Caros Colegas
Se o F-5EM/FM preta?
Presta e se ficasse operacional neste ano seria sem duvida o melhor caça da América Latina. Porém deveremos receber as primeiras unidades operacionais já testadas(Embraer) e homologadas(CTA) no fim de 2005 e com as entregas finais previstas para a metade de 2007. Sendo os primeiros um F-5FM e dois F-5EM, que serão destinados ao 1º/14º GAv em Canoas, pois como a empresa que produz boa parte (60%) dos aviônicos estão sendo produzidos na AeroEletrônica em Porto Alegre - RS.
Logo, se o Chile realmente receber os F-16C/D estes serão os mais modernos, quanto ao processo de upgrade dos F-16 da Venezuela estes estarão um pouco atrás dos Tiger brasileiros, sem falar na metódica idéia de dizer que irão comprar os MiG-29M1/M2 para forçar os americanos a liberarem mais células do F-16A/B(+/- 30). Quanto aos Tiger III chilenos estes possuem sistemas que eram top á 10 anos atrás, por tanto estão já meio que desatualizados, lembrando que este é o padrão que teremos nos F-16 da Venezuela, porém o radar EL/M-2032B a ser instalado nestes F-16 e AMX comprados da Embraer recentemente, será numa versão mais moderna, inclusive com capacidade de varredura SAR e capacidade de tacar dois alvos aéreos ao mesmo tempo. Já os A-4AR estão até atrás dos Tiger III do Chile, não possuem nem capacidade BVR, o radar AGR-1 é uma versão local do APG-66 com varias restrições impostas pelos americanos a pedido dos ingleses que temiam tal “moderno” radar nas mãos dos argentinos. Seu cockpit tem dois MFD monocromáticos, um HUD e HOTAS todos meio que sendo uma copia dos aviônicos dos primeiros F-16C/D. Porém receberam mísseis AGM-65D e AIM-9L, que deu a FAA uma nova capacidade. Quando o AMX estiver “completo” e com seu upgrade terminado, teremos um vetor pelo menos 20 anos mais moderno que este. O nosso AMX poderá disparar mísseis anti-navio, anti-radar, todo tipo de bombas guiadas ou inteligentes, mísseis ar-ar da classe do Python 5 e assim por diante... Lembrando que o A-4AR não tem capacidade anti-navio. Quanto aos MiG-29 do Peru não irei nem perder meu tempo em dar algum esclarecimento ou opinião, porém há certas fontes que confirmam que estes mantém incondicionalmente 10 das 12 unidades sempre operacionais após o conflito com o Equador, porém estes são equipados com radares RDM(derivado do Cyrano IVM3 e não RDI ou RDY mais modernos e capaz), bombas guiadas a lazer israelenses, mísseis Magic 2, mísseis Exocet, AS-30L e Armat(estes eu não acredito).
Voltando ao nosso Tiger este terá:
- instalação da sonda de reabastecimento em vôo dos F-5 do segundo lote;
- um dos canhões retirados para instalação dos aviônicos;
- revisão estrutural completa;
- troca de todo o cabeamento(fios, conectores, etc.) trocado por novos e mais modernos;
- instalação de um sistema de geração de oxigênio interno;
- uma APU interna para dispensar auxilio externo no momento de ligar e efetuar os testes pré-vôo, muito útil para operações que utilizam estradas e rodovias como pistas, muito utilizado pela FAB em algumas regiões da Amazônia e Pantanal;
- cockpit contará com três MFCD(Elbit);
- HOTAS(Elbit);
- HUD com capacidade de emitir imagens do FLIR(Elbit);
- dois computadores de alto desempenho(Elbit);
- navegação inercial por INS/GPS(americanos, provavelmente Honeywell;
- HMD, visor montado no capacete tipo DASH 4, o mais moderno da Elbit;
- RWR e ECM do sistema de ultima geração(Elisra subdisiária da IAI);
- sistemas de auto-defesa ativos também de ultima geração, lançadores de chaff e flares(Elbit);
- capacidade de operação de óculos de visão noturna;
- sistema aberto de barramento de dados MIL-STD-1553B e cargas MIL-STD-1760;
- vídeo VHS-C para gravar todos os dados pertinentes de dados e áudio para reprodução em vôo ou no solo;
- um moderno sistema de data link compatível com os R-99, P-3BR, etc;
- Sistema de Planejamento de Missão;
- AACMI (Instrumentação Autônoma para Simulação e Avaliação de Manobras de Combate);
- capacidade para treinamento virtual de vôo;
- radar multi-modo Grifo-F Plus ou agora chamado de Grifo-BR e este merece destaque:
Cockpit dianteiro do F-5FM
Cockpit traseiro do F-5FM
O radar:
O radar é produzido pela FIAR italiana, a mesma que desenvolveu e produziu o PIRATE IRST/FLIR do Eurofighter e hoje conta com pelo menos 400 unidades produzidas e sendo utilizado nos upgrades de caças como F-5(Cingapura), F-7(Paquistão), Mirage III(Paquistão), L159, entre vários outros paises usuarios.
Tem capacidade Look-up/look-down, 60º de azimute e 60º de levação como capacidades de varredura e possui a capacidade de ataque ar-ar multi-alvo, podendo atacar até 2 alvos simultaneamente. Possui 10 modos ar-ar, 14 ar-solo/superfície, muitos desses modos são de configuração própria para a FAB e secretas. Contando com um alcance da ordem de 110 km no modo ar-ar em look-up e 70 km em look-down, o radar pode detectar um pequeno alvo com 5m² de área alar a uma distancia de 75 km no modo look-up e 50 km se este estiver a 300m de altitude, look-down.
Podendo utilizar todos os modernos armamentos disponíveis no mercado, radar tem sua maior capacidade no emprego de mísseis BVR com capacidade ativa e semi-ativa. Bombas guiadas ou inteligentes e “burras”, mísseis ar-mar, mísseis anti-radar, mísseis ar-solo, mísseis all-aspect de curto alcance entre outros.
Provavelmente entre os itens secretos no radar produzido para a FAB esta a varredura SAR e sistema de acompanhamento de terreno.
As armas:
Para podermos salientar as necessidade vamos partir do principal, os israelenses foram nossos anjos em matéria de capacitação para darmos o upgrade em nossos F-5s e no desenvolvimento do ALX e AMX-T. Sendo assim parto da idéia de uso de armamentos israelenses, europeus e brasileiros.
- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance)
- míssil Python 5(curto alcance)
- míssil Derby, em sua segunda configuração chamada BVRAAM, superior inclusive ao AIM-120C5(BVR).
- míssil MAR-1(anti-radar)
- míssil ALARM(anti-radar)
- míssil EXOCET, por questão de preço e convenção(ar-mar)
- missil anti-tanque BRIMSTONE(MBDA – Britânico)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA.
Porém cabe salientar a necessidade de a Embraer produzir mais tanques extras de combustível externo de 1000 litros para o ventre e 600 litros supersônicos para sob as asas em pilones internos, estes usados por vários paises porém não no continente sul-americano.
Valeu!!!!