Luís Henrique escreveu:Vou colocar a minha humilde opnião.
Eu sei da importância de embarcações como fragatas, navio aeródromo, etc.
mas na atual conjuntura brasileira acredito que a força mais eficiente que poderíamos ter é a seguinte.
Lembrando que essa não é a força que eu gostaria, na realidade gostaria de 5 FA com helicopteros, Na, aviões, subs, etc.
mas com a pequena verba eu investiria da seguinte forma.
Venderia o NA São Paulo e suas latas voadoras.
Venderia as fragatas (todas as classes)
venderia os contratorpedeiros
Formaria uma força de:
12 Submarinos Nucleares (com mísseis anti-navio e quem sabe defesa anti-aérea)
18 submarinos convencionais
Investiria em corvetas ou lanchas (sei la) para a Guarda Costeira. Transferiria maior pessoal para a guarda costeira para vigiar todas as embarcações para captura de drogas, armas ilegais, etc.
E para a defesa do país ficaria uma força de 30 submarinos.
Na exquadrex deu pra perceber que os submarinos são realmente eficientes, mesmo sendo projetos já antigos.
E as nossa força de superfície é bem pior.
Então teríamos uma força que necessitaria de menos pessoal. Teriamos 18 subs para defender a costa e 18 para forrar o atlantico sul.
inclusive em participações pela Otan, poderiamos manter os convencionais aqui e enviar alguns subs nucleares para ajudar.
Concordo totalmente, acho que é isso mesmo, até poderiamos ter umas fragatas ai vai umas 5 ou 6 mas acho que em um possivel conflito nossa dissuasão deve levar em consideração como espinha dorsal nossa força de subs; afinal uma força por maior que seja (os EUA) por exemplo antes de arriscar seus Porta-aviões por aqui eles iriam primeiro querer limpar os oceanos de possiveis subs, isso da tempo para preparar a população, etc...