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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Túlio
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#16 Mensagem por Túlio » Dom Dez 23, 2007 3:48 pm

Immortal Horgh escreveu:
Túlio escreveu:
joao fernando escreveu:O que, Mrs. Tulio? O aluminio é nacional? Pois todo o resto deve ter especificaçôes aeronauticas, e o preço acaba sendo em dolar mesmo, sem chorumelos.



Vamos com calma, cupincha, Mrs. é abreviatura de 'senhora', ok? Mais respeito com os mais velhos...

Os trabalhadores da EMBRAER, do operário ao engenheiro, da tia do cafezinho ao VP, recebem em dólar? Peças adquiridas no mercado nacional o são em dólares? Partes feitas pela própria EMBRAER são cotadas em dólares para ela própria? A EMBRAER monta uma fuselagem e uma asa, depois junta ambas e isso é em dólar?

Brabo isso...


"Vamos com calma, cupincha, Mrs. é abreviatura de 'senhora', ok? Mais respeito com os mais velhos..."

Xiiii, Túlio, se a gatucha de 22 anitchos ver isso aí, acaba com a festinha de final de ano :lol: :lol: :lol:

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È tanta secação que acho que vou mesmo comprar umas azuizinhas... :wink:




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#17 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Dez 23, 2007 4:17 pm

Túlio escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Túlio escreveu:
joao fernando escreveu:O que, Mrs. Tulio? O aluminio é nacional? Pois todo o resto deve ter especificaçôes aeronauticas, e o preço acaba sendo em dolar mesmo, sem chorumelos.



Vamos com calma, cupincha, Mrs. é abreviatura de 'senhora', ok? Mais respeito com os mais velhos...

Os trabalhadores da EMBRAER, do operário ao engenheiro, da tia do cafezinho ao VP, recebem em dólar? Peças adquiridas no mercado nacional o são em dólares? Partes feitas pela própria EMBRAER são cotadas em dólares para ela própria? A EMBRAER monta uma fuselagem e uma asa, depois junta ambas e isso é em dólar?

Brabo isso...


"Vamos com calma, cupincha, Mrs. é abreviatura de 'senhora', ok? Mais respeito com os mais velhos..."

Xiiii, Túlio, se a gatucha de 22 anitchos ver isso aí, acaba com a festinha de final de ano :lol: :lol: :lol:

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È tanta secação que acho que vou mesmo comprar umas azuizinhas... :wink:


Só como off: um amigo meu comprou uma caixinha dessa "coisa azul", dizendo que era para dar um "gás". Aí a galera aqui já caiu matando "pow, Jean (posso colocar o nome dele aqui, afinal não curte esse papo de defesa e nunca entraria no DB 8-] :lol: ), a gente ainda está meio longe em termos de idade pra comprar isso aí, então seu caso já é grave, imagina quando você tiver 40 anos". O bicho é tão relaxado que sequer esquentou com a zoeira :lol:


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#18 Mensagem por joao fernando » Dom Dez 23, 2007 5:59 pm

Vcs conhecem o famoso "Conhaque do pai João?" Não? Deixa a pilula azul no chinelo...se colocasse no tanque do F5, coitado dos SU do Chaves... :shock:




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#19 Mensagem por Mapinguari » Seg Dez 24, 2007 2:49 am

joao fernando escreveu:So da montagem segue em reais, e apenas isso. Ja vi muitas empressas daqui mesmo devolvendo os avioes da Embraer pelos custos, que parecem não ser tão baixos assim (a menos que avião importado esteja sendo subsidiado, o que não vem ao caso). Por exemplo os ATR que estão voando aqui no Brasil, tendo os Brasilia, que mesmo sendo usados, podemos dizer que a Embraer fica em casa e os custos de manutenção "deveriam" ser mais em conta, coisa que não ocorre.


João, as empresas nacionais têm pouco interesse em adquirir aeronaves da Embraer por questões de falta de financiamento adequado no Brasil. Com as aeronaves estrangeiras, os bancos desses países oferecem condições muito mais favoráveis. A questão não tem nada a ver com custos operacionais ou de aquisição, portanto.
O texto citado diz que o R-99 é a aeronave AEW&C mais avançada e de melhor custo benefício do mercado. Quando ele cita mercado, quer dizer o mercado mundial, as aeronaves deste tipo. Ou seja, é a aeronave mais capaz, mais avançada que pode ser comprada pelo valor pago por ela.
O Sentry pode até ser mais avançado, mas custa muitas vezes mais. O mesmo pode ser dito de Hawkeye, Mainstay e outras opções. Mesmo o Argus sueco (que usa célula do Saab 340) não tem capacidade similar ao R-99, apesar de usar o mesmo radar. Seu alcance, autonomia, velocidade, etc são inferiores ao R-99, que custa pouco mais. Assim, vale mais a pena comprar o R-99.




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#20 Mensagem por Zepa » Seg Dez 24, 2007 9:00 am

Mapinguari escreveu:
joao fernando escreveu:So da montagem segue em reais, e apenas isso. Ja vi muitas empressas daqui mesmo devolvendo os avioes da Embraer pelos custos, que parecem não ser tão baixos assim (a menos que avião importado esteja sendo subsidiado, o que não vem ao caso). Por exemplo os ATR que estão voando aqui no Brasil, tendo os Brasilia, que mesmo sendo usados, podemos dizer que a Embraer fica em casa e os custos de manutenção "deveriam" ser mais em conta, coisa que não ocorre.


João, as empresas nacionais têm pouco interesse em adquirir aeronaves da Embraer por questões de falta de financiamento adequado no Brasil. Com as aeronaves estrangeiras, os bancos desses países oferecem condições muito mais favoráveis. A questão não tem nada a ver com custos operacionais ou de aquisição, portanto.
O texto citado diz que o R-99 é a aeronave AEW&C mais avançada e de melhor custo benefício do mercado. Quando ele cita mercado, quer dizer o mercado mundial, as aeronaves deste tipo. Ou seja, é a aeronave mais capaz, mais avançada que pode ser comprada pelo valor pago por ela.
O Sentry pode até ser mais avançado, mas custa muitas vezes mais. O mesmo pode ser dito de Hawkeye, Mainstay e outras opções. Mesmo o Argus sueco (que usa célula do Saab 340) não tem capacidade similar ao R-99, apesar de usar o mesmo radar. Seu alcance, autonomia, velocidade, etc são inferiores ao R-99, que custa pouco mais. Assim, vale mais a pena comprar o R-99.



Excelente seu texto. Concordo que no caso do R 99, tem que ser levado em conta principalmente o custo/benefício. Acho que neste quesito ele é imbatível. 8-]

Abs.

Zepa.




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#21 Mensagem por Túlio » Seg Dez 24, 2007 9:13 am

Mapinguari escreveu: Mesmo o Argus sueco (que usa célula do Saab 340) não tem capacidade similar ao R-99, apesar de usar o mesmo radar. Seu alcance, autonomia, velocidade, etc são inferiores ao R-99, que custa pouco mais. Assim, vale mais a pena comprar o R-99.



Além de, por ser um turbohélice, não opera tão alto quanto o R99, e é só AEW, pois não leva operadores e consoles como o nosso, ele apenas retransmite os sinais para uma ou mais estações na superfície, que se encarregam das táticas e decisões em geral.

Não há comparação... :wink:




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#22 Mensagem por joao fernando » Seg Dez 24, 2007 12:33 pm

Justifiquei apenas ao custo de operação, não o financiamento estrangeiro, que com certeza terão juros (bem) menores que os nossos...fora o ICMS, IPI, etc...

Fica a duvida, que ninguem nunca vai saber: quanto custa a hora de voo real de cada avião???




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#23 Mensagem por R.A.Barros » Seg Dez 24, 2007 4:39 pm

qual a diferença de AEW&C e AWAC?




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#24 Mensagem por Vector » Seg Dez 24, 2007 8:23 pm

joao fernando escreveu:Justifiquei apenas ao custo de operação, não o financiamento estrangeiro, que com certeza terão juros (bem) menores que os nossos...fora o ICMS, IPI, etc...

Fica a duvida, que ninguem nunca vai saber: quanto custa a hora de voo real de cada avião???


João,

O custo de operação dos aviões da Embraer é muito competitivo e realmente igual (ou menor) do que aviões dos concorrentes. A prova disso é que ele vende muito bem no mundo tudo.

Se seus custos de operação fossem assim tão altos como vc diz, os aviões da Embraer não seriam os líderes de mercado no mundo todo.

Aqui no Brasil não existiram casos de devolução de aviões por causa de custos de operação altos versus concorrentes diretos. O caso da Rio-Sul foi devido as condições do leasing, e não dos custos de operação.

Ou seja, que lhe passou essa idéia está equivocado, ou fazendo comparações em bases errôneas.

Sds,
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#25 Mensagem por joao fernando » Seg Dez 24, 2007 9:08 pm

Desculpe Vector, mas pessoalmente não tenho acesso por exemplo, a quanto sai uma hora de voo de um Brasilia/Bandeirante/ERJ 145, muito menos de algum concorrente. Por mim, TODO avião que voasse no Brasil, só poderia ser de outro fabricante se NÃO tivesse equivalente. Mas como isso é uma utopia...vamos ver aviôes estrangeiros piores voando de um lado pro outro.

Ps - Vc tem os valores? Pode colocar aqui?? Só posso te dizer que sou fã do Bandeirante e tenho orgulho da Embraer. Mas a minha duvida é sobre os custos serem em dolar, por exemplo uma turbina R&R, tem o custo em dolar. Porque ela seria mais barata num avião da Embraer e mais custosa num concorrente? Um piloto de ERJ ganha menos que um de Bombardier? Isso é que coloco como custo, o valor total para manter um avião, por hora.




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#26 Mensagem por Vector » Qua Dez 26, 2007 9:38 am

joao fernando escreveu:Desculpe Vector, mas pessoalmente não tenho acesso por exemplo, a quanto sai uma hora de voo de um Brasilia/Bandeirante/ERJ 145, muito menos de algum concorrente. Por mim, TODO avião que voasse no Brasil, só poderia ser de outro fabricante se NÃO tivesse equivalente. Mas como isso é uma utopia...vamos ver aviôes estrangeiros piores voando de um lado pro outro.

Ps - Vc tem os valores? Pode colocar aqui?? Só posso te dizer que sou fã do Bandeirante e tenho orgulho da Embraer. Mas a minha duvida é sobre os custos serem em dolar, por exemplo uma turbina R&R, tem o custo em dolar. Porque ela seria mais barata num avião da Embraer e mais custosa num concorrente? Um piloto de ERJ ganha menos que um de Bombardier? Isso é que coloco como custo, o valor total para manter um avião, por hora.


Caro João.

Essa questão dos custos de operação é uma questão complexa. Os custos dependem muito do equipamento, do ambiente de operação e da própria maneira como se utilizará o produto.

Os custos de operação possuem muitos componentes, como o salário de pilotos, consumo de combustível, pneus, as manutenções, o downtime necessário, etc, etc...

O custo que vc citou do motor, por exemplo, já faz parte do custo de aquisição. Quanto ao custo de aquisição, os aviões da Embraer levam vantagem devido ao fato de cerca de 30 a 40% do custo ser em real, e não em dólar. Esta vantagem tem se reduzido, devido a valorização do real frente ao dólar. Mas por aqui a carga tributária é maior, o que anula esta vantagem no caso de compra do equipamento por empresas nacionais. Além é claro das questões ligadas ao financiamento.

Falando de Brasil, praticamente não temos aqui concorrentes diretos operando. Então a só ver por aqui operando aviões estrangeiros que não tem equivalente nacional é válida e é o que acontece.

Nós não tivemos por aqui operando os concorrentes diretos do EMB-120 e EMB-110, e nem mesmo do ERJ-145.

Quanto aos valores de custo de operação, as variáveis são tantas que fica difícil uma comparação. Precisaríamos comparar exatamente nas mesmas condições para ter uma avaliação justa. E isso é difícil de se obter. Normalmente essa avaliação é feita por cada empresa quando da seleção do seu fornecedor de aeronaves. Não é o único fator, mas um fator importante na decisão.

Sds,
Vector




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#27 Mensagem por joao fernando » Qua Dez 26, 2007 11:15 am

Vector, vc não considera concorrente do EMB 120 os LET? (não vale dizer que agora os EMB estão fora de linha, pois ainda tem muitas celulas do 120 por ai) Outra, qualquer concorrente do Bandeirante desmontaria no 1º pousa na Amazonia, igual aqueles lixos da CASA que a FAB comprou (aviões para moças, que apenas recebeu pintura camuflada e dizem ser para uso militar...)

Li em algum lugar (acho que aqui mesmo no DB) que certa empresa americana gastava 400,00 dolares por hora de voo do Brasilia (só voo sem tripulação)




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#28 Mensagem por Vector » Qua Dez 26, 2007 2:52 pm

joao fernando escreveu:Vector, vc não considera concorrente do EMB 120 os LET? (não vale dizer que agora os EMB estão fora de linha, pois ainda tem muitas celulas do 120 por ai) Outra, qualquer concorrente do Bandeirante desmontaria no 1º pousa na Amazonia, igual aqueles lixos da CASA que a FAB comprou (aviões para moças, que apenas recebeu pintura camuflada e dizem ser para uso militar...)

Li em algum lugar (acho que aqui mesmo no DB) que certa empresa americana gastava 400,00 dolares por hora de voo do Brasilia (só voo sem tripulação)


Não João,

O Let não é concorrente do EMB-120, pois ele leva de 17 a 19 passageiros e o EMB-120 30. Portanto são aviões de categorias diferentes.

O Let é considerado como o substituto do EMB-110 no mercado doméstico, e o EMB-110 além de fora de linha, tem muito poucos disponíveis no mercado de usados.

Quanto ao CASA, a FAB comprou o 295 que é bem maior que o Bandeirante. Os casa que substituiriam os EMB-110 seriam os CASA 212, mas a compra destes parece que foi cancelada.

Quanto ao custo de hora de vôo, citado por vc, não sei dizer, pois não sei qual a composição deste custo, e de qual cenário estamos falando. E nem foi citado o custo dos concorrentes.

Sds,
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#29 Mensagem por JT8D » Qui Dez 27, 2007 12:33 am

O que eu não entendo é porque as empresas aéreas brasileiras não operam E-Jets. A TAM compra A319 pra substituir os F100 quando o avião ideal seria o E190.
Ouvi dizer que antes de falecer o Rolim tencionava comprar aviões da Embraer, mas parece que seus herdeiros não têm a mesma visão do fundador da TAM.
Acho que o governo deveria fazer algo a respeito.

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#30 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 27, 2007 2:07 pm

RENN_Akino escreveu:qual a diferença de AEW&C e AWAC?


Não tem diferença, a segunda opção esta errada. :lol:

Air Early Warning and Command = AEW&C :wink:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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