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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qua Jun 29, 2011 12:43 pm
por rodrigo
Já peço desculpas se for ofensivo, mas precisam de bases também para o número de oficiais para comandar. E não é só na FAB, nem só nas forças armadas.

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qua Jun 29, 2011 3:53 pm
por Glauber Prestes
rodrigo escreveu:Já peço desculpas se for ofensivo, mas precisam de bases também para o número de oficiais para comandar. E não é só na FAB, nem só nas forças armadas.
Acho que dá pra modificar isso. Com um eventual advento de grandes bases multifuncionais, seria interessante ter um comando geral da base, cuidando da organização geral, e abaixo (ou paralelamente) teríamos o comando de cada esquadrão.

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qua Jun 29, 2011 4:34 pm
por saullo
Creio que os caças multifunção, hoje F-5M e em breve (espero) o FX-2, deverão ficar em Anápolis, Santa Cruz, Canoas e Manaus.
Os caça-combardeiros A-1M ficariam em Santa Maria e Campo Grande, tirando o Esq. Adelphi do Rio de Janeiro.
Os treinadores a jato, possivelmente M-346 e os A-29 de treinamento ficariam em Natal, que seria a base de treinamento de combate por excelência.
A base do Galeão e a dos Afonsos podem ser fechadas, com Afonsos ficando só pro Musal, e a Brigada Para-quedista indo para Goiânia, numa localização central do país conforme consta do plano de modernização do EB, com os transportes pesados sendo baseados em Anápolis.
As novas de São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé e Vilhena poderiam receber A-29, e pode-se ter novas bases em Cascavel-PR e Santa Vitória do Palmar-RS, todas essas também operando A-29.
Para equipar todas essas bases, seria preciso mais uns 30 ou 40 A-29 além do que temos hoje.

Abraços

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qua Jun 29, 2011 5:28 pm
por Pablo Maica
Eu concordo com o Glauber que Canoas deveria ser desativada, tornando-se um terminal logistico pra dar uma desafogada no Salgado Filho.

Com a previsão de a construção de mais uma pista em SM, assim como a ampliação do aeroporto civil e a criação de um terminal para carga, a FAB podia pegar carona e trazer o Pampa, que ficaria no lugar de um dos esquedrões de A-1 (muito provavelmente do Poker), o ETA seria acomodado em uma isntalação nova (hangaretes e um predio administrativo) o 2/1 GCC seria mandado para outra base ois aqui temos o mangrulho.

E o transformaria o Binfa da BASM (que tem bastante espaço ocioso) em BINFAE.



Um abraço e t+ :D

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qua Jun 29, 2011 6:07 pm
por saullo
Pablo Maica escreveu:Eu concordo com o Glauber que Canoas deveria ser desativada, tornando-se um terminal logistico pra dar uma desafogada no Salgado Filho.

Com a previsão de a construção de mais uma pista em SM, assim como a ampliação do aeroporto civil e a criação de um terminal para carga, a FAB podia pegar carona e trazer o Pampa, que ficaria no lugar de um dos esquedrões de A-1 (muito provavelmente do Poker), o ETA seria acomodado em uma isntalação nova (hangaretes e um predio administrativo) o 2/1 GCC seria mandado para outra base ois aqui temos o mangrulho.

E o transformaria o Binfa da BASM (que tem bastante espaço ocioso) em BINFAE.



Um abraço e t+ :D
Também pode ser interessante.

Abraços

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qua Jun 29, 2011 7:37 pm
por Alitson
Caça:
Manaus - Pacau(FX-2) + Poker(A-1M)
Anápolis - Jaguar(FX-2)
Santa Cruz - Jambok(F-5EM)
Santa Maria - Centauro(A-1M) + Pampas(F-5EM)
Boa Vista - Escorpião(A-29)
Porto Velho -Grifo(A-29)
Campo Grande - Flecha(A-29) + Adelphi(A-1M) + Pif-Paf(F-5EM)
Natal - Rumba(A-29) + Joker(T-X)

T-X = novo caça LIFT da FAB
A-1M = todos os A-1 deveriam de ser modernizados e capazes de realizar missões de ataque, SEAD e reconhecimento e os esquadrões disponibilizados para estas

[]s

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qua Jun 29, 2011 9:37 pm
por Thor
glauberprestes escreveu:
rodrigo escreveu:Já peço desculpas se for ofensivo, mas precisam de bases também para o número de oficiais para comandar. E não é só na FAB, nem só nas forças armadas.
Acho que dá pra modificar isso. Com um eventual advento de grandes bases multifuncionais, seria interessante ter um comando geral da base, cuidando da organização geral, e abaixo (ou paralelamente) teríamos o comando de cada esquadrão.
Não entendi bem o que quis dizer. Desde muitas décadas atrás, talvez desde a criação do antigo Ministério da Aeronáutica, a FAB é organizada em bases aéreas, com um comandante "geral" (Coronel) e todo os seus setores subordinados, cuja missão é "...apoiar as unidades que operem permanentemente ou provisoriamente...". As Unidades Aéreas e outros Esquadrões (GCC, BINFAE, etc) possuem um comandante (oficial superior - Major ou Tenente-Coronel), que recebem todo o apoio e comandamento administrativo da base e estão sistemicamente subordinados a um Comando Operacional (questão de ordens operacionais, diretrizes, etc).
Abraços

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qua Jun 29, 2011 10:52 pm
por Rodrigoiano
glauberprestes escreveu:O que eu vejo como uma reforma interessante é:

Anápolis
-Jaguar (Defesa Aérea), Guardião (Sensoriamento), Carcará (Rec), Pioneiro (transporte), Coral (Transporte), Cascavel (Transporte), Binfae
Boa Vista
-Escorpião (Caça)
Belém
-Gordo (transporte), Tracajá (transporte), Rumba (transporte), Falcão (Helo), Binfae
Brasília
-GTE, Guará (transporte), Condor (transporte) GEIV, Binfae
Campo Grande
-Onça (transporte), Pelicano (SAR), Flecha (caça), Centauro (caça), Parasar, 5º/1º GCC, Binfae
Florianópolis
-Phoenix (patrulha)
Manaus
-Pacau (caça), Binfae, Cobra(Transporte), Harpia (helo), Arara (transporte), 2º/1º GCC, Binfae
Natal
-Netuno (patrulha), Pif-Paf (caça), Joker (caça/instrução), Gavião (helo/instrução), Pastor (transporte), 3º/1º GCC, Binfae
Porto Velho
-Poti (helo ataque), Grifo (caça)
Santa Cruz
-Cardeal (patrulha), Jambock (caça), Adelphi (caça), Corsário (REVO), Carajá (transporte), Puma (Helo), 1º/1ºGCC
Santa Maria
-Pantera (helo), Poker (caça/rec), Hórus (rec), Pampa (Caça), Pégaso (transporte), 4º/1ºGCC, Binfae
Salvador
-Orugan (patrulha)
Afonsos
-Desativada
Canoas
-Desativada
Fortaleza
-Desativada
Galeão
-Desativada
Recife
-Desativada
Santos
-Desativada
São Paulo
-Desativada
Prezado Glauber, Santa Cruz não necessita de um Binfae também?

Gde abraço!

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qua Jun 29, 2011 11:37 pm
por Gerson Victorio
Hoje, durante uma entrevista aqui na BACG o Saito anunciou:
“Daqui a quatro ou cinco anos virá, com certeza, uma unidade de combate à jato da força aérea brasileira transferido do Rio de Janeiro para cá”

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/ ... rande.html
...será o Adelphi.

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qui Jun 30, 2011 11:39 am
por rodrigo
Não entendi bem o que quis dizer. Desde muitas décadas atrás, talvez desde a criação do antigo Ministério da Aeronáutica, a FAB é organizada em bases aéreas, com um comandante "geral" (Coronel) e todo os seus setores subordinados, cuja missão é "...apoiar as unidades que operem permanentemente ou provisoriamente...". As Unidades Aéreas e outros Esquadrões (GCC, BINFAE, etc) possuem um comandante (oficial superior - Major ou Tenente-Coronel), que recebem todo o apoio e comandamento administrativo da base e estão sistemicamente subordinados a um Comando Operacional (questão de ordens operacionais, diretrizes, etc).
Esse assunto é mais amplo e poderia ser discutido em tópico exclusivo. Mas até o número de oficiais generais é inchado.

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qui Jun 30, 2011 1:32 pm
por Glauber Prestes
rodrigo escreveu:
Não entendi bem o que quis dizer. Desde muitas décadas atrás, talvez desde a criação do antigo Ministério da Aeronáutica, a FAB é organizada em bases aéreas, com um comandante "geral" (Coronel) e todo os seus setores subordinados, cuja missão é "...apoiar as unidades que operem permanentemente ou provisoriamente...". As Unidades Aéreas e outros Esquadrões (GCC, BINFAE, etc) possuem um comandante (oficial superior - Major ou Tenente-Coronel), que recebem todo o apoio e comandamento administrativo da base e estão sistemicamente subordinados a um Comando Operacional (questão de ordens operacionais, diretrizes, etc).
Esse assunto é mais amplo e poderia ser discutido em tópico exclusivo. Mas até o número de oficiais generais é inchado.
Concordo. É um problema mais estrutural do que organizacional.

Salvo engano, a Suécia coloca seus pilotos mais antigos para fazer a instrução. Seria interessante fazer essa modificação aqui... Além dos voluntários, Coronéis e Ten. Coronéis poderiam ser instrutores da AFA, CATRE, Gavião, e etc...

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qui Jun 30, 2011 2:06 pm
por rodrigo
Pensando em POA, a manutenção da base em Canoas não fica prejudicada pela densidade populacional em torno da base, assim como a proximidade com o aeroporto civil? Não poderiam mudar tudo para SM?

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qui Jun 30, 2011 2:19 pm
por Pablo Maica
O Trafego do salgado filho é intenso.

Aliás eu sempre achei que canoas devia ser transformada em aeroporto de carga, pra desafogar POA.

E pra quem conhece a BACo, é uma base muito antiga, ela ainda carrega aquele conceito de dispersão da WWII. Os prédios são muito distantes, a base é completamente "espalhada".

Conversando com soldados de la ja ouvi que em função disso a segurança é um ponto fraco.


Um abraço e t+ :D

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Qui Jun 30, 2011 6:08 pm
por GustavoB
Mas já discutem projeto neste sentido.

Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras

Enviado: Sex Jul 01, 2011 12:06 am
por Thor
glauberprestes escreveu:
rodrigo escreveu: Esse assunto é mais amplo e poderia ser discutido em tópico exclusivo. Mas até o número de oficiais generais é inchado.
Concordo. É um problema mais estrutural do que organizacional.

Salvo engano, a Suécia coloca seus pilotos mais antigos para fazer a instrução. Seria interessante fazer essa modificação aqui... Além dos voluntários, Coronéis e Ten. Coronéis poderiam ser instrutores da AFA, CATRE, Gavião, e etc...
E quem desempenharia as funções de Estado-Maior e direção da força, cargos que exigem maior responsabilidade e experiência??
Os oficiais mais antigos, depois que já passaram por tudo isso aí, quando estão nos Comandos Operacionais (que exigem mais conhecimento e nivel de decisão), contribuem com a instrução como tripulantes do quadro de pilotos externos. Exemplo, enquanto um tenente ou capitão que é piloto organico da Unidade, que precisa voar para pegar mais e mais experiência, faz uns 2 voos por dia, um Coronel que chefia uma seção do Estador-Maior de uma FAE faz uns 3 a 5 voos por semana, a depender de sua disponiblidade a frente das inúmeras atribuições que possui.
Abraços