F-124 Fragata de defesa aérea

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: F-124 Fragata de defesa aérea

#16 Mensagem por Marino » Dom Mar 01, 2009 7:35 pm

gaitero escreveu:Marino você tem mais detalhes sobre a possibilidade da F-124?

Ela se enquadra no REM????
Sim, se enquadra.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
gaitero
Sênior
Sênior

#17 Mensagem por gaitero » Dom Mar 01, 2009 7:53 pm

Por acaso não há algum tipo de pressão devido ao cancelamento do IKL-214, mesmo com o cumprimento por parte da Alemanha de alguns dos pedidos feitos por parte do Brasil?

Não digo nem pressão, mas um possivel acordo entre os países???

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#18 Mensagem por Marino » Dom Mar 01, 2009 8:50 pm

Estão oferecendo os navios, sem pressão.
A MB está fazendo os estudos com independência.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Jin Jones
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por Jin Jones » Dom Mar 01, 2009 9:17 pm

Interessante !

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#20 Mensagem por Wolfgang » Dom Mar 01, 2009 9:48 pm

Excelentes opções.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#21 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 01, 2009 11:52 pm

Linda essa F124.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#22 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Mar 01, 2009 11:56 pm

Linda mesmo. Alguém especula um número pertinente?

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
old
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#23 Mensagem por old » Seg Mar 02, 2009 7:14 am

"Solo" 32 silos de misiles para una Fragata que pretenda ser Antiaerea me parecen pocos.

FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 109 vezes

#24 Mensagem por FOXTROT » Seg Mar 02, 2009 9:24 am

Bela esta F-124, a MB com umas seis unidades daria uma proteção a frota que hoje não temos.

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1221 vezes
Agradeceram: 733 vezes

#25 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mar 02, 2009 10:10 am

Será que um combinação F-124 + Meko A-200 seria algo atrativo ou estou falando besteira?

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
soultrain
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por soultrain » Seg Mar 02, 2009 12:04 pm

old escreveu:"Solo" 32 silos de misiles para una Fragata que pretenda ser Antiaerea me parecen pocos.
32 silos para 32 RIM-162 ESSM (4 por célula) e 24 SM-2 IIIA, mais 42 misseis nos dois lançadores RAM, mais 2 lançadores quadrupulos para os 8 Harpoon.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
JLRC
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#27 Mensagem por JLRC » Seg Mar 02, 2009 12:20 pm

old escreveu:"Solo" 32 silos de misiles para una Fragata que pretenda ser Antiaerea me parecen pocos.
São só menos 8 que as F-100 e os mesmos das FREMM. Pouco porquê? Está a prever um ataque aéreo de saturação por parte da Rússia ou dos EU? Para o Brasil, (na minha modesta opinião) as F-124 são muito melhores que as F-100. Os mísseis são os mesmos e o sistema APAR (Activ Phased Array Radar) é melhor que o Aegis. É um sistema activo que dispensa os radares de seguimento, o que não significa que o Aegis não preste, obviamente, só que o APAR é mais recente e activo, permitindo um permanente guiamento dos mísseis Standard e Evolved Sea Sparrow. Por outro lado, as F-124 possuem 2 sistemas RAM, mais 42 mísseis, que as F-100 não têm. Eu compreendo que queira defender a sua dama mas ao menos use argumentos claros e realistas em vez de subterfúgios. Eu também penso que as F-100 são melhores que as FREMM (até porque são 2 tipos de navios distintos) mas quanto às F-124, penso que as F-100 perdem, aliás como perdem em relação às holandesas e dinamarquesas. Claro que esta é só a minha opinião e portanto muito discutível.
Por outro lado, o facto das F-124 "só" terem 32 células é uma opção economicista do governo alemão. Já viu a quantidade de dinheiro que poupara com 8 células a menos e pelo menos 20 mísseis a menos (4 SM-2 + 16 ESSM) vezes 3 fragatas? Foi uma pipa de massa. Mas se não quiser poupar esse dinheiro pode sempre instalar mais 16 células e atingir o número de 48 células. Aliás, o mesmo se passa com as F-100. Têm espaço para 48 células mas só instalaram 40.
Ainda em relação às FREMM, penso que são excelentes fragatas polivalentes, com boa capacidade anti-submarina mas perdem na capacidade anti-aérea. Eu sei que vão argumentar que as propostas francesas incluem os mísseis ASTER-30 mas eu prefiro os novos mísseis SM-6 (muito maior alcance e guiamento activo como nos Aster) além de que o radar HERAKLES é menos potente que o APAR e por outro lado, para ficarem ao nível das F-124, das LCF holandesas ou das novas fragatas dinamarquesas (já para não falar das Horizon e dos Daring), falta-lhes o radar SMART-L.
O amigo Soultrain falava que as FREMM estavam equipadas com o radar EMPAR só que a proposta para a MB é francesa com o radar HERAKLES e as FREMM com o EMPAR são as italianas e continua a faltar-lhes o SMART-L.
Espero ter trazido alguns contributos para esta discussão.
Cumprimentos

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#28 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 02, 2009 12:30 pm

soultrain escreveu:
32 silos para 32 RIM-162 ESSM (4 por célula) e 24 SM-2 IIIA, mais 42 misseis nos dois lançadores RAM, mais 2 lançadores quadrupulos para os 8 Harpoon.

[[]]'s
Nossa, eu sempre defendi a idéia de um escolta com 2 RAM, nem sabia que este escolta alemão possuia isso.

Isso sim é proteção antiaérea. 42 mísseis antiaéreos de curto alcance. Tem que ser um ataque de saturação MUITO forte para penetrar a defesa de 2 RAM.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2767 vezes
Agradeceram: 2448 vezes

#29 Mensagem por P44 » Seg Mar 02, 2009 1:42 pm

Triste sina ter nascido português 👎
soultrain
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por soultrain » Seg Mar 02, 2009 1:56 pm

JLRC escreveu:
São só menos 8 que as F-100 e os mesmos das FREMM. Pouco porquê? Está a prever um ataque aéreo de saturação por parte da Rússia ou dos EU? Para o Brasil, (na minha modesta opinião) as F-124 são muito melhores que as F-100. Os mísseis são os mesmos e o sistema APAR (Activ Phased Array Radar) é melhor que o Aegis. É um sistema activo que dispensa os radares de seguimento, o que não significa que o Aegis não preste, obviamente, só que o APAR é mais recente e activo, permitindo um permanente guiamento dos mísseis Standard e Evolved Sea Sparrow. Por outro lado, as F-124 possuem 2 sistemas RAM, mais 42 mísseis, que as F-100 não têm. Eu compreendo que queira defender a sua dama mas ao menos use argumentos claros e realistas em vez de subterfúgios. Eu também penso que as F-100 são melhores que as FREMM (até porque são 2 tipos de navios distintos) mas quanto às F-124, penso que as F-100 perdem, aliás como perdem em relação às holandesas e dinamarquesas. Claro que esta é só a minha opinião e portanto muito discutível.
Por outro lado, o facto das F-124 "só" terem 32 células é uma opção economicista do governo alemão. Já viu a quantidade de dinheiro que poupara com 8 células a menos e pelo menos 20 mísseis a menos (4 SM-2 + 16 ESSM) vezes 3 fragatas? Foi uma pipa de massa. Mas se não quiser poupar esse dinheiro pode sempre instalar mais 16 células e atingir o número de 48 células. Aliás, o mesmo se passa com as F-100. Têm espaço para 48 células mas só instalaram 40.
Ainda em relação às FREMM, penso que são excelentes fragatas polivalentes, com boa capacidade anti-submarina mas perdem na capacidade anti-aérea. Eu sei que vão argumentar que as propostas francesas incluem os mísseis ASTER-30 mas eu prefiro os novos mísseis SM-6 (muito maior alcance e guiamento activo como nos Aster) além de que o radar HERAKLES é menos potente que o APAR e por outro lado, para ficarem ao nível das F-124, das LCF holandesas ou das novas fragatas dinamarquesas (já para não falar das Horizon e dos Daring), falta-lhes o radar SMART-L.
O amigo Soultrain falava que as FREMM estavam equipadas com o radar EMPAR só que a proposta para a MB é francesa com o radar HERAKLES e as FREMM com o EMPAR são as italianas e continua a faltar-lhes o SMART-L.
Espero ter trazido alguns contributos para esta discussão.
Cumprimentos
Perfeito JLRC, só julgo que as FREMM não são um projecto fechado, são modulares, cada cliente pode escolher a opção que mais lhe convier.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Responder