Um substituto para os Esquilo da MB
Moderador: Conselho de Moderação
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
A melhor escolha é o SA-365F, a MB não quer um helo naval, ela quer um helo de uso geral que possa ser embarcado porque a maioria desses helos não vai servir embarcado. Porém, quase todos os indicados são de uma categoria acima dos Esquilos. Assim, não serão mais baratos, porém, o importante é que seja construído aqui, com alto índice de nacionalização. O substituto do Linx é o SH.
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- Carlos Lima
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Eu me pergunto se já que o objetivo é "não ter um helo naval, mas um que possoa operar embarcado" algo como o EC-635 já não serviria já que vale apena.PRick escreveu:A melhor escolha é o SA-365F, a MB não quer um helo naval, ela quer um helo de uso geral que possa ser embarcado porque a maioria desses helos não vai servir embarcado. Porém, quase todos os indicados são de uma categoria acima dos Esquilos. Assim, não serão mais baratos, porém, o importante é que seja construído aqui, com alto índice de nacionalização. O substituto do Linx é o SH.
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E sim, Lynx sai ... S Hawk entra.
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- henriquejr
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Parece que o EC-635 tem problemas para entrar nos hangares dos navios, além dos esquis no lugar de rodas...
Continuo dizendo que o modelo que ATENDE MELHOR os requisitos da MB é o AW-109. Pesa contra se o fato de nao ser montado no Brasil mas antes das FAs comprarem seus esquilos estes tb não eram montados aqui...
Continuo dizendo que o modelo que ATENDE MELHOR os requisitos da MB é o AW-109. Pesa contra se o fato de nao ser montado no Brasil mas antes das FAs comprarem seus esquilos estes tb não eram montados aqui...
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- FCarvalho
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Bom, deixa eu dizer porque votei no Ka-60.
1. Serão adquiridas 60 unidades, conforme o PEAMB. Ponto positivo para se propor a linha de montagem do modelo aqui para a MB, com especificações de conteúdo nacional, como preconiza a END. Se o mesmo for selecionado, sob o viés da montagem aqui, poderá haver a potencialização de encomendas por parte do EB/FAB, além do próprio mercado nacional civil de helos, super-aquecido.
2. Implantação de toda a logística de apoio industrial no Brasil. Com possibilidade de realização do apoio pós-vendas e comercialização no eixo AL/África pela "filial" tupiniquim da Kamov.
3. O modelo é novíssimo, e existe versão naval, o Ka-60K;
4. Menor custo de aquisição do que os concorrentes na mesma categoria;
5. O modelo se adapta em peso e dimensões a todos os candidatos a OPV's/Fragatas da MB e aos demais navios que venham a operar na marinha conforme PEAMB, sejam na amazônia/pantanal ou nos distritos navais.
6. E finalmente o mais importante, o bicho é o mais bonito de todos....
abs
1. Serão adquiridas 60 unidades, conforme o PEAMB. Ponto positivo para se propor a linha de montagem do modelo aqui para a MB, com especificações de conteúdo nacional, como preconiza a END. Se o mesmo for selecionado, sob o viés da montagem aqui, poderá haver a potencialização de encomendas por parte do EB/FAB, além do próprio mercado nacional civil de helos, super-aquecido.
2. Implantação de toda a logística de apoio industrial no Brasil. Com possibilidade de realização do apoio pós-vendas e comercialização no eixo AL/África pela "filial" tupiniquim da Kamov.
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4. Menor custo de aquisição do que os concorrentes na mesma categoria;
5. O modelo se adapta em peso e dimensões a todos os candidatos a OPV's/Fragatas da MB e aos demais navios que venham a operar na marinha conforme PEAMB, sejam na amazônia/pantanal ou nos distritos navais.
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Carpe Diem
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
FCarvalho escreveu:Bom, deixa eu dizer porque votei no Ka-60.
1. Serão adquiridas 60 unidades, conforme o PEAMB. Ponto positivo para se propor a linha de montagem do modelo aqui para a MB, com especificações de conteúdo nacional, como preconiza a END. Se o mesmo for selecionado, sob o viés da montagem aqui, poderá haver a potencialização de encomendas por parte do EB/FAB, além do próprio mercado nacional civil de helos, super-aquecido.
2. Implantação de toda a logística de apoio industrial no Brasil. Com possibilidade de realização do apoio pós-vendas e comercialização no eixo AL/África pela "filial" tupiniquim da Kamov.
3. O modelo é novíssimo, e existe versão naval, o Ka-60K;
4. Menor custo de aquisição do que os concorrentes na mesma categoria;
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abs
Prezados Amigos,
Peço que não se preocupem muito com esta questão o substituto do Esquilo na MB vai sair das linhas de produção da Helibras. E bom lembrar que a linha de produção da Helibras teve inicio com a produção de seis Esquilo para a MB. Posso estar muito enganado mas a tendencia mais forte e a produção local dos substitutos do Esquilo.
Sds
Lord Nauta
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Que bom. Assim espero. Seria um gtrande passo atrás se tivéssemos de importar helis básicos.Lord Nauta escreveu: a tendencia mais forte e a produção local dos substitutos do Esquilo.
Sds
Lord Nauta
Na minha opinião, as FFAA brasileiras deveriam futuramente desenvolver ou adotar 2 tipos de helis (um médio e outro leve, que é basicamente isso que elas tem), para gerar escala suficiente para poder colocar uma grande porcentagem de conteudo nacional, gerando mais independencia.
- Túlio
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Pois é, no auge da euforia com o negócio dos Caracol (que ainda não sei se serão EC-725 ou 225 'militarizados', há argumentos em favor de ambos) foi mencionado que se desenvolveria AQUI um heli leve, na Eurobrás. Falei DESENVOLVER. Resta ver a quantas anda o negócio...
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Túlio escreveu:Pois é, no auge da euforia com o negócio dos Caracol (que ainda não sei se serão EC-725 ou 225 'militarizados', há argumentos em favor de ambos) foi mencionado que se desenvolveria AQUI um heli leve, na Eurobrás. Falei DESENVOLVER. Resta ver a quantas anda o negócio...
Prezado Amigo
O Heli e o Caracal não e o 225. O EC 225 e a versão paisana do Caracal, sendo que a reciproca não e verdadeira.
Sds
Lord Nauta
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Caro Nauta, as FFAA encomendaram cerca de meia centena, se espera talvez - e com sorte - um número semelhante de helis para a PETROBRAS e outros clientes civis. Como a versão militar difere bastante da civil, seriam então DUAS linhas de montagem, cada uma para meia centena de unidades? Isso é economicamente viável?
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Morpheus
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
A linha de montagem é a mesma Túlio. Parte dos componentes são diferentes. O segredo da viabilidade é "cadência". O contrato com o MD visa justamente dar esta cadência. Observe o programa kc-390 e verás algo semelhante.
Este papo de 225 militarizado é dor de cotovelo.
Abraços!
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Abraços!
- FCarvalho
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Caro Lord, duas questões se colocam aqui na sua fala.Lord Nauta escreveu:Prezados Amigos,
Peço que não se preocupem muito com esta questão o substituto do Esquilo na MB vai sair das linhas de produção da Helibras. E bom lembrar que a linha de produção da Helibras teve inicio com a produção de seis Esquilo para a MB. Posso estar muito enganado mas a tendencia mais forte e a produção local dos substitutos do Esquilo.
Sds
Lord Nauta
Uma: seria realmente aceitável ou do interesse do Estado brasileiro permitir-se tal nível de dependência em relação a um único fabrincante de helos para a mantenção/montagem da maior parte da frota militar, vide as caracteristicas de composição desta no médio/longo prazo?
dois: a END preconiza o investimento na industria nacional. Tomando-se a sério essa premissa, não seria válido - e comercial e tecnologicamente inteligente - buscar o apoio politico e privado necessários junto a quem de direito, a fim de proporcionar ao país uma segunda alternativa industrial no campo dos helos? Tanto Agusta Westland quanto Kamov, feitas as tratativas necessárias, entendo, teriam toda a disposição para fixar aqui uma nova planta industrial, considerando-se os números do negócio em questão, e a demanda do mercado civil interno.
Há de se chamar inclusive a atenção para o fato de que há alguns anos, foi veiculada a noticia de que aquela primeira empresa estaria em tratativas com o governo de Goiás para o estabecimento de uma fabrica sua em solo nacional. Infelizmente parece que as negociações não avançaram.
Mas quero crer, que apesar do forte vínculo politico e comercial da Helibrás conosco, não podemos nos ater somente a ela quando tratarmos da ampliação da frota nacional militar.
Entendo que temos aqui uma grande possibilidade de dar melhores condições de oferta e produtos ao mercado nacional quanto a vetores de asas rotativas.
Não quero admitir a possibilidade de que esta compra, que diga-se de passagem, para os padrões brasileiros é "gigantesca", possa ser vista meramente como um simples processo de aquisição e substituição de material. Insisto que temos aqui uma grande oportunidade de pensarmos, agirmos, e sermos grandes, neste negócio. E espero sinceramente que a MB saiba aproveitar esta oportunidade não apenas para si, mas angariar ao país novos patamares e níveis de negociação da coisa pública. Como ela deveria ser realmente tratada: como interesse público, e não somente de uns e outros.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Bolovo escreveu:Qualquer um da Eurobras. O resto pode desconsiderar porque não são fabricados aqui. Ah, o EC655 é o Tiger, um helicoptero de ataque. O Dauphin, que é um classe acima do Dauphin, é o AS365. Vc não quis dizer EC635, que este daqui?
Esse eu acho legal.
Bolovo, errei na hora de digitar.
Onde está escrito EC-655 Dauphin, entenda-se AS-365 Panther.
Não encontrei a designação militar para o mesmo na nova nomeclatura da Eurocopter. Aparece somente o EC-155, mas este é o modelo civil de maior porte do Dauphin.
O indicativo militar do EC-135 é EC635, como colocado por você.
grato pela observação.
abs.
Carpe Diem
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Se não me falhe a memória, este será desenvolvido, se for, lá para o ano de 2020.Túlio escreveu:Pois é, no auge da euforia com o negócio dos Caracol (que ainda não sei se serão EC-725 ou 225 'militarizados', há argumentos em favor de ambos) foi mencionado que se desenvolveria AQUI um heli leve, na Eurobrás. Falei DESENVOLVER. Resta ver a quantas anda o negócio...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
O ka-60 não é muito grande para ser considerado um heli leve??? Me parece que ele esta mais para o AS-365 Panther...


Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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- Carlos Lima
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB
O Ka-60 tem 'pelo menos' a mesma limitação do Panther com relação ao rotor e suas limitações em op. marítimas.J.Ricardo escreveu:O ka-60 não é muito grande para ser considerado um heli leve??? Me parece que ele esta mais para o AS-365 Panther...
E como já disseram antes... esse é da Helibrás e para trocar 6 (Panther) por meia-dúzia (Ka-60) o KA-60 não tem a menor chance.

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