Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
Pelo que eu saiba a MB vai receber 08 heli AH-15Be não 5 apenas.
- FCarvalho
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
Sejam 5 ou 8, paramos por aí mesmo. Esta compra vai ficar como as demais na historia dos helos militares brasileiros: poucos, de oportunidade e sem qualquer planejamento de longo prazo.
Com alguma sorte, e sem alternativas viáveis, a MB se verá obrigada a encomendar mais algumas undes para substituir os UH-14, se é que eles já não serão substituídos por este lote de 16 que será recebido.
Os SP da FAB já foram para o brejo. Os da MB não vão durar muito mais.
abs.
Com alguma sorte, e sem alternativas viáveis, a MB se verá obrigada a encomendar mais algumas undes para substituir os UH-14, se é que eles já não serão substituídos por este lote de 16 que será recebido.
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- Ilya Ehrenburg
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
Na janelinha da esquerda...joao fernando escreveu:Onde ficou o assento do cabo gordo?
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?
Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.
Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock
Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.
Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?
Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.
Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock
Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.
Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
pmicchi escreveu:Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?
Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.
Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock
Claro que sim! Entretanto estamos no Brasil. Um NAeH de cerca de 10.000 ton para apoio de operações anfíbias, guerra ASuW e ASW, operações humanitárias...etc. Poderia ser equipado também com helo AEW ampliando sua capacidade de guerra ASuW. Um segundo navio poderia ser empregado na missão de navio escola a exemplo do antigo Jeanne d'Arc.
Sds
Lord Nauta
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
Estava dando uma olhada em alguns LPDs (ST Endurance 140, Makassar). Se uma unidade da Makassar, na versao LPD, custa USD50mi, uma versão porta-helicopteros custaria menos pois se eliminaria a doca, guindastes e outros equipamentos. Basta usar a area da doca como hangar (ou fazer dois niveis de hangares para eliminar um elevador interno)
https://en.wikipedia.org/wiki/Makassar- ... tform_dock
Vale a pena aposentar as type 22 e colocar um desses em operação - dava até para aproveitar alguns equipamentos delas (canhoes 40mm, por exemplo). Se bem que tres seria o ideial para manter dois sempre no mar.
Um navio desse poderia operar como SCS (Sea Control Ships) ao menos na funçao ASW e ASuW, em força tarefa com as fragatas
https://en.wikipedia.org/wiki/Makassar- ... tform_dock
Vale a pena aposentar as type 22 e colocar um desses em operação - dava até para aproveitar alguns equipamentos delas (canhoes 40mm, por exemplo). Se bem que tres seria o ideial para manter dois sempre no mar.
Um navio desse poderia operar como SCS (Sea Control Ships) ao menos na funçao ASW e ASuW, em força tarefa com as fragatas
- LeandroGCard
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
Sempre fui fã de navios porta helicópteros, desde os menores para a função ASuW (imagine as classes Haruna e Shirane japonesas) até os maiores para apoio a operações dos fuzileiros.pmicchi escreveu:Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?
Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.
Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock
Mas me parece que hoje embarcações dedicadas como o antigo Jeanne D'arc e o Vittorio Veneto não são mais empregados. O conceito atual é utilizar navios de múltiplos propósitos como o Mistral, um conceito mais próximo do próprio San Giorgio.
Leandro G. Card
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
A Kombi vai ficar com o padrão cinza da MB, o mesmo utilizados nos AH-15A.CFB escreveu:Que legal, e teve gente que foi contra compra destes helis. Alguém sabe qual o padrão de camuflagem que a MB pretende adotar nele?
Raphael
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
LeandroGCard escreveu:Sempre fui fã de navios porta helicópteros, desde os menores para a função ASuW (imagine as classes Haruna e Shirane japonesas) até os maiores para apoio a operações dos fuzileiros.pmicchi escreveu:Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?
Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.
Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock
Mas me parece que hoje embarcações dedicadas como o antigo Jeanne D'arc e o Vittorio Veneto não são mais empregados. O conceito atual é utilizar navios de múltiplos propósitos como o Mistral, um conceito mais próximo do próprio San Giorgio.
Leandro G. Card
Acredito que perdemos uma excelente oportunidade com o Mistral (2 unidades). No final foram para o Egito...
Raphael
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
Que eu saiba, a versão lançada de helicopteros, tem a motorizacao antiga (foguete, não turbojato) e sempre a versao de helicopteros tem alcance menor que dos avioes, por conta do booster que dá o impulso inicial (assim como na versao para navios e bateria costeira)Túlio escreveu:Não achei um única fuente que afirmasse ser o alcance do AM-39 Block 2 maior do que 70 km, e isso lançado por jatos...
Não creio que o alcance seja maior que 70km nessa versao. Mas ainda assim é uma otima arma que torna muito perigosa a aproximacao de um navio inimigo que esteja sem cobertura aerea.
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
Uma Makassar consegue operar 4-5 helicopteros medios (como o AH-15 ou o SH-16) na configuração original. Seriam necessários dois navios para controlar um setor, mas vc ganha na versatilidade de poder usar em operações anfibias de desembarque. Só acho a velocidade deles muito baixa (16 nos). Uma velocidade minima de 22-23 nos seria necessária para uma funçao de controle maritimo, eu acho.LeandroGCard escreveu:Sempre fui fã de navios porta helicópteros, desde os menores para a função ASuW (imagine as classes Haruna e Shirane japonesas) até os maiores para apoio a operações dos fuzileiros.pmicchi escreveu:Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?
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4 desses, 8 CV-03, 4 SS e 1 SSN para 2030
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
O HMS Ocean deve entrar para negócio em 2018, não é exatamente um navio pequeno, mas é relativamente novo, a Royal Navy opera 18 helicópteros nele. Também embarca 800 fuzileiros e 40 carros de combate. Esse é o tipo de compra de oportunidade que vale a pena investir.pmicchi escreveu:Uma Makassar consegue operar 4-5 helicopteros medios (como o AH-15 ou o SH-16) na configuração original. Seriam necessários dois navios para controlar um setor, mas vc ganha na versatilidade de poder usar em operações anfibias de desembarque. Só acho a velocidade deles muito baixa (16 nos). Uma velocidade minima de 22-23 nos seria necessária para uma funçao de controle maritimo, eu acho.LeandroGCard escreveu:Sempre fui fã de navios porta helicópteros, desde os menores para a função ASuW (imagine as classes Haruna e Shirane japonesas) até os maiores para apoio a operações dos fuzileiros.
Mas me parece que hoje embarcações dedicadas como o antigo Jeanne D'arc e o Vittorio Veneto não são mais empregados. O conceito atual é utilizar navios de múltiplos propósitos como o Mistral, um conceito mais próximo do próprio San Giorgio.
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
Honestamente falando, não temos sequer para manter as Niterói operando, imagine-se um navio com o Ocean.
Com que helos iríamos operar nele? Vamos receber 16, sendo que apenas 8 serão da versão primária de transporte/emprego geral. Com o quê iríamos escoltar ele? Com CV-3, Inhaúma ou Barroso? Porque é só o que vai haver em 5 anos.
Por enquanto o Bahia já vai quebrar um galho imenso na parte anfíbia da MB, e olhe lá. Veja-se que ele foi comprado em uma jogada mais que personalista misturada com uma boa dose de babação... enfim.
Seria uma boa compra para a MB? Do ponto de vista operacional com certeza. Mas não faz sentido agora comprar um navio deste quando não temos sequer condições de prover uma escolta adequada para o mesmo.
Por enquanto receber os UH-15/A já vai ser bastante trabalhoso. Temos o Bahia. Vamos nos virando com ele.
abs.
Com que helos iríamos operar nele? Vamos receber 16, sendo que apenas 8 serão da versão primária de transporte/emprego geral. Com o quê iríamos escoltar ele? Com CV-3, Inhaúma ou Barroso? Porque é só o que vai haver em 5 anos.
Por enquanto o Bahia já vai quebrar um galho imenso na parte anfíbia da MB, e olhe lá. Veja-se que ele foi comprado em uma jogada mais que personalista misturada com uma boa dose de babação... enfim.
Seria uma boa compra para a MB? Do ponto de vista operacional com certeza. Mas não faz sentido agora comprar um navio deste quando não temos sequer condições de prover uma escolta adequada para o mesmo.
Por enquanto receber os UH-15/A já vai ser bastante trabalhoso. Temos o Bahia. Vamos nos virando com ele.
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Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!
enquanto isso os H225M operam sem problemas???
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"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
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