Qual o melhor MBT da atualidade ?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

O melhor MBT é o:

M1A2
16
9%
Leopard 2A6
107
58%
Challenger II
8
4%
T-90
25
14%
Merkava Mk 4
14
8%
Outro, qual ?
14
8%

Total de votos: 184

Mensagem
Autor
Antunes
Intermediário
Intermediário

Re: Qual o melhor MBT da atualidade ?

#16 Mensagem por Antunes » Qua Out 07, 2009 10:03 pm

Cara eu fui de Leopard 2A6. Não sei muito de blindados mas o Leo pareceu uma combinação boa de blindagem, velocidade, alcance e poder de fogo. Sem contar que na qualidade tecnológica e engenharia alemã.

Eu tambem gosto muito do Leclerc, é um pouco menor, mais leve e também é rápido. Sem falar no Camembert, baguete e no vinho que vem de brinde! :P

É isso aí, bem legal essa enquete!

Abraços

"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#17 Mensagem por midnight » Qua Out 07, 2009 10:31 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Interessantissimo essa sua declaração à respeito do canhão L30A1 do Challenger 2.

É a primeira vês que eu leio algo contra este canhão.

Tudo que li até hoje, fala mal do canhão 125 mm dos carros russos, pelo desenho antiquado da munição APDSFS, que implica numa penetração muito menor do que a obtida com os 120 mm ocidentais.

Devido a isto, seria possivel você entrar em mais detalhes?

Bacchi
O Challenger 2 é equipado com canhão L30 de 120mm estabilizado, tendo um alcance idênticas ao mais antigo L-11. O alcance eficaz do canhão é de 300 mts à 4500 mts.
Em 2006, o exército britânico começou a analisar a possibilidade de substituir este canhão pelo modelo alemão L-55 da Rheinmetal, que é utilizado pelo tanque Leopard-2A6 e pelas últimas versões do tanque Abrahams M1-A2-SEP. O Challenger mesmo possuindo motor com 1200 hp ainda assim não é ligeiro que o T-90 pois atinge o máximo de 59km/h pois pesa 62,5 toneladas. É um excelente tanque e moderno para o dias atuais mas em 10 anos estará obsoleto pois sistemas mais capazes que faz com que o tanque dispare mísseis serão utilizados e isso o T-90 já o faz.

O Tanque T-90 utiliza o canhão 2A46M de 125mm capaz de disparar uma grande variedade de munições, incluindo a APDS (Armour Piercing Discarding Sabot), HEAT ( High Explosive Anti-Tank) e HE-FRAG (High Explosive Fragmentation). Este canhão pode disparar mísseis anti-tanque 9M119 Refleks, com alcance de 4 km, guiagem a laser e ogiva de carga oca, capaz de penetrar as blindagens explosivo reativas. O motor do T-90 possui apenas 840 hp mas o seu peso de 46,5 toneladas faz com que o T-90 chegue à 65 km/h. O T-90 na minha opinião só não é mais capaz que o leopard 2 pelo fato de ser basicamente atualizações de tanques T-72 e T-80. Se os russos continuassem o desenvolvimento do Black Eagle aí sim os russos teriam um tanque mais capaz que o leopard 2.

OBS: o alcance do canhão de ambos são próximos, mas o T-90 possui o diferencial de disparar mísseis e isso foi pensado no fato de o T-90 poder disparar primeiro pois comparado aos tanques de 120mm ocidentais ele possui um blindagem inferior e assim dá ao tanque russo uma vantagem, lembrando que esse missíl perfura blindagem reativa.

Tanque Black Eagle
http://gunpoint-3d.com/images/artwork/aw-beagle.jpg

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#18 Mensagem por Bolovo » Qui Out 08, 2009 12:31 am

Dos atuais, acredito que o Leopard 2A6, é o que eu gostaria de ver no EB. O Challenger 2 é demais, mas acredito que bizarramente caro. O M1A2 só serve para EUA, países árabes ou quem tem grana para mante-los. O Merkava é super blindado, mas é feito para Israel e só. Ninguém nesse mundo tem um MBT que leva tropas igual eles. O Leclerc é francês, nesse quesito, forças terrestres, sempre achei os franceses para trás. O T-90 é legal, mas não me parece no mesmo patamar dos ocidentais, parece mais um T-72 melhorado. Existem outros menos famosos que também são ótimos, como o K1 e K2 coreanos, Type 90 japonês, Type 99 chinês e por aí vai. Saudações

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#19 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Out 08, 2009 12:56 am

midnight escreveu:

O Challenger 2 é equipado com canhão L30 de 120mm estabilizado, tendo um alcance idênticas ao mais antigo L-11. O alcance eficaz do canhão é de 300 mts à 4500 mts.
Em 2006, o exército britânico começou a analisar a possibilidade de substituir este canhão pelo modelo alemão L-55 da Rheinmetal, que é utilizado pelo tanque Leopard-2A6 e pelas últimas versões do tanque Abrahams M1-A2-SEP. O Challenger mesmo possuindo motor com 1200 hp ainda assim não é ligeiro que o T-90 pois atinge o máximo de 59km/h pois pesa 62,5 toneladas. É um excelente tanque e moderno para o dias atuais mas em 10 anos estará obsoleto pois sistemas mais capazes que faz com que o tanque dispare mísseis serão utilizados e isso o T-90 já o faz.

O Tanque T-90 utiliza o canhão 2A46M de 125mm capaz de disparar uma grande variedade de munições, incluindo a APDS (Armour Piercing Discarding Sabot), HEAT ( High Explosive Anti-Tank) e HE-FRAG (High Explosive Fragmentation). Este canhão pode disparar mísseis anti-tanque 9M119 Refleks, com alcance de 4 km, guiagem a laser e ogiva de carga oca, capaz de penetrar as blindagens explosivo reativas. O motor do T-90 possui apenas 840 hp mas o seu peso de 46,5 toneladas faz com que o T-90 chegue à 65 km/h. O T-90 na minha opinião só não é mais capaz que o leopard 2 pelo fato de ser basicamente atualizações de tanques T-72 e T-80. Se os russos continuassem o desenvolvimento do Black Eagle aí sim os russos teriam um tanque mais capaz que o leopard 2.

OBS: o alcance do canhão de ambos são próximos, mas o T-90 possui o diferencial de disparar mísseis e isso foi pensado no fato de o T-90 poder disparar primeiro pois comparado aos tanques de 120mm ocidentais ele possui um blindagem inferior e assim dá ao tanque russo uma vantagem, lembrando que esse missíl perfura blindagem reativa.
Tentando resumir os motivos porque você não gosta do Challenger 2:

1. Um dos argumentos que você apresentou é que exercito britânico possivelmente vai trocar o canhão L30 da ROF, pelo L55 da Rheinmetall;

2. O outro é que o canhão de 125 mm 2A45M do T-90 pode disparar os mísseis 9K112 Kobra (comando a radio), 9K119 Refleks e 9K120 Svir (ambos comando por feixe de laser), e o canhão britânico não dispara mísseis equivalentes.

Vamos responder:

1. O exército britânico pretende trocar de canhão por que a munição destes está acabando. O L30 é o único canhão de 120 mm com alma raiada em produção. Para obter mais munição teriam que reativar a linha de produção da mesma, que acham que não seria econômica, por que a frota de Challenger 2 na ativa é muito pequena. O investimento não compensaria a quantidade produzida.

Acham que sai mais barato adotar o canhão alemão e comprar a munição da Alemanha, França ou Estados Unidos que a fabricam.

2. Reparei que você não argumentou sobre a minha informação de que a APDSFS do canhão 125 mm 2A45M, está defasadissima em relação a munição do L30 e dos Rheinmetall e seus irmãos.

Muito foi escrito sobre o fato de que os Russos/Ucranianos desenvolveram os mísseis lançados pelo canhão para poder atingir uma distancia que seu canhão não atingia com a precisão desejada.

Um pequeno detalhe: nos testes na Arábia Saudita o Osório acertou o alvo a 4.000 metros, sem problema nenhum

Outro detalhe: os Merkava podem usar o míssil LAHAT lançado por tubo de canhão (comando a feixe de laser), com alcance não de 4.000 metros, mas de 8.000 metros.

Outro detalhe: tanto o Black Eagle (Tchorni Oriol) – Fábrica de Omsk na Rússia, como o Topol – Fabrica Malishev na Ucrânia, não utilizam o sistema de carregamento automático russo (no T-64 na lateral da torre, e no T-72 na parte de baixo da torre) projetados nos anos 50/60, e sim sistema na traseira da torre (como no Leclerc francês, Tipo 90 japonês e K-2 coreano) que permite munição inteiriça e não mais bipartida como até hoje é usada.

Os dois projetos de carregamento automático russo (no T-64 projetado por Morozov, e no T-72 projetado por Venekditov) foram feitos baseando-se na munição bipartida. Estes projetos pioneiros foram responsáveis pela não modernização do penetrador do APDSFS.

Enquanto as munições ocidentais tiveram a relação comprimento sobre diâmetro aumentada de 15 vezes para 30 vezes ou mais (aumentando sensivelmente a penetração), devido ao uso de munição inteiriça, a munição russa bi partida, ficou nas 15 vezes.

Existem outros fatores que contribuem para a menor eficiência da munição russa, mas não quero sobrecarregar esta mensagem.

Pelo amor de Deus, eu não estou querendo dizer que os engenheiros russos são incompetentes, longe disto, são excelentes, e dignos de admiração.

O problema é que foram pioneiros. Fizeram os projetos muito antes dos ocidentais introduzirem carregamento automáticos nos seus carros de combate principais, e pagam hoje pelo seu pioneirismo. Exatamente como no caso do De Haviland Comet.

Bacchi

R.A.Barros
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#20 Mensagem por R.A.Barros » Qui Out 08, 2009 7:27 am

Bolovo escreveu:Dos atuais, acredito que o Leopard 2A6, é o que eu gostaria de ver no EB. O Challenger 2 é demais, mas acredito que bizarramente caro. O M1A2 só serve para EUA, países árabes ou quem tem grana para mante-los. O Merkava é super blindado, mas é feito para Israel e só. Ninguém nesse mundo tem um MBT que leva tropas igual eles. O Leclerc é francês, nesse quesito, forças terrestres, sempre achei os franceses para trás. O T-90 é legal, mas não me parece no mesmo patamar dos ocidentais, parece mais um T-72 melhorado. Existem outros menos famosos que também são ótimos, como o K1 e K2 coreanos, Type 90 japonês, Type 99 chinês e por aí vai. Saudações
belo comentário.
abraços

VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#21 Mensagem por felipexion » Qui Out 08, 2009 9:06 am

R.A.Barros, tu acrescentou o Merkava, assim foi reaberto a opção de votos, eu pensei que podia votar duas vezes e cliquei no Merkava, mas invés de votar de novo eu troquei meu voto! (Foi sem querer) :mrgreen:

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#22 Mensagem por Guerra » Qui Out 08, 2009 9:08 am

Pereira escreveu: Ao meu ver, o MBT não é mais uma arma tão importante. Não me supreenderia se ele deixasse de existir daqui pra frente.
Não ser tão importante e deixar de existir tem uma diferença enorme. Porque o CC foi "a arma" na primeira guerra. Na segunda nem tanto. Acho que o que estamos vivendo hoje é o equilibrio.

Um exército sem CC perde capacidade de manobra. Um exército sem capacidade de manobra, não é um exército, é uma guarda de luxo.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#23 Mensagem por Rodrigoiano » Qui Out 08, 2009 9:58 am

Fiquei em dúvida entre o Leo2A6 e o Leclerc. Como o L2A6 tá lá em cima, resolvi votar no Leclerc (outros)!

Grande abraço!

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#24 Mensagem por Plinio Jr » Qui Out 08, 2009 10:09 am

Leopard 2A6.....Pelo conjunto da obra..... :wink:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#25 Mensagem por EDSON » Qui Out 08, 2009 10:17 am

K1 e K2 coreanos, Type 90 japonês, Type 99 chinês

Estes também deveriam ser votados. O Black Eagle não será produzido na Rússia mas sim o T95, mas este apenas um protótipo em testes.

URALVAGONZAVOD OBJEKT –775 “T-95”. A revolução chega aos carros de combate

Imagem

Ele é o Paka fa dos tanques ninguém ainda conhece realmente o desenho definitivo.

Nos atuais o meu voto é para o Leo 2A6 pois ele é muito bom nos quatro requisitos, mobilidade, poder de fogo, blindagem e eletrônca embarcada. Mas também gosto muito do Challenger 2.

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#26 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Out 08, 2009 10:58 am

EDSON escreveu: Estes também deveriam ser votados. O Black Eagle não será produzido na Rússia mas sim o T95, mas este apenas um protótipo em testes.

URALVAGONZAVOD OBJEKT –775 “T-95”. A revolução chega aos carros de combate

Imagem

Ele é o Paka fa dos tanques ninguém ainda conhece realmente o desenho definitivo.
Edson, por favor, de onde (sítio) você tirou este desenho?

Bacchi

Sd Young Guns 2
Avançado
Avançado
Agradeceu: 45 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#27 Mensagem por Sd Young Guns 2 » Qui Out 08, 2009 12:10 pm

No meu ponto de vista, esta faltano este aqui. MBT Ariete

Ps: Depois explico o motivo, to fora.

Emilio Machado
Júnior
Júnior

#28 Mensagem por Emilio Machado » Qui Out 08, 2009 12:21 pm

prototipos tipo o balck eagle nao pode ser avaliado, o pessoal fala bem e do lepard 2A6

Vitor
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Vitor » Qui Out 08, 2009 12:38 pm

Bolovo escreveu:Dos atuais, acredito que o Leopard 2A6, é o que eu gostaria de ver no EB. O Challenger 2 é demais, mas acredito que bizarramente caro. O M1A2 só serve para EUA, países árabes ou quem tem grana para mante-los. O Merkava é super blindado, mas é feito para Israel e só. Ninguém nesse mundo tem um MBT que leva tropas igual eles. O Leclerc é francês, nesse quesito, forças terrestres, sempre achei os franceses para trás. O T-90 é legal, mas não me parece no mesmo patamar dos ocidentais, parece mais um T-72 melhorado. Existem outros menos famosos que também são ótimos, como o K1 e K2 coreanos, Type 90 japonês, Type 99 chinês e por aí vai. Saudações
Bem lembrado sobre o K2! Tudo que li sobre ele parece indicar ser uma máquina fascinante. Um trechinho legal do Wiki:

"The Black Panther fields an advanced suspension system, called the In-arm Suspension Unit (ISU). Thus, the K2 will be able not only to "sit", "stand" and "kneel", but to "lean" towards a side or a corner as well. "Sitting" gives the tank a lower profile and offers better handling over roads. "Standing" gives the vehicle higher ground clearance and allows it to have better maneuverability over rough terrain. "Kneeling" increases the amount of angle that the tank's gun barrel can elevate and depress, which allows the tank to fire its main gun downhill and give it greater ability to engage low-flying aircraft."

NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1228 vezes
Agradeceram: 3134 vezes

#30 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Out 08, 2009 1:54 pm

Eu votei no Leo II A-6, e não, não foi porque o Exército Português tem o dito CC, mas sim porque acredito que seja um CC que é mais completo. O Merkava e o Challenger II são fortemente blindados, mas falta-lhes mobilidade. O M1A2 é um bebado e só países que têm petróleo a baixo custo como os EUA é que os podem manter. O T-90 para mim não tem a blindagem necessária para sobreviver no campo de guerra moderno.

Guerra, desculpa-me mas vou ter que discordar da tua opinião, para mim os CC tiveram resultados patéticos na 1ª GM, na 2ª foram a arma por excelência e neste momento é que há um certo equilibrio (graças à introdução de novas armas anti-carro)

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder