Exodo Cristão na Síria....
" Na rebelião da Síria, nenhum grupo religioso ou étnico tem sido poupado níveis terríveis de perda e sofrimento, mas sua minoria de 2.000 anos de idade cristã está agora enfrentando uma perseguição distinta.
Sob a cobertura de guerra e caos, este grupo, que só carece de milícias próprias, é presa fácil para os muçulmanos e os criminosos, igualmente. Estes assaltos estão expulsando os cristãos em massa. Esta comunidade de 2.000 anos de idade, totalizando cerca de 2 milhões é a maior igreja do Oriente Médio, depois coptas do Egito, e agora enfrenta a extinção.
Arquidiácono Emanuel Youkhana da Igreja Assíria do Oriente, apesar da cirurgia cardíaca recente, agora é constantemente na estrada, no Líbano e no Iraque tentando lidar com a crise de refugiados. Ele me escreveu hoje:
"Estamos testemunhando outro país árabe a perder a sua minoria assíria cristã. Quando isso aconteceu no Iraque ninguém acreditava vez da Síria viria. Christian assírios estão fugindo em massa de ameaças, seqüestros, estupros e assassinatos. Atrás do relatório diário sobre bombas há uma limpeza étnico-religiosa a ter lugar, e logo a Síria pode ser esvaziada de seus cristãos ".
Informações oficiais e relatos da mídia sobre os cristãos "o destino tem sido escassa. Um novo relatório de ontem, por Nuri Kino, um jornalista sueco de assírio fundo, lança luz valiosa sobre as atrocidades visitados sobre os cristãos na Síria, e suas provações na tentativa de escapar, contando como devem na exploração humana redes de tráfico de que surgiram -se. Intitulada "Entre o arame farpado", o relatório resultou de uma viagem patrocinada por uma instituição de caridade da Suécia, da Organização da Juventude Ortodoxa Siríaca, para avaliar as necessidades dos refugiados. Ele é baseado em mais de cem entrevistas neste Natal passado com os refugiados cristãos na Turquia e Líbano.
Os refugiados e os bispos libaneses quem Kino e sua entrevista equipe relacionam que os cristãos estão deixando em uma torrente.Uma vez que eles cruzam para o Líbano, guiado por versões do Oriente Médio de "coiotes" através de uma série de postos de controle angustiante guardados por vários lados no conflito, que em sua maioria procuram as comunidades cristãs locais de ajuda. Um claramente sobrecarregado arcebispo George Saliba, no Monte Líbano, diz sobre os refugiados: "Eu quero ajudar como muitos como eu posso, mas não é sustentável. Temos centenas de refugiados sírios que chegam a cada semana. Eu não sei o que fazer. "
Em outra parte no Líbano, mosteiro de São Gabriel abriu suas 75 quartos sem aquecimento para mais de uma centena de refugiados.Em outra cidade libanesa cristã, o patriarca sírio-católica Inácio Efrém Josef III converteu um edifício escolar em um abrigo para as centenas de refugiados lá agora e os outros que chegam constantemente. O patriarca descreve-o como "o grande êxodo que ocorre em silêncio." Ele também diz que abriga os cristãos que fugiram há vários anos do Iraque. Todas as cidades cristãs visitados pelo relatório estão lutando para manter-se com o afluxo de cristãos sírios. Os líderes da Igreja eram gratos para as camas, máquinas de lavar, aquecedores e medicina trazidas pelos visitantes suecos.
Alguns dos sírios dizem que planejam permanecer no Líbano até a Síria "acalma" e que eles possam voltar para suas casas. Muitos outros dizem que vai voltar é "impensável" e estão fazendo planos para tentar chegar à Europa ou em vistos válidos ou pagando contrabandistas a taxa vai de R $ 20.000. Eles são em grande parte proprietários de pequenas empresas e profissionais especializados - um engenheiro e sua família, um joalheiro e seu, um cabeleireiro, um estudante de medicina, etc Muitos esperam a ser contrabandeadas para a Suécia e Alemanha, onde podem receber alguns subsídios estatais até eles encontrar trabalho. A cidade de Södertälje parece ser um destino popular, com 35 novas famílias cristãs que chegam da Síria a cada semana. Kino, ele próprio um cidadão de Södertälje, relata que já existem muitos cristãos sírios que vivem lá, e árabe é mais comum do que sueco.
Os refugiados estavam em pânico, apontando para algum evento horrível disparo que obrigou-os fora - um seqüestro de um parente, um assassinato ou um assalto. Eles sentem que são direcionados para ser cristão, o que significa que os militantes e criminosos podem assaltar-los com a impunidade. Alguns apontam para um governo que não consegue protegê-los, outros para muçulmanos rebeldes que querem expulsá-los. Um refugiado diz Kino: "Dois homens de uma tribo árabe forte decidiu um dia a ocupar nossas terras, apenas como aquele. Quando eu fui para a polícia para relatar, foi-me dito que não havia nada que pudessem fazer. O chefe de polícia foi muito claro que eles não iriam agir, porque não queria que a tribo a se voltar contra o regime ".
Uma mulher de Hassake conta como seu marido e filho foram baleados na cabeça por muçulmanos. "O nosso único crime é ser cristão", ela responde, quando perguntado se tinha havido uma disputa.
Um pai diz: "Nós não somos pobres, não fugiu de pobreza. Corremos de medo. Eu tenho que pensar na minha filha de doze anos de idade. Ela é presa fácil para os raptores. Três filhos de nossos amigos foram sequestrados. Em dois casos que pagaram enormes resgates para obter os filhos de volta, e em um caso que pago, mas tem a criança de volta morta ".
Outro homem atesta: "Na Síria, você não sabe quem é seu amigo e quem é seu inimigo. Os ricos têm o pior. Criminosos esperar na fila para raptá-los. "
Os refugiados todos temem os muçulmanos. Quando as unidades rebeldes jihadistas aparecer e levar mais de uma cidade, como Rasel-Eyn, ele perde sua população cristã durante a noite. Um homem de lá diz Kino: "O chamado Exército Livre da Síria, ou rebeldes, ou o que você quiser chamá-los no Ocidente, esvaziou a cidade de seus cristãos, e em breve não haverá um único cristão em toda país ".
Não há dados completos sobre o número de refugiados. Quantos cristãos fugiram não é conhecida e fugitivos continuam a vir do outro lado da fronteira a cada dia. Estamos apenas começando a compreender os perigos que enfrentam.
Archdeacon Youkhana implora: "O mundo precisa abrir os olhos para a situação."
http://www.nationalreview.com/corner/34 ... -nina-shea
Romeo