Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Enviado: Qua Jun 29, 2011 12:43 pm
Já peço desculpas se for ofensivo, mas precisam de bases também para o número de oficiais para comandar. E não é só na FAB, nem só nas forças armadas.
Acho que dá pra modificar isso. Com um eventual advento de grandes bases multifuncionais, seria interessante ter um comando geral da base, cuidando da organização geral, e abaixo (ou paralelamente) teríamos o comando de cada esquadrão.rodrigo escreveu:Já peço desculpas se for ofensivo, mas precisam de bases também para o número de oficiais para comandar. E não é só na FAB, nem só nas forças armadas.
Também pode ser interessante.Pablo Maica escreveu:Eu concordo com o Glauber que Canoas deveria ser desativada, tornando-se um terminal logistico pra dar uma desafogada no Salgado Filho.
Com a previsão de a construção de mais uma pista em SM, assim como a ampliação do aeroporto civil e a criação de um terminal para carga, a FAB podia pegar carona e trazer o Pampa, que ficaria no lugar de um dos esquedrões de A-1 (muito provavelmente do Poker), o ETA seria acomodado em uma isntalação nova (hangaretes e um predio administrativo) o 2/1 GCC seria mandado para outra base ois aqui temos o mangrulho.
E o transformaria o Binfa da BASM (que tem bastante espaço ocioso) em BINFAE.
Um abraço e t+
Não entendi bem o que quis dizer. Desde muitas décadas atrás, talvez desde a criação do antigo Ministério da Aeronáutica, a FAB é organizada em bases aéreas, com um comandante "geral" (Coronel) e todo os seus setores subordinados, cuja missão é "...apoiar as unidades que operem permanentemente ou provisoriamente...". As Unidades Aéreas e outros Esquadrões (GCC, BINFAE, etc) possuem um comandante (oficial superior - Major ou Tenente-Coronel), que recebem todo o apoio e comandamento administrativo da base e estão sistemicamente subordinados a um Comando Operacional (questão de ordens operacionais, diretrizes, etc).glauberprestes escreveu:Acho que dá pra modificar isso. Com um eventual advento de grandes bases multifuncionais, seria interessante ter um comando geral da base, cuidando da organização geral, e abaixo (ou paralelamente) teríamos o comando de cada esquadrão.rodrigo escreveu:Já peço desculpas se for ofensivo, mas precisam de bases também para o número de oficiais para comandar. E não é só na FAB, nem só nas forças armadas.
Prezado Glauber, Santa Cruz não necessita de um Binfae também?glauberprestes escreveu:O que eu vejo como uma reforma interessante é:
Anápolis
-Jaguar (Defesa Aérea), Guardião (Sensoriamento), Carcará (Rec), Pioneiro (transporte), Coral (Transporte), Cascavel (Transporte), Binfae
Boa Vista
-Escorpião (Caça)
Belém
-Gordo (transporte), Tracajá (transporte), Rumba (transporte), Falcão (Helo), Binfae
Brasília
-GTE, Guará (transporte), Condor (transporte) GEIV, Binfae
Campo Grande
-Onça (transporte), Pelicano (SAR), Flecha (caça), Centauro (caça), Parasar, 5º/1º GCC, Binfae
Florianópolis
-Phoenix (patrulha)
Manaus
-Pacau (caça), Binfae, Cobra(Transporte), Harpia (helo), Arara (transporte), 2º/1º GCC, Binfae
Natal
-Netuno (patrulha), Pif-Paf (caça), Joker (caça/instrução), Gavião (helo/instrução), Pastor (transporte), 3º/1º GCC, Binfae
Porto Velho
-Poti (helo ataque), Grifo (caça)
Santa Cruz
-Cardeal (patrulha), Jambock (caça), Adelphi (caça), Corsário (REVO), Carajá (transporte), Puma (Helo), 1º/1ºGCC
Santa Maria
-Pantera (helo), Poker (caça/rec), Hórus (rec), Pampa (Caça), Pégaso (transporte), 4º/1ºGCC, Binfae
Salvador
-Orugan (patrulha)
Afonsos
-Desativada
Canoas
-Desativada
Fortaleza
-Desativada
Galeão
-Desativada
Recife
-Desativada
Santos
-Desativada
São Paulo
-Desativada
...será o Adelphi.“Daqui a quatro ou cinco anos virá, com certeza, uma unidade de combate à jato da força aérea brasileira transferido do Rio de Janeiro para cá”
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/ ... rande.html
Esse assunto é mais amplo e poderia ser discutido em tópico exclusivo. Mas até o número de oficiais generais é inchado.Não entendi bem o que quis dizer. Desde muitas décadas atrás, talvez desde a criação do antigo Ministério da Aeronáutica, a FAB é organizada em bases aéreas, com um comandante "geral" (Coronel) e todo os seus setores subordinados, cuja missão é "...apoiar as unidades que operem permanentemente ou provisoriamente...". As Unidades Aéreas e outros Esquadrões (GCC, BINFAE, etc) possuem um comandante (oficial superior - Major ou Tenente-Coronel), que recebem todo o apoio e comandamento administrativo da base e estão sistemicamente subordinados a um Comando Operacional (questão de ordens operacionais, diretrizes, etc).
Concordo. É um problema mais estrutural do que organizacional.rodrigo escreveu:Esse assunto é mais amplo e poderia ser discutido em tópico exclusivo. Mas até o número de oficiais generais é inchado.Não entendi bem o que quis dizer. Desde muitas décadas atrás, talvez desde a criação do antigo Ministério da Aeronáutica, a FAB é organizada em bases aéreas, com um comandante "geral" (Coronel) e todo os seus setores subordinados, cuja missão é "...apoiar as unidades que operem permanentemente ou provisoriamente...". As Unidades Aéreas e outros Esquadrões (GCC, BINFAE, etc) possuem um comandante (oficial superior - Major ou Tenente-Coronel), que recebem todo o apoio e comandamento administrativo da base e estão sistemicamente subordinados a um Comando Operacional (questão de ordens operacionais, diretrizes, etc).
E quem desempenharia as funções de Estado-Maior e direção da força, cargos que exigem maior responsabilidade e experiência??glauberprestes escreveu:Concordo. É um problema mais estrutural do que organizacional.rodrigo escreveu: Esse assunto é mais amplo e poderia ser discutido em tópico exclusivo. Mas até o número de oficiais generais é inchado.
Salvo engano, a Suécia coloca seus pilotos mais antigos para fazer a instrução. Seria interessante fazer essa modificação aqui... Além dos voluntários, Coronéis e Ten. Coronéis poderiam ser instrutores da AFA, CATRE, Gavião, e etc...