Rafale F-1 para a MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

Re: Rafale F-1 para a MB

#16 Mensagem por Lord Nauta » Seg Mai 04, 2009 4:02 pm

Prezados Amigos

Com certeza existem varias possibilidades de desenvolvimento de versões navais de aeronaves de combate atualmente em uso ou em projeto. A maior questão fica nos recursos necessarios para o desenvolvimento destes aviões. E a outro que considero de maior peso e a FAB que acaba tendo prioridade sobre a Aviação Naval. Considerando estas questões o projeto do novo NAe deve considerar o futuro previsivel das aeronaves embarcadas existentes ou em projeto.Vai ser muito dificil a MB ter um caça desenvolvido especificamente para a sua aviação.

Sds

Lord Nauta

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#17 Mensagem por Sniper » Seg Mai 04, 2009 4:31 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados Amigos

Com certeza existem varias possibilidades de desenvolvimento de versões navais de aeronaves de combate atualmente em uso ou em projeto. A maior questão fica nos recursos necessarios para o desenvolvimento destes aviões. E a outro que considero de maior peso e a FAB que acaba tendo prioridade sobre a Aviação Naval. Considerando estas questões o projeto do novo NAe deve considerar o futuro previsivel das aeronaves embarcadas existentes ou em projeto.Vai ser muito dificil a MB ter um caça desenvolvido especificamente para a sua aviação.

Sds

Lord Nauta
Mais um forte motivo para a escolha do "Pacotão Naval francês".

Dentro das especificações (as que ja conhecemos) do futuro NAe da MB, os únicos possíveis candidatos a caça da força São o F-18 e o Rafale ja que a MB irá operar um caça convencional.

Imagem
gaitero
Sênior
Sênior

#18 Mensagem por gaitero » Seg Mai 04, 2009 5:56 pm

Bom, ai nós só saberemos quando o FX-2 acabar....

O que eu sei é que a possibilidade existe..... Se a opção pelo rafale é melhor.... não sei.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Carlos Mathias

#19 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 04, 2009 6:42 pm

Meu foi dito na SAAB, durante a LAAD, que existem estudos bem aprofundados sobre um Gripen-NG com gancho de parada, navalizado e etc.
Em havendo a junção da EMBRAER+SAAB, poderia-se pensar no caso. O problema é gastar a grana para um punhado de aviões. :?

gaitero
Sênior
Sênior

#20 Mensagem por gaitero » Seg Mai 04, 2009 7:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Meu foi dito na SAAB, durante a LAAD, que existem estudos bem aprofundados sobre um Gripen-NG com gancho de parada, navalizado e etc.
Em havendo a junção da EMBRAER+SAAB, poderia-se pensar no caso. O problema é gastar a grana para um punhado de aviões. :?
Ora, o rafale M tambem é um punhado.... :roll:

Pelo menos este será um punhado Made-In-Brasil. Maaas, se der rafale eu vou comemorar.... do mesmo jeito..

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Carlos Mathias

#21 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 04, 2009 7:24 pm

Sim, claro. Mas é que o gasto para desenvolver um Gripen naval seria por demais alto se forem apenas 20 unidades, digamos.

FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 269 vezes
Agradeceram: 109 vezes

#22 Mensagem por FOXTROT » Seg Mai 04, 2009 7:27 pm

Como eu penso que a FAB vai de Rafale, estes 10 rafas na MB, mais os A-4M e, teriamos pela primeira vez uma força aeronaval de verdade.

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6377 vezes
Agradeceram: 6730 vezes
Contato:

#23 Mensagem por Túlio » Seg Mai 04, 2009 9:01 pm

Isso é inegável: entre comprar uns Rafales de prateleira ou gastar uma nota preta para fazer um punhado de Gripens navais... :wink:

Creio que a questão aí não é se dá ou não dá mas se é conveniente ou não é; claro, se de repente mais gente por aí começar a querer NAe pequeno que fique difícil de operar Rafale/Super Hornet/ MiG-29K...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Contato:

#24 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Seg Mai 04, 2009 10:10 pm

Lord Nauta escreveu:
jambock01 escreveu:Até que ponto vale a pena ter o F-1 na MB? É uma aeronave muito cara e na atual situação do A-12 não terá condição de operar "full", isso sem contar a capacidade reduzida da versão. Sem tirar os méritos da aeronave, mas como nosso orçamento é pequeno temos que pensar muito na questão custo x benefício.

abraços!

Prezados Senhores,

Em relação aos Rafale F1 tenho algumas considerações:

1. Estes aviões já foram oferecidos a MB. Ainda não foram adquiridos em função do FX, a MB não vai ''atropelar'' a FAB.
2. No caso do FX for o Gripen NG (avião que existe apenas em projeto) ou o Rafale a vinda dos F1 vai ser praticamente imediata.
3 .No caso do FX for o F 18 E/F (grande possibilidade) o A12 vai receber F18 B/C. Os norte americanos já indicaram esta possibilidades. Estes aviões assim como os Rafale F1 virão por custo residual.
4. Tanto o Rafale como o F18 irão operar no A12 somente em missões ar-ar. A função de ataque vai ser do A4 modernizado. A recalibragem das catapultas do São Paulo tem como objetivo o emprego de uma aeronave na função de defesa da frota (F18 ou Rafale?).

Sds

Lord Nauta
Bem se tu Lord Nauta falou pra mim tá falado.....grato pelas respostas....achei que estava viajando muito na batatinha :roll: :shock:......grato pelas respostas.....se isso se confirmar fico feliz pracas.
Ai Prick......SE NÃO DER RAFALE VAI DAR RAFALE NA MB(antes)!!!... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ..... e os folders pra 2014 vão ficar na mão da FAB :twisted:

Grato a todos

E continuando com outra pergunta, Lord Nauta caso isso ocorra será possível num futuro próximo a integração de misseis antinavios e antiaéreos nacionais no rafa f1(como previsto na sofa)??

Grato again

Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Carlos Mathias

#25 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 04, 2009 11:18 pm

2. No caso do FX for o Gripen NG (avião que existe apenas em projeto) ou o Rafale a vinda dos F1 vai ser praticamente imediata.
Se eu entendi, mesmo dando Gripen na FAB, a MB vai pegar os Rafa M F-1 ?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6377 vezes
Agradeceram: 6730 vezes
Contato:

#26 Mensagem por Túlio » Seg Mai 04, 2009 11:44 pm

Tá estranha essa charla aí... :?

E os F/A-18 Canadenses???

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#27 Mensagem por Enlil » Ter Mai 05, 2009 3:40 am

Creio q não seja tão simples assim fazer um Gripen naval. Aliás acho q sairia caríssimo, sem falar q a Saab não tem nenhuma experiência na área. Imaginem: reprojeto parcial da célula, projeto do trem de pouso, protótipos, testes, etc... Isso sairia centenas de milhões de dólares, sem falar no custo de produção e preço final de poucas aeronaves... Ao menos q a Saab tivesse auxílio de outra empresa q dominam a tecnologia e as ofertas são ralas - Boeing, Dassault, duvido...

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Mai 05, 2009 8:07 am

Pelo que entendi, só não vem Rafale para a MB se o escolhido pela FAB for o SH? Nesse caso, viriam os F-18C?
Muito bom!

[]'S

Alberto -
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#29 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mai 05, 2009 9:14 am

Carlos Mathias escreveu:
Se eu entendi, mesmo dando Gripen na FAB, a MB vai pegar os Rafa M F-1 ?

Se der Gripen, a MB NÃO pega os Rafa M1 nem Fud....

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#30 Mensagem por pafuncio » Ter Mai 05, 2009 9:18 am

Walterciclone escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Se eu entendi, mesmo dando Gripen na FAB, a MB vai pegar os Rafa M F-1 ?

Se der Gripen, a MB NÃO pega os Rafa M1 nem Fud....
Especulando. O NJ é político curtido, "puta velha", que jamais admitirá o que perguntarei adiante. Mas, em off, com qual das co-irmãs ele tem um melhor e mais próximo relacionamento. Já direciono, excluindo o Exército: Marinha ou Aeronáutica ?

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Responder