Página 2 de 7
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:23 pm
por Immortal Horgh
cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:23 pm
por Carlos Lima
Bolovo escreveu:cb_lima escreveu:Bolovo escreveu:cb_lima escreveu:Lembrar que o projetista do A67 é o mesmo cara do Tucano e do KT-1... sendo assim não é de se espantar a diferença...
Esqueci o nome do cara... ele é hungaro se não me engano!
[]s
CB_Lima
O José Kovacs????
O próprio!!
Saiu uma matéria algum tempo atrás na FlightGobal sobre o A67 e sobre a concorrência no Iraque para aeronaves COIN e daí apareceu o nome dele como 'idealizador' do A67 e 'inspirador' do KT-1...
Todos tendo como 'pai' o nosso querido 'T-27'.
[]s
CB_Lima
SÉRIO? Oloco!
![[101]](./images/smilies/101.gif)
Pois é...
na natureza nada se cria nada se perde... tudo apenas se copia (transforma)

. hehehehehehe
Olha aqui uma das matérias...
http://www.flightglobal.com/articles/2007/03/13/212539/us-aircraft-taps-tucanos-former-designer-for-new-look-a-67.html
[Editado]
e outra sobre o provavel 'nosso' envolvimento no programa do A67
http://www.flightglobal.com/articles/2007/04/17/213226/brazil-special-talent-spread.html
[]s
CB_Lima
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:29 pm
por Carlos Lima
Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Não entendi??
[]s
CB_Lima
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:52 pm
por Bourne
cb_lima escreveu:Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Não entendi??
[]s
CB_Lima
Espionagem industrial é mais comum do que deveria no mundo das grandes cooporações, tal como a ação de lobistas e outras atitudes não muito nobres.
Porém, afirmar que o projeto tem uma estética parecida e qur foi desenhado para missões semelhantes é cópia, siginifica uma leviandade. Pode ter sido apenas coincidência ou viram uma imagem no jornal e se inspiraram no conceito e fez florescer a idéia.
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:52 pm
por orestespf
Bolovo escreveu:cb_lima escreveu:Lembrar que o projetista do A67 é o mesmo cara do Tucano e do KT-1... sendo assim não é de se espantar a diferença...
Esqueci o nome do cara... ele é hungaro se não me engano!
[]s
CB_Lima
O José Kovacs????
Essa vodka é muito ruim, mas dá um golinho aé!

Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:54 pm
por Carlos Lima
born escreveu:cb_lima escreveu:Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Não entendi??
[]s
CB_Lima
Espionagem industrial é mais comum do que deveria no mundo das grandes cooporações, tal como a ação de lobistas e outras atitudes não muito nobres.
Porém, afirmar que o projeto tem uma estética parecida e qur foi desenhado para missões semelhantes é cópia, siginifica uma leviandade. Pode ter sido apenas coincidência ou viram uma imagem no jornal e se inspiraram no conceito e fez florescer a idéia.
Sendo assim...
- Quem será que copiou de quem?
[]s
CB_Lima
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:54 pm
por Túlio
born escreveu:cb_lima escreveu:Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Não entendi??
[]s
CB_Lima
Espionagem industrial é mais comum do que deveria no mundo das grandes cooporações, tal como a ação de lobistas e outras atitudes não muito nobres.
Porém, afirmar que o projeto tem uma estética parecida e qur foi desenhado para missões semelhantes é cópia, siginifica uma leviandade. Pode ter sido apenas coincidência ou viram uma imagem no jornal e se inspiraram no conceito e fez florescer a idéia.
A 'coincidência' aumenta ainda mais quando é o mesmo projetista...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:55 pm
por Bolovo
cb_lima escreveu:Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Não entendi??
[]s
CB_Lima
Também não!
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:56 pm
por Bolovo
Túlio escreveu:born escreveu:cb_lima escreveu:Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Não entendi??
[]s
CB_Lima
Espionagem industrial é mais comum do que deveria no mundo das grandes cooporações, tal como a ação de lobistas e outras atitudes não muito nobres.
Porém, afirmar que o projeto tem uma estética parecida e qur foi desenhado para missões semelhantes é cópia, siginifica uma leviandade. Pode ter sido apenas coincidência ou viram uma imagem no jornal e se inspiraram no conceito e fez florescer a idéia.
A 'coincidência' aumenta ainda mais quando é o mesmo projetista...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Que é independente, não é brasileiro, não é americano, não é coreano, mas sim húngaro.
![[100]](./images/smilies/100.gif)
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:57 pm
por Túlio
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:57 pm
por Carlos Lima
Bolovo escreveu:Túlio escreveu:born escreveu:cb_lima escreveu:Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Não entendi??
[]s
CB_Lima
Espionagem industrial é mais comum do que deveria no mundo das grandes cooporações, tal como a ação de lobistas e outras atitudes não muito nobres.
Porém, afirmar que o projeto tem uma estética parecida e qur foi desenhado para missões semelhantes é cópia, siginifica uma leviandade. Pode ter sido apenas coincidência ou viram uma imagem no jornal e se inspiraram no conceito e fez florescer a idéia.
A 'coincidência' aumenta ainda mais quando é o mesmo projetista...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Que é independente, não é brasileiro, não é americano, não é coreano, mas sim húngaro.
![[100]](./images/smilies/100.gif)
A missão dele na Terra é espalhar o projeto do Tucano 'entre os povos'
[]s
CB_Lima
Enviado: Sex Fev 22, 2008 6:57 pm
por Immortal Horgh
cb_lima escreveu:Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Não entendi??
[]s
CB_Lima
É que dissestes que requerimentos semelhantes podem resultar em desenhos semelhantes
[ ]s
Enviado: Sex Fev 22, 2008 7:04 pm
por Bolovo
Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Não entendi??
[]s
CB_Lima
É que dissestes que requerimentos semelhantes podem resultar em desenhos semelhantes
[ ]s
O PEOR é que isso é verdade.
Compare o An-124 com o C-5. O C-390 com o K-1. O Rafale com o EF-2000. O A320 com o Boeing 737. A Buran com a Space Shuttle. Tem outros exemplos também.
Existe uma lógica nisso.
Usa-se as idéias já existentes e comprovadas no mundo, que funcionam, não procuram reinventar algo revolucionário que tem chance de dar errado ou reinventar a roda.
O resultado disso é um monte de coisa parecida.
Enviado: Sex Fev 22, 2008 7:08 pm
por Carlos Lima
Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Immortal Horgh escreveu:cb_lima escreveu:Olá
Lembrar que o nosso C390 guarda uma semelhança considerável com o Kawasaki C-1 e o nova aeronave deles o C-X...
As vezes requerimentos parecidos chegam a soluções semelhantes... só isso
[]s
CB_Lima
Nossa, de repente me deu uma vontade de acreditar em coelhinho da Páscoa
[ ]s
Não entendi??
[]s
CB_Lima
É que dissestes que requerimentos semelhantes podem resultar em desenhos semelhantes
[ ]s
Hehehehhe... essa é a palavra 'oficial' de qualquer empresa em relação as coincidências...
Ver F-111 x SU-24, A-9 x Su-25, Tu-160 x B-1b, etc
Mas falando sério agora...
Existem algumas coisas no caso do C-390 x C-X (C-1) que podem ser resultado do que falei, por exemplo:
Se você que porta de carga traseira com rampa, invariavelmente estamos falando daquela cauda 'a la Hércules'.
Se voce quer aterrisar em terrenos semi-preparados e ter velocidade de aproxima''cão baixa e ambientes aonde carga/descarga seja rápida, você está falando de asa-alta
Se você não quer ir muito (muito) longe mas com um excelente desempenho, estamos falando de pelo menos Bi-turbina
Se você quer visibilidade grande - principalmente para manobras e taxiamento em determinados ambientes, estamos falando daquelas 'janelas' olhando para baixo como no Hércules
Se você quer a habilidade de carregar e descarregar carga sem muito apoio... o seu trem de pouso vai ser baixo e provavelmente você virá com APU que normalmente vai ser localizado junto com o conjunto do trem de pouso deixando o máximo de volume da cabine vazio para entrada de cargas.
O diferencial pode está em coisas como... perfil das asas, materiais utilizados, motores/eletrônicos utilizados, etc
Em linhas gerais as aeronaves ficam 'parecidas', mas nao necessariamente iguais.
[]s
CB_Lima
Enviado: Sex Fev 22, 2008 7:10 pm
por Penguin
Kawasaki C-1
Embraer C-390
Boeing YC-14
McDonnell Douglas YC-15
AN-72
Quem se inspirou em quem?