APAGÃO DE ESCOLTAS: SUGESTÕES?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

APAGÃO DE ESCOLTAS: SUGESTÕES?

OHP modernizada
14
15%
Type 23
26
29%
CV-03 como está
32
35%
CV-03 com turbina
19
21%
 
Total de votos: 91

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#16 Mensagem por Túlio » Qua Jan 13, 2016 3:49 pm

Lord Nauta escreveu:Prezado Colega Tulio,


As Inhaúma enfrentam ''mares grossos'' com altivez, além de serem surpreendentemente boas plataformas para os canhões de 114 mm. Em minha visão a modernização contemplaria a remoção do canhão de proa e a substituição pelo mesmo sistema ( menor peso relativo)a ser adotado para as CV 03, complementado por uma borda falsa para ampliar a segurança de presença de pessoal na proa.
Para as CV 03 vislumbro principalmente a proteção das AJB e as LCM, não tenho preocupação com o GT do São Paulo.O GT do São Paulo seria formado pelas Type 23 ou outra classe como as Sachen quando ficarem disponíveis. Eu, tenho na opinião que a MB não deveria ter NAe CTOL.
Em relação as Type 23 sugeri quatro exemplares. A substituição das Niterói e Type 22 não seria 1 x1 e sim pela obtenção por oportunidade da nova classe. A substituição 1 x 1 se daria com a soma das 6 CV 03 propostas.
Caso o sonho virasse realidade por volta de 2025 a MB teria os seguintes navios de escolta: 4 Type 23, 6 CV 03, 3 CV 01 e a Barroso. Acredito ser esta composição do tamanho do bolso da instituição. Talvez por esta época seria possível estar se negociando os navios de 6.500 ton. Entretanto este programa somente seria factível com a modernização do AMRJ e a implantação de um estaleiro militar, por exemplo, em Aratu. Estes empreendimentos poderiam acontecer entre 2018 e 2025 e seriam a base real para de fato o país ter condições de manter programas navais com perenidade.

Sds


Lord Nauta

É, a Barroso, SMJ, é a consequência da "altivez" (não seria "baixivez"? Vi um filmezito em que mal dava para ver se era navio ou sub) das Inhaúma em mar encapelado.

De qualquer modo, Mestre Nauta, o que postei é apenas a minha opinião de leigo. Não tenho uma fração da experiência e dos contatos que sei que tens na MB. Mas gosto mais da idéia de 16 Escoltas de verdade + 1 quebra-galho do que 04 Escoltas + 10 quebra-galhos.

Mas é como falei, apenas minha opinião, tri? 8-]

(E para ser BEM franco, acho mais fácil adotarem a tua do que a minha. Quem - MB - tem vocação pra ANÃO não chega jamais a GIGANTE)




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#17 Mensagem por Túlio » Qua Jan 13, 2016 3:51 pm

Bolovo escreveu: Nauta, o que seria "CV 01"?
Cupincha, essa é moleza:

CV-01 - Inhaúma
CV-02 - Barroso
CV-03 - NaPaOc anabolizado.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#18 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 13, 2016 4:15 pm

Só para ilustrar, coloco abaixo uma imagem que montei considerando as sugestões do Túlio:

Imagem

Em termos de armamento adotei o que ele sugeriu, o canhão de 114mm na proa, lançadores do Man-1 (8 lançadores, o padrão "de guerra" da MB para navios deste porte) sobre o hangar e lançadores verticais de Sea Ceptor no local do canhão de 76mm original. Mas não tenho certeza de que estas mudanças são realmente possíveis.

Os sensores eletrônicos (com exceção do sonar) foram trocados por um I-MAST 400 ou 500, além de uma alça eletroótica e um radar comercial de navegação sobre a ponte. Cheguei a montar uma versão com um radar SMART-L complementando o I-MAST para busca de longo alcance, mas tive problemas de espaçamento entre ele e o I-MAST. Além disso, sem mísseis AAe de longo alcance um radar mais parrudo deixa de fazer sentido.

Os sistemas de guerra eletrônica e defesa passiva são os padrões da MB, com uma nova versão (fictícia) do MAGE da Omnisys atrás da ponte e os lançadores de chaffs/flares logo atrás do I-MAST.

Para dizer a verdade achei o resultado final apenas mediano. Uma reforma assim talvez não fique tão cara, mas as capacidades de guerra Sup-Sup e AAe seriam apenas marginalmente superiores à das escoltas atuais, e muito inferiores às de escoltas realmente modernas. As únicas vantagens seriam a capacidade de operar 2 SH e os mísseis AAe de curto alcance mais eficientes.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#19 Mensagem por Túlio » Qua Jan 13, 2016 4:24 pm

LeandroGCard escreveu:Só para ilustrar, coloco abaixo uma imagem que montei considerando as sugestões do Túlio:

Imagem

Em termos de armamento adotei o que ele sugeriu, o canhão de 114mm na proa, lançadores do Man-1 (8 lançadores, o padrão "de guerra" da MB para navios deste porte) sobre o hangar e lançadores verticais de Sea Ceptor no local do canhão de 76mm original. Mas não tenho certeza de que estas mudanças são realmente possíveis.

Os sensores eletrônicos (com exceção do sonar) foram trocados por um I-MAST 400 ou 500, além de uma alça eletroótica e um radar comercial de navegação sobre a ponte. Cheguei a montar uma versão com um radar SMART-L complementando o I-MAST para busca de longo alcance, mas tive problemas de espaçamento entre ele e o I-MAST. Além disso, sem mísseis AAe de longo alcance um radar mais parrudo deixa de fazer sentido.

Os sistemas de guerra eletrônica e defesa passiva são os padrões da MB, com uma nova versão (fictícia) do MAGE da Omnisys atrás da ponte e os lançadores de chaffs/flares logo atrás do I-MAST.

Para dizer a verdade achei o resultado final apenas mediano. Uma reforma assim talvez não fique tão cara, mas as capacidades de guerra Sup-Sup e AAe seriam apenas marginalmente superiores à das escoltas atuais, e muito inferiores às de escoltas realmente modernas. As únicas vantagens seriam a capacidade de operar 2 SH e os mísseis AAe de curto alcance mais eficientes.


Leandro G. Card


PUTZ, tás zoando, ficou LINDA!!!

Notar que citei a opção do ASTER para AAAe! Acrescento que JAMAIS vi navio da MB com mais de 4 mísseis antinavio (pelo que sei, os MM-38 das Type 22 iam ao mar entre dois e quatro, apesar de haver seis lançadores).

Notar ainda que as Armadas potencialmente hostis ou são fracas e estão perto ou são fortes mas não conseguem chegar até aqui.

PS.: não dá para fazer um desenho maior? Vai substituir o Gripen como meu Wallpa...

EDIT - Gostei tanto da arte que só depois reparei no NOME: F-59 ITAMAR é sodas!!! :lol: :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#20 Mensagem por JL » Qua Jan 13, 2016 4:36 pm

Parabéns Leandro, abre um tópico só com os seus desenhos, resultado muito bom mesmo. Mas como disse antes acredito que não compensa o gasto. Mas como vocês são os projetistas deste barco, faço a proposta de vocês fazem um cálculo, com o respectivo "memorial" dos custos para fazer este navio, levando em conta a revitalização do casco e das máquinas.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#21 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 13, 2016 4:39 pm

Pelo que vi há nove OHP disponíveis a venda via FMS.

USS Halyburton (FFG-40)
USS Klakring (FFG-42)
USS De Wert (FFG-45)
USS Vandegrift (FFG-48)
USS Robert G. Bradley (FFG-49)
USS Carr (FFG-52)
USS Elrod (FFG-55)
USS Simpson (FFG-56)
USS Rodney M. Davis (FFG-60)


O desenho do Leandro é legal, mas creio que não compense o custo. E o navio é antigo, não adianta.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#22 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 13, 2016 4:42 pm

Túlio escreveu:PUTZ, tás zoando, ficou LINDA!!!

Notar que citei a opção do ASTER para AAAe! Acrescento que JAMAIS vi navio da MB com mais de 4 mísseis antinavio (pelo que sei, os MM-38 das Type 22 iam ao mar entre dois e quatro, apesar de haver seis lançadores).

Notar ainda que as Armadas potencialmente hostis ou são fracas e estão perto ou são fortes mas não conseguem chegar até aqui.
Acho que não haveria altura na superestrutura para a instalação do lançador capaz de receber o Aster que interessa, que é o 30 (15 é bobagem). Ele é 20 cm mais longo que o MAN-1/Exocet, que está no desenho. E mesmo que tivesse, seria necessário colocar um radar de maior alcance, o que interferiria com o I-MAST e reduziria ainda mais o espaço para os lançadores de mísseis.

Uma opção seria colocar os lançadores do Aster-30 na proa, no lugar do canhão de 114mm (na verdade no lugar do silo dos mísseis Standard. As modernizações das OHP turcas e australianas fez isso (só trocando o PAMMS MK-41). Aí seria aberto espaço sobre a superestrutura para um radar de maior alcance. Mas pode esquecer canhões de qualquer calibre.

Quanto à quantidade de silos do MAN-1, se cabem 8 porque colocar menos? Espaço parece que não falta.

Ainda acho que ficaria um navio desequilibrado, com um sistema AAe de longo alcance mas absolutamente nada de curto alcance para autoproteção. Mísseis de longo alcance atuais em navios com menos de 6.000 ton é realmente complicado.

PS.: não dá para fazer um desenho maior? Vai substituir o Gripen como meu Wallpa...
Na verdade eu aproveitei os desenhos que já existem no Shipbucket, e a escala é esta, não há como aumentar.

EDIT - Gostei tanto da arte que só depois reparei no NOME: F-59 ITAMAR é sodas!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Nosso último presidente que valeu alguma coisa... :wink: .


JL escreveu:Parabéns Leandro, abre um tópico só com os seus desenhos, resultado muito bom mesmo. Mas como disse antes acredito que não compensa o gasto. Mas como vocês são os projetistas deste barco, faço a proposta de vocês fazem um cálculo, com o respectivo "memorial" dos custos para fazer este navio, levando em conta a revitalização do casco e das máquinas.
Também acho que acabaria cara demais pelo que se ganharia. E seria no máximo uma solução interina, lá por 2030 estaríamos de novo na mesma situação de hoje.


Leandro G. Card




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#23 Mensagem por JL » Qua Jan 13, 2016 4:46 pm

Fazendo um exercício mental, senhores se habilitam a tentar fazer o calculo:

Custo básico de comprar o navio do jeito que esta hoje
Custo para colocar ele navegando para trazer para o Brasil
Custo de revisão da turbina a gás.
Custo de revisão dos outros componentes, da praça de máquinas, geradores etc.
Custo de revisar outros componentes, máquina do leme, bombas etc.
Custo de dar uma geral nos compartimentos, camarotes, cozinha, ar condicionado etc, etc.
Custo de revisar os sistemas de combate a incêndio etc.
Custo de revitalizar o sonar do barco e os sistemas submarinos, este barco tem até Praire Masker, será que daria para colocar em funcionamento estes sistemas que são um diferencial neste barco.
Custo de retirar o sistema Standard e colocar um Vickers Mk 8 no lugar, o que tem que mudar na estrutura.
Custo dos outros sistemas mencionados pelos senhores, como o mastro integrado, radares etc.
Quanto fica aproximadamente?




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#24 Mensagem por Túlio » Qua Jan 13, 2016 4:47 pm

JL escreveu:Parabéns Leandro, abre um tópico só com os seus desenhos
Apoiadíssimo, já deveria ter um só para os contos dele em Sci-Fi...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#25 Mensagem por JL » Qua Jan 13, 2016 4:47 pm

Esqueci o custo de dar uma reforma estrutural no barco, nos tanques de lastros, bem como pintura externa etc.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#26 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 13, 2016 4:48 pm

O CAMM para a "OHP brazuca" (que eu sou absolutamente contra) estaria de bom tamanho. A nova Type 26 britânica terá 7000t e o único míssil antiaéreo será o CAMM. O Aster só vai na Type 45, com 9000t. Botar um míssil de longo alcance numa fragata de 4000t, usada sobretudo, hoje em dia é desperdício, vejo eu.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#27 Mensagem por JL » Qua Jan 13, 2016 4:49 pm

Para quem não conhece estes navios tem

https://en.wikipedia.org/wiki/Prairie-Masker

e o sonar wiki em japonês usem o tradutor https://ja.wikipedia.org/wiki/AN/SQS-56




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#28 Mensagem por JL » Qua Jan 13, 2016 4:51 pm

Este sonar, com o sistema de mascaramento submarino e com a capacidade de operar dois Seahawk, são o ponto forte desta classe.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#29 Mensagem por JL » Qua Jan 13, 2016 4:51 pm





Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: APAGÃO DE ESCOLTAS: OHP?

#30 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 13, 2016 4:54 pm

Túlio escreveu:
JL escreveu:Parabéns Leandro, abre um tópico só com os seus desenhos
Apoiadíssimo, já deveria ter um só para os contos dele em Sci-Fi...
Falando nisso, percebeu que eu coloquei um conto novo na seção "Livros"?


Leandro G. Card




Responder