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Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sex Mar 07, 2008 2:42 pm
por Brasileiro
Nome do Contratado: ACS - SOLUCOES DE ENGENHARIA LTDA-
CNPJ / CPF: 07.923.069/0001-36

Objeto:
Pesquisa e desenvolvimento de um Sistema Veículo Aéreo Não Tripulado, VANT VT15

Valor do Contrato: 1.378.357,10
Período de Vigência: 24/01/2008 a 17/02/2009
A ACS soluções de Engenahria LTDA importa peças para aviões experimentais e ultraleves. SJC.


abraços]

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sex Mar 07, 2008 2:45 pm
por Brasileiro
E por acaso essa tal de ACS - SOLUCOES DE ENGENHARIA LTDA é a Flight Solutions?

:lol: :lol: :lol:


abraços]

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sex Mar 07, 2008 3:21 pm
por Sideshow
E por acaso essa tal de ACS - SOLUCOES DE ENGENHARIA LTDA é a Flight Solutions?
Resposta de um folder da FS distribuido na 1ª Converência Latinoamericana sobre VANT.
Flight Solutions is a joint venture between the companies Flight Technologies and ACS – Advanced Composites Solutions, specialized in the development and integration of Unmanned Aerial Systems (UAS). Flight Technologies is a company specialized in the development of control and information systems for aerospace applications. With a highly multidisciplinary team they have gathered their UAS capabilities as engineering services providers for government military programs. Formed by professionals with long accumulated experience in product development for the aircraft industry, in companies such as Embraer and Airbus, ACS is specialized in composite materials technology, and in the development and production of light aircraft.

Flight Technologies and ACS have totally complementary capacities and have been working together in other projects since the beginning of 2006. The two companies have monitored the UAS segment for the last two years waiting a strategic opportunity to enter the market. After a partnership agreement with the Federal University of Minas Gerais (UFMG) it was decided that the time had come, and in January of 2007, Flight Solutions was created.

(...)
Interessante que quem me passou isso foi um dos donos da argentina Nostromo Defensa S.A.
que elogiou muito os produtos da FS e vê a empresa como uma forte concorrênte no futuro.

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sex Mar 07, 2008 3:38 pm
por A.K. for T-7
Quem viu a apresentação do CTA viu a proposta de utilização do SABER 60 do EB: um radar móvel, transportável em terreno difícil, que vai ser ligado via link de dados ao Cmdo da Bat AAé e com os postos de tiro e observação. O radar localiza o alvo e passa os dados para o Cmdo da Bat AAé; esta plota a posição do alvo no terreno em relação aos postos de tiro, selecionando o mais favoravelmente posicionado para o engajamento; o Cmdo passa os dados via rádio com link de dados para o "Palm" militar do Cmt do Posto de Tiro; este indica o alvo para o atirador, que engaja o alvo com um míssil de ombro (MSA). É o sistema ideal para Infantaria Motorizada, Leve, Aeromóvel, de Selva, Pantaneira, de Montanha. Ou seja: um sistema com tanta mobilidade QT quanto à da tropa, que pode ser levado "no lombo", e que assim como a tropa, é facilmente camuflado e dispersado no terreno, tornando extremamente difícil sua localização e destruição. Imagine várias Bat AAé como estas dispersas pelos telhados dos prédios e casas de São Paulo, mudando de posição a cada 3 ou 4 horas... Só destrói-se um sistema AAé deste se bombardear a cidade inteira!!! Caso contrário, quem passar pela área a menos de 12 mil pés corre o risco de ser abatido...

Quanto a este míssil que estão chamando de MSA-1, dêem uma olhada no FN-6 chinês, que vocês vão ter uma boa idéia do que se trata. Ele será o componente destrutivo desta Bat AAé que eu descrevi acima, em substituição aos Igla e Igla-S.

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sex Mar 07, 2008 3:58 pm
por Sideshow
Quanto a este míssil que estão chamando de MSA-1, dêem uma olhada no FN-6 chinês, que vocês vão ter uma boa idéia do que se trata. Ele será o componente destrutivo desta Bat AAé que eu descrevi acima, em substituição aos Igla e Igla-S.
Parece uma mistura de Igla com Mistral :roll: :twisted:
Imagem

The HongYing-6 (also known as FeiNu-6 or FN-6 in its export name) is a third-generation man-portable air-defence missile system (MAPADS) developed in parallel with the QianWei series. The missile is fitted with an infrared seeker featuring strong resistance to enemy flare, solar heat, and heat from the ground. The missile has all-aspect attack capability with a single-shot hit probability of 70%. The missile features a pyramid-shape nose with a four-unit IR sensor. The launcher is fitted with an optical sight and an IFF antenna. The batteries and cooling system is fitted inside the handle under the launcher. The missile has entered the PLA service in limited numbers.

Specifications

System length: N/A
System weight: 16kg
Missile length: 1.495m
Missile diameter: 0.072m
Missile weight: N/A
Propulsion: Single-stage solid rocket
Operating altitude: 0.015~3.5km
Operating range: 0.5~6km
Maximum Speed: 360m/s (head-on); 300m/s (tail-chasing)
Guidance: Infrared
Warhead: N/A

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sex Mar 07, 2008 4:02 pm
por Sideshow
Quanto a este míssil que estão chamando de MSA-1, dêem uma olhada no FN-6 chinês, que vocês vão ter uma boa idéia do que se trata. Ele será o componente destrutivo desta Bat AAé que eu descrevi acima, em substituição aos Igla e Igla-S.
Parece uma mistura de Igla com Mistral :roll: :twisted:
Imagem

The HongYing-6 (also known as FeiNu-6 or FN-6 in its export name) is a third-generation man-portable air-defence missile system (MAPADS) developed in parallel with the QianWei series. The missile is fitted with an infrared seeker featuring strong resistance to enemy flare, solar heat, and heat from the ground. The missile has all-aspect attack capability with a single-shot hit probability of 70%. The missile features a pyramid-shape nose with a four-unit IR sensor. The launcher is fitted with an optical sight and an IFF antenna. The batteries and cooling system is fitted inside the handle under the launcher. The missile has entered the PLA service in limited numbers.

Specifications

System length: N/A
System weight: 16kg
Missile length: 1.495m
Missile diameter: 0.072m
Missile weight: N/A
Propulsion: Single-stage solid rocket
Operating altitude: 0.015~3.5km
Operating range: 0.5~6km
Maximum Speed: 360m/s (head-on); 300m/s (tail-chasing)
Guidance: Infrared
Warhead: N/A

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sex Mar 07, 2008 4:39 pm
por Centurião
A.K. for T-7 escreveu:Quem viu a apresentação do CTA viu a proposta de utilização do SABER 60 do EB: um radar móvel, transportável em terreno difícil, que vai ser ligado via link de dados ao Cmdo da Bat AAé e com os postos de tiro e observação. O radar localiza o alvo e passa os dados para o Cmdo da Bat AAé; esta plota a posição do alvo no terreno em relação aos postos de tiro, selecionando o mais favoravelmente posicionado para o engajamento; o Cmdo passa os dados via rádio com link de dados para o "Palm" militar do Cmt do Posto de Tiro; este indica o alvo para o atirador, que engaja o alvo com um míssil de ombro (MSA). É o sistema ideal para Infantaria Motorizada, Leve, Aeromóvel, de Selva, Pantaneira, de Montanha. Ou seja: um sistema com tanta mobilidade QT quanto à da tropa, que pode ser levado "no lombo", e que assim como a tropa, é facilmente camuflado e dispersado no terreno, tornando extremamente difícil sua localização e destruição. Imagine várias Bat AAé como estas dispersas pelos telhados dos prédios e casas de São Paulo, mudando de posição a cada 3 ou 4 horas... Só destrói-se um sistema AAé deste se bombardear a cidade inteira!!! Caso contrário, quem passar pela área a menos de 12 mil pés corre o risco de ser abatido...

Quanto a este míssil que estão chamando de MSA-1, dêem uma olhada no FN-6 chinês, que vocês vão ter uma boa idéia do que se trata. Ele será o componente destrutivo desta Bat AAé que eu descrevi acima, em substituição aos Igla e Igla-S.
Obrigado pela explicação. :)

Qual seria o alcance ideal de um MSA-2 para atingir bombardeiros que voam no andar de cima?

Ficaria agradecido se alguém pudesse responder.

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sex Mar 07, 2008 7:09 pm
por Brasileiro
Parece uma mistura de Igla com Mistral :roll: :twisted:


...
Só um detalhe, a MB vem dando um apoio discreto mas fundamental a este desenvolvimento.

abraços]

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sáb Mar 08, 2008 2:27 am
por Bolovo
Alguma foto do SABER 200?

Parece que finalmente o CTEX acertou em alguma coisa em cheio...

A idéia do MSA-1 ser um MANPAD é boa. [000]

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sáb Mar 08, 2008 11:01 am
por Brasileiro
O radar SABER M-200 é a 3ª fase do projeto e culminará com a entrga em Dez. de 2008 de um M-200. Essa fase custará 9,3 milhões de reais, financiada pela FINEP.




abraços]

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Sáb Mar 08, 2008 11:35 pm
por Glauber Prestes
Brasileiro escreveu:O radar SABER M-200 é a 3ª fase do projeto e culminará com a entrga em Dez. de 2008 de um M-200. Essa fase custará 9,3 milhões de reais, financiada pela FINEP.




abraços]
Incrível... 9,3 milhões (tudo bem que é uma fase, mas imagina se fosse uma radar americano?)

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Dom Mar 09, 2008 9:57 am
por Pablo Maica
Incrivel ver que mesmo com verbas rídiulas o EB ainda consegue manter o CTEx em nivel de excelência maxima.

MAS-1 9quem sabe um 2)
SABER M200

Quem sabe a nossa AAAe não começa a resurgir por ai.


Um abraço e t+ :D

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Seg Mar 10, 2008 3:40 pm
por eligioep
[quote="Pablo Maica"]Incrivel ver que mesmo com verbas rídiulas o EB ainda consegue manter o CTEx em nivel de excelência maxima.

MAS-1 9quem sabe um 2)
SABER M200

Quem sabe a nossa AAAe não começa a resurgir por ai.


Um abraço e t+ :D[/quote]
Realmente, só fazendo milagres..... Abs

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Seg Mar 10, 2008 4:50 pm
por Glauber Prestes
Só não pode ser que nem foi feito com o FILA... O FILA era a salvação da lavoura da AAe do EB, pois era barato o suficiente para inundar as linhas de frene da AAe brasileira, além de ter tecnologia que ainda hoje é relativamente moderna. O problema é que o programa parou, e nós temos pelo menos 3 sistemas de tubo AAe diferentes no EB: Fila/bofors L70, Supefledermaus/Oerlinkon, e o quarentinha, que sai de cena agora. O EB aposta agora no FILA com iglas, e futuramente no SABER com iglas, e eventualmente SABER com MSA 1. Mas tudo isso é para defesa de ponto, com o alcance nunca passando de 6 km. Era para ser natural aumentar as camadas, mas hoje em dia, teríamos que implantar um sistema com enormes quantidades de SABER 60/MSA-1 de curto alcance e SABER M200/MSA-2 de médio alcance. Desse total, temos apenas um equipamento operacional e com previsão para uso AAe (SABER 60)...

Re: Tecnologia do EB (CTEx)

Enviado: Seg Mar 10, 2008 6:25 pm
por Sideshow
Parece que finalmente o CTEX acertou em alguma coisa em cheio...
Como assim e o Tamoyo, MD-96....melhor esquecer :mrgreen:
Incrivel ver que mesmo com verbas rídiulas o EB ainda consegue manter o CTEx em nivel de excelência maxima.
(...)
Realmente, só fazendo milagres..... Abs
O custo de desenvolvimento e produção no Brasil e quase sempre MUITO menor que em outros países, como o Beraldi falou uma vez nos desenvolvemos mísseis com dinheiro de pinga :mrgreen:

- MAA-1A custou US$ 29 milhões e cada míssil custa +/- US$ 30 mil (menos da metade do preço de qualquer outro míssil de 3ª geração).

- MSS 1.2 custou US$ 15 milhões

- MAN-1 vai custar US$ 50 milhões

- MSA-1: Booster R$ 120 mil e Seeker R$ 137 mil.

- Saber X60 custou R$ 15 milhões.
Só não pode ser que nem foi feito com o FILA... O FILA era a salvação da lavoura da AAe do EB, pois era barato o suficiente para inundar as linhas de frene da AAe brasileira, além de ter tecnologia que ainda hoje é relativamente moderna.
Glauber eu não sei quando o EDT-FILA ficou pronto, mas imagino que foi no final dos anos 80 ou começo dos anos 90. Esse foi uma época difícil para a indústria bélica brasileira com o fim da Guerra Fria, calote iraquiano, diminuição do orçamento das FFAA brasileiras isso sem falar do revanchismo do governo civil que deixou nossa indústria bélica largada à própria sorte.

____________

Calma gente agora que o MSA-1 está tomando forma e vocês já querem o MSA-2.....tudo ao seu tempo :wink:

Alias acho melhor o MSA-2 ser um produto extrangeiro, porque não podemos ficar mais 8 anos sem defesa antiaérea de medio alcance.