Base Naval no Norte do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

Re: Base Naval no Norte do Brasil

#16 Mensagem por talharim » Seg Jun 15, 2009 8:02 am

Sou totalmente favorável tbm a criação de uma aviação de transporte tatica para a MB.

A MB deve possuir seus próprios meios logisticos

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#17 Mensagem por Marino » Ter Jun 23, 2009 10:56 am

O Estado do Maranhão
Base estratégica da Marinha poderá ser instalada no MA
21/6/2009

Conteudo: O Diretor de Comunicação da Marinha do Brasil, contra-almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, que esteve em São Luís ontem para reunir-se com representantes da Sociedade Amigos da Marinha no Maranhão (Soamar/MA), afirmou que o Maranhão é um dos estados candidatos a sediar a nova base da Marinha, prevista na Estratégia Nacional de Defesa, documento do Ministério da Defesa.

O projeto, entre outros princípios, tem como objetivo descentralizar as forças navais no país, desenvolver a capacidade de monitorar com mais eficiência as águas jurisdicionais brasileiras, e, de acordo com a estratégia de defesa, desenvolver, lastreado na habilidade de monitorar, a capacidade de responder prontamente a qualquer ameaça ou agressão estrangeira.

Sávio Nogueira revelou que a proposta passa por análises técnicas e ainda está em fase de planejamento, cabendo-se no momento dirigir visitas às áreas de interesse, discutir o assunto junto ao Ministério da Defesa e realizar os estudos necessários para a implantação da nova base militar.

A Estratégia Nacional de Defesa estabelece que a esquadra deve ser equiparada à base naval do Rio de Janeiro. "Já realizamos algumas vistorias técnicas no Maranhão e Ceará, dois estados com grandes potenciais para a instalação. No entanto, para que esta base seja concretizada ou haja definição, há a necessidade de uma análise bastante concreta do Ministério da Defesa", disse.

Ele contou que uma das diretrizes dispostas na Estratégia Nacional de Defesa, medida oficializada por meio de Decreto número 6.703, assinado pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 18 de dezembro do ano passado, diz respeito à instalação da base militar nas proximidades da foz do Rio Amazonas. "O Governo Federal propôs a instalação de uma base naval de uso múltiplo e em lugar próprio, o mais próximo possível da foz do Rio Amazonas. Esse princípio está sendo respeitado", pontuou Sávio Nogueira.

Mesmo antecipando a intenção da Marinha do Brasil, que é vinculada ao Ministério da Defesa, em possivelmente utilizar o território maranhense para a implantação da nova base naval, ainda não há prazos definidos para a escolha do local ou início das obras.

A Estratégia Nacional de Defesa estabelece ainda que a Marinha deverá manter como prioridade a proibição do uso do mar a concentração de forças inimigas que se aproximem do país. Deve ainda defender as plataformas petrolíferas, instalações navais e portuárias, arquipélagos e ilhas oceânicas.

Mais
O projeto da nova base estratégica da Marinha do Brasil, vinculada ao Ministério da Defesa, inclui planos de incorporar mais quatro mil militares por meio de concurso público.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#18 Mensagem por Wolfgang » Ter Jun 23, 2009 11:07 am

Marino, até ia te mandar uma MP sobre isso. Estou apostando no Maranhão, que tem o litoral recortado. Em alguma entrância por lá estaria perto da Amazônia e de Natal, nosso ponto mais ao Leste, que entendo ser capital nessa nova política.
Não é a toa que a FAB vai ficar com o Aeroporto de Natal quando o novo estiver pronto.
Rafales com Exocet, SH com Harpoons e NG com RBS-15, partindo de Natal é jogo duro para qualquer Marinha do mundo passar... :twisted:
Sinceramente, acho que devido ao alcance, possibilidade de CFTs e o poder de um Exocet bl III é páreo duríssimo até para a USNavy. 8-]

Marino
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por Marino » Ter Jun 23, 2009 11:09 am

O local ainda não foi definido, mas será em um dos dois Estados citados na reportagem.

Barão do Rio Branco
Wolfgang
Sênior
Sênior

#20 Mensagem por Wolfgang » Ter Jun 23, 2009 11:11 am

Marino escreveu:O local ainda não foi definido, mas será em um dos dois Estados citados na reportagem.

Outra vantagem do Maranhão é o fato da MB poder policiar as águas do litoral quando dos lançamentos em Alcântara, não é? :twisted: :mrgreen:

Marino
Sênior
Sênior

#21 Mensagem por Marino » Ter Jun 23, 2009 11:27 am

E uma desvantagem é a variação enorme de maré.

Barão do Rio Branco
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#22 Mensagem por Corsário01 » Ter Jun 23, 2009 11:30 am

Mas o grande óbice continua sendo a falta de estrutura para acolher uma Base Naval.

Tudo terá que partir do ZERO e isso levará muitos anos. A nova Base, terá que ter o mínimo de capacidade para reparar os navios que estarão baseados nela. Não sei se necessariamente teria que ter um dique, mas terá que ter infra estrutura para reparos.

Outra coisa é que a mão de obra para essa assistência não se forma no Maranhão ou qualquer outro Estado da noite para o dia. Fora o material humano da nova Base que terá que ter não só alojamentos no trabalho, mas, nas cidades para suas familias.

Em suma, será um trabalho árduo mas confio que conseguiremos, apesar dos "contras" que são muitos.

Abraços,

Padilha
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#23 Mensagem por Corsário01 » Ter Jun 23, 2009 11:34 am

E acrescento ainda que seria uma bela oportunidade para o Presidente Lula assinar de vez a liberação tanto da MB quanto do EB para voar qualquer ASA FIXA, pois assim, a MB poderia ter seus KC-390 e voa-los como quiser, sem ter que ficar na fila de espera da boa vontade da FAB.
Isso iria ajudar e muito na prontidão dos navios que por lá estejam baseados no futuro.

Mas,.........sonho meu! :cry:

Abraços,

Padilha
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#24 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jun 23, 2009 12:13 pm

Corsário01 escreveu:E acrescento ainda que seria uma bela oportunidade para o Presidente Lula assinar de vez a liberação tanto da MB quanto do EB para voar qualquer ASA FIXA, pois assim, a MB poderia ter seus KC-390 e voa-los como quiser, sem ter que ficar na fila de espera da boa vontade da FAB.
Isso iria ajudar e muito na prontidão dos navios que por lá estejam baseados no futuro.

Mas,.........sonho meu! :cry:
Eu ouvi dizer que este aspecto comentado por vc, o da aviação de asa fixa só com a FAB está com os dias contados.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#25 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Jun 23, 2009 3:24 pm

Eu ouvi de um piloto de Cougar do EB mais ou menos a mesma coisa. Só que ele disse que não é tão certo como dois e dois são quatro.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#26 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 23, 2009 3:55 pm

Sou contra! Acho que tem que haver mais integração e não o contrário, uma desagregação das forças...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#27 Mensagem por Paisano » Ter Jun 23, 2009 4:31 pm

Bolovo escreveu:Sou contra! Acho que tem que haver mais integração e não o contrário, uma desagregação das forças...
Être d'accord. :wink:

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#28 Mensagem por pafuncio » Ter Jun 23, 2009 5:58 pm

Acho interessante o Maranhão. Só tenho medo que o Almirante fique lotado no Senado ...

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Wolfgang
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Wolfgang » Ter Jun 23, 2009 6:05 pm

pafuncio escreveu:Acho interessante o Maranhão. Só tenho medo que o Almirante fique lotado no Senado ...

Não se preocupe. A lotação é secreta.

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#30 Mensagem por pafuncio » Ter Jun 23, 2009 6:30 pm

Almirante Agaciel.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Responder