Grupo de Combate - Presente e Futuro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 777 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

Re: Grupo de Combate - Presente e Futuro

#16 Mensagem por gabriel219 » Qui Ago 08, 2013 4:56 pm

Mas a M249 é uma metralhadora mais pesada e serve mais para volume de fogo do que precisão. Creio EU que esse tipo de armamento deveria ir para o Grupo de Apoio de fogo, deixando o GC com um fuzil mais preciso e que tenha um bom volume de fogo.

eagle
Júnior
Júnior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#17 Mensagem por eagle » Sáb Ago 10, 2013 1:15 pm

Minhas dúvidas são as mesmas.Na minha opinião, IA2 5,56 e FAP 7,62, num mesmo GC, é inviável por conta da logística.A M249, ou outra arma similar, junto com o IA2 5,56 no GC, é uma solução adotada em muitos países.Uma alternativa interessante seria uma versão FAP do IA2 5,56, onde teríamos uma configuração de GC semelhante ao do USMC com seu M27.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1187 vezes
Agradeceram: 2982 vezes

#18 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 10, 2013 1:20 pm

Mas é inviável porquê?
P: Qual dos calibres reúne mais condições de sucesso para o desempenho de uma missão?
R: Este ponto é algo complexo e sempre alvo das opiniões mais diversas, sendo certo que a escolha do armamento e tipo de munição poderá influenciar o sucesso da missão. A opinião geral mais aceite é de que os dois calibres têm as suas vantagens e inconvenientes, sendo que a opção de escolha deve ser sempre feita em função do treino do soldado, do emprego operacional, capacidade da arma e especificidades logísticas de cada Força. Não é de todo descabido usar-se os dois tipos de calibres na mesma missão, novamente, tudo depende do terreno e do tipo de ameaça. Para reforçar este ponto, muitas unidades dos EUA e da Europa já aprenderam a usar e a tirar o melhor partido destes dois calibres, sendo que não é difícil observar-se Secções de atiradores utilizando ambos calibres, p.e., Secção de 13 homens armados do seguinte modo: duas metralhadoras ligeiras 5,56 ou 7,62, três espingardas assalto 5,56 com lança granadas 40mm, duas espingardas 7,62 com alças ópticas (capazes de bater alvos a maiores distâncias) e finalmente seis espingardas 5,56 para os restantes elementos da Secção.
Como nota final, há que salientar que um determinado calibre subentende uma determinada arma, os tipos de munições e não menos importante o atirador, trata-se assim de um SISTEMA que se não pode ser dissociado.
Isto de uma pessoa que sabe mais disto num dedo do que eu no corpo todo!

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3337 vezes

#19 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 10, 2013 2:19 pm

O que penso, a essas alturas é que o uso de ambos os calibres não deve ser visto em função da tropa em si, mas da missão a ser cumprida. É a tal questão das "capacidades" de que a END tanto fala em relação as ffaa's brasileiras.

Neste sentido, o que me chama a atenção, é que tanto o calibre como os tipos de armamento podem, e até deveriam, ser alterados ao sabor das necessidade e oportunidade de cada missão e seus objetivos de forma a capacitar a tropa a alcançar o mais eficientemente possível o seus alvos.

Dai, como no texto descrito acima pelo cabeça, talvez um GC armado de forma coerente seja aquele em que os armamentos sejam mais para um sistema do que propriamente para instrumentos individuais de uso comum, de forma a possibilitar que o GC atue da maneira mais qualitativa possível.

Isto em todo caso, salvo erro de interpretação minha, é o que vem ocorrendo com as nossas tropas no Haiti, onde a composição de meios e homens se faz mais ao sabor da realidade encontrada, do que propriamente o seguimento puro e cego dos manuais.

Enfim, pode haver desta maneira em uma mesma tropa diferentes formas de equipar-se um GC antevendo-se quais as suas necessidades e capacidades para o pleno e efetivo cumprimento da missão.

E se estou certo em meus pensamentos, com este tipo de lógica, só aumenta a nossa necessidade de ampliar as capacidades, e quiçá os tipos, de fuzis e/ou mtr disponíveis ao GC/Pel, sejam em 5,56mm ou em 7,62mm. Seria algo como a partir de uma dotação básica, levar-se para campo o que for mais indicado para o cumprimento da missão. Neste sentido versões FAP's e Mtr, além de versões Snipers e /ou DMR, com ou sem LG, etc... seriam necessários de estarem a disposição deste mesmo GC.

Mas eu acho que com o tipo de cultura que se tem aqui no EB, seria muito difícil mesmo vermos tanta variedade de armamentos em um mesmo Pel/GC em alguma tropa brasileira, ao menos que não fosse do tipo FE's.

A ver.

Carpe Diem
Hermes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 132 vezes

#20 Mensagem por Hermes » Dom Ago 11, 2013 12:14 am

Será que o soldado medio de infantaria brasileiro terá disponibilidade de munição e de tempo para treinar a operação de diversos tipos de armamento diferentes conforme a missão em que será empregado? Essa é a minha dúvida.

...
FCarvalho
Sênior
Sênior

#21 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 11, 2013 12:00 pm

Penso que é a dúvida do EB também. E de todos nós aqui. Mesmo assim, se a retórica da END continuar no caminho em que está, falando em capacidades, então as missões continuarão sendo o cerne da questão do preparo militar de nossas tropas. E os equipamentos serão/deverão ser pensados em sua montagem e organização em função desta.

Agora, isto creio eu, me parece temerário para um exército e ffaa's de um país como o Brasil, onde as missões secundárias são as principais, e as primárias, as secundárias.

Já foram mostradas aqui no fórum á exaustão imagens de vários modelos do IA2 em diversas configurações nos dois calibres que se supõe serão fabricados, desde versões sniper e DMR até CQC e carabina, dentre outras.

Eu tndo a crer que em teoria existe ou existiria espaço para todas estas versões em um GC/Pel do EB para a infantaria do futuro, a manter-se este raciocínio do preparo da força em função de capacidades/missões.

Mas será que um EB tradicionalista e mais que averso a mudanças que toquem em seus princípios doutrinais mais arraigados estaria preparado para tal mudança? Sinceramente, eu tenho lá minhas dúvidas.

Acho que talvez venhamos a ter de esperar mais um par de anos pelo aprendizado das próximas missões da ONU em regiões mais quentes do planeta e ver se a nova oficialidade que hora incia o seu percusso na carreira das armas nelas tiver o seu debut em combate e quem sabe traga motivos e necessidades concretas que consigam convencer o EME e o Cmdo do EB a modificar mais rápida e efetivamente a doutrina, os equipamentos e, principalmente, a nossa forma de combater.

A ver.

Carpe Diem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1187 vezes
Agradeceram: 2982 vezes

#22 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Ago 13, 2013 10:45 am

Atenção, o militar que eu citei não falou em mudar de armas/calibres de acordo com a missão, isso só seria possível em Tropas Especiais (1) e com certas limitações, o que ele falou foi haver no seio das secções de atiradores armas em ambos calibres.

1 - Pára-quedistas, Comandos, Fuzileiros e Operações Especiais.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
FCarvalho
Sênior
Sênior

#23 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 13, 2013 5:12 pm

Alguém por favor pode me dizer qual a atual estrutura/organização das seguintes infantarias do EB, em nível GC, pelotão e Btl:

Inf. Motorizada =
Inf. Mecanizada =
Inf. Paraquedista =
Inf. Aeromóvel =
Inf. Leve =
Inf. Selva =
Inf. Montanha =
Inf. Blda =

grato.

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 22, 2014 7:18 pm

Renovo a solicitação acima na esperança de que alguém por gentileza possa responder. Agradecido.

abs.

Carpe Diem
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

#25 Mensagem por ABULDOG74 » Qua Abr 23, 2014 8:05 pm

Olá camaradas, uma questão importante, a fração de nível mais básico de um Pelotão de Fuzileiros Navais(PelFuzNav) é a ESQUADRA DE TIRO, que gira em torno da metralhadora MINIMI em calibre 5,56mm ; porém essa composição só é executada se a situação assim exigir o uso dessa arma; em situações diferenciadas é usado somente o fuzil.

ADSUMUS

FCarvalho
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 24, 2014 11:52 am

Do jeito que as coisa são/estão hoje em dia, então vai ser toda hora. :roll:

abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6444 vezes
Agradeceram: 6803 vezes
Contato:

#27 Mensagem por Túlio » Sex Mar 13, 2015 1:20 pm

cabeça de martelo escreveu:Mas é inviável porquê?
P: Qual dos calibres reúne mais condições de sucesso para o desempenho de uma missão?
R: Este ponto é algo complexo e sempre alvo das opiniões mais diversas, sendo certo que a escolha do armamento e tipo de munição poderá influenciar o sucesso da missão. A opinião geral mais aceite é de que os dois calibres têm as suas vantagens e inconvenientes, sendo que a opção de escolha deve ser sempre feita em função do treino do soldado, do emprego operacional, capacidade da arma e especificidades logísticas de cada Força. Não é de todo descabido usar-se os dois tipos de calibres na mesma missão, novamente, tudo depende do terreno e do tipo de ameaça. Para reforçar este ponto, muitas unidades dos EUA e da Europa já aprenderam a usar e a tirar o melhor partido destes dois calibres, sendo que não é difícil observar-se Secções de atiradores utilizando ambos calibres, p.e., Secção de 13 homens armados do seguinte modo: duas metralhadoras ligeiras 5,56 ou 7,62, três espingardas assalto 5,56 com lança granadas 40mm, duas espingardas 7,62 com alças ópticas (capazes de bater alvos a maiores distâncias) e finalmente seis espingardas 5,56 para os restantes elementos da Secção.
Como nota final, há que salientar que um determinado calibre subentende uma determinada arma, os tipos de munições e não menos importante o atirador, trata-se assim de um SISTEMA que se não pode ser dissociado.

Post meio antigo mas interessante. Dá pistas buenas sobre como seria um GC ideal para o EB sem mexer muito na organização nem no equipamento. A formação se mantêm em 09 praças, assim distribuídos e armados:

:arrow: CMT - 01 3º Sgt com IA-2 e Pst 9.

:arrow: Esq Tir 1 - 01 Cb (CMT com IA-2), 01 Fzo com IA-2, 01 Fzo Granadeiro (engajado) com IA-2 e M-203 acoplado ao Fz, 01 Atdr Mtr (engajado) com Minimi e Pst 9. Tudo 5,56.

:arrow: Esq Tir 2 - 01 Cb (CMT com IA-2), 01 Fzo com IA-2, 01 Fzo Granadeiro (engajado) com IA-2 e M-203 acoplado ao Fz e a grande diferença, 01 Atdr Esc com FAL (ou um possível IA-2 7,62) com luneta e Pst 9.

Cabe todo mundo num Guarani.

PS: o ideal seria ter Pst 9 para todo mundo...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Moonwalker
Intermediário
Intermediário

#28 Mensagem por Moonwalker » Sex Mar 13, 2015 4:58 pm

Túlio escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Mas é inviável porquê?

Post meio antigo mas interessante. Dá pistas buenas sobre como seria um GC ideal para o EB sem mexer muito na organização nem no equipamento. A formação se mantêm em 09 praças, assim distribuídos e armados:

:arrow: CMT - 01 3º Sgt com IA-2 e Pst 9.

:arrow: Esq Tir 1 - 01 Cb (CMT com IA-2), 01 Fzo com IA-2, 01 Fzo Granadeiro (engajado) com IA-2 e M-203 acoplado ao Fz, 01 Atdr Mtr (engajado) com Minimi e Pst 9. Tudo 5,56.

:arrow: Esq Tir 2 - 01 Cb (CMT com IA-2), 01 Fzo com IA-2, 01 Fzo Granadeiro (engajado) com IA-2 e M-203 acoplado ao Fz e a grande diferença, 01 Atdr Esc com FAL (ou um possível IA-2 7,62) com luneta e Pst 9.

Cabe todo mundo num Guarani.

PS: o ideal seria ter Pst 9 para todo mundo...
Eu acho que é por aí, mas na segunda esquadra eu colocaria o Atdr Esc com o DMR no lugar do fuzileiro e não no lugar da minimi (que eu vejo como imprenscindivel em qualquer esq. para prover volume de fogo).

Abs,

Ckrauslo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#29 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 5:16 pm

henriquejr escreveu:Só quem utiliza pistola no GC é o SGT???
voce pode comprar sua arma de serviço, aqui já vi muitos soldados e cabos andando com elas, o exercito tem um "Esqueci o nome que da para isso se alguém puder lembrar eu agradeço" uma lista que é cheio de armas pessoais que o militar pode comprar para o serviço dele, claro que para praças o calibre fica restrito "Até para sargentos"

Kept you waiting, huh?
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#30 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 5:24 pm

FCarvalho escreveu:Renovo a solicitação acima na esperança de que alguém por gentileza possa responder. Agradecido.

abs.
Normalmente Unidades de 8 a 10 homens, composta por 1 sargento 1 cabo resto é soldados, salve casos como alguém citou que tem medico de unidade "na realidade é mais pra um enfermeiro qualificado para atendimento de pronto socorro em combate"
Que normalmente é um sargento também, salve casos que é um sub
E a configuração de armas é, FAL, FAP "As vezes com luneta de 4x bem perra lenga e antiguinha" e alguns casos mag

Kept you waiting, huh?
Responder