Da mesma forma que o nosso orgulho tupiniquim muitas vezes mais nos atrapalha do que ajuda, assim também a auto-estima dos hermanos faz com que eles jamais admitam estar atrás de nós em qualquer coisa, de peteca a produção nuclear. E isso pode ser contado a seu favor pois eles sempre tiveram uma tradição muito forte em investimento de P&D. Aliás, esta é uma das muitas vantagens de se ter um povo bem mais educado que o nosso.
Muitas cabeças pensando tem melhor condições de ver a realidade e procurar alternativas viáveis para poder ajudar no desenvolvimento do país. A INVAP é só um exemplo disso.
Mas como disse ao JRicardo, mal sabemos o que estamos perdendo em relação ao que nossos vizinhos possuem em termos de tecnologia e parece que continuamos sem fazer questão de saber, e aproveitar.
É mais fácil manter o pires na mão junto aos estoques de bugingangas do tio Sam.
abs
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Dom Ago 04, 2019 10:39 pm
por FCarvalho
Até agora, não houve uma única oportunidade em dialogar sobre eventuais trocas de informações sobre os projetos e produtos da INVAP e da Bradar.
Me parece ser muito mais do que apenas falta de diálogo, mas realmente falta de honestidade e vontade na proposição de parcerias entre as empresas, que embora estejam envolvidas e maior ou menor medida em projetos de seus respectivos governos, pouco ou nada sabem uma da outra. E se sabem, ignoram-se mutuamente.
Fiz como sempre umas contas de padaria, e é fácil notar que a lista de produtos das empresas são complementares na maior parte do que projetam e produzem. E há inclusive sinergia em alguns produtos/projetos que se fossem feitas as devidas consultas, poderiam resultar em soluções para ambos os países na exata medida de suas necessidades.
A INVAP inclusive tem entre seus projetos. o desenvolvimento de um radar de alerta aéreo antecipado, coisa que no Brasil sequer é mencionada, embora a sua necessidade seja mais do que clara.
Enfim, investir em material de conteúdo nacional com alto valor agregado, mesmo que em pequenas quantidades e com custos não tão baixos assim, a priori, deveria ser o dever de casa de qualquer MD e governo do Brasil e Argentina. E nem precisa explicar porque.
Mas diante da situação calamitosa das duas economias, fica difícil se pensar muito longe em P&D quando não estamos nem garantindo o feijão com arroz de todo dia.
Até quando? Uma hora vamos ter de descobrir.
Tomara não estejamos com as calças na mão... outra vez.
abs
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Dom Ago 04, 2019 10:45 pm
por FCarvalho
Posted 28 de July de 2019 - 19:45
Meus prezados Chegou a hora de a INVAP desenvolver uma aeronave AEW & C?
Uma aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW & C) é uma necessidade há muito esperada para a Força Aérea Argentina.
Tendências políticas para um interesse crescente tanto no policiamento aéreo quanto nos desenvolvimentos nacionais. A partir de agora, a AAF tem apenas uma plataforma ELINT / SIGINT, a Learjet 35 VR-24 com uma suíte Thales Vigile 200 como a única plataforma de coleta de informações de guerra eletrônica ou de longo alcance, mas completamente inadequada para controle, vigilância ou mesmo busca e suporte a operações de resgate. Desde 2006, existe um importante esforço para estabelecer um sistema nacional integrado de vigilância ou o SINVICA. Como resultado disso, a Investigacion Aplicada ou INVAP, uma das empresas estatais mais capacitadas da Argentina, desenvolveu um conjunto de radares AESA primários e secundários.
Fonte: site LATAMilitary 15 jul 2019
Agora, me digam, o que a nós estávamos mesmo fazendo cinco anos atrás em matéria de radares SAR,,,
Alguém lembra?
abs
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Sáb Out 19, 2019 10:19 pm
por FCarvalho
5.3.7RADAR DE DEFESA AÉREA5.
3.7.1O projeto Radar de Defesa Aérea consiste no desenvolvimento de vários tipos de radares nacionais, de uso militar e civil,aplicáveis ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro(SISDABRA), englobando radares para vigilância, controle de interceptação, direção de tiro, aproximação de precisão, AEW, sensoriamento remoto e trajetografia.
5.3.7.2O desenvolvimento de radares nacionais segue a linha de busca de uma autonomia nacional,além de permitir o desenvolvimento tecnológico brasileiro e abrir possibilidades de economia de recursos com a aquisição de equipamentos a um menor custo, bem como possibilitar exportações de produtos de alto valor agregado.
Tipos pretendidos:
1- radares para vigilância;
2 - controle de interceptação;
3 - direção de tiro;
4 - aproximação de precisão;
5 - AEW - Alerta Aéreo Antecipado;
6 - sensoriamento remoto;
7 - trajetografia.
Até onde eu consigo saber, temos tecnologia e expertise de engenharia para desenvolver qualquer um destes sistemas. Por outro lado, tanto a MB quanto o EB desenvolvem seus próprios programas de radares. Até aí nenhuma novidade, pois é de praxe cada força olhar apenas e tão somente para o próprio umbigo.
Mas fica a pergunta, revendo todos os post escritos até agora neste tópico: por quanto tempo vamos andar de costas para as capacidades em PDI da vizinhança e até onde somos realmente capazes de manter e gerenciar projetos e programas em separados como se cada força lidasse apenas e tão somente com seus próprios problemas?
E a pergunta principal, vamos continuar assim ad infinitum?
abs
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Dom Abr 26, 2020 4:27 am
por FCarvalho
Voltando a reler o tópico, encontrei este meu post que ainda hoje não tem uma resposta.
Salvo melhor juízo, dos radares listados, os de vigilância, direção de tiro e sensoriamento remoto já tem no projeto M/S-200 da BRADAR a sua resposta, ou ao menos um princípio de resposta.
Impossível dizer que a FAB desconheça aquela empresa e seus produtos.
Por outro lado, é patente notar que a INVAP já produz e/ou testou vários destes tipos de radares na Argentina.
Mais uma vez, a oportunidade que se nos abre esta nova década pode ser fulcral para determinar o futuro de mais este projeto da FAB.
É pegar ou largar.
abs
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Sex Mai 08, 2020 3:43 am
por Aim For The Top
https://www.infodefensa.com/latam/2020/ ... strev.html
Strev entregado, porém tenho uma dúvida, o radar é da omnisys ou e mais outro Adour que foi modernizado?
(E também onde eles acham tantos radares franceses antigos)
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Qua Mai 13, 2020 6:54 pm
por arcanjo
Emprego de réplicas do radar SABER M60 para adestramento aumenta a vida útil dos equipamentos reais
Nas minhas navegadas pela net em outros foruns gringos descobri algo absolutamente estranho, não sabia que o Vietnã fabricava o saber m60 sob liçença . devem ter outras negociações similares que agente ainda não sabe, por enquanto,voltarei a sondar a net procurando mais notícias deste tipo.
Se eu entendi direito, o radar produzido no Vietnã foi considerado parecido com o Saber, mas não necessariamente o mesmo. No texto não não fala em produção sob licença ou coisa parecida. Mas de qualquer forma, não deve ser nenhuma surpresa a Bradar negociar a produção dele com outro país que se mostre interessado. Até porque se for mesmo assim, é bom para a empresa e para o EB que ganha royaltes com a operação.
abs
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Qui Jun 17, 2021 1:07 pm
por arcanjo
Exército recebe sistema móvel de rastreio para avaliação de mísseis e foguetes
Sistema Transportável de Rastreio de Engenhos em Voo (STREV) - Foto: OMNISYS
Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) recebeu, em 11 de junho, o Sistema Transportável de Rastreio de Engenhos em Voo (STREV), capaz de efetuar o rastreio de diversos tipos de munições, dotando o Exército Brasileiro com uma nova capacidade. O equipamento integra o programa estratégico do Exército ASTROS 2020 (PEE ASTROS 2020).
Em 9 de junho, foi concluída a fase de testes de aceitação em fábrica (TAF), em São Bernardo do Campo (SP), nas instalações da empresa OMNISYS Engenharia, cuja implantação, no CAEx, integra o projeto de instrumentação para campo de instrução (PICI) do programa estratégico do Exército ASTROS 2020.
Os TAF visaram à verificação de um conjunto de requisitos a nível componente, subsistema e integração, realizados preliminarmente aos testes de aceitação em campo do sistema, com o fim de incrementar seu funcionamento e integração.
Após o êxito na conclusão dos TAF, houve o deslocamento rodoviário do STREV, em 10 e 11 de junho, da empresa contratada, em São Bernardo do Campo (SP) para as instalações do CAEx, onde será efetuada a primeira fase dos testes de aceitação em campo (TAC) do sistema, cujo objetivo é a verificação de requisitos e a eficácia sistêmica no rastreio de engenhos em voo.
O transporte foi efetuado por militares do CAEx e apoiado pelo 8º Batalhão de Polícia do Exército (8º BPE), de São Paulo (SP), pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de Resende (RJ), e pelo 11º Batalhão de Polícia do Exército (11º BPE), do Rio de Janeiro (RJ).
Durante os TAC, está prevista a realização da última fase do treinamento em operação e manutenção do STREV, para a capacitação de pessoal na operação do sistema nas futuras missões de rastreio demandadas pelo PEE ASTROS 2020 e demais requisitantes.
Antes da missão, os militares participantes receberam as devidas orientações para o cumprimento das medidas sanitárias preventivas estabelecidas nas diretrizes do Comandante do Exército e do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia para a prevenção e o combate à covid-19, a fim de preservar a saúde dos militares e de seus familiares, bem como manter a capacidade operativa dos quadros do Sistema de Ciência Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx).
Fotos: Ten Holanda e Sd da Souza e OMNISYS
FONTE: CAEx
Não precisa assistir o video, a apresentação oficial do vigilante m200 vai ser no dia 10 dezembro, com 6 meses de atraso...
mas pela imagem dá para perceber a evolução do P200(radar primario), as placas AESA são 3x menores do as que foram mostradas em 2016, o S200 (o radar secundário) também diminuiu de tamanho umas 3x, cabendo tudo dentro de um conteiner de 20 pés.
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Sex Dez 03, 2021 2:26 pm
por Aim For The Top
Comparando com outros radares em conteiners de 20 pés nenhum outro no mundo tem a cápacidade de combinar o radar primario e secundário, o M200 é um produto único e de fato revolucionario