Navio que naufragou na Itália foi usado pelo Corinthians em 2010
PUBLICIDADE
BERNARDO ITRI
DO PAINEL FC
Há quase dois anos, o Corinthians promoveu um cruzeiro usando o navio Costa Concordia para festejar seu centenário com torcedores e personalidades ligadas ao clube.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/10 ... 2010.shtml
Rubens Cavallari-25.fev.2010/Folhapress
O Costa Concordia no terminal de passageiros de Santos para comemorar o centenário do Corinthians
O navio do centenário aconteceu de 25 a 28 de fevereiro de 2010. Foi uma forma do Corinthians de celebrar o centenário do clube. A embarcação circulou saiu de Santos e circulou pelo litoral brasileiro.
Entre os rivais do Corinthians, virou motivo de chacota o naufrágio do navio na Itália. Foi lembrado que a embarcação que afundou é a mesma que o clube usou para realizar o "Navio do Centenário", em 2010. Os rivais brincam que essa foi a última tragédia do aniversário de 100 anos do clube.
As personalidades que estiveram lá: Toquinho, Basílio, Neto, Ronaldo (goleiro), Wladimir, Biro-Biro. A bateria da Gaviões da Fiel tocou no navio, que tinha escorregador gigante e feijoada com samba nas tardes.
Rubens Cavallari-25.fev.2010/Folhapress
Torcedores corintianos colocam faixas do lado de fora do navio, em Santos
O NAVIO
O transatlântico Costa Concordia da Costa Crociere, companhia de navegação italiana, faz parte de uma das principais empresas de cruzeiro do mundo, a Carnival.
O Costa Concordia é um dos mais luxuosos navios de cruzeiro. O passageiro tem à sua disposição cinco restaurantes (Roma Restaurant, Milano Restaurant, Parigi Restaurant Buffet, Samsara Restaurant e o Clun Concordia) que servem diversos pratos da cozinha internacional, spa, salão de beleza, quadro jacuzzis com hidromassagem, piscinas, quadra de tênis, academia, bares, piano bar, cassino entre outras atividades.
O navio tem 290 metros de comprimento e pesa 112 mil toneladas. Ao todo, são 1.500 cabines que podem abrigar até 4.800 pessoas, sendo 3.700 passageiros e 1.100 tripulantes.
Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Moderador: Conselho de Moderação
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
- FoxTroop
- Sênior
- Mensagens: 1477
- Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
http://www.publico.pt/Mundo/guarda-cost ... ia-1529454Desastre marítimo
Guarda Costeira ordenou ao comandante que regressasse ao cruzeiro
A Guarda Costeira italiana ordenou, em vão, ao comandante do Costa Concordia que regressasse a bordo e dirigisse as operações de evacuação do navio, de acordo com registos áudio hoje divulgados pelo jornal italiano Corriere della Sera.
O capitão Francesco Schettino está actualmente detido preventivamente, acusado de múltiplos homicídios, naufrágio e abandono de navio. Vai ser ouvido nesta terça-feira, em tribunal.
As gravações áudio agora tornadas públicas reflectem o caos e a confusão vividos logo a seguir ao naufrágio do Costa Concordia, que embateu contra rochas ao largo da ilha italiana de Giglio e adornou depois de começar a meter água. Até ao momento estão confirmadas sete vítimas mortais e 29 pessoas continuam desaparecidas.
A Guarda Costeira não confirmou porém, até ao momento, a autenticidade da chamada entre o capitão e o auxílio em terra. Em todo o caso, a verificar-se a sua veracidade, a mensagem áudio é muito prejudicial para a defesa do capitão Francesco Schettino.
Eis a transcrição feita pelo “Corriere della Sera”:
Guarda Costeira [Comandate De Falco, em Livorno, Toscana] - “Volte para o barco [o capitão tinha admitido previamente que já tinha abandonado o navio] e diga-me quantas pessoas é que ainda lá estão. (...) Diga-nos se há crianças, mulheres e que tipo de auxílio precisam. (...) E diga-me quantas pessoas há em cada uma destas categorias de pessoas, fui claro?” (...) Ouça Schettino, talvez se tenha salvado do mar, mas eu farei com que você pareça muito mal. Eu vou fazê-lo pagar por isto. Porra, volte para bordo”
Capitão Francesco Schettino - “Por favor...”
Guarda Costeira - “Não há cá por favor. Volte para o navio. Assegure-me que está a voltar a bordo”
Capitão Francesco Schettino - Estou num bote salva-vidas. Estou cá em baixo. Não vou a lado nenhum. Estou aqui”.
Guarda Costeira - “O que é que está a fazer, capitão?”
Capitão Francesco Schettino - “Estou aqui a coordenar as operações de resgate...”
Guarda Costeira - “O que é que está a coordenar daí? Vá já para bordo. Coordene o resgate a bordo. Está a recusar-se?”
Capitão Francesco Schettino - “Não, não estou a recusar”.
[Algumas interrupções]
Guarda Costeira [aos gritos]- “Volte imediatamente para bordo. É uma ordem! Não tem de considerar nada. Você abandonou o barco. Agora sou eu que lhe dou ordens. Volte para bordo. Fui claro? Não me ouve?”
Capitão Francesco Schettino - “Vou voltar para bordo”.
Guarda Costeira - “Vá! Ligue-me imediatamente quando estiver a bordo. As equipas de resgate estão na proa”.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39588
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1141 vezes
- Agradeceram: 2867 vezes
- FoxTroop
- Sênior
- Mensagens: 1477
- Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Também me custa a acreditar....... A confirmar-se, o comandante do navio não passa de um pobre e patético cobarde....
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Pergunta bem besta...quando deve abandonar o barco o capitão?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Foi bem por ai mesmo ...
Engraçado é o Cara da capitania de Livorno mandando ele falar ALTO!
E o comandante falando que esta escuro , e o do capitania perguntando se ele quer ir para casa porque esta escuro.
Link com audio http://www.youtube.com/watch?v=NDpr54i7yss
Engraçado é o Cara da capitania de Livorno mandando ele falar ALTO!
E o comandante falando que esta escuro , e o do capitania perguntando se ele quer ir para casa porque esta escuro.
Link com audio http://www.youtube.com/watch?v=NDpr54i7yss
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Tem que afundar com o navio
Sério. O capitão fica para coordenar a evacuação da embarcação e, quando for afundar, ele abandona.
Sério. O capitão fica para coordenar a evacuação da embarcação e, quando for afundar, ele abandona.
- FoxTroop
- Sênior
- Mensagens: 1477
- Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Depois de ouvir o áudio..... como é possível alguém tão mal preparado psicologicamente, chegar a Comandante de um navio daqueles, com responsabilidade sobre quase 5000 vidas?!.....Atari_br escreveu:Foi bem por ai mesmo ...
Engraçado é o Cara da capitania de Livorno mandando ele falar ALTO!
E o comandante falando que esta escuro , e o do capitania perguntando se ele quer ir para casa porque esta escuro.
Link com audio http://www.youtube.com/watch?v=NDpr54i7yss
Quando garantir que não há mais ninguém a bordo (ou que possa ser salvo) e a nave esteja irremediavelmente perdida. Não é necessário voltar ao tempo em que o comandante do navio amarrava-se à roda do leme e ia junto com a nave, mas a atitude do comandante deste navio é contrária a todas as leis do mar, escritas e não escritas.joao fernando escreveu:Pergunta bem besta...quando deve abandonar o barco o capitão?
- tflash
- Sênior
- Mensagens: 5426
- Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
há porteiros com salários de porteiros que em caso de emergência no prédio onde trabalham, são os últimos a sair. Nos edifícios públicos por aqui até consta dos planos de emergência e tenho a certeza que a esmagadora maioria deles fará isso se for necessário.
Aquele cobarde achava que era só passear as divisas e convidar "madames" para a mesa do capitão. Mete nojo!
Aquele cobarde achava que era só passear as divisas e convidar "madames" para a mesa do capitão. Mete nojo!
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55308
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
como foi em Itália foi preso: Cá em Portugal era condecorado e ia para o conselho de administração da EDP.
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55308
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
"Regresse a bordo!! É uma ordem!!"
por Graça Andrade Ramos actualizado às 19:55 - 17 janeiro '12
Gravação com Capitania incrimina comandante do Concordia
publicado 19:23 17 janeiro '12
Francesco Schettino quando foi detido ao chegar a terra, dia 14 de janeiro 2012 Enzo Russo, EPA
As equipas de salvamento encontraram mais cinco vítimas mortais do naufrágio ao largo da ilha italiana de Giglio. É uma corrida contra o tempo na busca de sobreviventes, com o navio de cruzeiros a escorregar para o abismo do mar Tirreno. A detenção do comandante do navio, Francesco Schettino, foi confirmada. E, esta tarde, a divulgação da conversa telefónica entre ele e o comandante da Capitania, prova que Schettino abandonou o navio antes das operações de socorro estarem concluídas.
Segundo a gravação, o comandante da Capitania de Livorno, Gregorio de Falco, terá tido de berrar com Schettino, que se encontrava já num bote salva-vidas, e de lhe dar uma ordem direta para o forçar a regressar à ponte e supervisionar as operações de evacuação do Costa Concordia.
"Schettino?? Escute Schettino. Há pessoas presas a bordo. Agora você vai com o seu bote até ficar sob a popa do lado estibordo. Use a escada-piloto para voltar para bordo e diga-me quantas pessoas lá estão e do que precisam. Está claro??" gritou Falco, ao que Schettino respondeu que dali também podia comandar as operações e que o navio estava a afundar-se.
"O navio está a oscilar. Comandante, por favor..." diz Schettino. "Vai regressar a bordo! É uma ordem, c****!!" grita o comandante da Capitania. "Não há mais desculpas! Você declarou que abandonou o navio e a partir de agora o comandante sou eu!" afirma Falco.
Schettino mantém a recusa e acrescenta de "Está escuro e não se vê nada". "E então? Quer ir para casa Schettino? Vá para a proa do navio, use a escada piloto e diga-me o que se pode fazer, o número de pessoas que ali estão e do que precisam. Já!" grita Falco em desespero.
Na gravação Schettino acata a ordem e aos procuradores garantiu já que foi o último a abandonar o navio. Disse ainda que "salvou milhares de vidas", segundo afirmou o seu advogado à porta do Tribunal. Mas as autoridades portuárias e os passageiros testemunham que ele nunca obedeceu às ordens de Falco.
Só pelo abandono do seu posto Schettino arrisca 12 anos de cadeia. O comandante, de 52 anos, é ainda acusado de homicídio involuntário e de ter involuntariamente provocado o naufrágio ao desviar-se deliberadamente da sua rota e aproximar o navio demasiado da costa.
Schettino reconheceu já que era ele quem estava ao leme na altura do acidente e alguns rumores afirmam que o comandante aproximou o navio até 500 metros da costa "para acenar a um conhecido seu", ou de um tripulante, que estaria à espera dele no porto. A manobra de aproximação seria já uma tradição no Costa Concordia, afirmam as mesmas fontes.
11 mortos confirmados
Os corpos encontrados esta terça-feira são todos de adultos e envergavam os coletes salva-vidas. Estavam na parte submersa da popa do navio, perto de um ponto de encontro de evacuação, precisou o porta-voz da guarda costeira italiana, Cosimo Nicastro.
As suas identidades não foram verificadas. Antes de serem encontrados, sabia-se que havia 29 desaparecidos, entre eles 14 alemães, seis italianos e quatro franceses. O último balanço do naufrágio, ainda provisório, é de 11 mortos e vários desaparecidos.
Os mergulhadores fizeram explodir quatro mini-cargas explosivas junto ao casco do "Costa Concordia" para fazer outras tantas aberturas e facilitar os trabalhos de busca, afirmou um porta-voz da Marinha, Alessandro Bussonero.
"O navio fala"
O perigo cresce a cada hora e as operações de socorro poderão ter de ser abandonadas em breve. "É uma corrida contra o tempo" afirmou Bussonero. Mas equipas de socorro mantêm a esperança de encontrar ainda sobreviventes nalgum lugar seguro.
Inclinado num ângulo de 30 graus sobre estibordo, o navio continua a meter água pelo rasgão de 70 metros aberto no casco e, apesar de estar preso às rochas em três pontos, a ondulação marítima está a faze-lo escorregar para um abismo de 90 metros de profundidade, a 150 metros da costa.
Para quinta feira está prevista uma forte borrasca o que poderá fazer afundar completamente o navio e pôr fim a qualquer resgate de sobreviventes. "O navio fala e isto não é um bom sinal", dizem os mergulhadores à imprensa.
Risco ambiental
Além da eventual perda de mais vidas, se o navio mergulhar até 90 metros de profundidade as operações de extração do combustível, 2.380 toneladas de gasóleo contidas em 17 cisternas na popa, ficarão também muito mais complicadas.
té agora não se registou nenhum derrame e algumas manchas já avistadas por helicópteros poderão não provir do navio mas sim de barcos locais. No entanto o risco ambiental é sério e o ministro italiano do Meio ambiente, Corrado Clini, pediu à companhia Costa Cruzeiros que apresente até quarta-feira o plano para esvaziar os depósitos.
A operação poderá levar duas a quatro semanas, segundo uma empresa suíça especialista em socorro marítimo. A empresa proprietária do navio terá ainda dez dias para tirar o Costa Concordia do local onde se encontra.
por Graça Andrade Ramos actualizado às 19:55 - 17 janeiro '12
Gravação com Capitania incrimina comandante do Concordia
publicado 19:23 17 janeiro '12
Francesco Schettino quando foi detido ao chegar a terra, dia 14 de janeiro 2012 Enzo Russo, EPA
As equipas de salvamento encontraram mais cinco vítimas mortais do naufrágio ao largo da ilha italiana de Giglio. É uma corrida contra o tempo na busca de sobreviventes, com o navio de cruzeiros a escorregar para o abismo do mar Tirreno. A detenção do comandante do navio, Francesco Schettino, foi confirmada. E, esta tarde, a divulgação da conversa telefónica entre ele e o comandante da Capitania, prova que Schettino abandonou o navio antes das operações de socorro estarem concluídas.
Segundo a gravação, o comandante da Capitania de Livorno, Gregorio de Falco, terá tido de berrar com Schettino, que se encontrava já num bote salva-vidas, e de lhe dar uma ordem direta para o forçar a regressar à ponte e supervisionar as operações de evacuação do Costa Concordia.
"Schettino?? Escute Schettino. Há pessoas presas a bordo. Agora você vai com o seu bote até ficar sob a popa do lado estibordo. Use a escada-piloto para voltar para bordo e diga-me quantas pessoas lá estão e do que precisam. Está claro??" gritou Falco, ao que Schettino respondeu que dali também podia comandar as operações e que o navio estava a afundar-se.
"O navio está a oscilar. Comandante, por favor..." diz Schettino. "Vai regressar a bordo! É uma ordem, c****!!" grita o comandante da Capitania. "Não há mais desculpas! Você declarou que abandonou o navio e a partir de agora o comandante sou eu!" afirma Falco.
Schettino mantém a recusa e acrescenta de "Está escuro e não se vê nada". "E então? Quer ir para casa Schettino? Vá para a proa do navio, use a escada piloto e diga-me o que se pode fazer, o número de pessoas que ali estão e do que precisam. Já!" grita Falco em desespero.
Na gravação Schettino acata a ordem e aos procuradores garantiu já que foi o último a abandonar o navio. Disse ainda que "salvou milhares de vidas", segundo afirmou o seu advogado à porta do Tribunal. Mas as autoridades portuárias e os passageiros testemunham que ele nunca obedeceu às ordens de Falco.
Só pelo abandono do seu posto Schettino arrisca 12 anos de cadeia. O comandante, de 52 anos, é ainda acusado de homicídio involuntário e de ter involuntariamente provocado o naufrágio ao desviar-se deliberadamente da sua rota e aproximar o navio demasiado da costa.
Schettino reconheceu já que era ele quem estava ao leme na altura do acidente e alguns rumores afirmam que o comandante aproximou o navio até 500 metros da costa "para acenar a um conhecido seu", ou de um tripulante, que estaria à espera dele no porto. A manobra de aproximação seria já uma tradição no Costa Concordia, afirmam as mesmas fontes.
11 mortos confirmados
Os corpos encontrados esta terça-feira são todos de adultos e envergavam os coletes salva-vidas. Estavam na parte submersa da popa do navio, perto de um ponto de encontro de evacuação, precisou o porta-voz da guarda costeira italiana, Cosimo Nicastro.
As suas identidades não foram verificadas. Antes de serem encontrados, sabia-se que havia 29 desaparecidos, entre eles 14 alemães, seis italianos e quatro franceses. O último balanço do naufrágio, ainda provisório, é de 11 mortos e vários desaparecidos.
Os mergulhadores fizeram explodir quatro mini-cargas explosivas junto ao casco do "Costa Concordia" para fazer outras tantas aberturas e facilitar os trabalhos de busca, afirmou um porta-voz da Marinha, Alessandro Bussonero.
"O navio fala"
O perigo cresce a cada hora e as operações de socorro poderão ter de ser abandonadas em breve. "É uma corrida contra o tempo" afirmou Bussonero. Mas equipas de socorro mantêm a esperança de encontrar ainda sobreviventes nalgum lugar seguro.
Inclinado num ângulo de 30 graus sobre estibordo, o navio continua a meter água pelo rasgão de 70 metros aberto no casco e, apesar de estar preso às rochas em três pontos, a ondulação marítima está a faze-lo escorregar para um abismo de 90 metros de profundidade, a 150 metros da costa.
Para quinta feira está prevista uma forte borrasca o que poderá fazer afundar completamente o navio e pôr fim a qualquer resgate de sobreviventes. "O navio fala e isto não é um bom sinal", dizem os mergulhadores à imprensa.
Risco ambiental
Além da eventual perda de mais vidas, se o navio mergulhar até 90 metros de profundidade as operações de extração do combustível, 2.380 toneladas de gasóleo contidas em 17 cisternas na popa, ficarão também muito mais complicadas.
té agora não se registou nenhum derrame e algumas manchas já avistadas por helicópteros poderão não provir do navio mas sim de barcos locais. No entanto o risco ambiental é sério e o ministro italiano do Meio ambiente, Corrado Clini, pediu à companhia Costa Cruzeiros que apresente até quarta-feira o plano para esvaziar os depósitos.
A operação poderá levar duas a quatro semanas, segundo uma empresa suíça especialista em socorro marítimo. A empresa proprietária do navio terá ainda dez dias para tirar o Costa Concordia do local onde se encontra.
Triste sina ter nascido português
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Alguns só querem o bônus da função.tflash escreveu:Aquele cobarde achava que era só passear as divisas e convidar "madames" para a mesa do capitão. Mete nojo!
Na hora de arcar com o ônus, fazem como o "capitão Treme-Treme" aí da foto. (ele tem uma cara esquisita, não tem não?)
Deve ter chegado graças ao "Q.I." (Quem Indica). Difícil de acreditar que ele tenha chegado a essa função, apenas por mérito profissional.como é possível alguém tão mal preparado psicologicamente, chegar a Comandante de um navio daqueles, com responsabilidade sobre quase 5000 vidas?!.....
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
P44 escreveu:como foi em Itália foi preso: Cá em Portugal era condecorado e ia para o conselho de administração da EDP.
Alguém sabe o que dizem as leis brasileiras para uma situação semelhante?Só pelo abandono do seu posto Schettino arrisca 12 anos de cadeia.
Difícil acreditar que um comandante brasileiro ficasse uns doze anos em cana por isso (aliás, difícil acreditar que ficasse doze meses...).
- prp
- Sênior
- Mensagens: 8871
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 414 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Não ficaria nem um dia. Ainda receberia medalha.Clermont escreveu:P44 escreveu:como foi em Itália foi preso: Cá em Portugal era condecorado e ia para o conselho de administração da EDP.Alguém sabe o que dizem as leis brasileiras para uma situação semelhante?Só pelo abandono do seu posto Schettino arrisca 12 anos de cadeia.
Difícil acreditar que um comandante brasileiro ficasse uns doze anos em cana por isso (aliás, difícil acreditar que ficasse doze meses...).