Enviado: Qua Jan 09, 2008 1:44 pm
Uma das razões da manche não ser central nos caças actuais, julgo ser as enormes forças g em manobras de combate.
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soultrain escreveu:Uma das razões da manche não ser central nos caças actuais, julgo ser as enormes forças g em manobras de combate.
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alcmartin escreveu:Boa tarde, Soultrain!
Essa é uma das alegações dos projetistas, mesmo. O cara ficar mais "deitado" e a mão na lateral do corpo, com o braço caído naturalmente, favoreceria a resistencia...
Antigamente, quando não era FBW, havia realmente uma desvantagem quando se tratava de fazer manobra brusca a esquerda. Para o lado do braço é realmente mais facil. Mas hoje é tudo FBW, macio...
Na comercial pintou a vantagem de livrar o painel, permitindo até acessorios, tipo a mesa retratil do Airbus. Mas, em oposto, há a alegação de maior consciencia situacional quando tem aquele manche grandão no centro, a posição dele te chama a atenção até sem olhar p/o painel...
Acho que vai ficar essa briga de projetistas mais tempo,hehe...
Poti Camarão escreveu:Eu não confiaria num piloto canhoto pilotando um caça feito prum destro...
cb_lima escreveu:alcmartin escreveu:Boa tarde, Soultrain!
Essa é uma das alegações dos projetistas, mesmo. O cara ficar mais "deitado" e a mão na lateral do corpo, com o braço caído naturalmente, favoreceria a resistencia...
Antigamente, quando não era FBW, havia realmente uma desvantagem quando se tratava de fazer manobra brusca a esquerda. Para o lado do braço é realmente mais facil. Mas hoje é tudo FBW, macio...
Na comercial pintou a vantagem de livrar o painel, permitindo até acessorios, tipo a mesa retratil do Airbus. Mas, em oposto, há a alegação de maior consciencia situacional quando tem aquele manche grandão no centro, a posição dele te chama a atenção até sem olhar p/o painel...
Acho que vai ficar essa briga de projetistas mais tempo,hehe...
Exato!
É igual dirigir... tanto do lado esquerdo quanto do direito... Nada que depois de um tempo você não consiga se adaptar (falo por experiência própria - sendo canhoto).
Além disso lembrar que com o uso do HOTAS tanto a mão esquerda quanto a direita ficam bem ocupadas, ou seja, o piloto destro também tem muito o que aprender.
As vezes é mais difícil para um destro, pois o canhoto ao longo da vida faz adaptações ao 'mundo destro' - ouvi isso de um piloto de F-16 com quem conversei a uns anos atrás em Farnborough.
[]s
CB_Lima
alcmartin escreveu:Boa tarde, Soultrain!
Essa é uma das alegações dos projetistas, mesmo. O cara ficar mais "deitado" e a mão na lateral do corpo, com o braço caído naturalmente, favoreceria a resistencia...
Antigamente, quando não era FBW, havia realmente uma desvantagem quando se tratava de fazer manobra brusca a esquerda. Para o lado do braço é realmente mais facil. Mas hoje é tudo FBW, macio...
Na comercial pintou a vantagem de livrar o painel, permitindo até acessorios, tipo a mesa retratil do Airbus. Mas, em oposto, há a alegação de maior consciencia situacional quando tem aquele manche grandão no centro, a posição dele te chama a atenção até sem olhar p/o painel...
Acho que vai ficar essa briga de projetistas mais tempo,hehe...
zela escreveu:É verdade. Em um documentário do History Channel, um piloto de caça comentou que era mais comum os pilotos manobrarem à esquerda do que à direita. Só não explicou o porque...