FCarvalho escreveu:
Abuldog, posso concordar consigo neste item, contudo, adaptações sempre foram e sempre serão necessárias, e bem vindas.
Em todo caso, como o CFN não possui doutrina própria de operação de CC's "de verdade", e de sua organização, é importante que tenhamos algum ponto de partida, para não ter que partir do zero. E para isso, a experiência do EB pode nos servir e/ou ser útil, em termos operacionais, em relação ao emprego hipotético de Leo IA5 no btl de bldos na FFE.
Não estou dizendo que iremos imitar o quê e como o EB faz em suas OM's bldas, mas, do ponto de vista doutrinário, começar a construir um parâmetro adequado às operações anfibias de "tanques" e seus veículos de apoio. Como citei, tais estudos irão nos servir primariamente para determinar quais serão as nossas reais necessidades em termos de organização, material (humano e físico) e doutrina para operar este tipo de bldo no CFN.
Posto isso, acredito que para além do que o EB possa oferecer em termos doutrinais e operacionais, é importante também, para o CFN, que outras forças anfíbias com tal capacidade sejam estudadas e tenham ajustadas e verificadas suas experiências em função de nossas condicionantes. E veja, neste aspecto, salvo engano, lá fora somente o USMC, fuzos russos e chineses detém hoje capacidade real e efetiva de realizar um desembarques anfíbio com apoio bldo próprio. Todos os outros países passam ao largo de tal competência e conhecimento.
Agora, obviamente que não precisamos no CFN imitar ninguém por aí, seja o EB ou qualquer outra força anfíbia. O que precisamos na verdade é dispor de conhecimento técnico-doutrinal e operacional suficiente e condizente para as nossas especificidades. E para além disso, e tão importante quanto, dispor, aí sim, de material bom e adequado para surprir as necessidades que se verifiquem.
Neste sentido, vejo talvez uma disputa até interessante do ponto de vista da doutina, entre bldos SR e SL pela, digamos, supremacia, do apoio bldo dentro da força, vide o aspecto expedicionário cito por ti, e característico do CFN. A pergunta então seria: o que é melhor para o apoio bldo de uma força necessariamente leve e expedicinária como o CFN - e que mormente sempre terá limitações materiais e orçamentárias - em termos efetivos: um bldo SR 8x8 com um canhão de 120mm ou um CC leve e também armado com um canhão de 120mm? O conceito de família de bldos com certeza incorrerá na determinante entre estas opções.
Diante desta questão caberia outras tal como: em termos de veículo bldo SR/SL equipado com canhão de 120mm, o que pode ser considerado leve para operação no CFN? 10, 20, 30 tons? Qual o limite máximo - e mínimo - a impôr-se? Qual parâmetro determinará tal limite? As embarcações de desembarque atuais? As futuras(em hipótese)? Que navios operar? Temos ou teremos navios suficientes para o que se pretende? Qual a melhor organização para uma OM blda anfíbia? A atual ou outra será necessária? O provável desenvolvimento autóctone de uma família de bldos SR e SL pode determinar a definição de que tipo de bldo de apoio ao combate será o esteio da FFE? Qual seria o mais indicado: SR ou SL?
Enfim, são tantas perguntas que nem me atrevo a listá-las. Na verdade existem mais dúvidas hoje do que respostas. Deixo então esta mais que interessantíssima querela para os profissionais. E aguardo, ansioso, que alguém queira e/ou disponha-se a respondê-las no CFN. Seria até muito bom ver tal tema ser tratato com mais profundidade em alguma edição do "O Anfíbio" como tema de artigo.
Bom meu caro e dileto amigo naval, fica aí a dica então para que tu mesmo, ou alguém de farda ao teu lado possa nos prestar esta excelente contribuição ao debate teórico sobre bldos no CFN.
abs.