Brasileiros não sabem o hino nacional

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Brasileiros não sabem o hino nacional

#16 Mensagem por Paisano » Ter Set 07, 2010 3:17 pm

PRick escreveu:
O Brizola sempre dizia que na opinião dele esse era o verdadeiro Hino Nacional.

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 511 vezes

#17 Mensagem por delmar » Ter Set 07, 2010 5:28 pm

Paisano escreveu:
PRick escreveu:
O Brizola sempre dizia que na opinião dele esse era o verdadeiro Hino Nacional.
A mim pareceu-me que estão a cantar com sotaque português. Será que é para dar mais autenticidade ao hino? :roll:

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#18 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 07, 2010 10:21 pm

Pois é... aqui nos EUA até em inauguração de padaria eles cantam o hino e honestamente pode até existir um ou outro que não sabe, mas de um modo geral eles levam isso bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm a sério!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1983 vezes
Agradeceram: 809 vezes

#19 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Set 08, 2010 12:34 am

Brasileiro não sabe nem ler direito pra começo de conversa e a maioria vota com a barriga, querer que saiba o hino nacional é exigência demais.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Dorfus
Júnior
Júnior

#20 Mensagem por Dorfus » Qua Set 08, 2010 10:01 am

Pablo Maica escreveu:Eu acho que cantar o hino perante a bandeira nacional uma vez por semana como se faz nas escolas argentinas não ia matar ninguem...
Já é obrigatório desde 2009.

http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL13 ... COLAS.html

FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 273 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#21 Mensagem por FOXTROT » Qua Set 08, 2010 10:30 am

Nas cerimônias que assisto fico com a impressão que as pessoas cantam por obrigação, pelo protocolo e é isso que tem que mudar...

Obrigação que não percebo quando se canta o hino riograndense, este é cantado com entusiasmo e não há nada de separatismo nisso, talvez o fato do hino gaúcho ser pequeno contribua para uma maior identificação popular.

Saudações

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
magoo32
Intermediário
Intermediário

#22 Mensagem por magoo32 » Qua Set 08, 2010 1:13 pm

O Hino Rio-Grandense é o hino oficial do estado do Rio Grande do Sul. Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida, além de uma repetição do estribilho, pelo mesmo dispositivo legal que a oficializou como hino do estado - A lei nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966.

Letra

Como a aurora, precursora
Do farol da divindade,
foi o Vinte de Setembro
O precursor da liberdade.

Mostremos valor, constância,
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda a Terra.

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo;
Povo que não tem virtude,
Acaba por ser escravo.

Mostremos valor, constância,
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda a Terra.

Dorfus
Júnior
Júnior

#23 Mensagem por Dorfus » Qua Set 08, 2010 2:20 pm

Qual a razão da existência de hinos estaduais? Numa federação como o Brasil isso não faz o menor sentido. Para que ressaltar as qualidades do estado X ou Y em relação ao resto dos estados da MESMA nação? Ao meu ver, exaltar hinos estaduais é um bairrismo míope característico de algumas regiões do Brasil (que eu não vou citar mas todo mundo sabe quais são).

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 127 vezes
Agradeceram: 427 vezes

#24 Mensagem por prp » Qua Set 08, 2010 2:29 pm

:lol: :lol: é mesmo :lol: :lol:

magoo32
Intermediário
Intermediário

#25 Mensagem por magoo32 » Qua Set 08, 2010 2:58 pm

Não vejo nada de "bairrismo míope característico de algumas regiões do Brasil (que eu não vou citar mas todo mundo sabe quais são)"
O fato de algumas regiões do Brasil terem um hino de menor tamanho, com uma letra muito mais acessível ao entendimento e que por esses e mais alguns motivos são cantados por um número muito maior de pessoas do que o hino brasileiro, não quer dizer bairrismo.
Se outras unidades da federação não cultuam seu hino estadual que se há se fazer???
Se as pessoas de outras unidades da federação desconhecem seus hinos, não sabem cantá-los, não sabem o que significa.....paciencia???

Se cantar o hino do meu estado da mesma maneira que canto o hino nacional (pois sou um desses privilegiados que ainda sabem toda a letra)... anota aí:

EU SOU BAIRRISTA MÍOPE COM MUITO ORGULHO EM SER GAÚCHO E BRASILEIRO

Dorfus
Júnior
Júnior

#26 Mensagem por Dorfus » Qua Set 08, 2010 3:15 pm

Mas eu nem disse que me referia aos gaúchos, por que levaste isso tão a sério?
:lol:

Mas, tratando-se espeficificamente dos nossos amigos gaúchos, qual o motivo de exaltar o Rio Grande do Sul se ele é apenas um pedaço de um país muito maior? Não faria mais sentido o hino nacional tomar o lugar do hino estadual?

O que vem em primeiro lugar para um Gaúcho? O Brasil como um todo ou o Rio Grande do Sul? Estou realmente interessado nessa resposta.

PRick

#27 Mensagem por PRick » Qua Set 08, 2010 3:59 pm

Gente o Estado brasileiro é uma República Federativa, quer dizer é composta pela União, Estados e Municípios, em contrapartida a uma República Unitária, que é composta de União, Provincias e Municípios.

O que diferencia um Estado de uma Provincia é exatamente o grau de autonomia administrativa, jurídica e política. Os Estados tem governadores eleitos, as Provincias tem administradores nomeados pelo Governo Federal, quando tem administradores. A Provincia não tem autonomia política, nem jurídica, às vezes tem autonomia administrativa. Um Estado dentro de uma Federação, tem sua própria Constituição, Assembléias, poder de polícia, cobra impostos, tem bandeira, hino, brasão, etc..

Brasil e EUA são Repúblicas Federativas, nos EUA os Estados tem até mais autonomia. Países muito grandes e complexos costumam se organizar em Federações, dos mais diversos tipos.

[]´s

Dorfus
Júnior
Júnior

#28 Mensagem por Dorfus » Qua Set 08, 2010 4:05 pm

Eu não me expressei corretamente, mas o cerne do meu questionamento não é exatamente a existência de hinos estaduais, e sim que eles deveriam ter uma importância muitíssimo menor que o hino nacional. A meu ver não faz sentido cantar as qualidades do seu estado para o outros estados do mesmo país.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 127 vezes
Agradeceram: 427 vezes

#29 Mensagem por prp » Qua Set 08, 2010 4:07 pm

Prick, a Federação brasileira é de fachada, e você sabe muito bem disso.
O imbecil do Rui Barbosa criou uma federação não "federada", prá ingles vê.
Somos uma república, federativa só no nome.
E o "estado" como ente da federação está mais para provincia que Estado, isto é fato.
O Rui Brabosa, pra fazer bonito, criou um frankstein que existe só na cabeça ridícula dele.

magoo32
Intermediário
Intermediário

#30 Mensagem por magoo32 » Qua Set 08, 2010 4:19 pm

Mas eu nem disse que me referia aos gaúchos, por que levaste isso tão a sério?
Nem era necessário. Isso ficou nas entrelinhas....
bairrismo míope característico de algumas regiões do Brasil (que eu não vou citar mas todo mundo sabe quais são).
Exatamente por ser parte de um país muito maior é que sempre que posso exalto as qualidades do Rio Grande. Afinal ao exaltar o Rio Grande não estou também exaltando o Brasil???
O que vem em primeiro lugar para um Gaúcho? O Brasil como um todo ou o Rio Grande do Sul? Estou realmente interessado nessa resposta
O que vem em primeiro lugar pra ti??? Tua familia ou teus amigos??? Tua casa ou tua rua??? Tua rua ou teu bairro?? Teu bairro ou tua cidade??? Tua cidade ou teu estado?? Teu estado ou teu país???
Tudo faz parte de algo maior entende? O Rio Grande faz parte do Brasil e pronto. Somos uma federação.

A existencia de hinos servem para "motivar" as pessoas de que elas fazem parte de uma coisa maior que elas próprias. Hinos escolares, religiosos, estaduais, de times de futebol.....
Ninguem aqui está dizendo que o hino A é mais importante que o hino B.
A meu ver não faz sentido cantar as qualidades do seu estado para o outros estados do mesmo país.
Pegue por base o hino do teu clube de futebol. Ele não exalta as qualidades do clube, da torcida, seus feitos..... Ele por acaso não é cantado em alguma competição???? A torcida não canta ele quando em jogos com times de outros estados ou países???
É a mesma coisa...

TODO hino é feito para exaltar algo ou alguma coisa..

Responder