Mensagem
por lobo_guara » Qua Jul 09, 2008 6:13 pm
Não entendo. Como é que o país que tem as melhores FFAA da região encontram-se envolvidos numa luta interminável (+40anos) com um a guerrilha? Se quase todos os demais países sul-americanos também tiveram guerrilhas e acabaram com elas muito mais rápido. No Brasil por exemplo pouco sobrou para contar história (nem os ossos dos guerrilheiros foram achados até hoje!)
Acho que é bobagem essa história de melhor exército da região, penso que o exército da Colômbia esteja mais próximo daquilo que preconizam os EUA para região, ou seja uma guarda nacional para luta anti-insurgência, pois trata-se basicamente de tropas leves ou ligeiras (como queiram) helitransportadas e sem grande poder de fogo em termos de equipamento. Acredito que seriam presas fáceis para países como Brasil, Peru ou Venezuela, aliás se o Cel. Chaves se ver em apuros com os gringos acredito que iria capturar facilmente parte da colômbia como refém. Enfim, os colombianos são bons contra os guerrilheiros, queria ver enfrentar um exéricito de verdade, acho que sem os gringos por perto amarelavam até mesmo para o pequeno Equador. Por fim quero fazer uma observação. Apesar do forte apoio americano, desconfio que as ofensivas do exéricito colombiano somente passaram a ser mais efetivas a partir da chegada dos super-tucanos em função de maior capacidade de apoio de fogo, portanto....
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)