FCarvalho escreveu:rodrigo escreveu:Também é importante saber se a infraestrutura aeroportuária de carga está pronta para operar tais aeronaves com mais frequencia. Lembro que no ano passado um antonov teve que pousar em Cabo Frio para deixar peças para exploração de petróleo, porque era complicadíssimo desembarcar e transportar do Galeão para a região do lagos.
Até onde sei, os grandes aeroportos brasileiros podem receber os Antonov normalmente. A questão de limitações está mais relacionado ao tipo de cargas e seu deslocamento pela vias de escoamento dos aeroportos. Como é muito comum tais aviões carregarem cargas extremamente volumosas, as vezes a entrega tem que ser feita em um aeroporto diferente.
FCarvalho, infelizmente não é bem assim. Operar até pode operar, mas com qual peso?
Porque ser capaz de receber um Antonov e colocar so metade da carga acho um desperdicio.
O problema é a necessidade de piso nos patios, pois as pistas realmente a grande maioria tem capacidade de suportar-los.
E isso demandaria algum investimento em infraestrutura aeroportuaria, como muitas outras coisas mais..
Se alguem tiver mais interesse sobre como se calcula se uma aeronave pode ou não pousar em algum lugar, vai umas dicas:
http://en.wikipedia.org/wiki/Aircraft_C ... ion_Number
http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=publicacoes
extraido do capitulo 1 do ROTAER:
"27. Resistência do piso da pista. A resistência do piso dos aeródromos destinados a
aeronaves com peso até 5.700 Kg (12.500lb) é notificada através do peso máximo
admissível (peso máximo de decolagem) da aeronave e da pressão máxima admissível
dos pneus da aeronave.
Exemplo: 4000 Kg/0.50 MPa.
A resistência do piso dos aeródromos destinados a aeronaves com peso superior a
5.700 Kg (12.500 lb) será notificada pelo método do Número de Classificação de Aeronaves
– Número de Classificação de Pavimentos (ACN – PCN).
Exemplo: 78a) / R b) / A c) / W d) / T e)
27-1. ACN (Número de Classificação de Aeronaves). É um número que exprime o efeito
relativo de uma aeronave sobre um pavimento, para determinada resistência.
27-2. PCN (Número de Classificação do Pavimento). É um número que indica a resistência
de um pavimento para operações sem restrições.
OBS: A resistência do piso dos helipontos é apresentada simplesmente com o
peso em toneladas.
O PCN notificado indica que as aeronaves com ACN igual ou inferior ao PCN, podem
operar sem restrições sobre o pavimento, obedecidas as limitações relativas à pressão
dos pneus.
Poderão ser autorizadas operações de aeronaves com ACN igual ou superior ao PCN
notificado para pavimento desde que obedecidos os critérios estabelecidos na AIC 09/01 -
Resistência de Pavimentos dos Aeródromos e contida no MCA 53-1 - Manual do Especialista
em Informação Aeronáutica.
Notificam-se as seguintes informações:
a) número de classificação do pavimento (PCN);
b) tipo do pavimento para determinar o valor ACN - PCN;
c) resistência do subleito;
d) pressão máxima admissível dos pneus; e
e) método de avaliação.
A informação sobre o tipo de piso para determinar o ACN -PCN, será divulgada
utilizando-se as classes seguintes:
a) número de classificação do pavimento (PCN);
b) tipo de pavimento:
R - rígido
F - flexível
c) resistência do subleito:
A - resistência alta B - resistência média
C - resistência baixa D - resistência ultra-baixa
0-18 ROTAER
04 JUN 09 AMDT 06 COMAER
d) pressão máxima admissível dos pneus:
W - alta (sem limite de pressão)
X - média (até 1,50MPa)
Y - baixa (até 1,00MPa)
Z - muito baixa (até 0,50MPa)
e) método de avaliação:
T - técnica: Consiste no estudo específico das características do pavimento e
na aplicação da tecnologia do comportamento dos pavimentos.
U - prática: Consiste na utilização do conhecimento do tipo e peso de aerona
ves que, em condições normais de emprego, o pavimento resiste satisfatoria
mente.
Exemplo: Notificação publicada: 80/R/B/W/T
Interpretação:
Resistência do piso –––––––––––––––––––––– 80;
Tipo de piso: ––––––––––––––––––––––––––– rígido;
Resistência do subleito: –––––––––––––––––– média;
Pressão máxima dos pneus: –––––––––––––– sem limite de pressão; e
Método de avaliação: –––––––––––––––––––– técnica."