Página 2 de 8

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Qui Out 01, 2015 3:50 am
por Lucas Lasota
Na verdade a modernização foi um pouco mais ampla e incluiu a troca do RADAR e a atualização do equipamento de Guerra-Eletrônica.

[]s
CB_Lima
Exato! É o primeiro radar Aesa embarcado da FAB!

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Qui Out 01, 2015 7:41 am
por henriquejr
O segundo! O primeiro foi Ericsson Erieye, do R-99A.

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Qui Out 01, 2015 3:00 pm
por FCarvalho
Temos duas coisas básicas a resolver na patrulha naval: primeira, precisamos de uma aeronave simples e básica para substituir os P-95 na função de esclarecedor marítimo, que é o que ele realmente é; segundo, temos que projetar qual o futuro substituto do P-3's nas funções de patrulha marítima, ASuW e ASW, suas funções primárias.

Há alternativas nacionais e exógenas para nós. Mas antes disso, temos que definir algo mais simples ainda: quem vai ficar com a aviação de patrulha nos próximos 3/4 décadas?

A depender desta decisão, o futuro desta aviação poderá ser sua extinção completa no médio/longo prazo, ou a sua total e inequívoca reestruturação, sem qualquer capacidade militar efetiva. O primeiro caso diz respeito à FAB. O segundo à MB, resguardadas a atual situação do conceito, e o tratamento, político que se dá à defesa no Brasil.

abs.

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Qui Out 01, 2015 3:13 pm
por Carlos Lima
Depois que comprarmos o KC-X2 eu vou achar que a Patrulha marítima merece alguma atenção.

Com a vinda do P-3 e com a modernização do P-95 estamos 'bem' por uns 10/15 anos.

[]s
CB_Lima

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Sex Out 02, 2015 2:35 pm
por Lord Nauta
Carlos Lima escreveu:Depois que comprarmos o KC-X2 eu vou achar que a Patrulha marítima merece alguma atenção.

Com a vinda do P-3 e com a modernização do P-95 estamos 'bem' por uns 10/15 anos.

[]s
CB_Lima


Em minha opinião a aviação de patrulha deveria ser reforçada, entretanto com um projeto modesto e que fosse diluído no orçamento da FAB sem muito stress. O reforço apesar de modesto seria significativo: - Mais 4 P-3 M e a introdução do C 295 M (4 exemplares inicialmente) que já seriam os substitutos dos P 95 que não foram modernizados e eventualmente dos modernizados. Em paralelo a partir de 2018 poderia ser iniciado o projeto do P-99 pela EMBRAER, desde que houvesse recursos para realização do mesmo.

Sds

Lord Nauta

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Sex Out 02, 2015 2:38 pm
por Carlos Lima
Lord Nauta escreveu:
Carlos Lima escreveu:Depois que comprarmos o KC-X2 eu vou achar que a Patrulha marítima merece alguma atenção.

Com a vinda do P-3 e com a modernização do P-95 estamos 'bem' por uns 10/15 anos.

[]s
CB_Lima
Em minha opinião a aviação de patrulha deveria ser reforçada, entretanto com um projeto modesto e que fosse diluído no orçamento da FAB sem muito stress. O reforço apesar de modesto seria significativo: - Mais 4 P-3 M e a introdução do C 295 M (4 exemplares inicialmente) que já seriam os substitutos dos P 95 que não foram modernizados e eventualmente dos modernizados. Em paralelo a partir de 2018 poderia ser iniciado o projeto do P-99 pela EMBRAER, desde que houvesse recursos para realização do mesmo.

Sds

Lord Nauta
Concordo, plenamente!!

Mas como a aviação de REVO é praticamente inexistente eu deixaria a Av. de Patrulha como está pelo menos por enquanto.

[]s
CB_Lima

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Sex Out 02, 2015 2:49 pm
por Túlio
Conforme o estado das células e motores, não creio que sairia tão caro manter um esquadrão de Patrulhas relativamente simples e baratos, prioritariamente para auxílio à navegação e SAR; e nada bateria o BANDECO nisso (um FLIR panorâmico seria tudibão, claro)...

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Sex Out 02, 2015 3:35 pm
por joao fernando
Túlio escreveu:Conforme o estado das células e motores, não creio que sairia tão caro manter um esquadrão de Patrulhas relativamente simples e baratos, prioritariamente para auxílio à navegação e SAR; e nada bateria o BANDECO nisso (um FLIR panorâmico seria tudibão, claro)...
Só pra saber esse Bandeco modernizado é serial 110488, ou seja, um dos últimos feitos (já que a fabricação parou na celula 499)

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Sex Out 02, 2015 3:42 pm
por Túlio
Tri, JF véio. Restaria saber o estado das demais...

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Sex Out 02, 2015 4:09 pm
por joao fernando
Túlio escreveu:Tri, JF véio. Restaria saber o estado das demais...
Tulio, até onde eu sei, a FAB atualmente só opera os Bandeirulhas do modelo B. São todas dos anos 80.

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Sex Out 02, 2015 4:11 pm
por joao fernando
http://www.planobrazil.com/fab-entregar ... l-do-pais/

Noves fora por conta do autor, serão 8 bandecos. E pela matéria o radar é semelhante ao do P3!!

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Dom Out 04, 2015 6:07 am
por pampa14
joao fernando escreveu:
Túlio escreveu:Tri, JF véio. Restaria saber o estado das demais...
Tulio, até onde eu sei, a FAB atualmente só opera os Bandeirulhas do modelo B. São todas dos anos 80.


A FAB ainda opera modelos P-95A. Aqui em Florianópolis voam com o Phoenix, os FAB 7057 e FAB 7061. Em Belém, pelo menos um, o FAB 7052. Em conversa com o pessoal do Esquadrão, a intenção é manter os Alfa operando em funções mais simples.

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Seg Out 05, 2015 10:11 am
por joao fernando
pampa14 escreveu:
joao fernando escreveu: Tulio, até onde eu sei, a FAB atualmente só opera os Bandeirulhas do modelo B. São todas dos anos 80.


A FAB ainda opera modelos P-95A. Aqui em Florianópolis voam com o Phoenix, os FAB 7057 e FAB 7061. Em Belém, pelo menos um, o FAB 7052. Em conversa com o pessoal do Esquadrão, a intenção é manter os Alfa operando em funções mais simples.
Boa! Valeu pela info

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Seg Out 05, 2015 1:48 pm
por Carlos Lima
Uma opção interessante para o futuro...

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/9/4/7/2711749.jpg

[]s
CB_Lima

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

Enviado: Seg Out 05, 2015 5:52 pm
por FCarvalho
Carlos Lima escreveu:Depois que comprarmos o KC-X2 eu vou achar que a Patrulha marítima merece alguma atenção.
Com a vinda do P-3 e com a modernização do P-95 estamos 'bem' por uns 10/15 anos.
[]s
CB_Lima
Olá Lima.

Como mostrastes na foto acima, o C-235/295 MP seria até o caminho natural para a manutenção de uma aviação de patrulha, seja na FAB, ou na MB. O problema é que não decidimos ainda o que vai acontecer depois de 2025/2030.
Pode parecer até muito tempo, mas não é. Ainda mais em um país como o nosso, onde tudo pode ficar para depois.
Tenho cá para mim que a MB quer de volta, também, a sua aviação de patrulha com tudo que ela tem direito. Mas isso agora é uma de suas menores prioridades. E a contar o histórico da asa fixa na MB nos últimos 20 anos, o prelúdio desta retomada chega a ser sombrio.
Se a FAB ainda vai operar os P-3 e P-95 neste tempo, temos de decidir em no máximo uns 5 anos, quais serão seus possíveis substitutos, e quem irá operá-los, a fim de que esta decisão possa fazer parte do planejamento de longo prazo de ambas as forças, e do próximo Programa de Reaparelhamento, ou da atualização dos hoje vigentes.
Se não for feito um planejamento de longo prazo agora, de quem, quanto e como fazer o quê, veremos com certeza por aquele tempo a mesma coisa que vemos hoje com os Bandeirulha/P-3, só que não teremos mais como e nem para quê fazer nenhum tipo de gambiarra para mantê-los operacionais, pois simplesmente os custos não cobrirão os resultados.
Como já disse aqui, temos demanda para, duas a três aeronaves a compor a nossa patrulha naval, quais sejam, uma leve, uma média, e outra "pesada". As duas primeiras são para a gestão da ações de guarda costeira da MB, e a última, as missões de ASW/ASupW.
Em minha opinião, quanto a aeronave leve, poderíamos pensar uma solução endógena e simples, para cobrir principalmente as ações de ligação e observação naval, além de policiamento aéreo. A média, no caso o(s) C-235/295MP seriam a opção natural. E por fim, uma versão ASW/;ASupW do E-190/195 E-2.
Lembrando novamente que mesmo hoje, temos nos E-145MP uma boa solução para substituir os P-95 na função primária de esclarecedor marítimo. Seria só questão de vontade e intencionalidade. Aviões usados é que não faltam. E o preço de uma adaptação para esta função seria bem mais barato do que usar a aeronave com todos os sistemas full que ela pode receber.
Enfim, temos algumas opções. E todas são viáveis. Basta termos um prognóstico para isso. A começar hoje.
Mas se ficar para "amanhã a gente vê o que acontece"... vai acabar acontecendo é o de sempre: nada mesmo. :roll:

abs.