STS-134 Endeavour e seu último lançamento

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Anunnarca
Júnior
Júnior

Re: STS-134 Endeavour e seu último lançamento

#16 Mensagem por Anunnarca » Ter Mai 17, 2011 8:31 am

Só um detalhe. Realmente o Buran que foi ao espaco acabou sendo destruido com a queda da estrutura do hangar. Mas no mesmo hangar, que é gigantesco por sinal, ainda existem outros Burans.

Até hoje os soviéticos mantém sigilo sobre o projeto, mas eles tem uns 5 burans guardados, alguns finalizados e outros construidos pela metade.

Na realidade o que houve foi a percepcao que esse projeto era um desastre economico (assim como o americano), e o governo largou no meio, mesmo depois de investir um mundo de dinheiro. O unico voo foi só pra demonstrar a capacidade dos soviéticos perante os americanos.

Engracado é que eles convidaram algumas pessoas chaves de várias agencias, colocaram num hotel e numa determinada hora da noite convidaram eles pra assistir um espetáculo na cobertura. Era o Buran subindo,

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#17 Mensagem por LeandroGCard » Ter Mai 17, 2011 9:03 am

Anunnarca escreveu:Só um detalhe. Realmente o Buran que foi ao espaco acabou sendo destruido com a queda da estrutura do hangar. Mas no mesmo hangar, que é gigantesco por sinal, ainda existem outros Burans.

Até hoje os soviéticos mantém sigilo sobre o projeto, mas eles tem uns 5 burans guardados, alguns finalizados e outros construidos pela metade.

Na realidade o que houve foi a percepcao que esse projeto era um desastre economico (assim como o americano), e o governo largou no meio, mesmo depois de investir um mundo de dinheiro. O unico voo foi só pra demonstrar a capacidade dos soviéticos perante os americanos.

Engracado é que eles convidaram algumas pessoas chaves de várias agencias, colocaram num hotel e numa determinada hora da noite convidaram eles pra assistir um espetáculo na cobertura. Era o Buran subindo,
Muito interessante esta informação, eu não sabia que existiam outros Burans além do que voou no espaço e do utilizado para testes aerodinâmicos (com motores a jato acoplados).

De fato faz até sentido que os soviéticos tenham abandonado o projeto quando perceberam o nível dos custos, o que os americanos também deveriam ter feito há muito tempo. Mas para mim é inesperado que os soviéticos à época tenham sequer pensado em ter uma frota numerosa de uma nave tão pouco prática.

Grande abraço,

Leandro G. Card

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#18 Mensagem por joao fernando » Ter Mai 17, 2011 9:38 am

Leandro, realmente, tambem li que eram varios, e que nesse acidente, tinham mais naves, como falado, em parte prontas e outras em montagem

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Anunnarca
Júnior
Júnior

#19 Mensagem por Anunnarca » Ter Mai 17, 2011 3:52 pm

Por isso tanto se falou do EUA em comprar os Burans. Eles estao la, quase prontos.

Na verdade eu não li isso, mas tive a chance de me tornar amigo do médico responsavel pelos astronautas europeus.
E ele foi médico de cosmonautas durante algum tempo e numa ocasião ele foi ver o hangar onde guardavam os Burans (foi antes do acidente). Ele me disse que era uma monstruosidade e que existiam varios Burans por la. Ele contou 7, mas nao tinha certeza do numero porque alguns estavam em pedaços. Entao eu prefiro imaginar 5 e é o que eu tenho lido por ai.

Ele por sinal estava no topo do hotel quando lançaram o Buran e me contou a reaçao das pessoas la. Simplesmente ninguém esperava o que ia ocorrer naquela noite.

Eles montaram os Buran numa instalaçao militar que fica ao lado de Baikonur. Na decada de 70, quase 200 mil pessoas viviam numa cidade montada exclusivamente para suporte das operaçoes espaciais russas. Hoje em dia se tornou uma cidade fantasma.Espero poder ir la ainda.

Quanto ao lançamento ontem, pela primeira vez na vida tive chance de assistir de dentro de uma sala de controle. Fui convidado pra acompanhar o lançamento dentro do EAC (centro de treinamento de astronautas europeu) e foi muito bacana. Tinham varios astronautas e figurinhas carimbadas por la, além de varios canapés pra saborear. haha

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#20 Mensagem por LeandroGCard » Ter Mai 17, 2011 7:15 pm

Anunnarca escreveu:Por isso tanto se falou do EUA em comprar os Burans. Eles estao la, quase prontos.
Só se os americanos fossem loucos mesmo. Agora que conseguiram finalmente se livrar dos seus próprios elefantes brancos iriam comprar outros dos russos :? ?

Na verdade eu não li isso, mas tive a chance de me tornar amigo do médico responsavel pelos astronautas europeus.
E ele foi médico de cosmonautas durante algum tempo e numa ocasião ele foi ver o hangar onde guardavam os Burans (foi antes do acidente). Ele me disse que era uma monstruosidade e que existiam varios Burans por la. Ele contou 7, mas nao tinha certeza do numero porque alguns estavam em pedaços. Entao eu prefiro imaginar 5 e é o que eu tenho lido por ai.

Ele por sinal estava no topo do hotel quando lançaram o Buran e me contou a reaçao das pessoas la. Simplesmente ninguém esperava o que ia ocorrer naquela noite.

Eles montaram os Buran numa instalaçao militar que fica ao lado de Baikonur. Na decada de 70, quase 200 mil pessoas viviam numa cidade montada exclusivamente para suporte das operaçoes espaciais russas. Hoje em dia se tornou uma cidade fantasma.Espero poder ir la ainda.
Muita pena que tudo isso, todo este esforço e investimento, tenha sido tão mal direcionado por causa de rivalidades político/ideológicas, tanto na Rússia quanto nos EUA. Se bem dirigidos estes esforços poderiam ter nos levado muito mais longe no espaço, hoje talvez já tivéssemos encontrado vida fora da Terra e estivéssemos iniciando a colonização de Marte... .

Quanto ao lançamento ontem, pela primeira vez na vida tive chance de assistir de dentro de uma sala de controle. Fui convidado pra acompanhar o lançamento dentro do EAC (centro de treinamento de astronautas europeu) e foi muito bacana. Tinham varios astronautas e figurinhas carimbadas por la, além de varios canapés pra saborear. haha
Sonho meu, sonho meu... .

Grande abraço,

Leandro G. Card

Anunnarca
Júnior
Júnior

#21 Mensagem por Anunnarca » Ter Mai 17, 2011 8:15 pm

Sonho meu, sonho meu... .

Grande abraço,

Leandro G. Card[/quote]

Vou tentar tirar uma foto no lançamento da Atlantis, todo mundo pode tirar foto aqui, menos quem trabalha, nunca vi isso. haha

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#22 Mensagem por joao fernando » Qua Mai 18, 2011 10:50 am

Nunca na historia desse forum, as fuentes forão tão importantes... :twisted:

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#23 Mensagem por rodrigo » Sex Mai 20, 2011 11:07 am

Uma das maiores coincidências possíveis, ver o lançamento na TV do avião e olhar na janela e presenciar o ônibus espacial subindo:

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder