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Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Seg Ago 16, 2010 4:52 pm
por Skyway

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Seg Ago 16, 2010 5:00 pm
por Francoorp
Muito possivel mesmo que seja o Caracal SKyway, pois assim o MI-35 abre estrada e o Caracal traz reforços 29 infantes... ou carrega os prisioneiros e o material ilegal capturado, tipo a maconha apreendida ou a mercadoria dos contrabandistas... cabê cabe!

Bem possivel mesmo...

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Seg Ago 16, 2010 10:26 pm
por Glauber Prestes
gaitero escreveu:Provavelmente o substituto será nacional...
Nacional tipo helibrás? Porque o EC-635 tá na lista deles.

O esquilo mono poderia ficar só para instrução (e bem que poderia rolar uma instrução conjunta...), e o 635 poderia ir para a tarefa de emprego geral leve.
As três forças teriam:
-Esquilo Mono para instrução (o Jet Ranger seria aposentado, e EB, MB e FAB usariam o esquilo mono)
-EC-635, como emprego geral Leve
-Sea/Blackhawk como emprego geral médio
-725 como emprego geral pesado/SAR
-Mi-35 para ataque
Os panteras seriam aposentados em função dos 635 e Blackhawk.
Seriam 5 modelos executando todas as funções das três forças.

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Seg Ago 16, 2010 10:28 pm
por sapao
Isso vai depender se vai ser Caracal mesmo ou o Caracol (nem chegou e ja tem apelido)...
A suite eletronica prevista e muito mais do que temos hoje, mas tem que vir junto, nesse papo de "provision for" eu nunca vi o "for" virar "it" na FAB!
Eu pessoalmente fico meio cabreiro com essa entrega "pelada" antes das eleições, além do que a FAB tem trocado bastante fiurinha com o Colombiano e para C-SAR eles utilizam 2 H-60 armados, um fazendo escolta do outro. Enfim, vamos ver.

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Seg Ago 16, 2010 10:33 pm
por Glauber Prestes
glauberprestes escreveu:
gaitero escreveu:Provavelmente o substituto será nacional...
Nacional tipo helibrás? Porque o EC-635 tá na lista deles.

O esquilo mono poderia ficar só para instrução (e bem que poderia rolar uma instrução conjunta...), e o 635 poderia ir para a tarefa de emprego geral leve.
As três forças teriam:
-Esquilo Mono para instrução (o Jet Ranger seria aposentado, e EB, MB e FAB usariam o esquilo mono)
-EC-635, como emprego geral Leve
-Sea/Blackhawk como emprego geral médio
-725 como emprego geral pesado/SAR
-Mi-35 para ataque
Os panteras seriam aposentados em função dos 635 e Blackhawk.
Seriam 5 modelos executando todas as funções das três forças.
Completando, a MB aposentaria Lynx tb. Isso tudo na minha mente sórtida..

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Seg Ago 16, 2010 10:59 pm
por sapao
A instrução conjunta estaria prevista pela portaria para 2020, mas acho que talvez ocorra antes disso. De qualquer maneira acho que seri uma boa oportunidade de aposentar o esquilo (que opera em versões diferentes em cada força) e trocar por algo mais moderno.

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Seg Ago 16, 2010 11:50 pm
por Glauber Prestes
Colibri para instrução???

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Ter Ago 17, 2010 12:19 pm
por alcmartin
Sapão, bom dia!

Não entendo nada de asa rotativa, nem quanto a duração específica dos cursos de transição, visto que na FAB o cara é obrigatoriamente já aviador. Fora, na comercial, a navegação e o IFR são "descontados" na duração. Já na MB e no EB os caras não tinham experiencia anterior. Caso haja "junção" na formação, obrigando maior quantidade de horas, será que não seria o caso de um modelo mais simples, mas moderno, e aproveitar os recursos dessa economia em adquirir vetores operacionais mais capazes e claro, mais caros?
Digo isso pensando naquela época em que parte da formação, do treinamento final, em esquadrões da FAB era feito nas próprias unidades, embora não soube o que é que isso deu, no final.

Abs!

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Ter Ago 17, 2010 1:02 pm
por sapao
Alc,
ate onde eu sei, na FAB o curso tem duração de 1 ano em Natal apos os 4 anos da academia, dividido em varias fases (adaptação, navegaçao VFR e IFR, resgate e por ai vai), depois ele escolhe uma unidade de acordo com sua classificaçao e faz uma adaptaçao a nova aeronave;

na MB o curso de piloto demora 1 ano, 6 meses e são pedro da aldeia e 6 meses no T-25 na AFA, depois o pessoAl da asa fixa fica mais 1 ano no T-27 e o pessoal do helicoptero faz mais 1 ano em são pedro em um esquema semelhante ao da FAB;

No EB o curso e dividido em modulos (EPT,CPT) de algums meses e o piloto ja esta na unidade a qual ele vai pilotar ao termino do 1 estagio.

Tanto o EB quanto a FAB utilizam o esquilo (ta certo que o EB na verdade usa o Fennec, que e melhor) e a MB o Jet Ranger, ou seja, comparado com as escolas civis o modelo e mais cara mesmo, mas tem que ser porque como ja disse ele é utilizado para uma gama de funções (inclusive em operações reais) e não so para instruçao basica.

A formaçao nas proprias unidades morreu e não volta por 2 motivos principais:

1 padronizaçao e muito melhor voce ter uma escola para ensinar a todos do mesmo jeito do que cada um ensinando diferente com curriculos distintos;

2 custo se voces acham caro o EC-135 para instrução, imagina a instrução no H-60 e no EC-725!

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Ter Ago 17, 2010 1:27 pm
por alcmartin
Pois é, é mais ou menos o que eu achava...na minha cabeça, o ideal seria manter o mais barato possível na instrução básica, onde se voa mais e p.ex., o IFR e a avançada já num esquilo, no bi. Aprender no BH, ou EC725 de jeito nunhum... :shock: Tipo uma AFA, para todas FA's, mesmo.

Mas, como voce disse, tem que ver no quadro geral, as outras necessidades e sobretudo, se o modelo é nacional ou não.

Grato aí, pelas infos! [009]

Abs!

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Sex Ago 20, 2010 5:10 pm
por gaitero
glauberprestes escreveu:
glauberprestes escreveu: Nacional tipo helibrás? Porque o EC-635 tá na lista deles.

O esquilo mono poderia ficar só para instrução (e bem que poderia rolar uma instrução conjunta...), e o 635 poderia ir para a tarefa de emprego geral leve.
As três forças teriam:
-Esquilo Mono para instrução (o Jet Ranger seria aposentado, e EB, MB e FAB usariam o esquilo mono)
-EC-635, como emprego geral Leve
-Sea/Blackhawk como emprego geral médio
-725 como emprego geral pesado/SAR
-Mi-35 para ataque
Os panteras seriam aposentados em função dos 635 e Blackhawk.
Seriam 5 modelos executando todas as funções das três forças.
Completando, a MB aposentaria Lynx tb. Isso tudo na minha mente sórtida..
O Linx será aposentado junto com as atuais fragatas, ou seja, vai demorar...

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Sex Ago 20, 2010 10:51 pm
por Andre Correa
sapao escreveu: na MB o curso de piloto demora 1 ano, 6 meses e são pedro da aldeia e 6 meses no T-25 na AFA, depois o pessoAl da asa fixa fica mais 1 ano no T-27 e o pessoal do helicoptero faz mais 1 ano em são pedro em um esquema semelhante ao da FAB;
Sei que pode ser totalmente off-topic, mas depois do T-27, pra onde vão até chegar ao VF-1?
Existem sempre novos pilotos a entrar pro esquadrão?

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Sáb Ago 21, 2010 12:36 am
por sapao
Se não me engano fazer o curso de piloto aeronaval nos USA.

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Sáb Ago 21, 2010 8:11 am
por Alitson
Seguindo os atuais meios escolhidos pela FAB, esta deveria ter:

48 H-60 divididos em 8 unidades por esquadrão baseados em Belém, Boa Vista, São Gabriel da Cachoeira, Cuiabá, Cascavel/Foz do Iguaçú, Santa Maria.
24 EC-725 divididos em 3 esquadrões SAR/C-SAR/OPESP em 8 unidades por esquadrão baseados em Santa Cruz, Manaus e Campo Grande
12 Mi-35, apenas um esquadrão em Boa Vista
2 EC-135 + 2 EC-725 Vips GTE
12 EC-135 usados como utilitários em diversas unidades aéreas
20 EC-120 para treinamento.

Total 120 Helis.

[]s :wink:

Re: Helicopteros da FAB

Enviado: Sáb Ago 21, 2010 9:55 am
por sapao
Alitson, e qual seriam as missões dos H-60?
As divisões serão parecidas com sua proposta: H-60 em Santa Maria e Manaus, EC-725 em Belem, Campo Grande e Afonsos; e acredito que deva vir algo parecido com o EC-135 no futuro para instrução.
Como utilitario não vejo a necessidade ja que todas as bases estão sendo equipadas com o C-98 para aeronave administrativa, então qual seria o sentido de colocar um helicoptero para apoiar uma base?
Sobre a criação de novas unidades seriam condiconadas a compra de mais aeronaves, e isso acredito que SE acontecer vai ser depois de 2016.


PS: opinião pessoal, para operações especiais eu colocaria um esquadrão com 2 ou 3 aeronaves (EC-725,H-60 e um menor), semelhante ao padrão do 160 SOAR.