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Re: "Pouso" não planejado na água

Enviado: Sáb Out 02, 2010 4:42 pm
por sapao
Tulio,
o pior momento e na hora de sair da água, normalmente ocorre um aumento significativo do peso e se o piloto não se antecipar pode levar um susto, talve seja esse o caso do MI-14.
Coloca qualquer um objeto na piscina e voce vai entender isso, até a hora de sair da agua ela meio que ajuda diminuindo o peso, depois e só gravidade.
Fico com a impressão (que pode estar errada, logico), de que faltou potencia para uma decolagem vertical e ele tentou acelerar para uma dep corrida, o mesmo principio que e feito no solo, so que devido a altura das vagas o balanço fez com que o rotor tocasse a agua, e ai f* tudo...
Não importa a potencia do heli, sempre vai haver um batente de peso! Ja li sobre CH-47, H-60, H-34, MI-26 perdendo potencia e girando a cauda devido a excesso de peso...

Re: "Pouso" não planejado na água

Enviado: Sáb Out 02, 2010 4:46 pm
por WalterGaudério
gaitero escreveu:
papagaio escreveu:RenanN
O tamanho do cabo do cesto do bambi bucket (é o cesto que se enche de água para combate aos incêndios) no Esquilo é curto, para que não haja risco do mesmo, sob forte oscilação, não atinja o rotor de cauda.
O militar deitado no piso é o fiel da aeronave, que ajuda os pilotos nestas manobras muito próximas do solo.
Voltando ao bambi bucket, existem helicópteros que carregam enormes comprimentos de cabo (já vi uma foto de um Mi-26 com o tamanho do cabo muito maior do que a aeronave). Não saberia explicar o porque, talvez concepções diferentes de emprego pelos engenheiros.
Abs,
Creio que depende mais do tamanho do cesto, cestos maiores podem ter cabos maiores...

Neste caso, um MI-26 deve carregar um cesto muito maior que o Esquilo
O BMABI BUCKET do MI26 deve dar para carregar o próprio esquilo.... :mrgreen:

Re: "Pouso" não planejado na água

Enviado: Sáb Out 02, 2010 5:58 pm
por alcmartin
Sobre o tamanho do cabo e do cesto, uma coisa que não foi mencionada é que estes criam um movimento de pendulo, dificilimo de controlar e que merece um capitulo especial na instruçào. O sapào e o Piffer podem explicar melhor.
Anos atrás, durante uma emergencia de afogado, lá no Rio, não havia piloto disponível no entào CGOA. Mas havia um "piloto" aprendiz, ainda não qualificado. "Tô solo", dizem que falou...e foi! :shock: Tudo bem até começar a tirar o salva vidas e o afogado da água. Aí, conforme o sapao explicou, nesse momento, veio o peso, balançou, pendulou e...tudo na água, salva vidas, afogado e esquilo!!! :shock: :? [002] :mrgreen:

Re: "Pouso" não planejado na água

Enviado: Sáb Out 02, 2010 6:11 pm
por sapao
Se pendular muito não tem jeito, ou alija ou vai ter problemas. Realmente o tamanho da corda ou cabo tem que ser proporcional ao peso, velocidade, forma da carga e por ai vai.
Eu pessoalmente acho a carga externa uma das missões que mais preparo requer, seja da tripulação nos calculos de peso e balanceamento bem como na amarração, no controle do pendulo, na retirada e na colocação; enfim é uma missão com inumeras variaveis para dar merd*!