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Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Seg Nov 02, 2009 4:28 pm
por AlbertoRJ
Sobre esses quatro Búfalos e algo mais:
Os últimos Búfalos da FAB
Escrito por Hélio Higuchi & Paulo Roberto Bastos Jr
Ter, 25 de Março de 2008 09:05

A comemoração do 37º aniversário de criação da Base Aérea de Manaus (BAMN), da Força Aérea Brasileira (FAB), no dia 29 de abril de 2007, teve como destaque a incorporação oficial dos primeiros aviões de transporte militar EADS/CASA C-295, nomeados na FAB como C-105A Amazonas, ao 1º Esquadrão do 9º Grupo de Aviação (1º/9º GAV). Eles vieram para substituir os veneráveis De Havilland Canada DHC-5A Buffalo (C-115 Búfalo na FAB), que até aquela data era o principal vetor do esquadrão.

O sobrevôo em formação de ambas as aeronaves representava o passado e o futuro, despertando a nostalgia com estes veteranos, pois era claro o clima de despedida com a sua iminente desativação, prevista para setembro de 2007.

Finalmente os Búfalos estariam chegando ao limite de sua vida útil? Por incrível que pareça a resposta parece ser não. Suas células estão com apenas 11.500-12.000 horas de vôo, o que garante que ainda podem voar por um bom tempo (pelo menos mais 5000 horas). Todavia, desde o início da década de 90, quando se iniciaram os planos para substituí-lo, cessaram os investimentos para mantê-los atualizados e, ao contrário do que se pensa, o desestímulo a atualização não comprometeu sua manutenção. A verdade é que, a partir daquela data, não se adquiriu mais nenhum dos diversos kits de modernização de seus componentes que surgiram no mercado, o que acabou tornando a sua operação onerosa e não compensadora. Como conseqüência os Búfalos ficaram bem mais caros de se operar que os novos Amazonas , fator decisivo para que a FAB decidisse pela sua desativação, mesmo sem que os novos vetores possuam as mesmas capacidades STOL ( Short Take Off and Landing / Decolagem e Pouso Curtos ), inclusive já destinando o Búfalo FAB2371 para o Museu Aeroespacial (MUSAL) . Este Búfalo em particular foi recebido pela FAB em 17 de dezembro de 1970 e operou regularmente até dezembro de 2006. Ele chegou voando ao MUSAL, no dia 20/12 do mesmo ano, e foi oficialmente incorporado ao acervo do museu em 18 de abril de 2007.

Porém, contrapondo os planos iniciais , a FAB decidiu manter os quatro Búfalos restantes operacionais até pelo menos o final de 2008, e o PAMA-SP, que efetua a sua manutenção e retrofit , recebeu instruções para conservá-lo até aquela data em condições operacionais plenas, um indício de que se planeja vender estes aviões a outro país após sua desativação.

Dos 24 Búfalos adquiridos em dois lotes, a partir de 1968, restam no inventário da FAB apenas cinco: os FAB2351, 2353, 2360, 2365 e 2367. Destes o FAB2367 encontra-se estacionado em Manaus, necessitando uma revisão de maior monta, acarretando na necessidade de ser encaminhado até o Parque de Manutenção de São Paulo (PAMA-SP). Por não ser economicamente compensador, foi decidida pela sua desativação, tendo sido transformando num monumento na Base Aérea de Manaus.

Não se sabe o real motivo de prolongar sua carreira, pois os Amazonas estão sendo entregues pelo fabricante dentro do cronograma, com oito deles recebidos até o final de outubro de 2007, dos doze encomendados no total (os outros quatro chegarão ao longo de 2008). Mas o fato é que em 2008 o C-115 Búfalo irá comemorar a impressionante marca de 40 anos em serviço ininterrupto na FAB.

O PAMA-SP também será o responsável pela manutenção dos C-105A Amazonas e ficará responsável pelas células ( airframes ), hélices, baterias, rodas e freios. Obviamente, por serem novos, nenhum deles ainda foi encaminhado, entretanto os técnicos lá baseados já foram devidamente treinados e equipados com todo instrumental necessário caso haja necessidade.

(...)

A história do Búfalo na FAB funde-se indelevelmente com a realidade diária da imensidão da Amazônia. Com número reduzido de pistas capazes de receber aviões de grande porte e incalculáveis distâncias impossíveis de serem percorridas por terra ou mesmo de barco, a floresta amazônica é completamente dependente do transporte pelo ar. E o C-115, desde o início, foi peça chave para a vida da população da selva. Nesses quase 40 anos de operação, ele foi fundamental no apoio às três Forças Armadas e à diversas agências governamentais que atuam na região, atuando em missões de logística, transporte de tropas, reabastecimento de destacamentos do Exército, Marinha e Aeronáutica, abastecimento de aldeias indígenas e pequenos povoados, evacuação aeromédica e diversas outras atividades que só podiam ser executadas em função da capacidade do avião de operar nas piores e menores pistas imagináveis, com segurança e eficiência. Deve-se salientar também, como prova de sua confiabilidade, que, nos acidentes ocorridos com o modelo durante sua vida operacional até aqui, não houve a perda de nenhuma vida.

A substituição dos Búfalos pelo CASA 295 encerra um capítulo brilhante na história da Força Aérea, que agora trabalha para alcançar a modernização da frota sem detrimento das missões cumpridas pelos vetores que saem de cena.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... os-da-fab-
Que falta que o Buffalo faz…

Para receber reclamações trabalhistas e prestar outros esclarecimentos sobre cidadania a comunidades de difícil acesso na região de fronteira do Acre com o Peru, na Amazônia, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou, desde o dia 5, a chamada etapa de “atermação” do Programa de Varas Itinerantes nos municípios acreanos de Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Valter, com encerramento no dia 8.

Em Santa Rosa, os reclamantes foram atendidos na Câmara de Vereadores, em Jordão no Cartório da comarca local, e em Marechal Thaumaturgo e Porto Valter nos Centros Integrados da Cidadania, cedidos pelo Tribunal de Justiça do Acre.

Como nessa época do ano o acesso por estrada e barcos de pequeno porte é ainda mais difícil, a Diretoria Geral de Coordenação Judiciária do Tribunal decidiu contratar por meio de licitação pública um avião bimotor para o transporte da equipe. Os aviões de pequeno porte, depois da aposentadoria do Búfalo da Força Aérea Brasileira (Fab), são os únicos modelos capazes de pousar em pistas pequenas e sem asfalto.

Desenvolvidas desde 2002, na jurisdição dos Estados de Rondônia e Acre, é a primeira vez, depois de utilizar por vários anos unidades móveis para prestar atendimento às pessoas que moram nessas comunidades, que foi adotado o transporte aéreo.

O TRT de Rondônia e Acre é um dos três regionais instalados na Amazônia a prestar atendimento aos habitantes da área territorial menos povoada do País, com cerca de 25 milhões de pessoas, mas, ao mesmo tempo, com maior grau de dificuldades de acesso à justiça em comparação com outras regiões brasileiras atendidas por estradas asfaltadas e bons aeroportos.
http://www.aereo.jor.br/2009/10/15/que- ... ffalo-faz/
[]'s

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Seg Nov 02, 2009 4:35 pm
por Skyway
AlbertoRJ escreveu:Sobre esses quatro Búfalos e algo mais:

Que falta que o Buffalo faz…

Para receber reclamações trabalhistas e prestar outros esclarecimentos sobre cidadania a comunidades de difícil acesso na região de fronteira do Acre com o Peru, na Amazônia, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou, desde o dia 5, a chamada etapa de “atermação” do Programa de Varas Itinerantes nos municípios acreanos de Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Valter, com encerramento no dia 8.

Em Santa Rosa, os reclamantes foram atendidos na Câmara de Vereadores, em Jordão no Cartório da comarca local, e em Marechal Thaumaturgo e Porto Valter nos Centros Integrados da Cidadania, cedidos pelo Tribunal de Justiça do Acre.

Como nessa época do ano o acesso por estrada e barcos de pequeno porte é ainda mais difícil, a Diretoria Geral de Coordenação Judiciária do Tribunal decidiu contratar por meio de licitação pública um avião bimotor para o transporte da equipe. Os aviões de pequeno porte, depois da aposentadoria do Búfalo da Força Aérea Brasileira (Fab), são os únicos modelos capazes de pousar em pistas pequenas e sem asfalto.

Desenvolvidas desde 2002, na jurisdição dos Estados de Rondônia e Acre, é a primeira vez, depois de utilizar por vários anos unidades móveis para prestar atendimento às pessoas que moram nessas comunidades, que foi adotado o transporte aéreo.

O TRT de Rondônia e Acre é um dos três regionais instalados na Amazônia a prestar atendimento aos habitantes da área territorial menos povoada do País, com cerca de 25 milhões de pessoas, mas, ao mesmo tempo, com maior grau de dificuldades de acesso à justiça em comparação com outras regiões brasileiras atendidas por estradas asfaltadas e bons aeroportos.
http://www.aereo.jor.br/2009/10/15/que- ... ffalo-faz/
[]'s
Droga, o pessoal do Arara mentiu pra mim!...que coisa feia...

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Seg Nov 02, 2009 7:32 pm
por Booz
Que eu me lembre, o governo Geisel já utilizava-se da diplomaciada doação de material "no estado em que se encontram". Na verdade até davam uma boa "guaribada", temos exemplos mais atuais com Urutus para o Paraguai. Alguns foram doados outros gauribados da dotação deles, e "di grátis"

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Seg Nov 02, 2009 8:55 pm
por Zepa
Na edição mais recente da revista ASAS, nr 51, na coluna do Camazano, ele comenta que o CANADA está interessado nas células restantes do Buffalo, e que por isso a FAB paralisou as providencias para a preservação dessas aeronaves.
Abs.

Zepa.

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Seg Nov 02, 2009 9:24 pm
por Enlil
De Havilland Canada DHC-5 Buffalo (FAB, Manaus - Ponta Pelada_AM, October 18, 2009)

http://img87.imageshack.us/img87/5770/61944938.jpg

2353 (cn 20)

>

Sem dúvida o Búffalo foi uma aeronave fantástica e seus tempos de glória já estão na história da FAB e da aviação mundial. No entanto já são aeronaves antigas (beirando os 40 anos de idade ou mais) e não faz sentido operá-los depois da chegada dos C-105 Amazonas. Seus custos de manutenção são altos e somente forças aéreas q ainda não dispõem de recursos para comprar aeronaves novas ainda operaram esses vetores como transportadores táticos. Sem dúvida a doação a forças amigas q necessitam desse tipo de aeronave é um destino muito mais glorioso do q essas células (com alguma vida útil ainda) virarem peças de museu, embora tenham alto custo de manutenção e hora de voo. Mesmo q eles tivessem sido modernizados não sairia barato e certamente a compra do C-105 teria sido adiada...

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Ter Nov 03, 2009 4:36 pm
por lobo_guara
Talvez seja importante lembrar aos críticos da política externa do governo brasileiro de que a doação de equipamentos usados aos países latino-americanos mais do que um simples gesto diplomático possa significar o fortalecimento da relação militar entre os países da região e as FFAA brasileiras visando garantri um ambinete de confiança no setor de defesa que possiblite futuramente a venda de produtos fábricados por nossa indústria de defesa a esses países, ou seja a mesma política adotada pelos EUA com suas ofertas de equipamentos militares aos países "amigos". Afinal de contas não por acaso que o maior mercado para os nossos produtos de defesa sempre foram os países da AL, África e OM, portanto nada mais natural. A propósito o Equador já esta adquirindo veículos Marruá e Aeronaves AT-29 Super-Tucano.

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Qui Nov 05, 2009 9:41 pm
por AlbertoRJ
Skyway escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Sobre esses quatro Búfalos e algo mais:

[]'s
Droga, o pessoal do Arara mentiu pra mim!...que coisa feia...
Não importa o que tenham dito, o Búfalo é uma aeronave com características STOL e o Casa-295 não é. Só isso já bastaria para diferenciar os aviões.
Muitas missões dos Búfalos são cumpridas pelo C-105 porque já existem mais pistas pavimentadas hoje que a 10 ou 15 anos atrás. Porém, outras missões só são cumpridas pelos C-98 e outras ainda creio que tenham ficado mesmo para os helis.

Procure um vídeo do C-105 com um pouso STOL (ou Vietnã, como já vi denominarem) ou algum outro em uma pista com menos de 500 metros de terra esburacada com a largura menor que a própria envergadura da aeronave. Eu gostaria de ver.
Garanto de vais encontrar isso do Búfalo.

Mas claro, considero que a FAB não pode viver do passado e que a época dos Búfalos já passou.

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Qui Nov 05, 2009 11:32 pm
por Skyway
AlbertoRJ escreveu:
Skyway escreveu:
Droga, o pessoal do Arara mentiu pra mim!...que coisa feia...
Não importa o que tenham dito, o Búfalo é uma aeronave com características STOL e o Casa-295 não é. Só isso já bastaria para diferenciar os aviões.
Muitas missões dos Búfalos são cumpridas pelo C-105 porque já existem mais pistas pavimentadas hoje que a 10 ou 15 anos atrás. Porém, outras missões só são cumpridas pelos C-98 e outras ainda creio que tenham ficado mesmo para os helis.

Procure um vídeo do C-105 com um pouso STOL (ou Vietnã, como já vi denominarem) ou algum outro em uma pista com menos de 500 metros de terra esburacada com a largura menor que a própria envergadura da aeronave. Eu gostaria de ver.
Garanto de vais encontrar isso do Búfalo.

Mas claro, considero que a FAB não pode viver do passado e que a época dos Búfalos já passou.
Ué, mas isso é óbvio e nunca ví ninguem falar o contrário aqui. O que acontece é que o Búfalo já não operava em pistas tão precárias assim aqui no Brasil, e todas as pistas onde ele operava nos ultimos anos, o C-105 opera com o mesmo sucesso, a diferença é que usa mais pista.

Essa história de que o C-105 não está conseguindo cumprir as missões que o Búfalo cumpria não é verdade, só isso que eu quis dizer. :wink:

Um abraço.

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Qui Nov 05, 2009 11:34 pm
por AlbertoRJ
Skyway escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Não importa o que tenham dito, o Búfalo é uma aeronave com características STOL e o Casa-295 não é. Só isso já bastaria para diferenciar os aviões.
Muitas missões dos Búfalos são cumpridas pelo C-105 porque já existem mais pistas pavimentadas hoje que a 10 ou 15 anos atrás. Porém, outras missões só são cumpridas pelos C-98 e outras ainda creio que tenham ficado mesmo para os helis.

Procure um vídeo do C-105 com um pouso STOL (ou Vietnã, como já vi denominarem) ou algum outro em uma pista com menos de 500 metros de terra esburacada com a largura menor que a própria envergadura da aeronave. Eu gostaria de ver.
Garanto de vais encontrar isso do Búfalo.

Mas claro, considero que a FAB não pode viver do passado e que a época dos Búfalos já passou.
Ué, mas isso é óbvio e nunca ví ninguem falar o contrário aqui. O que acontece é que o Búfalo já não operava em pistas tão precárias assim aqui no Brasil, e todas as pistas onde ele operava nos ultimos anos, o C-105 opera com o mesmo sucesso, a diferença é que usa mais pista.

Essa história de que o C-105 não está conseguindo cumprir as missões que o Búfalo cumpria não é verdade, só isso que eu quis dizer. :wink:

Um abraço.
Agora entendido e desculpe a confusão.

Abraço!

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Qui Nov 05, 2009 11:39 pm
por Skyway
[009]
Choppinho pra refrescar nesses dias infernais de quente aqui no Rio...rsrs

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Sex Nov 06, 2009 4:24 pm
por Valdemort
So pra relembrar :
Todos os nossos vizinhos que estao sendo agraciados com esses presentinhos estao comprando o ST.
Nao e isso que os Americanos fazem tb ???

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Sáb Nov 07, 2009 11:08 pm
por Asteróide
Então por que os EUA não deram de bandeja as células do P-3 que estavam estocadas no deserto e que serviram na FAB após um longo periodo de modernização, por que eles doam é só o lixo do lixo, já esses C-115 Poderiam ser usados na Amazônia pela FAB poupando o C-105 e os nossos vizinhos estão comprando o Super Tucano pelas qualidades e vantagens dele e não para agradar o Brasil, pois ao menor deslize eles tentarão tirar uma casquinha do Brasil, podem acreditar, e pelo amor de Deus o Brasil não é a mãezona da América do Sul. Um abraço a todos!

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Dom Nov 08, 2009 10:01 am
por Carlos Lima
Leonardo Besteiro escreveu:Então por que os EUA não deram de bandeja as células do P-3 que estavam estocadas no deserto e que serviram na FAB após um longo periodo de modernização, por que eles doam é só o lixo do lixo, já esses C-115 Poderiam ser usados na Amazônia pela FAB poupando o C-105 e os nossos vizinhos estão comprando o Super Tucano pelas qualidades e vantagens dele e não para agradar o Brasil, pois ao menor deslize eles tentarão tirar uma casquinha do Brasil, podem acreditar, e pelo amor de Deus o Brasil não é a mãezona da América do Sul. Um abraço a todos!
Só para tentar deixar claro...

A FAB para manter os C-115 fazia um verdadeiro trabalho artesanal fazendo com que essa aeronave ficasse extremamente cara de manter...

Em resumo... esquece essa história porque não vale a pena manter esse vovô voando... vai a aeronave, ficam as lembranças e vamos dar lugar a ao C-105...

C-115, não vale a pena nem de graça.

[]s
CB_Lima

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Dom Nov 08, 2009 10:17 am
por Skyway
cb_lima escreveu:
C-115, não vale a pena nem de graça.

[]s
CB_Lima
Xiiiii, não espalha.... :lol:

Re: Os C-115 Buffalos são do Brasil!

Enviado: Dom Nov 08, 2009 3:09 pm
por Enlil
Sem dúvida foi uma aeronave fantástica, mas seu tempo já passou. É absolutamente inviável mantê-la em operação. Creio q alhém do Equador só Egito (transporte tático - estão bem desgastados e no limite de sua vida útil) e Canadá (o fabricante - foram modernizados e operaram como aeronave SAR) a mantém em operação. Talvez haja mais algum, não me recordo agora:

http://img134.imageshack.us/img134/9304/32488563.jpg

De Havilland Canada DHC-5D Buffalo (Egypt-AF, Berlin - Tegel_Germany, Jul-08)

http://img257.imageshack.us/img257/1931/48919663.jpg

De Havilland Canada CC-115 Buffalo (DHC-5D) [Canada-AF, Whitehorse_Canada, Jun-09]