade de um cargo/revo estratégico continua.
Conquanto, ao que parece, a questão orçamentária está indo de mau a pior, e não apenas na FAB. Se essa tendência não for remediada no curto prazo, eu não duvido que a FAB se veja forçada a lançar mão dos KC-390 como única aeronave Revo. Isso terá um impacto direto na disponibilidade da frota e por tabela na capacidade da força apoiar suas operações, e do EB e MB.
Não ficaria surpreso se o 2o GT e seus dois esquadrões for desativado nos próximos anos.
Já estão falando em apenas três bases de caça pra economizar.
Em sendo essa a lógica que move a gestão da FAB, talvez abrir mão também de uma capacidade de transporte estratégica seja o caminho natural para se adaptar a esses tempos cada vez mais tecnológicos e cada vez menos vetores.
A ver.
Abs
No mais, a necessidade de um cargo/revo estratégico continua.
Conquanto, ao que parece, a questão orçamentária está indo de mau a pior, e não apenas na FAB. Se essa tendência não for remediada no curto prazo, eu não duvido que a FAB se veja forçada a lançar mão dos KC-390 como única aeronave Revo. Isso terá um impacto direto na disponibilidade da frota e por tabela na capacidade da força apoiar suas operações, e do EB e MB.
Não ficaria surpreso se o 2o GT e seus dois esquadrões for desativado nos próximos anos.
Já estão falando em apenas três bases de caça pra economizar.
Em sendo essa a lógica que move a gestão da FAB, talvez abrir mão também de uma capacidade de transporte estratégica seja o caminho natural para se adaptar a esses tempos cada vez mais tecnológicos e cada vez menos vetores.
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Re: Airbus A330 MRTT
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França recebe seu primeiro avião-tanque KC-130J Super Hercules
20 de setembro (UPI) – A França recebeu seu primeiro avião de reabastecimento aéreo KC-130J Super Hercules em uma cerimônia na Base Aérea de Orleans-Bricy.
O avião, que chegou na quinta-feira, é a variante de reabastecimento do C-130J, um avião resistente de quatro motores construído desde 1960 pela Lockheed Martin.
Projetado para abastecer aeronaves de asa fixa e de asa rotativa com combustível, ele dará aos helicópteros franceses Caracal maior tempo de voo e uma “capacidade única na Europa”, disse o ministério da Defesa francês em comunicado nesta sexta-feira. Missões de até cinco horas, em comparação com as atuais missões de 90 minutos, serão possíveis.
A França encomendou quatro aeronaves Super Hercules à Lockheed em 2015 através de uma venda militar estrangeira (FMS) com o governo dos EUA. Duas versões de carga C-130J-30 foram entregues em 2017 e 2018, e um segundo avião de reabastecimento KC-130J deve ser entregue em 2020.
A venda, estimada em US$ 650 milhões, inclui os quatro aviões, motores sobressalentes, dispensadores eletrônicos de contra-medida AN/ALE 47, sistemas de alerta de mísseis AN/AAR-47A (V) 2, receptores de alerta radar AN/ALR-56M, sistemas de posicionamento global/navegação inercial e rádios.
“Essa nova capacidade desenvolvida com o KC-130J é importante, especialmente para missões táticas da Força Aérea com o Caracal”, disse em um comunicado o coronel Stanislas Michel, comandante do esquadrão de transporte Franche-Comte BA 123 que recebeu o avião. liberação. “Queremos poder implementar essa capacidade em três meses, essa é a prioridade”.
A França e a Alemanha colaborarão em um centro de treinamento C-130J localizado na França, a partir de 2021, quando a Alemanha deve começar a receber sua própria frota de aviões-tanque da Lockheed.
Fonte: UPI via blog Poder Aéreo 23 set 2019
França recebe seu primeiro avião-tanque KC-130J Super Hercules
20 de setembro (UPI) – A França recebeu seu primeiro avião de reabastecimento aéreo KC-130J Super Hercules em uma cerimônia na Base Aérea de Orleans-Bricy.
O avião, que chegou na quinta-feira, é a variante de reabastecimento do C-130J, um avião resistente de quatro motores construído desde 1960 pela Lockheed Martin.
Projetado para abastecer aeronaves de asa fixa e de asa rotativa com combustível, ele dará aos helicópteros franceses Caracal maior tempo de voo e uma “capacidade única na Europa”, disse o ministério da Defesa francês em comunicado nesta sexta-feira. Missões de até cinco horas, em comparação com as atuais missões de 90 minutos, serão possíveis.
A França encomendou quatro aeronaves Super Hercules à Lockheed em 2015 através de uma venda militar estrangeira (FMS) com o governo dos EUA. Duas versões de carga C-130J-30 foram entregues em 2017 e 2018, e um segundo avião de reabastecimento KC-130J deve ser entregue em 2020.
A venda, estimada em US$ 650 milhões, inclui os quatro aviões, motores sobressalentes, dispensadores eletrônicos de contra-medida AN/ALE 47, sistemas de alerta de mísseis AN/AAR-47A (V) 2, receptores de alerta radar AN/ALR-56M, sistemas de posicionamento global/navegação inercial e rádios.
“Essa nova capacidade desenvolvida com o KC-130J é importante, especialmente para missões táticas da Força Aérea com o Caracal”, disse em um comunicado o coronel Stanislas Michel, comandante do esquadrão de transporte Franche-Comte BA 123 que recebeu o avião. liberação. “Queremos poder implementar essa capacidade em três meses, essa é a prioridade”.
A França e a Alemanha colaborarão em um centro de treinamento C-130J localizado na França, a partir de 2021, quando a Alemanha deve começar a receber sua própria frota de aviões-tanque da Lockheed.
Fonte: UPI via blog Poder Aéreo 23 set 2019
Editado pela última vez por jambockrs em Ter Jul 07, 2020 5:31 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Airbus A330 MRTT
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Força Aérea Francesa recebe seu segundo KC-130J de reabastecimento em voo
Chegada do avião à Base Aérea de Orléans-Bricy finaliza recebimento de quatro Super Hercules, dois da versão de transporte C-130J-30 e dois da versão de reabastecimento em voo KC-130J, estes últimos importantes para apoiar helicópteros H225M Caracal em missões de maior alcance
Na segunda-feira, 10 de fevereiro, a Força Aérea Francesa informou o recebimento do segundo avião KC-130J, versão do Super Hercules C-130J capaz de realizar missões de reabastecimento em voo (REVO). A aeronave aterrissou no dia 7 de fevereiro na Base Aérea 123, de Orléans-Bricy.
A aeronave, fabricada pela empresa americana Lockheed Martin, é o último de quatro exemplares de Super Hercules encomendados em janeiro de 2016. Os dois primeiros foram do tipo C-130J-30 (versão mais longa do C-130J), recebidos em 2017 e 2018, e os dois últimos do tipo KC-130J de reabastecimento em voo, o primeiro deles recebido em setembro de 2019 e o último agora.
Segundo a Força Aérea Francesa, a aquisição dos quatro Super Hercules, sendo dois deles aptos a realizar REVO, reforça a sua capacidade e transporte tático, numa frota composta de modelos C-130H Hercules, C 160 Transall e de CN-235 Casa. Essa frota vem sendo bastante utilizada em operações no exterior, em especial na zona sahel-saariana da África.
Os dois exemplares de KC-130J oferecem, ainda segundo o informe da Força Aérea Francesa, uma capacidade única na Europa, por permitir o reabastecimento em voo dos helicópteros H225M Caracal.
Por enquanto, a frota de quatro Super Hercules (dois C-130J-30 e dois KC-130J) está sendo implementada no esquadrão de transporte (ET) 2/61 “Franche-Comté” da Base Aérea 123 de Orléans-Bricy. A partir de 2021, essas aeronaves deverão ser transferidas para a Base Aérea 105 de Évreux, onde se juntarão a outros seis Super Hercules da Força Aérea da Alemanha, formando uma unidade binacional franco-alemã.
Fonte / Fotos: Força Aérea Francesa (Armée de l’Air) via blog Poder Aéreo 11 fev 2020
Força Aérea Francesa recebe seu segundo KC-130J de reabastecimento em voo
Chegada do avião à Base Aérea de Orléans-Bricy finaliza recebimento de quatro Super Hercules, dois da versão de transporte C-130J-30 e dois da versão de reabastecimento em voo KC-130J, estes últimos importantes para apoiar helicópteros H225M Caracal em missões de maior alcance
Na segunda-feira, 10 de fevereiro, a Força Aérea Francesa informou o recebimento do segundo avião KC-130J, versão do Super Hercules C-130J capaz de realizar missões de reabastecimento em voo (REVO). A aeronave aterrissou no dia 7 de fevereiro na Base Aérea 123, de Orléans-Bricy.
A aeronave, fabricada pela empresa americana Lockheed Martin, é o último de quatro exemplares de Super Hercules encomendados em janeiro de 2016. Os dois primeiros foram do tipo C-130J-30 (versão mais longa do C-130J), recebidos em 2017 e 2018, e os dois últimos do tipo KC-130J de reabastecimento em voo, o primeiro deles recebido em setembro de 2019 e o último agora.
Segundo a Força Aérea Francesa, a aquisição dos quatro Super Hercules, sendo dois deles aptos a realizar REVO, reforça a sua capacidade e transporte tático, numa frota composta de modelos C-130H Hercules, C 160 Transall e de CN-235 Casa. Essa frota vem sendo bastante utilizada em operações no exterior, em especial na zona sahel-saariana da África.
Os dois exemplares de KC-130J oferecem, ainda segundo o informe da Força Aérea Francesa, uma capacidade única na Europa, por permitir o reabastecimento em voo dos helicópteros H225M Caracal.
Por enquanto, a frota de quatro Super Hercules (dois C-130J-30 e dois KC-130J) está sendo implementada no esquadrão de transporte (ET) 2/61 “Franche-Comté” da Base Aérea 123 de Orléans-Bricy. A partir de 2021, essas aeronaves deverão ser transferidas para a Base Aérea 105 de Évreux, onde se juntarão a outros seis Super Hercules da Força Aérea da Alemanha, formando uma unidade binacional franco-alemã.
Fonte / Fotos: Força Aérea Francesa (Armée de l’Air) via blog Poder Aéreo 11 fev 2020
- J.Ricardo
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Re: Airbus A330 MRTT
Sei lá... mas pra mim isso é um "soco na barriga" para o programa A-400M...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Airbus A330 MRTT
Questões diferentes, para necessidades diferentes.
Era para o KC-390 estar aí. França e Alemanha teriam comprado se o projeto tivesse seguido o cronograma original.
Na época o Atlas ainda estava com muitos problemas de desenvolvimento. Os alemães queriam um avião pronto e operacional. Não era o caso do avião europeu.
Aqui a irregularidade de verbas e os indefectíveis contingenciamentos jogaram por terra as chances do avião da Embraer.
abs
Era para o KC-390 estar aí. França e Alemanha teriam comprado se o projeto tivesse seguido o cronograma original.
Na época o Atlas ainda estava com muitos problemas de desenvolvimento. Os alemães queriam um avião pronto e operacional. Não era o caso do avião europeu.
Aqui a irregularidade de verbas e os indefectíveis contingenciamentos jogaram por terra as chances do avião da Embraer.
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Re: Airbus A330 MRTT
Eu discordo, essa compra só foi feita pela incapacidade do programa em atender as necessidades das duas forças, devido o atraso no desenvolvimento do mesmo.
Acho que a França só teria comprado o avião da EDS se o Brasil tivesse optado pelo Rafale...
Acho que a França só teria comprado o avião da EDS se o Brasil tivesse optado pelo Rafale...
Não temais ímpias falanges,
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Re: Airbus A330 MRTT
Isso foi depois da decisão do FX. O KC390 eta para ter sido recebido na FAB em 2016. A essa altura o avião já estaria disponível para exportação e com IOC em dia.
A Embraer nutria esperança porque houve interesse real de franceses e alemães em adquirir o produto, contrapondo o Hércules.
Mas o projeto atrasou porque a FAB não conseguiu manter as verbas em dia, e deu no que deu.
Não fosse isso, França e Alemanha teriam sido provavelmente os primeiros clientes de exportação do Milenium. (hô nomezinho fuleiro esse... ).
Seria um trendo golaço de estréia no mercado.
O nosso 7x1 na Lookheed.
Mas...
abs
A Embraer nutria esperança porque houve interesse real de franceses e alemães em adquirir o produto, contrapondo o Hércules.
Mas o projeto atrasou porque a FAB não conseguiu manter as verbas em dia, e deu no que deu.
Não fosse isso, França e Alemanha teriam sido provavelmente os primeiros clientes de exportação do Milenium. (hô nomezinho fuleiro esse... ).
Seria um trendo golaço de estréia no mercado.
O nosso 7x1 na Lookheed.
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Re: Airbus A330 MRTT
Apenas a título de curiosidade, a diferença entre os modelos KC-330 MRTT, baseado no A330-200, e os A330F-200, cargueiros, em termos de alcance máximo:
KC-330 (A330-200) - 14.800 kms
A330F-200 - 7.400 kms
O número destes cargo da Airbus tem diminuído ao longo dos últimos anos, e vários podem ser encontrados sendo negociados no mercado internacional, inclusive os da Qatar, que ainda não se livrou dos cinco que possui, apesar decisão tomada há dois anos atrás.
Hoje, a Qatar e a Turkish são as maiores operadoras do modelo cargo do A330, com respectivamente 5 e 8 unidades cada.
A Emirates Cargo já vendeu os seus 5 A330F-200 para outras empresas de carga e hoje opera com os triple seven Freither.
ab
KC-330 (A330-200) - 14.800 kms
A330F-200 - 7.400 kms
O número destes cargo da Airbus tem diminuído ao longo dos últimos anos, e vários podem ser encontrados sendo negociados no mercado internacional, inclusive os da Qatar, que ainda não se livrou dos cinco que possui, apesar decisão tomada há dois anos atrás.
Hoje, a Qatar e a Turkish são as maiores operadoras do modelo cargo do A330, com respectivamente 5 e 8 unidades cada.
A Emirates Cargo já vendeu os seus 5 A330F-200 para outras empresas de carga e hoje opera com os triple seven Freither.
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Re: Airbus A330 MRTT
Aviação estratégica em qualquer força aérea que se preze é algo indispensável.
abs.
abs.
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Re: Airbus A330 MRTT
Um programa de gente grande para grandes objetivos e grandes necessidades.
Airbus entrega a primeira frota de transporte multinacional A330 MRTT para a OTAN
https://www.aeroflap.com.br/airbus-entr ... ra-a-nato/
abs
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Re: Airbus A330 MRTT
Mais um cliente?
Canadá começa a busca por nova aeronave de reabastecimento aéreo e transporte VIP
Atual frota de aeronaves CC-150 Polaris deve ser substituída até 2027
https://www.cavok.com.br/canada-comeca- ... sporte-vip
Canadá começa a busca por nova aeronave de reabastecimento aéreo e transporte VIP
Atual frota de aeronaves CC-150 Polaris deve ser substituída até 2027
https://www.cavok.com.br/canada-comeca- ... sporte-vip
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