O Brasil precisa de mais engenheiros
Moderador: Conselho de Moderação
- bruno mt
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
Re: O Brasil precisa de mais engenheiros
Já que temos estudantes e profissionais já formados aqui decha eu perguntar:
É esse demonio que todos dissem mesmo?
Porque falam que é muito difícil, quase impossivel, você vai estudar a ponto de quase não ter mais vida social...(dei uma exageradinha... mas vocês intenderam )
então, é realmente dificíl assim?
Porque falam que é muito difícil, quase impossivel, você vai estudar a ponto de quase não ter mais vida social...(dei uma exageradinha... mas vocês intenderam )
- LEO
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
No meu curso a evasão era muito grande (é um curso "recente" na Unicamp - de início em 1998).
Desde então a taxa de evasão tem diminuido. O curso não ficou mais fácil, muito pelo contrário - os estudantes estão mais preparados.
Desde então a taxa de evasão tem diminuido. O curso não ficou mais fácil, muito pelo contrário - os estudantes estão mais preparados.
"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43
Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43
Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Sim, Intendemos.bruno mt escreveu:Já que temos estudantes e profissionais já formados aqui decha eu perguntar:
É tudo frescura e viadagem. Se organizar sobra tempo para tudo que fazia antes. Além disso toda as sextas sai para caçar. Pelo menos fazia isso quando passei pelo "sofrimento" das matérias obrigatórias do mestrado. Ainda, diferente da maioria, produzia pra caramba.
- Super Flanker
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 53 vezes
Não sei se é tudo isso que falam, mas não posso falar muito porque estou indo pro segundo ano.bruno mt escreveu:Já que temos estudantes e profissionais já formados aqui decha eu perguntar:
Mas uma coisa eu sei, é desanimador rachar de estudar, se matar MESMOOOOO, fazer muitos e muitos exercícios, e chegar na prova tirar 3, 4.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
-
- Avançado
- Agradeceram: 3 vezes
É verdade, é isso que é broxante.Super Flanker escreveu:Não sei se é tudo isso que falam, mas não posso falar muito porque estou indo pro segundo ano.bruno mt escreveu:Já que temos estudantes e profissionais já formados aqui decha eu perguntar:
Mas uma coisa eu sei, é desanimador rachar de estudar, se matar MESMOOOOO, fazer muitos e muitos exercícios, e chegar na prova tirar 3, 4.
Quanto ao estudar: depende da pessoa. Tem gente que vai viver pra estudar e não vai conseguir se dar bem. Tem gente que vai estudar 1 hora por dia e vai passar direto em tudo. A única coisa que eu posso afirmar é: não adianta tentar se garantir só com o que é dado em aula, vai ter que ralar pelo menos um pouco em casa. Como já foi dito acima, é bom se programar para o estudo(a partir do primeiro dia de aula, começar a estudar um tempo antes da prova não dá muito certo).
-
- Avançado
- Agradeceram: 3 vezes
Jesus Maria JoséHader escreveu:Sem dizer que a maior parte dos cursos de engenharia do Brasil é sofrível, fruto do nosso sistema educacional sofrível. Ja conversei com engenheiro mecânico buscando mestrado ao norte do Rio Grande que não sabia relacionar número de Nusselt com Prandtl e Reynolds...
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
É verdade que para fazer um curso de engenharia é preciso estudar, só assistir às aulas não é suficiente. Muitas matérias são mesmo difíceis e o conteúdo é muito grande, os professores não tem como apresentar tudo em sala de aula e mandam muita coisa para se pesquisar em casa. A quantidade de pesquisas e trabalhos para entregar costuma ser enorme, pelo menos nas boas escolas, e até provas em casa eu cheguei a fazer (durante todos os dias de um feriado de 4 dias, e a média da turma ficou em 3,5 ).Mas a quantidade de estudo varia, eu mesmo não costumava gastar mais do que uma ou duas horas por dia no máximo estudando fora da sala de aula (com exceção do período do meu projeto de formatura, aí eu estudava o tempo inteiro em que estava desperto, sorte que minha namorada vivia em outra cidade e só nos comunicávamos por carta mesmo ).gral escreveu:É verdade, é isso que é broxante.Super Flanker escreveu: Não sei se é tudo isso que falam, mas não posso falar muito porque estou indo pro segundo ano.
Quanto ao estudar: depende da pessoa. Tem gente que vai viver pra estudar e não vai conseguir se dar bem. Tem gente que vai estudar 1 hora por dia e vai passar direto em tudo. A única coisa que eu posso afirmar é: não adianta tentar se garantir só com o que é dado em aula, vai ter que ralar pelo menos um pouco em casa. Como já foi dito acima, é bom se programar para o estudo(a partir do primeiro dia de aula, começar a estudar um tempo antes da prova não dá muito certo).
Mas na minha opinião a grande causa da evasão dos alunos de engenharia não é o fato de ser um curso difícil e trabalhoso, mas o desconhecimento dos jovens sobre a natureza do curso e do próprio trabalho do engenheiro ANTES de entrar para a faculdade. Muita gente (provavelmente a maioria) que decide por fazer alguma engenharia escolhe estes cursos por um de dois motivos. O primeiro é porque sente atração com algo relacionado à engenharia, como carros, gadgets eletrônicos ou edifícios de arquitetura modernosa, e acha que fazendo engenharia vai poder passar a vida “brincando” com este tipo de coisa. Já o segundo motivo é porque a pessoa sente facilidade e/ou afinidade por matérias da área de exatas (matemática, física e em menor grau química) e acha que fazendo engenharia poderá se dedicar a estudar basicamente estas matérias e ainda garantir um bom emprego depois (coisa difícil para matemáticos e físicos).
Os do primeiro grupo muito frequentemente acabam sofrendo um choque já no início do curso, quando tem que estudar matéria após matéria de física e matemática, sem ter nenhuma idéia de para que aquilo tudo vai servir. São as tais matérias que a maioria após estudar feito louco fica feliz se conseguir tirar um 5. Muitos já desistem ou simplesmente não conseguem passar desta etapa. Os do segundo grupo por outro lado costumam se sentir muito à vontade no curso básico, alguns até se divertem com cálculo diferencial ou física oscilatória, e nos primeiros anos acham que acertaram em cheio na escolha da carreira. Mas aí começam o ciclo profissional e tem que estudar materiais, desenho técnico, mecânica dos solos, tecnologia mecânica, elementos de máquinas (I, II e III), circuitos integrados, sistemas fluido-mecânicos, e outras matérias aplicativas onde a matemática é básica mas é necessário desenvolver a compreensão de conceitos de projeto e aplicação, e aí eles percebem que esta não é bem a área que gostam. Muitos destes desistem e pulam para os cursos de física, matemática, administração, etc... (já vi camarada saindo até para fazer direito ). Outros levam a engenharia até o final reclamando muito, mas em geral não dão bons engenheiros. E outros ainda acabam indo fazer pós-graduação em alguma área bem teórica e virando professores, o que afinal é o que teriam feito se tivessem optado por física ou matemática desde o princípio.
Para evitar estas coisas seria muito interessante que fossem apresentado para os alunos no final do segundo grau uma descrição do que é o curso de engenharia e do que faz o engenheiro, para permitir uma escolha mais embasada e evitar decepções depois. E isto vale para todas as outras profissões também.
Leandro G. Card
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Cara, eu estudo TODO DIA (Sábado e Domingo, e inclusive agora nas férias, mas agora só 3 vezes por semana) pelo menos duas horinhas, porque:
1-Matéria dada, matéria estudada, então não acumula;
2-Posso me dar ao luxo de simplesmente não precisar apertar o estudo antes de provas de algumas matérias, pra sobrar tempo com matérias mais pesadas;
3-Acabo tendo uma vida social bem legal, na maior parte do tempo;
Pra te orientar, olha a minha grade:
http://sites.google.com/site/engaeroufa ... edirects=0
1-Matéria dada, matéria estudada, então não acumula;
2-Posso me dar ao luxo de simplesmente não precisar apertar o estudo antes de provas de algumas matérias, pra sobrar tempo com matérias mais pesadas;
3-Acabo tendo uma vida social bem legal, na maior parte do tempo;
Pra te orientar, olha a minha grade:
http://sites.google.com/site/engaeroufa ... edirects=0
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.