Notícias da TAP Air Portugal

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Re: Notícias da TAP- Portugal

#16 Mensagem por prp » Dom Jun 14, 2015 8:30 pm

cabeça de martelo escreveu:
FCarvalho escreveu:Dono da Azul comprará companhia aérea portuguesa TAP

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... uesa.shtml

Será que as coisas melhoram por aqui para se seguir para a Europa? :roll:

abs.
É a chamada meia verdade, já que quem vai adquirir a TAP é um consórcio constituído pelo grupo Barraqueiro (que detém 50,1% dessa sociedade) e pelo David Neeleman, dono da Azul (que tem os restantes 49.9%).
Isso foi só devido a legislação tuga, que não permite estrangeiro adquirir companhias aéreas.
Ocorreu o mesmo aqui com a TAM e LAN.
Provavelmente quem vai dar as carta será o cara da AZUL.




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#17 Mensagem por Bolovo » Dom Jun 14, 2015 8:32 pm

Certeza veremos uns E-jet nas cores da TAP em breve.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: Notícias da TAP- Portugal

#18 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Jun 15, 2015 1:21 pm

Porque? Para mim tanto faz-me que aparelhos eles vão adquiri no futuro, mas segundo consta a primeira coisa que eles vão fazer é vender aviões e não comprá-los.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Notícias da TAP- Portugal

#19 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 16, 2015 7:33 am

prp escreveu:
cabeça de martelo escreveu: É a chamada meia verdade, já que quem vai adquirir a TAP é um consórcio constituído pelo grupo Barraqueiro (que detém 50,1% dessa sociedade) e pelo David Neeleman, dono da Azul (que tem os restantes 49.9%).
Isso foi só devido a legislação tuga, que não permite estrangeiro adquirir companhias aéreas.
Ocorreu o mesmo aqui com a TAM e LAN.
Provavelmente quem vai dar as carta será o cara da AZUL.
Isso não existe, quem é que comprou a Cimpor (Camargo Corrêa), quem é que comprou a EDP (China Three Gorges), ...

O que não faltam para aí, são empresas que eram públicas e que foram adquiridas por multinacionais estrangeiras.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: Notícias da TAP- Portugal

#20 Mensagem por P44 » Ter Jun 16, 2015 1:59 pm

Engraçado é ver o tipo que ajudou a destruir a TAP, o fernando pinto, com a compra do negócio ruínoso da manutenção no Brasil, permanecer á frente da TAP "privada"

Mas neste país dos cambalachos, negociatas por baixo da mesa e favores a amigalhaços já pouca coisa me surpreende...




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#21 Mensagem por prp » Ter Jun 16, 2015 3:48 pm

cabeça de martelo escreveu:
prp escreveu: Isso foi só devido a legislação tuga, que não permite estrangeiro adquirir companhias aéreas.
Ocorreu o mesmo aqui com a TAM e LAN.
Provavelmente quem vai dar as carta será o cara da AZUL.
Isso não existe, quem é que comprou a Cimpor (Camargo Corrêa), quem é que comprou a EDP (China Three Gorges), ...

O que não faltam para aí, são empresas que eram públicas e que foram adquiridas por multinacionais estrangeiras.
Existe sim, mas é só para empresas aéreas. Em todos os países tem alguma restrição quanto a isso.




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#22 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Ago 11, 2015 10:01 am

Interessante!!!! Narrow Body fazendo rota transoceânica com baixa ocupação??? Um Hub internacional no nordeste??? Uma abordagem bem ousada na minha opinião. Parece que esse negócio tem potencial para fazer bastante barulho se vingar

http://www.conversaafiada.com.br/econom ... se-e-azul/




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#23 Mensagem por P44 » Sáb Nov 21, 2015 9:45 am

Privado é que é bom...desde que a TETA DO ESTADO esteja sempre ali, à mao de semear

Risco da dívida da TAP fica no Estado

Hoje às 10:28

O risco de a dívida da TAP não ser paga aos bancos ficou do lado do Estado, com as instituições bancárias a ficarem com o poder de renacionalizar a Transportadora Aérea Portuguesa.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=4895757




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#24 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 16, 2015 8:32 pm

Na penúltima última edição da ASAS, em reportagem sobre a TAP, foi colocado que a empresa deixará de comprar os A-350, substituídos que serão pelos "novos" A330NEO. O que eram 12 virou 14. Será mesmo um bom negócio? A ver.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/5/56/Airbus_A330neo_rendered_image.jpg

abs.




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#25 Mensagem por P44 » Qui Dez 17, 2015 12:26 pm

'macagar, é privada, façam o que bem lhes apetecer

quando estiver á beira da falência volta a ser nacionalizada, e aí eu e mais uns milhões de otários cá estaremos para a "salvar"




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#26 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 18, 2015 9:07 pm

P44 eu sempre tive muita curiosidade para saber o porque de a TAP ser ao mesmo tempo tão mal vista, e tão defendida por aí na terrinha, visto que ela é a empresa de bandeira de Portugal.

Ao menos daqui, o que se pode perceber é que a TAP sempre foi muito bem obrigado, pelo menos em relação aos seus negócios no Brasil. Afinal, hoje são 11 pontes realizadas entre nós e Lisboa com uma crescente a vante. Contudo, em relação a rota atlântica norte, o que mais se vê são críticas, posto que ao contrário de cá, o negócio parece não ser rentável, o que não deixa se der de certa forma estranho, visto as demandas do mercado norte-americano.

Da mesma forma, aparentemente as rotas europeias de Portugal. Existem críticas contundentes sobre estas. Não conhece de fundo como são e suas demandas, mas me parece que, a depender da TAP e de sua nova direção, virão por aí um nova frota de 40 A-320/321 que terão de dar conta de ambas as rotas. Não sei se isso é boa idéia, afinal, a empresa possui uma frota relativamente grande de A-330 para este tipo de ligação. Mas o que se diz na imprensa é que aquelas aeronaves poderão vir a ser utilizadas na rota atlântica, no caso dos A-321, com menores custos e aproveitamento de assentos. Diz-se inclusive que mesmo para o Brasil, em rotas para o nordeste.

Me parece, não sei ao certo, que talvez fosse interessante a empresa pensar em aeronaves menores, na categoria dos novos E-2 da Embraer ou C-Series para investir-se na cobertura de rotas que não são necessariamente rentáveis para a empresa. Até porque, dentro da Europa, a maioria dos voos da TAP não deve ultrapassar a média dos 1500/2000 mil kms de alcance. Enfim, talvez estes aviões fossem mais interessantes para a TAP, deixando as rotas internacionais transatlânticas para os aviões maiores, com o consequente maior aproveitamento e oferta de assentos e diminuição de custos.

http://www.journal-aviation.com/actualites/images/JAV20140714170106.jpg https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/ba/CSeries_back_from_first_flight.png

Com 14 A330-900 NEO, se somados ou não aos já existentes A330-200, não duvido que a TAP possa não só expandir, como qualificar melhor a sua malha internacional e auferir os lucros necessários a empresa e manter o sempre boa imagem e atendimento de que goza ao menos por aqui.

abs.




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#27 Mensagem por P44 » Sáb Mar 05, 2016 1:19 pm

TAP prometeu recuperar investimento no Brasil em oito anos

Raquel Almeida Correia

01/03/2016 - 08:02

Carta enviada às Finanças em 2007 garantia retorno da aquisição da VEM. A compra, na qual esteve envolvido Diogo Lacerda Machado, continua sob investigação da PGR.

Imagem

Fernando Pinto, presidente da TAP, já foi ouvido na PJ por causa do negócio do Brasil

Quando procurou aprovação para a compra de 100% da deficitária unidade de manutenção no Brasil, a administração da TAP comprometeu-se a recuperar o investimento num prazo entre cinco a oito anos. A carta onde é dada esta garantia é um dos elementos nas mãos da Procuradoria-Geral da República (PGR), que continua a investigar o negócio e, mais concretamente, o prémio de quatro milhões pago à Geocapital. Uma empresa da qual é administrador Diogo Lacerda Machado, que tem participado, pelo lado do Governo, nas negociações com o consórcio privado que controla a companhia de aviação.

A carta, a que o PÚBLICO teve acesso, é da autoria do antigo presidente da Parpública, José Plácido Pires, e dirigida ao ex-secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, em busca de uma autorização à compra da VEM (hoje M&E Brasil). No documento, de Fevereiro de 2007, o líder da holding que gere as participações do Estado na altura elenca uma série de argumentos para que o negócio avance, o que acabou por acontecer nesse ano, embora sem aval do Ministério das Finanças. Um dos fundamentos é, precisamente, o retorno esperado pela gestão. “O plano de negócios previsto para a VEM permitirá a recuperação do investimento num prazo razoável, ou seja, e segundo a administração da TAP, em cerca de cinco a oito anos”, lê-se.

Foi no ano passado que a compra da M&E Brasil, uma empresa dedicada à manutenção de aviões, completou oito anos. Mas o objectivo não foi, de todo, atingido. Aliás, desde que o negócio foi concretizado, houve apenas um ano em que deu lucro: em 2009, com cerca de 3,5 milhões. Em todos os restantes anos, a antiga VEM registou perdas, acumulando até 2014 prejuízos acumulados que ultrapassaram os 300 milhões. E, no ano passado, o resultado líquido foi novamente negativo, apesar de manter a trajectória de recuperação (até ao momento os números ainda não são conhecidos).

Como a carta de dez páginas demonstra, os impactos negativos não se resumem às sucessivas perdas. Aquando da aquisição, a administração da TAP previa “um processo de saneamento e reestruturação cujo financiamento poderá ascender a 144 milhões de euros”. Neste valor estavam incluídos 120 milhões para regularização de dívidas, cujos montantes vieram a revelar-se muito superiores, e 24 milhões para uma “reestruturação operacional”. Nesta última parcela cabiam oito milhões para “reforço do fundo de maneio” e outros 16 milhões para “redução de efectivos”. Aqui, porém, garantia-se que a intenção era cortar “cerca de 715 efectivos”, mas, na realidade, metade dos quatro mil trabalhadores da antiga VEM deixaram a empresa desde que a TAP ficou aos comandos.

O documento assinado por Plácido Pires, e que dá azo à já conhecida resposta de Costa Pina, em que pedia mais elementos para tomar uma decisão sobre o negócio, também faz referência ao controverso prémio pago à Geocapital, detida por Jorge Ferro Ribeiro e Stanley Ho, que está no centro da investigação da PGR. “Os órgãos de gestão da TAP pronunciaram-se no sentido da aquisição da totalidade do capital da Reaching Force [que detinha a M&E Brasil], o que envolve pagar à Geocapital o capital que lá colocou com um prémio de 20% (…), posição que compreendemos e aceitamos, já que a alternativa de ficar só com 15% não permitiria no futuro fazer beneficiar a TAP e o respectivo processo de privatização do potencial que esta aquisição apresenta, admitindo como boas as informações veiculadas pela TAP sobre os ganhos esperados com esta aquisição e que o valor actual da empresa é positivo”, escreveu Plácido Pires.

O que o ex-secretário de Estado e, agora, a PGR questionam é o motivo para o pagamento daquele prémio, no valor de 4,2 milhões. Se a aquisição tivesse sido feita até 2006 (ou seja, no próprio ano em que entraram na VEM), a TAP teria apenas de devolver à Geocapital os 21 milhões investidos pelo parceiro. Se o negócio só acontecesse após essa data, acrescia a esse valor um bónus de 20%. Dias antes de ser ouvido novamente pela Polícia Judiciária, no final de 2014, o presidente da TAP explicou ao PÚBLICO que a compra da M&E Brasil “foi feita da forma correcta”. Fernando Pinto atribuiu os maus resultados “à valorização do real face ao dólar, ao crescimento dos custos com mão-de-obra no Brasil e à crise de 2008”, assumindo que, quando fizeram o negócio, desconheciam parte dos processos fiscais e laborais que a empresa herdada.

A compra da antiga VEM aconteceu depois de ter fracassado o plano de aquisição da falida companhia de aviação brasileira Varig. Diogo Lacerda Machado, advogado e próximo do actual primeiro-ministro (foi secretário de Estado da Justiça quando Costa era ministro com esta pasta) que tem estado envolvido nas negociações com o actual dono da TAP, tinha assento na administração da unidade de manutenção do Brasil, em representação da Geocapital.

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... 25?page=-1




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#28 Mensagem por P44 » Ter Jun 21, 2016 5:47 pm

Um balde de mrd pela cabeça abaixo e era pouco...

http://24.sapo.pt/article/sapo24-blogs- ... desde-2009




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#29 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 18, 2016 5:02 pm

Não sei se foi uma boa troca, mas a ver no que estes novos A330neo irão acrescer à frota da TAP. Confesso que sou fã desta aeronave, de longe a melhor da categoria. Espero que os atuais de primeira geração não sejam despachados tão cedo. Em todo caso, podem ser substituídos por mais undes do modelo Neo em se comprovando as suas boas características. Só detestaria ter de atravessar o Atlântico em A321. :roll:

A volta do voo Mao-Lisboa seria uma ótima pedida. Se não for pedir muito, claro. :mrgreen:

Imagem

TAP Portugal será a primeira operadora dos novos A330neo
Carlos Martins 6 de abril de 2016

http://www.aeroin.net/tap-portugal-sera ... s-a330neo/




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Re: Notícias da TAP- Portugal

#30 Mensagem por P44 » Ter Jul 19, 2016 7:49 am

Tap já tem capital chinês

Imagem

Chinesa Hainan Airlines anuncia compra de obrigações convertíveis da TAP

A Hainan Airlines, a maior companhia aérea privada chinesa, anunciou hoje a compra de 25% de obrigações convertíveis da TAP, por 30 milhões de euros, visando expandir as suas ligações aéreas na Europa e África.

O negócio, que foi feito através da Azul (companhia do brasileiro David Neelman que integra a Atlantic Gateway, acionista da TAP), permite ao grupo chinês aumentar para 23% os benefícios económicos que detém na empresa portuguesa.

Segundo um comunicado emitido em fevereiro passado pela Hainan Airlines, o grupo compromete-se a realizar um empréstimo de 120 milhões de euros à companhia aérea brasileira Azul, destinado à compra de obrigações convertíveis da TAP a 10 anos.

No conjunto, a empresa assegurará 6,4% do direito de voto na TAP e 55% dos benefícios económicos, lê-se na mesma nota.

Além desse empréstimo, com maturidade de 181 dias e taxa de juro anual fixada em 14,25%, a HNA prevê mais um financiamento de 300 milhões de dólares à Azul, visando tornar-se acionista da empresa.

A Hainan Airlines é considerada o quarto maior grupo na China no setor da aviação comercial, com cerca de 630 rotas domésticas e internacionais por dia.

http://www.dn.pt/dinheiro/interior/tap- ... 93008.html




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