Mascara de Gas ?????

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
emilio
Novato
Novato

Re: Mascara de Gas ?????

#16 Mensagem por emilio » Qua Ago 05, 2009 12:20 am

Tem razão Túlio, qualquer máscara é ruim de respirar, nunca usei modelos militares, mas as máscaras civis que tem dois cartuchos químicos menores situados dos lados do rosto ao invés de o1 cartucho no queixo, são de mais fácil respiração, nas fábricas tem gente que usa essa configuração 8 horas por dia (em fábricas de baterias e em pintura a pó) e conseguem, já o embaçamento depende de um dispositivo chamado mascarilha que cobre a boca e o nariz impedindo que o ar exalado da respiração entre em contato com o visor por dentro. Acredito que essas máscaras militares antigas não tenham mascarilha interna e por isso embaçam mais facilmente. A parte do filtro que filtra poeiras satura por entupimento, então quando estã dificultando a respiração tem que trocar, mas alguns acreditam que o filtro dura 6 meses, o que é totalmente errado, então ninguém aguenta usar pois a saturação por entupimento pode ocorrer em apenas 1 dia de uso, depende de quanta poeira tem no local.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6706 vezes
Agradeceram: 7016 vezes
Contato:

Re: Mascara de Gas ?????

#17 Mensagem por Túlio » Qua Ago 05, 2009 9:32 am

Hôme, muito que bem-vindo, és um acréscimo e tanto à qualidadedos debates, precisamos não apenas de aprendizes, mas de professores também, CONGRATZ!!!

Mas vou te encher mais um pouquitcho: segundo o meu cupincha, a questão do embaçamento do visor (único, modelo moderno) seria - eu disse SERIA - causada pelo suor/exsudação, afinal, o BOE - equivalente Gaúcho do BOPE-RJ - treina pesado, botam os índios de máscara contra gases a invadir prédio - o popular 'trenzinho' - correr, subir escada, descer rapel, ultrapassar obstáculos, atirar - quase morri de inveja quando ele falou, em tom de queixa, que no GATE 300 disparos por indivíduo é comum, enquanto eles mal chegam a 100 - e todo o trabalho que, da forma como me foi descrito, quase que tem mais de militar do que de policial. Aliás, tem uma que é 'linda': botam eles em formatura bem espaçada, essa máscara no rosto, segurando um pneu véio com os braços esticados para a frente. Um graduado, também mascarado, fica andando em volta e uns outros jogando bombas de gás em torno deles. Por um dispositivo de fonia, o Oficial fica berrando bobagens tipo 'e aí, seus FDPs, tão gostando? Tem mais...' (tinha um Oficial particularmente desgranhudo que ficava ali no meio SEM MÁSCARA com um megafone, se tiver algum Gadiano aqui que tenha servido no BOE pode ter conhecido a figura, eu honestamente não sei nem nunca soube o nome dele, só ouvi falar de suas 'proezas' por um Cabo da PM de Lajeado, anos atrás, quando ainda tinha Cb na BM) e a 'festa' dura longos minutos, os braços tremendo, os pulmões no máximo esforço, e ainda tem que responder "Sim senhor!" aos berros quando o Oficial berra alguma sandice, A VISÃO COMPROMETIDA PELA MÁSCARA EMBAÇADA, de repente o Oficial estaca e: "números tale, tale e tale, posição!', eles largam os pneus e correm até a linha do estande, normalmente a uns 100m. Raramente um deixa de levar um tombo, por não ver praticamente nada, dado o embaçamento do visor. Lá chegando, devem aguardar a ordem de outro Instrutor: TIRO! Daí têm de agrupar, quem espalha chumbo pelo alvo leva a maior xixada na hora das obréias...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder