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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Ter Mai 27, 2008 2:39 pm
por Brigadeiro
Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Ter Mai 27, 2008 3:27 pm
por WalterGaudério
Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Ter Mai 27, 2008 3:58 pm
por Brigadeiro
Uai! Lembrar, eles lembraram... Por que? Não entendi a perguntinha?
Até mais!
Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Ter Mai 27, 2008 4:59 pm
por WalterGaudério
Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Ter Mai 27, 2008 5:12 pm
por Brigadeiro
E precisa estar sem combustível para não decolar?
Tudo é questão de "Peso e Balanceamento"... Se a carga for mal ajeitada... Você nem consegue tirar o avião do chão e se conseguir a proeza, vai ter dificuldades para controlar o avião no ar...
Conheço um piloto que estava voando num ATR configurado para carga, o DOV balanceou mal pra caramba e quando foi decolar... Ele encheu a mão, a VR chegou e o nariz nem saiu do chão! Depois de muito suor, descobriu-se que ajustaram a carga muito àfrente do CG e o avião estava com o nariz "pesado" demais para decolar... Entendeu?
Até mais!
Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Ter Mai 27, 2008 5:17 pm
por alcmartin
É, pode ter sido mesmo o mau balanceamento que causou esse acidente.
Por aqui, cito dois que acompanhei: um em C.grande, que deu cadeia p/o responsavel pela carga. O camarada botou 2 TON (!!) de uma carga "dele" no ultimo porão, sem conhecimento de ninguem.
Após a decolagem, enquanto o pitch estava alto, tudo bem. Quando começou a baixar o nariz, é claro, o PA não conseguiu...barata voa total!! Emergencia, pouso na cabeceira oposta veloz, quase varou, pneus estouraram, evacuação...
P/variar, até a verdade aparecer, culpa do piloto!
A outra foi na Rio sul. O 145, por ser comprido e c/os motores na cauda, exige um contrapeso, as vezes. Num dia, uma carga teve que ser deixada por ultimo, por algum motivo. Terminado o embarque, o cmte. perguntou ao povo de terra: "Já botaram a Po...(#@&*!) aí atrás?" O mecanico pensou na carga..." Já, cmte..."
O aeroporto era grande...um tal S.Dumont...eles mal conseguiram rodar o avião e nunca a baía de guanabara viu um rasante tão baixo de 145...
Balanceamento mata...
Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Ter Mai 27, 2008 5:20 pm
por alcmartin
Brigadeiro escreveu:E precisa estar sem combustível para não decolar?
Tudo é questão de "Peso e Balanceamento"... Se a carga for mal ajeitada... Você nem consegue tirar o avião do chão e se conseguir a proeza, vai ter dificuldades para controlar o avião no ar...
Conheço um piloto que estava voando num ATR configurado para carga, o DOV balanceou mal pra caramba e quando foi decolar... Ele encheu a mão, a VR chegou e o nariz nem saiu do chão! Depois de muito suor, descobriu-se que ajustaram a carga muito àfrente do CG e o avião estava com o nariz "pesado" demais para decolar... Entendeu?
Até mais!
Ele tá zoando, Brig!
Te garanto que balancear submarino deve ser bem pior...
abs!
Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Ter Mai 27, 2008 5:45 pm
por Brigadeiro
alcmartin escreveu:É, pode ter sido mesmo o mau balanceamento que causou esse acidente.
Por aqui, cito dois que acompanhei: um em C.grande, que deu cadeia p/o responsavel pela carga. O camarada botou 2 TON (!!) de uma carga "dele" no ultimo porão, sem conhecimento de ninguem.
Após a decolagem, enquanto o pitch estava alto, tudo bem. Quando começou a baixar o nariz, é claro, o PA não conseguiu...barata voa total!! Emergencia, pouso na cabeceira oposta veloz, quase varou, pneus estouraram, evacuação...
P/variar, até a verdade aparecer, culpa do piloto!
A outra foi na Rio sul. O 145, por ser comprido e c/os motores na cauda, exige um contrapeso, as vezes. Num dia, uma carga teve que ser deixada por ultimo, por algum motivo. Terminado o embarque, o cmte. perguntou ao povo de terra: "Já botaram a Po...(#@&*!) aí atrás?" O mecanico pensou na carga..." Já, cmte..."
O aeroporto era grande...um tal S.Dumont...eles mal conseguiram rodar o avião e nunca a baía de guanabara viu um rasante tão baixo de 145...
Balanceamento mata...
Ô! Se mata! Eu morro de medo de um dia pegar um avião desbalanceado ou, pelo menos, um Sêneca acima do peso... Gela os ossos só de pensar...
Esse negócio de "carga particular" também é fria... hehehehe
Até mais!
Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Qua Mai 28, 2008 7:09 pm
por WalterGaudério
alcmartin escreveu:Brigadeiro escreveu:E precisa estar sem combustível para não decolar?
Tudo é questão de "Peso e Balanceamento"... Se a carga for mal ajeitada... Você nem consegue tirar o avião do chão e se conseguir a proeza, vai ter dificuldades para controlar o avião no ar...
Conheço um piloto que estava voando num ATR configurado para carga, o DOV balanceou mal pra caramba e quando foi decolar... Ele encheu a mão, a VR chegou e o nariz nem saiu do chão! Depois de muito suor, descobriu-se que ajustaram a carga muito àfrente do CG e o avião estava com o nariz "pesado" demais para decolar... Entendeu?
Até mais!
Ele tá zoando, Brig!
Te garanto que
balancear submarino deve ser bem pior...
abs!
Na verdade é até ligeiramente mais fácil. Pois não há muito espaço para tu encher de treco. O único problema é justamente o compartimento de torpedos, já que uma vez disparados precisam de lastreamento imediato para não ocasionarem um
revertério no sub.
Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Qua Mai 28, 2008 8:02 pm
por alcmartin
Olha...
taí, vivendo e aprendendo...valeu, mestre!
Esses dias eu estava pensando com meus botões(da roupa!
): os SSBN devem ter que "trabalhar" um bocado logo após o disparo de um míssil daquele...
é muito peso saindo...e entrando depois(água)...ou não??
E lateral, ainda por cima...
Abre um tópico Subs, lá mestre!!
abs!!
Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Enviado: Qua Mai 28, 2008 8:07 pm
por RenaN
alcmartin escreveu:Abre um tópico Subs, lá mestre!!
Seria uma boa mesmo. Que tal "curiosidades sobre sub's".
Sds.