O que o Túlio falou é verdade. Vai a Embraer, com o BNDES por trás, querer comprar a Boeing para vocês verem SE já não tiver uma regra da companhia que impeça a compra para estrangeiros (a BAE Systems tem, impede que estrangeiros tenham mais de 15% do capital), certamente vai render algumas boas idas de representantes da Embraer ao congresso americano discursar sobre, até as mulas entregarem. Foi assim com a JBS, quando comprou um frigorífico lá (que nem era grande coisa) e aquele escarcéu que fizeram quando a InBev comprou a Anheuser-Busch.
Eu acho que um empresário que atua na área de defesa, com uma empresa relativamente estratégica às Forças Armadas de seu país, deveria ter, por si só, a noção de que sua empresa não deveria cair nas mãos de gente de fora. Claro, vão falar que estamos no capitalismo e tudo mais, enfim... o que vale é o lucro. Mas creio se qualquer um de nós aqui fossemos dono de uma empresa com um mínimo de serventia estratégica ao Brasil, não venderíamos ela à estrangeiros, ou venderíamos ?
Para evitar esses debates sobre capitalismo, etc, acho que a END deveria clamar, por si só, uma regra que estabelecesse que empresas estrangeiras só poderiam ter no máximo uns 30% do capital de empresas de material bélico/segurança/defesa do Brasil (não li a END toda, se já tiver algo do tipo, desculpem - mas não creio que tenha, ou a situação não estaria alarmante assim). Assim, evitaríamos que por qualquer cesta básica nossos empresários super-patriotas entreguem boas empresas aos estrangeiros.
Eu queria ver essa notícia. Iria falar sobre no post, mas depois que vi seu post, quero saber mais sobre o que é. Talvez seja o que eu desejo mesmo, um conglomerado nacional de empresas de defesa. Setor de defesa é o único que a concorrência INTERNA não é lá muito importante. Tendo uma empresa/grupo só já basta (ao menos em cada setor da defesa).Marino escreveu:Túlio, sugiro que postem aqui a notícia do "conglomerado" que terá a Embraer como empresa líder.
A Mectron, para sua tranquilidade, melhor, nossa, fará parte do mesmo.