a) O Orestes, o Juarez e o Ciclone (acho que ele foi o primeiro) já haviam dito, faz tempos, que a FACh tinha esses mísseis.
O Sut, forista chileno de muito destaque, também isso já havia falado.
b) Por outro lado, a FACh sempre foi altamente misteriosa, envolvendo seus armamentos em um véu de suspense e dramaticidade. Estou ficando caduco, talvez, mas não me lembro de ter visto fotos dos Derbys nos F 5 III ...
Por que abandonar então tal secretismo ? E por que agora ?
c) Já se havia especulado, aqui, que os Blocks 50 viriam configurados isso sim para os Derbys, mesmo porque tem aviônica israelense. SE não me engano , já estão customizados para os Pythons ...
c.1) Os MLU´s, talvez, surgissem como a opção primeira para o AMRAAM, mesmo porque na Europa portavam tais engenhos.
Lembro-me do Degan ter um chilique ( ) em um foro militar mexicano, a respeito de qual o type do MLU adquirido (acho que o Soultrain também pescou essa, no DB); se não me engano, o Type II, compatível com versões antigas e desatualizadas do míssil da Raytheon (A e B). Poder-se-ia imaginar que os MLU´s, ante a ausência do upgrade na terra de origem, portassem AMRAAM vetustos, pois.
Se for nos Block´s 50, realmente parabéns à FACh. Tudo leva a crer em um modelo recente, compatível com sua mais capaz aeronave.
d) O Hoot, expressivo forista chileno (http://www.zonamilitar.com.ar), defendeu que o modelo é o C 5 (justamente a que teria sido oferecida no FX), não o C 7. Possivelmente, será o mais avançado aqui en Sudacolândia, mas talvez por pouco tempo.
Nestas horas, mantenho-me fiel às minhas esperanças:
e) De qualquer forma, o lobby ianque no FX ? mostra-se favorecido: "Tá vendo, se a FACh tem, por que seria negado a nós, a Terceira e Tropical Roma?"
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"