Brascopter

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Brascopter

#16 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 27, 2008 5:02 pm

Sideshow escreveu:Mais um motivo para ele ser produzido pela Helibrás.

Gostemos ou não a Helibrás nos seus 30 anos de existência já produziu mais de 700 helicópteros e já tem nome e experiência nesse mercado.
É completamente diferente. A Brascopter é brasileira e está investindo no desenvolvimento de um novo helicóptero. Já a Helibras é apenas uma subsidiária da Eurocopter com parte do capital (minoritário) do Governo de Minas Gerais. Nunca investiu, nem investirá, no desenvolvimento de helicópteros. A empresa realiza apenas a montagem dos helicópteros projetados lá fora, com algumas partes produzidas (mas não concebidas) aqui no país.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

Re: Brascopter

#17 Mensagem por Corsário01 » Ter Mai 27, 2008 10:12 pm

x2 :wink:




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Brascopter

#18 Mensagem por Skyway » Qua Mai 28, 2008 2:07 am

Isso que eu ia falar..a Helibras é uma grande "Plastimodelista" que monta os kits lá de fora e faz uns scratchs aqui e alí. :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61522
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6323 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

Re: Brascopter

#19 Mensagem por Túlio » Qua Mai 28, 2008 7:16 am

Uma alternativa - tão cara quanto construir uma nova linha de montagem, não mais - seria comprar ações européias da Helibrás para a Brascopter e ter golden share para o governo federal, então passar-se-ia a usar a linha de montagem já existente, devidamente adaptada, e ainda assim continuar a montar os 'eurocópteros', ganhariam os dois lados. Claro que seria uma negociação complexa, há mais do que apenas dinheiro em jogo mas, ao menos a meu ver, seria uma solução possível, fazendo da Helibrás a EMBRAER dos helicópteros, com o tempo. O que acham?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Tupi
Sênior
Sênior
Mensagens: 922
Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
Localização: Minas Gerais - Brasil

Re: Brascopter

#20 Mensagem por Tupi » Qua Mai 28, 2008 11:12 am

Não sei se da pra integrar uma linha de montagem de um relativo competidor dentro da Helibras, ainda que a mesma tenha adquirido ações privilegiadas da empresa.
Mas cetamente a proposta do Tulio me parece a mais abrangente e que poderia atender ao maior numero de atores nesse jogo. :roll:





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Tupi
Sênior
Sênior
Mensagens: 922
Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
Localização: Minas Gerais - Brasil

Re: Brascopter

#21 Mensagem por Tupi » Qua Mai 28, 2008 11:15 am

Outro passo interessante seria unir-se aos hermanios para produzir em conjunto o novo heli projetado por eles (recon, ataque leve..) :wink:





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 17 vezes

Re: Brascopter

#22 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Mai 28, 2008 5:24 pm

Túlio escreveu:Uma alternativa - tão cara quanto construir uma nova linha de montagem, não mais - seria comprar ações européias da Helibrás para a Brascopter e ter golden share para o governo federal, então passar-se-ia a usar a linha de montagem já existente, devidamente adaptada, e ainda assim continuar a montar os 'eurocópteros', ganhariam os dois lados. Claro que seria uma negociação complexa, há mais do que apenas dinheiro em jogo mas, ao menos a meu ver, seria uma solução possível, fazendo da Helibrás a EMBRAER dos helicópteros, com o tempo. O que acham?
Eu creio que é uma muito interessante Túlio, sendo desnecessário fazer esse "jogo" de ações para obter algo assim.

Nos dias de hoje, na indústria de eletrônica/informática, existem acordos de produção entre grandes empresas dessa area (HP, Motorola, IBM) com empresas especializadas em produzir equipamentos (Flextronics, Solectron, Celestica). Nesses acordos o dono do produto entrega o projeto e estabelece o ritmo de produção e cabe a outra parte estruturar uma linha de produção capaz de cumprir o acordo.

No caso especifico a BRASCOPTER fica com a tarefa de concepção e desenvolvimento do projeto, e com a parte comercial (vendas, promoção) e suporte (assistência técnica, treinamento) e HELIBRAS em montar o heli dentro de sua fábrica e entregar o produto pronto a BRASCOPTER no ritmo de fabricação solicitado (p.ex. 10 aparelhos/mês).

Com um apadrinhamento dessa idéia pelo MinDef e MCT com polpudas verbas do BNDES, creio que seria possível selar uma acordo entre ambas as empresas.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Brascopter

#23 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 28, 2008 6:29 pm

Skyway escreveu:Isso que eu ia falar..a Helibras é uma grande "Plastimodelista" que monta os kits lá de fora e faz uns scratchs aqui e alí. :mrgreen:
Acho queumaboamaneira de manter a Helibrás, "mais ligada" seria justamente fazer uma concorrência e entrega-la de bandejapara a Brascopter, só para botar "uma pressãozinha" na francesa. :lol: :lol:

Quem sabe o pessoal da HEELIBRAS não para de se enganar de uma vez por todas.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Brascopter

#24 Mensagem por Skyway » Qua Mai 28, 2008 9:47 pm

cicloneprojekt escreveu:
Skyway escreveu:Isso que eu ia falar..a Helibras é uma grande "Plastimodelista" que monta os kits lá de fora e faz uns scratchs aqui e alí. :mrgreen:
Acho queumaboamaneira de manter a Helibrás, "mais ligada" seria justamente fazer uma concorrência e entrega-la de bandejapara a Brascopter, só para botar "uma pressãozinha" na francesa. :lol: :lol:

Quem sabe o pessoal da HEELIBRAS não para de se enganar de uma vez por todas.
Walter, corre o risco de criarem a concorrência para a Brascopter ganhar, mas devido a pressão francesa a Helibras acabar levando! :shock: :lol: :lol:




AD ASTRA PER ASPERA
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Brascopter

#25 Mensagem por Piffer » Qui Mai 29, 2008 12:39 pm

As coisas podem não ser tão simples assim.

Eu não me meto nessas questòes de mercado, mas em uma palestra que assisti há algum tempo na Embraer, foi dito que para uma aeronave ser economicamente viável, são necessárias aproximadamente 700 vendas. 50 ou 60 não enche a barriga de ninguém. A própria Embraer disse que nunca entrou no ramo dos aviões de rosca pois não havia um nicho para isso (como havia nos aviões médios que a impulsionaram).

O professor Donizeti, gerente do projeto, ministra o módulo de helicópteros da pós de segurança de vôo do ITA. Até agora, o projeto foi muito mais um estudo científico do que um projeto que alguma empresa queira realmente abraçar. Os Robinson e Schweizer são marcas consagradas; acho que a briga será dura para que o nosso realmente ganhe uma parcela do mercado.

Esse helicóptero não substituiria os Esquilos de instrução e sim os complementaria. Tem coisas que se faz na instrução que não dá para fazer num helicóptero desses.

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Brascopter

#26 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mai 29, 2008 8:56 pm

Perfeito, Piffer. Não sei se a analogia é correta ou próxima do mundo aeronáutico, mas, mal comparando, há montadoras de automóveis que produzem aos milhares ao dia e outras de nicho que produzem na casa das centenas ao ano. Para a Embraer (seria a grande montadora nesse exemplo), provavelmente seria interessante apenas se o número de vendas fosse expressivo a esse ponto. No entanto, para uma pequena desenvolvedora, no caso a Brascopter, pode ser que pequenas vendas do mercado interno seja suficientes para dar maturidade a ela para só então começar a entrar no mercado de maneira mais efetiva. Nesse meio tempo, a empresa precisaria de um aporte governamental razoável. Acredito que por se tratar de um setor estratégico, o aeronáutico, de alta tecnologia, de alto valor agregado, seria sim interessante que o Brasil apoiasse essa iniciativa. Claro, sem amadorismo, com muita seriedade e com prazos, custos, objetivos e metas bem estabelecidas.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Brascopter

#27 Mensagem por Slip Junior » Sex Mai 30, 2008 8:28 am

Piffer escreveu:O professor Donizeti, gerente do projeto, ministra o módulo de helicópteros da pós de segurança de vôo do ITA.
Piffer, uma pequena correção: o Donizeti ministra as aulas de fundamentos de engenharia aeronáutica (que, por sinal, começaram ontem); o professor da disciplina de engenharia de helicópteros será o Ronaldo. :wink:

Abraços




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Brascopter

#28 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mai 30, 2008 10:42 pm

Piffer escreveu:As coisas podem não ser tão simples assim.

Eu não me meto nessas questòes de mercado, mas em uma palestra que assisti há algum tempo na Embraer, foi dito que para uma aeronave ser economicamente viável, são necessárias aproximadamente 700 vendas. 50 ou 60 não enche a barriga de ninguém. A própria Embraer disse que nunca entrou no ramo dos aviões de rosca pois não havia um nicho para isso (como havia nos aviões médios que a impulsionaram).

O professor Donizeti, gerente do projeto, ministra o módulo de helicópteros da pós de segurança de vôo do ITA. Até agora, o projeto foi muito mais um estudo científico do que um projeto que alguma empresa queira realmente abraçar. Os Robinson e Schweizer são marcas consagradas; acho que a briga será dura para que o nosso realmente ganhe uma parcela do mercado.

Esse helicóptero não substituiria os Esquilos de instrução e sim os complementaria. Tem coisas que se faz na instrução que não dá para fazer num helicóptero desses.

Abraços,
Teria algo haver com aquele rotor de cauda Fenestron? Ele parece mal colocado ali, meio pesadão...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Brascopter

#29 Mensagem por Bolovo » Sex Mai 30, 2008 10:52 pm

cicloneprojekt escreveu:
Piffer escreveu:As coisas podem não ser tão simples assim.

Eu não me meto nessas questòes de mercado, mas em uma palestra que assisti há algum tempo na Embraer, foi dito que para uma aeronave ser economicamente viável, são necessárias aproximadamente 700 vendas. 50 ou 60 não enche a barriga de ninguém. A própria Embraer disse que nunca entrou no ramo dos aviões de rosca pois não havia um nicho para isso (como havia nos aviões médios que a impulsionaram).

O professor Donizeti, gerente do projeto, ministra o módulo de helicópteros da pós de segurança de vôo do ITA. Até agora, o projeto foi muito mais um estudo científico do que um projeto que alguma empresa queira realmente abraçar. Os Robinson e Schweizer são marcas consagradas; acho que a briga será dura para que o nosso realmente ganhe uma parcela do mercado.

Esse helicóptero não substituiria os Esquilos de instrução e sim os complementaria. Tem coisas que se faz na instrução que não dá para fazer num helicóptero desses.

Abraços,
Teria algo haver com aquele rotor de cauda Fenestron? Ele parece mal colocado ali, meio pesadão...
Tem a ver que ele é um helicoptero de outra classe.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 693
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceu: 358 vezes
Agradeceram: 159 vezes

Re: Brascopter

#30 Mensagem por Duka » Sex Mai 30, 2008 10:57 pm

As coisas podem não ser tão simples assim.

Eu não me meto nessas questòes de mercado, mas em uma palestra que assisti há algum tempo na Embraer, foi dito que para uma aeronave ser economicamente viável, são necessárias aproximadamente 700 vendas. 50 ou 60 não enche a barriga de ninguém. A própria Embraer disse que nunca entrou no ramo dos aviões de rosca pois não havia um nicho para isso (como havia nos aviões médios que a impulsionaram).

O professor Donizeti, gerente do projeto, ministra o módulo de helicópteros da pós de segurança de vôo do ITA. Até agora, o projeto foi muito mais um estudo científico do que um projeto que alguma empresa queira realmente abraçar. Os Robinson e Schweizer são marcas consagradas; acho que a briga será dura para que o nosso realmente ganhe uma parcela do mercado.

Esse helicóptero não substituiria os Esquilos de instrução e sim os complementaria. Tem coisas que se faz na instrução que não dá para fazer num helicóptero desses.
Axo que isso é uma realidade pertinente à Embraer, a qual possui uma enorme capacidade instalada.
Para uma emprese pequena, 50 ou 60 aeronaves já seriam uma grande encomenda. Prava disso é a Aeromot, que nunca vendeu quantias expressivas de seus aviões, mas vem se mantendo lucrativa a muitos anos.




Abraços
Responder