Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5933 vezes
Agradeceram: 3340 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#16 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 21, 2012 10:55 am

olhando na internet, vi que os DINGO da KMW, tanto a versão I como a II, são veículos que ultrapassam o requisito das 7,5t do ROB acima exposto, já que, carregados, pesam entre 8 e 11 toneladas. Neste sentido, a não ser que os alemães queiram dar-se o trabalho de desenvolver uma versão tupiniquim específica para este programa, tal veículo está praticamente descartado. E salvo engano, não há outras alternativas para por em seu lugar, haja visto que os atuais veículos da categoria em produção ou sob pesquisa e desenvolvimento não observam este peso como referencial.

A ver.

abs.

Carpe Diem
Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 96 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#17 Mensagem por Lywis » Sex Set 21, 2012 11:33 am

FCarvalho escreveu:olhando na internet, vi que os DINGO da KMW, tanto a versão I como a II, são veículos que ultrapassam o requisito das 7,5t do ROB acima exposto, já que, carregados, pesam entre 8 e 11 toneladas. Neste sentido, a não ser que os alemães queiram dar-se o trabalho de desenvolver uma versão tupiniquim específica para este programa, tal veículo está praticamente descartado. E salvo engano, não há outras alternativas para por em seu lugar, haja visto que os atuais veículos da categoria em produção ou sob pesquisa e desenvolvimento não observam este peso como referencial.

A ver.

abs.

Concordo! O peso do veículo ultrapassa e muito as 7,5t, e é bem mais caro. Mantenho minha ideia de que os maiores candidatos são mesmo o Guará e o LMV.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1189 vezes
Agradeceram: 2989 vezes

#18 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 21, 2012 11:43 am

Alguns vão ter orgasmos...

Imagem

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 96 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#19 Mensagem por Lywis » Sex Set 21, 2012 12:13 pm

EU gosto mais do Guará :roll:

Mas como nós não temos nem um nem outro, invejo os operadores do veículo na foto.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#20 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 22, 2012 3:30 pm

cabeça de martelo escreveu:Alguns vão ter orgasmos...
eu, de minha parte, sinto uma mistura de sensações, como enfado e náuseas quando vejo estas coisas. e pensar que poderíamos estar em outros níveis, mas... :roll:
Lewis escreveu:EU gosto mais do Guará
particularmente, creio, que se fossemos outro país qualquer, e mais sério, não veria o porquê e nem o para quê, de uma concorrência para a aquisição de tal tipo de veículo, quando já temos na industria nacional, na prática, um veículo com uma potencialidade tal de assumir todas as determinações emanadas no ROB, sendo que uma versão sua aperfeiçoada poderia satisfazer completamente todos aqueles requerimentos. mas como estamos no Brasil, "pau que dá em chico, também bate em francisco..."

abs.

Carpe Diem
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#21 Mensagem por Andre Correa » Qua Set 26, 2012 1:17 am

http://www.youtube.com/watch?v=1r83XQ7af-A
Humvee gets a new suspension from Defense Tech. You might call it the New Humvee on steroids with a new engine and transmission too.
Spoiler!
Outra pergunta: Este tipo de Pneu tem vingado?

http://www.youtube.com/watch?v=2wAvxQfusWU
[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#22 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Set 26, 2012 5:24 am

FCarvalho escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Alguns vão ter orgasmos...
eu, de minha parte, sinto uma mistura de sensações, como enfado e náuseas quando vejo estas coisas. e pensar que poderíamos estar em outros níveis, mas... :roll:
Lewis escreveu:EU gosto mais do Guará
particularmente, creio, que se fossemos outro país qualquer, e mais sério, não veria o porquê e nem o para quê, de uma concorrência para a aquisição de tal tipo de veículo, quando já temos na industria nacional, na prática, um veículo com uma potencialidade tal de assumir todas as determinações emanadas no ROB, sendo que uma versão sua aperfeiçoada poderia satisfazer completamente todos aqueles requerimentos. mas como estamos no Brasil, "pau que dá em chico, também bate em francisco..."
abs.
Eu não entendi este comentário.

Nos Estados Unidos é feita concorrencia, na Alemanha idem, na Grã Bretanha idem, na União Soviética foram feitas, etc etc etc.

Bacchi

pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#23 Mensagem por pt » Qua Set 26, 2012 6:21 am

prp escreveu:Os LMVs irão para as polícias de fronteira(Ministério do Interior) da rússia, não?
O serviço de guardas de fronteira não é considerado uma polícia, mas sim uma força militar. Policia de fronteira normalmente tem uma conotação diferente.
Estas forças militares russas destinam-se a patrulhar a maior fronteira do mundo e a agem normalmente como militares e não como policias.

Eles possuem armamento do mais sofisticado, e a sua componente naval possuiu mesmo fragatas.
É por serem uma força militar que eles normalmente reagem de forma diferente de uma polícia, vide os acontecimentos no extremo oriente quando os russos encontraram pescadores chineses a pescar nas suas águas.

Esta força militar ainda hoje é enviada desde a Russia para patrulhar a fronteira entre a Arménia e o Irão, por exemplo.
É uma força que nasce de uma necessidade tipicamente russa, resultado por um lado de uma enorme fronteira e por outro da mania do cerco que a mentalidade russa desenvolveu.

É no entanto verdade que várias industrias estatais russas, muito dependentes dos subsídios dos governos regionais tentaram evitar a aquisição do LMV.
Foi preciso compara-lo com o TIGR (e foi com o TIGR que os russos o compararam) para que se notasse a diferença.
Os militares russos fizeram testes destrutivos para conferir os resultados e explodiram minas debaixo de cada um deles.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1189 vezes
Agradeceram: 2989 vezes

#24 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Set 26, 2012 7:33 am

Andre Correa escreveu:
http://www.youtube.com/watch?v=1r83XQ7af-A
Humvee gets a new suspension from Defense Tech. You might call it the New Humvee on steroids with a new engine and transmission too.
Spoiler!
Outra pergunta: Este tipo de Pneu tem vingado?

http://www.youtube.com/watch?v=2wAvxQfusWU
[009]
Os Espanhóis fizeram algo semelhante, mas mesmo assim são grandes clientes da Iveco (LMV).

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#25 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Set 26, 2012 8:45 am

Andre Correa escreveu: Outra pergunta: Este tipo de Pneu tem vingado?

http://www.youtube.com/watch?v=2wAvxQfusWU[/spoiler]

[009]
O nome comercial desse negócio, pela Michelin, é tweel. O produto pode ser chamado de Airless tire.

Acho que é um produto mais militar e para veículos especiais mesmo, esse tipo de pneu vibra muito em um carro leve e rápido.

http://en.wikipedia.org/wiki/Airless_tire

http://en.wikipedia.org/wiki/Tweel

FCarvalho
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 26, 2012 9:29 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu: eu, de minha parte, sinto uma mistura de sensações, como enfado e náuseas quando vejo estas coisas. e pensar que poderíamos estar em outros níveis, mas... :roll: particularmente, creio, que se fossemos outro país qualquer, e mais sério, não veria o porquê e nem o para quê, de uma concorrência para a aquisição de tal tipo de veículo, quando já temos na industria nacional, na prática, um veículo com uma potencialidade tal de assumir todas as determinações emanadas no ROB, sendo que uma versão sua aperfeiçoada poderia satisfazer completamente todos aqueles requerimentos. mas como estamos no Brasil, "pau que dá em chico, também bate em francisco..."
abs.
Eu não entendi este comentário.
Nos Estados Unidos é feita concorrencia, na Alemanha idem, na Grã Bretanha idem, na União Soviética foram feitas, etc etc etc.
Bacchi
Bacchi, o comentário foi no sentido de dizer que, como via de regra não temos tradição recente no desenvolvimento de produtos de defesa, assim como uma industria de defesa, e sua consequente política pública, bem estabelecida, efetiva, influente e defendida/protegida pelo Estado no país, não seria razoável expô-la a ponto de investir em uma concorrência internacional para a aquisição de um produto que podemos, havendo vontade política, desenvolvê-lo aqui mesmo, haja visto dispomos de modelo/protótipo, privilegiando assim a P&D e a industria nacional.

Nada contra a concorrência em si, mas esta só se torna aceitável e pragmática, alhures à legislação, quando se tem diversidade de concorrência e capacidade instalada competente e operacional no mercado interno capaz de competir, ao menos sobre os mesmos termos, com as concorrência estrangeira. E não temos, infelizmente, ainda esta condição bem estabelecida, por agora. Lembrar que só muito recentemente o poder público voltou a falar, e se interessar, pela industria de defesa, e mesmo assim, nem sequer pela admissão concreta de sua importância, mas dentro de um contexto politico governamental maior sobre investimento na industrial nacional.

Pode até ser que uma concorrência, para este tipo de veículo, possa ser interessante se a mesma for posta sob termos que privilegiem a industria nacional, obrigando parcerias com a mesma e produção nacional, assim como fazem americanos, europeus, russos, chineses... enfim, qualquer um que possua uma base industrial razoável e capaz de absorver esta tecnologia.

Espero ter me feito explicar.

abs.

Carpe Diem
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#27 Mensagem por Andre Correa » Qua Set 26, 2012 9:41 am

jumentodonordeste escreveu:
Andre Correa escreveu: Outra pergunta: Este tipo de Pneu tem vingado?

http://www.youtube.com/watch?v=2wAvxQfusWU[/spoiler]

[009]
O nome comercial desse negócio, pela Michelin, é tweel. O produto pode ser chamado de Airless tire.

Acho que é um produto mais militar e para veículos especiais mesmo, esse tipo de pneu vibra muito em um carro leve e rápido.

http://en.wikipedia.org/wiki/Airless_tire

http://en.wikipedia.org/wiki/Tweel
E o EB tem alguma viatura a utilizar este tipo de pneu? Ou tem planos?

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#28 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Set 26, 2012 9:46 am

Andre Correa escreveu: E o EB tem alguma viatura a utilizar este tipo de pneu? Ou tem planos?

[009]

Que eu saiba, não.

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#29 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Set 26, 2012 11:14 am

FCarvalho escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Eu não entendi este comentário.
Bacchi
Bacchi, o comentário foi no sentido de dizer que, como via de regra não temos tradição recente no desenvolvimento de produtos de defesa, assim como uma industria de defesa, e sua consequente política pública, bem estabelecida, efetiva, influente e defendida/protegida pelo Estado no país, não seria razoável expô-la a ponto de investir em uma concorrência internacional para a aquisição de um produto que podemos, havendo vontade política, desenvolvê-lo aqui mesmo, haja visto dispomos de modelo/protótipo, privilegiando assim a P&D e a industria nacional.
Nada contra a concorrência em si, mas esta só se torna aceitável e pragmática, alhures à legislação, quando se tem diversidade de concorrência e capacidade instalada competente e operacional no mercado interno capaz de competir, ao menos sobre os mesmos termos, com as concorrência estrangeira. E não temos, infelizmente, ainda esta condição bem estabelecida, por agora. Lembrar que só muito recentemente o poder público voltou a falar, e se interessar, pela industria de defesa, e mesmo assim, nem sequer pela admissão concreta de sua importância, mas dentro de um contexto politico governamental maior sobre investimento na industrial nacional.
Pode até ser que uma concorrência, para este tipo de veículo, possa ser interessante se a mesma for posta sob termos que privilegiem a industria nacional, obrigando parcerias com a mesma e produção nacional, assim como fazem americanos, europeus, russos, chineses... enfim, qualquer um que possua uma base industrial razoável e capaz de absorver esta tecnologia.
Espero ter me feito explicar.
abs.
FCarvalho, obrigado por sua explicação.

Infelizmente você falou contra concorrencia, não destacando o fato principal de sua mensagem que era a não necessidade de entrada de produto estrangeiro.

Este era o ponto sobre o qual que você deveria ter insistido.

Eu sou sempre favoravel a concorrencia, mas sou contra a adoção de um produto estrangeiro.

Bacchi

FCarvalho
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 26, 2012 4:55 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:FCarvalho, obrigado por sua explicação.
Infelizmente você falou contra concorrencia, não destacando o fato principal de sua mensagem que era a não necessidade de entrada de produto estrangeiro.
Este era o ponto sobre o qual que você deveria ter insistido.
Eu sou sempre favoravel a concorrencia, mas sou contra a adoção de um produto estrangeiro.
Bacchi
Bacchi, não me pautei exatamente contra a concorrência, creio que me expressei mal. apenas aludi ao fato, como você mesmo entendeu, da não necessidade, ou diria melhor, da inconveniência desta, frente ao objeto deste projeto, pelos motivos que expus.

contudo, penso que se pudermos efetivamente tirar algum proveito do fato de o governo/EB resolver realizar uma concorrência para a aquisição de tal tal tipo de veículo - e tendo a crer, ao final, ela terminará por sair, mesmo que a contra-gosto nosso - devermos fazer o esforço de tentar o mais que possível favorecer a industria nacional. Neste sentido, penso, não são muitos os candidatos com potencial para trazer ou manter uma linha de produção por aqui. E isso com certeza poderá ser um fator a explorar pelas nacionais que porventura venham a participar do processo.

a ver.

abs.

Carpe Diem
Responder