HMS Ocean (L12) para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

HMS Ocean é uma boa aquisição para MB?

Sim
171
84%
Não
32
16%

Total de votos: 203

Mensagem
Autor
FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 12 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#16 Mensagem por FABIO » Dom Jul 30, 2017 11:26 pm

Tem NT classe Cimarroon nos EUA>

Energys
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

#17 Mensagem por Energys » Dom Jul 30, 2017 11:32 pm

FABIO escreveu:Tem NT classe Cimarroon nos EUA>
Propulsão a vapor, retirados em 1999, há quase 20 anos.

Att.

BrunoCP
Júnior
Júnior

#18 Mensagem por BrunoCP » Dom Jul 30, 2017 11:38 pm

Energys escreveu:
BrunoCP escreveu:A MB vai precisar de um navio q de apoio ao Bahia e ao ''Ocean'' .. fico imaginando se o ''Fort Victoria'' poderia tb dar baixa em breve .... e falando em NT ..será q a USNAVY n teria nenhum classe '''Henry J. Kaiser''' (ou algum outro ) em reserva pra nos oferecer ? se e q vale a pena
O Victoria não dará baixa em breve. Não há NT da classe Kaiser ou outra classe disponíveis na Marinha americana.

Att.
Achei q a baixa do ''Victoria'' seria pro ano de 2019 quando deve chegar o ultimo classe ‘Tide''(alquem saberia informar o preço dessa classe ?) na Royal Navy.. veremos o q aparece no mercado então ...mas vamos precisar de um NT ate 2020 eu acho .. disso n tem como fugir

Energys
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por Energys » Dom Jul 30, 2017 11:47 pm

BrunoCP escreveu:Achei q a baixa do ''Victoria'' seria pro ano de 2019 quando deve chegar o ultimo classe ‘Tide''(alquem saberia informar o preço dessa classe ?) na Royal Navy.. veremos o q aparece no mercado então ...mas vamos precisar de um NT ate 2020 eu acho .. disso n tem como fugir
Foi modernizado em 2014 para operar por mais 15 anos.
Alternativa possível talvez seja a classe Berlin alemã, ou em último caso, algum dos classe Durance franceses. Talvez algum asiático também possa ser considerado, mas de memória não sei indicar classes.

Att.

Editado pela última vez por Energys em Dom Jul 30, 2017 11:49 pm, em um total de 1 vez.
pmicchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

#20 Mensagem por pmicchi » Dom Jul 30, 2017 11:49 pm

Túlio escreveu:
hotm escreveu:Que aeronavas o Brasil tem para preencher este navio?
OU basta os Pumas da FAB e do exercito?

Além destas, eu acrescentaria o que foi decisivo no meu voto (NÃO, naturalmente), ou seja, com o quê a MB pretende escoltar o navio? Sim, pois belonaves assim, e ainda mais para o papel que desempenhariam (Capitânia, para começar) na MB, necessitariam de escolta capaz de lhe prover a melhor proteção AS (sonares rebocados, etc) e AAe (defesa de área e de ponto) disponível no mercado. Onde estão as Fragatas e Destróieres com tale capacidade?

Ou se confiaria a defesa de um navio cuja Ala Aérea sozinha vale cerca de USD 1 bi a umas Niteróis, Inhaúmas e T22 defasadíssimas?
Então, esse é um receio que tenho: que a MB acredite que comprou um navio de combate de primeira linha, o que não é verdade, e desperdice parte importante de seu orçamento em escoltas ao invés de usar esses recursos nos submarinos, que tem real valor de combate, ou navios de patrulha muito mais úteis no momento.

O Ocean NÂO demanda escoltas pois é um mero navio de apoio anfíbio, que desenvolve no máximo 18 nós e é praticamente incapaz de desempenhar ações de combate contra outras unidades de superficie e submarinas.

Seu uso em operações anfíbias só é possivel contra paises muito mal armados (Haitis, e que tais) ou dentro de uma força multinacional (operações da ONU, por exemplo). A necessidade de navios de escolta e de apoio é reduzida nesses casos, por serem desnecessários ou providos por outros países. Por ser um navio de grande porte, permitiria ao Brasil um papel importante nesse tipo de operação - algo de pouco valor militar, mas de grande valor político. O Ocean pode inclusive ser nau capitanea de uma operação inteira visto que é bem espaçoso e equipado para atuar como navio de comando de operações anfíbias.

O Ocean até pode ser usado numa operação ASW para controlar uma área determinada, sem muita mobilidade, e ainda menos contra forças de superfície - os helicopteros armados com MANs teriam um bom raio de ação contra uma força de escoltas genéricas - apesar que essas poderiam facilmente se afastar por desenvolver quase o dobro da velocidade. Nesses casos é muito mais uma questão de oportunidade visto que adquirimos um grande numero de helicopteros Seahawk e Super Cougar que não tem plataformas suficientes para operar. Enfrentar uma força com NAes, submarinos nucleares ou grandes navios com misseis MAN de longo alcance é totalmente suicida - com ou sem escoltas! Mesmo assim, um porta-helicopteros não deixa de ter um poder de dissuasão contra as marinhas da AS, visto que todas são equipadas apenas com escoltas genéricas armadas com MANs de curto alcance e submarinos convencionais relativamente pequenos.

Portanto, para escoltar o Ocean e o Bahia, quatro Tamandarés são mais que suficientes! Se for a MB começar a pedir escoltas AA carissimas para escoltar esses navios, eu mudo meu voto pra "não" na hora!

Inclusive, o máximo de investimento que eu faria no Ocean seria alguns reparos Simbad-RC, principalmente se os Phalanx forem retirados (algo bastante provável).

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#21 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 30, 2017 11:57 pm

Eu gosto muito da idéia do Ocean na MB. A MB precisa de um navio assim e essa é uma oportunidade (tal como o Bahia) que não aparece a todo momento.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
Energys
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por Energys » Seg Jul 31, 2017 12:01 am

Carlos Lima escreveu:Eu gosto muito da idéia do Ocean na MB. A MB precisa de um navio assim e essa é uma oportunidade (tal como o Bahia) que não aparece a todo momento.

[]s
CB
Concordo. A justificativa de não termos hoje as escoltas modernas recomendáveis não pode ser a principal causa para não aproveitar uma compra de oportunidade como essa, desde que se confirme as condições técnicas e operacionais do navio.

Att.

BrunoCP
Júnior
Júnior

#23 Mensagem por BrunoCP » Seg Jul 31, 2017 12:03 am

Energys escreveu:
BrunoCP escreveu:Achei q a baixa do ''Victoria'' seria pro ano de 2019 quando deve chegar o ultimo classe ‘Tide''(alquem saberia informar o preço dessa classe ?) na Royal Navy.. veremos o q aparece no mercado então ...mas vamos precisar de um NT ate 2020 eu acho .. disso n tem como fugir
Foi modernizado em 2014 para operar por mais 15 anos.
Alternativa possível talvez seja a classe Berlin alemã, ou em último caso, algum dos classe Durance franceses. Talvez algum asiático também possa ser considerado, mas de memória não sei indicar classes.

Att.
um Classe Berlin usado ? o mais antigo data de 2001 (seria perfeito ) essa classe foi oferecida junto ao finado Prosuper ... torcer
um '''Durance'' ..o mais novo tem quase 30 anos nas costas ...difícil

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#24 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 31, 2017 12:22 am

BrunoCP escreveu:
Energys escreveu:Foi modernizado em 2014 para operar por mais 15 anos.

Att.
um Classe Berlin usado ? o mais antigo data de 2001 (seria perfeito ) essa classe foi oferecida junto ao finado Prosuper ... torcer

Eu acredito que a exemplo do Marajó e do Gastão Motta a MB deveria focar na construção de um navio tanque de Esquadra em algum estaleiro do país. O NaApLo de maior porte ( e mais caro ) seria construído em outro momento, talvez para substituir o Gastão Motta. Neste momento esta seria a solução mais factível, até porque poderia ser financiado através do Fundo de Marinha Mercante. Soluções existem entretanto e necessário vontade para aplica-las. :mrgreen:

Sds

Lord Nauta

Editado pela última vez por Lord Nauta em Seg Jul 31, 2017 12:27 am, em um total de 2 vezes.
FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 12 vezes

#25 Mensagem por FABIO » Seg Jul 31, 2017 12:26 am

x2 concordo com o nauta.

Energys
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por Energys » Seg Jul 31, 2017 12:30 am

Lord Nauta escreveu:Eu acredito que a exemplo do Marajó e do Gastão Motta a MB deveria focar na construção de um navio tanque de Esquadra em algum estaleiro do país. O NaApLo de maior porte ( e mais caro ) seriam construído em outro momento, talvez para substituir o Gastão Motta. Neste momento esta seria a solução mais factível.

Sds

Lord Nauta
Sem dúvida seria a melhor alternativa para a Marinha e para o Brasil que tudo fosse construído aqui, porém nossa classe política está mais interessada nas Forças Armadas para fazer proselitismo político ganhando alguma "popularidade" com operações de GLO com potencial de serem inócuas e/ou trágicas. :?

Att.

BrunoCP
Júnior
Júnior

#27 Mensagem por BrunoCP » Seg Jul 31, 2017 12:45 am

Lord Nauta escreveu:
BrunoCP escreveu: um Classe Berlin usado ? o mais antigo data de 2001 (seria perfeito ) essa classe foi oferecida junto ao finado Prosuper ... torcer

Eu acredito que a exemplo do Marajó e do Gastão Motta a MB deveria focar na construção de um navio tanque de Esquadra em algum estaleiro do país. O NaApLo de maior porte ( e mais caro ) seria construído em outro momento, talvez para substituir o Gastão Motta. Neste momento esta seria a solução mais factível, até porque poderia ser financiado através do Fundo de Marinha Mercante. Soluções existem entretanto e necessário vontade para aplica-las. :mrgreen:

Sds

Lord Nauta
Seria a solução perfeita .. mais se falta vontade politica ..falta tb pulso da MB cobrar ou ate mesmo propor junto ao MD algo do tipo .. e se a MB tem a necessidade de 3 NT e a data limite for mesmo 2020 .. inevitavelmente vamos ter q arrumar ao menos 1 usadão :|

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#28 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 31, 2017 1:34 am

Energys escreveu:
Carlos Lima escreveu:Eu gosto muito da idéia do Ocean na MB. A MB precisa de um navio assim e essa é uma oportunidade (tal como o Bahia) que não aparece a todo momento.

[]s
CB
Concordo. A justificativa de não termos hoje as escoltas modernas recomendáveis não pode ser a principal causa para não aproveitar uma compra de oportunidade como essa, desde que se confirme as condições técnicas e operacionais do navio.

Att.
Exato. Não podemos justificar um erro "não termos escolta" por outro "não aproveitar a oportunidade".

Além disso o Bahia daqui a pouco vai ter que parar para manutenção e hoje ele é a melhor plataforma que a MB possui para operações aéreas. Seria ótimo contar com outra plataforma.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#29 Mensagem por juarez castro » Seg Jul 31, 2017 7:41 am

Carlos Lima escreveu:
Energys escreveu:Concordo. A justificativa de não termos hoje as escoltas modernas recomendáveis não pode ser a principal causa para não aproveitar uma compra de oportunidade como essa, desde que se confirme as condições técnicas e operacionais do navio.

Att.
Exato. Não podemos justificar um erro "não termos escolta" por outro "não aproveitar a oportunidade".

Além disso o Bahia daqui a pouco vai ter que parar para manutenção e hoje ele é a melhor plataforma que a MB possui para operações aéreas. Seria ótimo contar com outra plataforma.

[]s
CB
O navio parece ser bom e estar em bom estado, agora há de se ver a condição da MB poder mantê-lo e ainda a necessidade de se ter pelo menos dois escoltas com uma mínima capacidade de defende-los pois se for para simplesmente ter e não operar plenamente o navio, deixa ter sentido sua posse.
Missões em que ele possa ser empregado como uma evacuação, um apoio à uma missão no exterior, a prudência pede que ele tenha uma escolta mínima, pois sua capacidade de defesa AAW é de ponto e ASW ficaria restrita a anvs com esta capacidade embarcada, então faz-se necessário uma escolta decente. O tanqueiro nem se fala, não irá/não irão a lugar algum sem apoio log´sitico.

G abraço

P H
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 25 vezes
Agradeceram: 38 vezes

#30 Mensagem por P H » Seg Jul 31, 2017 7:46 am

juarez castro escreveu:
P H escreveu:Não custa sonhar, mas a dupla Bell UH-1Y Venon para manobra e Bell AH-1Z Viper para ataque seriam muito bem vindos para os navais, mesmo em pequenas unidades.

Voltando a realidade $$$, acredito que inicialmente a ala aérea será formada pelas Kombis e S76. Não sei se com a quantidade de Lynx a serem modernizados, sobraria alguma unidade para operar embarcada.
S76???

G abraço
S76 = SH-16!!!

Raphael
Responder