Torpedos

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Torpedos

#16 Mensagem por Marino » Ter Abr 15, 2008 7:04 pm

Sugiro convocar o Immortal e o Renan. :lol:
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: Torpedos

#17 Mensagem por Marino » Ter Abr 15, 2008 7:05 pm

Walter, havia um artigo sobre o filtro em uma revista periscópio, de 2004 ou 2005, não me lembro. Vc tem acesso as mesmas?
Abração
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Re: Torpedos

#18 Mensagem por RenaN » Ter Abr 15, 2008 7:12 pm

Marino escreveu:Sugiro convocar o Immortal e o Renan. :lol:
Apesar de eu estar começando a faculdade e ainda não entender nada de engenharia e ter que começar do zero, seria uma honra Marino. :D
[<o>]
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Re: Torpedos

#19 Mensagem por Marino » Ter Abr 15, 2008 7:16 pm

RenaN escreveu:
Marino escreveu:Sugiro convocar o Immortal e o Renan. :lol:
Apesar de eu estar começando a faculdade e ainda não entender nada de engenharia e ter que começar do zero, seria uma honra Marino. :D
[009] [009]
Este é o espírito.
Forte abraço
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Re: Torpedos

#20 Mensagem por Marino » Ter Abr 15, 2008 7:16 pm

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Re: Torpedos

#21 Mensagem por Marino » Ter Abr 15, 2008 7:20 pm

Na MB ele teria de imediato 2 aplicações:
Determinação de posição de uma fonte emissora, sendo a mesma:
1) SINAL SONORO - SUBMARINOS
2) SINAL ELETROMAGNÉTICO - ORIUNDO DE RADARES - NAVIOS
A bola agora com nossos acadêmicos.
Boa sorte, de todo coração.
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Re: Torpedos

#22 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 8:02 pm

Marino escreveu:Sugiro convocar o Immortal e o Renan. :lol:
Tô lascado... Assim não, meu irmão!!! :lol: :lol:


Grande abraço,

Orestes
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Re: Torpedos

#23 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 8:05 pm

RenaN escreveu:
Marino escreveu:Sugiro convocar o Immortal e o Renan. :lol:
Apesar de eu estar começando a faculdade e ainda não entender nada de engenharia e ter que começar do zero, seria uma honra Marino. :D
Agora já se transformou em meu aluno de iniciação científica, o Marino tá de prova, não adianta fugir deste serviço à Nação! :D :D
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Re: Torpedos

#24 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 8:06 pm

Já baixei, valeu. Vou ler com calma.

Forte abraço, meu irmão.

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Re: Torpedos

#25 Mensagem por RenaN » Ter Abr 15, 2008 8:18 pm

orestespf escreveu:
Marino escreveu:Sugiro convocar o Immortal e o Renan. :lol:
Tô lascado... Assim não, meu irmão!!! :lol: :lol:


Grande abraço,

Orestes
Na pior das hipóteses você vai ter companhia para tomar Whiskys e/ou Vodkas, né Immortal? :mrgreen: :twisted:
orestespf escreveu:Agora já se transformou em meu aluno de iniciação científica, o Marino tá de prova, não adianta fugir deste serviço à Nação! :D :D
Brasil acima de tudo! 8-]
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Re: Torpedos

#26 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 8:51 pm

RenaN escreveu:
orestespf escreveu: Tô lascado... Assim não, meu irmão!!! :lol: :lol:


Grande abraço,

Orestes
Na pior das hipóteses você vai ter companhia para tomar Whiskys e/ou Vodkas, né Immortal? :mrgreen: :twisted:
orestespf escreveu:Agora já se transformou em meu aluno de iniciação científica, o Marino tá de prova, não adianta fugir deste serviço à Nação! :D :D
Brasil acima de tudo! 8-]

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Re: Torpedos

#27 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Abr 16, 2008 10:46 am

RenaN escreveu:
Marino escreveu:Sugiro convocar o Immortal e o Renan. :lol:
Apesar de eu estar começando a faculdade e ainda não entender nada de engenharia e ter que começar do zero, seria uma honra Marino. :D

Faço minha as suas palavras, Renan. Acho que minha física e matemática são bastante cruas, mas se eu puder contribuir com algo, estamos aí.

[009] [009] [009]



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Re: Torpedos

#28 Mensagem por Tupi » Qui Abr 17, 2008 7:54 pm

cicloneprojekt escreveu: O quadro tático que nós estamos discutindo é o do Doppler-zero. No entanto, no caso levantado por vc, seria isso mesmo que aconteceria.

Este inclusive é o quadro tático ideal para uso do Sub-roc americano e para o SS-N-15/16 russos. Lança-se um torpedo(mas com determinação de alcance-sonar razoável), e na sequência um SubroC, ou SS-N-15/16 Vodopad APÓS o submarino-alvo iniciar manobras evasivas, aumentando velocidade e por consequência o seu NRI.
É verdade, vc tem razão :oops:

Então, retornando para o quandro Doppler-zero. Temos de definir o seguinte:
O sub esta pousado no fundo ou esta suspenso no seio do oceano. :roll:
O lado que caça esta sozinho ou tem suporte (outro sub,outro barco se superfície ASW, ou heli ASW). :roll:
Depois de definido isso vamos aprofundar nossas buscas. [004]
Agora tenho um chamado da patroa, mas amanhã retornarei. :mrgreen:

Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
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Re: Torpedos

#29 Mensagem por alcmartin » Sex Jun 06, 2008 1:48 pm

Estou levantando a bola do topico de novo, para ver se meus amigos navais me tiram uma dúvida:

Quais são os parâmetros, o envelope(altitude, vel.), para lançamento de torpedo(qualquer dado, de qualquer modelo) por meio aéreo, seja helicoptero ou avião? No caso, pesquisei sobre o Mk 46, um velho conhecido.

Esclareço minha dúvida: tais parametros podem limitar sobremaneira o veículo lançador.

Tal dúvida me veio a mente no topico "aéreo" do P3, quando foi questionado a vantagem da substituição dos turbohélices por jatos, na arena ASW. Não sou da área, sendo meus conhecimentos por leitura e bate papo. Mas de jatos e principalmente, de jatos civis convertidos ao serviço milico, eu fico em casa... :D 8-]

E aí afirmo sem medo de errar, um jato de médio/grande porte, abaixo de 10.000ft e lento sobre o mar, está tão a vontade quanto um elefante patinando no gelo...
Até uns anos atrás, o alcance tanto das sonabóias, quanto dos torpedos, tornava o perfil lento e baixo dos turbohélices quase obrigatorio. A não ser que apele para aquele "remendo operacional"...(referencia explicita ao Ninrod... :twisted: )

Mas, como não acho que a Boeing nem EMBRAER são de dar tiro n'água, nas figuras do P8 (737) ou P99 (145), caí em campo p/pesquisar e achei lá na "Força Aérea", nº 33, pag.64, sobre guerra ASW na MB, que já estão por aí as sonobóias passiveis de lançamento e rastreio acima dos ...10.000ft!! :shock: Bingo!

Mas...e quanto aos torpedos? No site da EMBRAER, o desenho do P99 ilustra um ASM...

Com a palavra, os amigos! E ajudem a converter esse amigo a modernidade! Senão, continuo c/os turbohélices! Vetor tem que ser autonomo, sem ter que pedir arrego, digo, auxilio!! :D

Abs e obrigado adiantado!

alguns sites sobre o mk 46:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_46_torpedo
http://www.navysite.de/weapons/mk-46.htm
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ship/weaps/mk-46.htm
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Re: Torpedos

#30 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jun 08, 2008 6:45 pm

alcmartin escreveu:Estou levantando a bola do topico de novo, para ver se meus amigos navais me tiram uma dúvida:

Quais são os parâmetros, o envelope(altitude, vel.), para lançamento de torpedo(qualquer dado, de qualquer modelo) por meio aéreo, seja helicoptero ou avião? No caso, pesquisei sobre o Mk 46, um velho conhecido.
Azul vou te passar dados da década de 70/80/90 basicamento sobre os P-3 da Navy, e com os S-E Tracker do 1o. GAE com os quais treinávamos nas UNITAS.

Bem, a idéia de se lançar torpedos leves ASW consiste em fazer o Torp entrar na água de frente para a fonte emissora. Ou seja, atrás dos hélices do sub. Isso posto depois de semear um campo de sonobóias passivas e determinar a área de maior probabilidade de contato positivo ASW o avião caçador manobra para obter a direção e velocidade do contato(saci-submarino), para a obtenção destes dados são lançadas sonobóias ativas, e partir deste momento antes mesmo que o campo de sonobóias ativas obtenha contato positivo o P-3/S-2 subia para cerca de 1500/2500 ft(S-2E/P-3 dependendo do quadro metereológico sobre o campo de busca) aguardando sinalde contato. Uma vez que este era adquirido com o mínimo de certeza., o piloto iniciava um mergulho rápido(P-3-260/280kts S-2E 180/220kts) estabilizando a aeronave(Vôo reto horizontal) a cerca de 300ft na trajetória estimada do saci, uma vez que esta altitude de lançamento era atingida, o piloto reduzia a velocidade p/ aproximadamente (P-3 150/180kts S-2E 130/160kts) qdo. era sobrevoada a melhor posição estimada do contato, qdo então sob as ordem do oficial de lançamento(operador ASW tático principal ASW-TACO) o comandante do avião liberava o Torp(Mk-44 , Mk-46 Mods 2, 3,4,5) que imediatamente abria um para-quedas de frenagem que geralmente o fazia entrar na água a cerca de 60/80kts.

O P-3 tinha um bode que eram as portas do bomb bay que qdo. abertas geravam segundo os pilotos um tremendo arrasto(ainda que a aeronave tenha sido projetada para suportar isso) , Devido a isso o pilloto tinha que desacelerar de maneira brusca o avião após o mergulho. Só que a bordo dos Oberons/Humaitás dava para escutar isso passivamente com o piloto mudando o passo dos hélices do P-3 8-] 8-] 8-] qdo. este estava ainda a uma distância suficientemente considerável para habilitar o cmt do sub a iniciar uma evasiva através de decoys e outros meios
Esclareço minha dúvida: tais parametros podem limitar sobremaneira o veículo lançador.
verdade.
Tal dúvida me veio a mente no topico "aéreo" do P3, quando foi questionado a vantagem da substituição dos turbohélices por jatos, na arena ASW. Não sou da área, sendo meus conhecimentos por leitura e bate papo. Mas de jatos e principalmente, de jatos civis convertidos ao serviço milico, eu fico em casa... :D 8-]

E aí afirmo sem medo de errar, um jato de médio/grande porte, abaixo de 10.000ft e lento sobre o mar, está tão a vontade quanto um elefante patinando no gelo...
Até uns anos atrás, o alcance tanto das sonabóias, quanto dos torpedos, tornava o perfil lento e baixo dos turbohélices quase obrigatorio. A não ser que apele para aquele "remendo operacional"...(referencia explicita ao Ninrod... :twisted: )
Imagine um Tu-142...
Mas, como não acho que a Boeing nem EMBRAER são de dar tiro n'água, nas figuras do P8 (737) ou P99 (145), caí em campo p/pesquisar e achei lá na "Força Aérea", nº 33, pag.64, sobre guerra ASW na MB, que já estão por aí as sonobóias passiveis de lançamento e rastreio acima dos ...10.000ft!! :shock: Bingo!
Mas...e quanto aos torpedos? No site da EMBRAER, o desenho do P99 ilustra um ASM...

Com a palavra, os amigos! E ajudem a converter esse amigo a modernidade! Senão, continuo c/os turbohélices! Vetor tem que ser autonomo, sem ter que pedir arrego, digo, auxilio!! :D

Abs e obrigado adiantado!

alguns sites sobre o mk 46:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_46_torpedo
http://www.navysite.de/weapons/mk-46.htm
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ship/weaps/mk-46.htm
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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