Instalações de Manutenção da Venezuela

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#16 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Jan 26, 2008 7:59 pm

O tempo é o Senhor da razão ... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
thiago
Júnior
Júnior
Mensagens: 55
Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 4:49 pm

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#17 Mensagem por thiago » Sáb Mai 10, 2008 5:31 pm

na avibrás :mrgreen:




Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay
Agradeceu: 3 vezes

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#18 Mensagem por midnight » Sáb Mai 10, 2008 6:42 pm

É muito preocupante, ainda mais que os americanos estão a reativar a 4ª frota, depois de 58 anos.
Imagem

Acho que 90.000 toneladas de diplomacia é muita coisa.




Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#19 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 10, 2008 6:50 pm

Parece que a 4º frota não será ofensiva.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#20 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 11, 2008 10:46 am

Bolovo escreveu:Parece que a 4º frota não será ofensiva.
Em teoria não, eles não precisam de um porta aviões nuclear para ser uma força ofenciva na AL.




.
Avatar do usuário
bruno mt
Sênior
Sênior
Mensagens: 1274
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 2:26 pm
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceu: 4 vezes

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#21 Mensagem por bruno mt » Dom Mai 11, 2008 11:50 am

não deve ser contra a AL, pelo que eu estou vendo,o EUA acham que estão em uma nova guerra fria contra a China.




ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#22 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mai 11, 2008 12:11 pm

Senhores, não vamos desviar o tema do tópico que é muito pertinente. Às vezes tópicos bons estão sendo perdidos pelo ciclo vicioso da questão passional.

-----------------

Piffer, como o Brasileiro falou, o que parece é que as manutenções mais simples são feitas na própria Venezuela em nível de esquadrão. As mais complexas deverão ser feitas na Rússia ou no Brasil, caso se confirme a tal fábrica, ou mesmo na Venezuela, caso ela consiga investir em infra-estrutura, o que eu considero difícil, e sendo um investimento, no mínimo, de médio prazo. A Venezuela ainda não tem um parque industrial/aeronáutico nem mão de obra que possa fornecer apoio mais complexo à sua aviação. Acredito que na AL, somente Chile, Argentina (apesar da penúria) e Brasil (principalmente) sejam capazes de manter aeronaves com autonomia relativamente razoável.

Outra questão interessante é que essas novas equipagens ainda carecem de pessoal técnico e amadurecimento da doutrina. É a velha questão do "não basta TER". Ainda não há pilotos nem técnicos treinados em número suficiente. Tanto que, segundo as informações, os Su-30 venezuelanos na Cruzex não participarão dos combates aéreos por ainda estarem desenvolvendo a doutrina. E aí, se fizermos uma comparação básica, apesar de eles no final do ano já contarem com 24 Su-30MK2, ainda faltará um bom caminho para podermos considerá-los de fato operacionais. Enquanto isso, embora a FAB tenha apenas 8 Mirage 2000C já entregues (no final do ano, 12) e esses serem bastante inferiores em relação aos venezuelanos, na FAB, os Mirage já assumiram a função de Defesa Aérea e participarão da Cruzex normalmente. A FAB está adquirindo a capacidade de revisão até dos motores das aeronaves. Portanto em termos de autonomia estaremos à frente.

É claro, eles pelo menos têm os equipamentos. Daqui há alguns anos eles vão estar plenamente operacionais, em que pese a questão da manutenção, e nós ainda estaremos com Mirage 2000C. :|




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#23 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 11, 2008 7:11 pm

Mas Vinícius, e se eles tiverem pelo menos oito SU-30 operacionais plenos? Você acha que eles viriam aqui mostrar os segredos dos SU-30 deles no meio de chilenos, argentinos e brasileiros? Vai ter umas trocentas antenas por aí fazendo um biblioteca de sinais.

É normal que escondam o jogo nestes exercícios.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#24 Mensagem por Tigershark » Dom Mai 11, 2008 7:24 pm

No meu modo de ver a opção da manutenção ser feita na própria Venezuela é bem plausível,já que com as constantes compras de Chavez aos Russos não seria difícil ter uma fábrica e manutenção dos Sukhoi por lá.Evidentemente em um primeiro momento teriam que importar tudo,inclusive grande parte da mão-de-obra.
Em relação à capacidade técnica e doutrina concordo inteiramente com o Vinícius.Os venezuelanos ainda tem um longo caminho a percorrer até dominarem todos os novos equipamentos adquiridos.Entendo que nós também passaremos por isso,mas de uma forma mais suave,se partirmos para Sukhois e Scorpenes.




Carlos Mathias

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#25 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 11, 2008 7:37 pm

Com certeza poder pode, mas que é bem mais difícil para a Venezuela, isso é sim.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#26 Mensagem por Tigershark » Dom Mai 11, 2008 7:40 pm

Carlos Mathias escreveu:Com certeza poder pode, mas que é bem mais difícil para a Venezuela, isso é sim.
Sem dúvida,Carlos,eles no final vão ter bom senso e trazer a fábrica para cá! :D




Carlos Mathias

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#27 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 11, 2008 7:48 pm

Seria o mais lógico e viável. Lá eles teriam de partir do zero para manutenir um número de certa forma reduzido de aviões. Aqui, o tal centro de manutenção viria junto com uma compra ou até mesmo produção conjunta. Logo seriam os nossos mais os venezuelanos, um número perto ou maior que 100 aviões.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#28 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mai 11, 2008 10:50 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas Vinícius, e se eles tiverem pelo menos oito SU-30 operacionais plenos? Você acha que eles viriam aqui mostrar os segredos dos SU-30 deles no meio de chilenos, argentinos e brasileiros? Vai ter umas trocentas antenas por aí fazendo um biblioteca de sinais.

É normal que escondam o jogo nestes exercícios.
Você não entendeu. Não é a quantidade de vetores operacionais. No final do ano eles terão os 24 Su-30 voando. Estou me referindo ao esquadrão estar operacional, apto a aproveitar todas as características que a aeronave oferece, com doutrina consolidada. Isso ainda levará algum tempo. A questão não é vir "mostrar segredos", a questão é que eles ainda não têm segredos pra mostrar. :wink:




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#29 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mai 11, 2008 10:52 pm

Tigershark escreveu:No meu modo de ver a opção da manutenção ser feita na própria Venezuela é bem plausível,já que com as constantes compras de Chavez aos Russos não seria difícil ter uma fábrica e manutenção dos Sukhoi por lá.Evidentemente em um primeiro momento teriam que importar tudo,inclusive grande parte da mão-de-obra.
Sim, mas como falei, seria um investimento pesado e, no mínimo, a médio prazo.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

Re: Instalações de Manutenção da Venezuela

#30 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 11, 2008 11:21 pm

A questão não é vir "mostrar segredos", a questão é que eles ainda não têm segredos pra mostrar. :wink:
Você acha ou está afirmando? Lembremo-nos que o nosso amigo venezuelano já postou aqui coisas diferentes disso. Podem não ser muitos, mas um núcleo de pilotos está sim a pleno, segundo esse forista. Não creio que haja uma razão racional para crer que nossos pilotos possam estar operacionais depois de pouco tempo com os F-5M e Derby, saindo de uma sucataria só; e eles, que já operavam aviões mais modernos como o F-16, demorariam um tempão para conseguir o mesmo.
É partir do presuposto que eles são ruins por natureza( e nós bons) e que a Rússia não sabe ensinar.

Acredito Vinícius que hajam segredos a esconder sim. Esses SU-30MKV são o esteio da defesa deles. Numa irradiada poderia-se definir que radar os SU-30 tem, frequências, potência e etc.

Ou então foi definido o papel de ataque a eles, só isso.




Responder