Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Tigershark
- Sênior

- Mensagens: 4098
- Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
#16
Mensagem
por Tigershark » Qui Dez 13, 2007 7:31 pm
FIGHTERCOM escreveu:Edu Lopes escreveu:...Saito também confirmou a compra de oito caças F-5E e três F-5F dos estoques da Real Força Aérea Jordaniana. Segundo um brigadeiro presente no encontro, existe a possibilidade de se adquirir mais unidades desses modelos para modernizá-los dentro dos padrões F-5EM e F-5FM...
Ai eu pergunto: comprar mais F-5 pra quê?
Já tô achando que o Tiger é o vencedor do FX.
Não seria para utilizá-lo como LIFT?
Abraços,
Wesley
Amigo Fightercom,
Na entrevista existe uma observação sobre a substituição de xavantes e impalas por f-5BR,as novas células devem servir para aposentar definitivamente os bravos acima referenciados.
Abs,
Tigershark
-
FIGHTERCOM
- Sênior

- Mensagens: 5001
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1234 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
#17
Mensagem
por FIGHTERCOM » Qui Dez 13, 2007 7:34 pm
Tigershark escreveu:FIGHTERCOM escreveu:Edu Lopes escreveu:...Saito também confirmou a compra de oito caças F-5E e três F-5F dos estoques da Real Força Aérea Jordaniana. Segundo um brigadeiro presente no encontro, existe a possibilidade de se adquirir mais unidades desses modelos para modernizá-los dentro dos padrões F-5EM e F-5FM...
Ai eu pergunto: comprar mais F-5 pra quê?
Já tô achando que o Tiger é o vencedor do FX.
Não seria para utilizá-lo como LIFT?
Abraços,
Wesley
Amigo Fightercom,
Na entrevista existe uma observação sobre a substituição de xavantes e impalas por f-5BR,as novas células devem servir para aposentar definitivamente os bravos acima referenciados.
Abs,
Tigershark
![[009]](./images/smilies/009.gif)
-
Edu Lopes
- Sênior

- Mensagens: 4549
- Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
- Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ
#18
Mensagem
por Edu Lopes » Qui Dez 13, 2007 7:37 pm
Mas os que temos não dão e sobram pra isso? Afinal, quantos Xavantes e Impalas nós temos voando?
Ainda acho que seria um desperdício de dinheiro comprar mais Tigers e depois ainda gastar mais pra modernizá-los. Pergunto de novo: qual é o custo final de um F-5M?
-
Immortal Horgh
- Sênior

- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
#19
Mensagem
por Immortal Horgh » Qui Dez 13, 2007 9:16 pm
Edu Lopes escreveu:FIGHTERCOM escreveu:Não seria para utilizá-lo como LIFT?
Abraços,
Wesley
Penso nisso também, mas quantos vetores serão usados para treinamento?
Sou a favor também de se formar um ou dois esquadrões agressors, mas mesmo assim a quantidade de F-5M será muito grande.
Será que vale a pena comprar mais Tigers pra depois modernizar? Qual o custo final de um F-5 modernizado? Será que já temos os temos em quantidade suficiente para essas missões?
Sei lá, mas esse papo de comprar mais F-5 não tá me cheirando bem não. Vai que resolvam ficar com F-5M e M2000C até a chegada do FX2.
Grande abraço.
Entre a célula e a modernização, o custo total fica em torno de US$ 10 milhões.
[ ]s
-
Immortal Horgh
- Sênior

- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
#20
Mensagem
por Immortal Horgh » Qui Dez 13, 2007 9:18 pm
Edu Lopes escreveu:Mas os que temos não dão e sobram pra isso? Afinal, quantos Xavantes e Impalas nós temos voando?
Ainda acho que seria um desperdício de dinheiro comprar mais Tigers e depois ainda gastar mais pra modernizá-los. Pergunto de novo: qual é o custo final de um F-5M?
Segundo a FAB, temos em torno de 20/30 e operando em funções de caça, por isso a idéia de substituí-los pelos F-5BR.
[ ]s
-
Morcego
- Sênior

- Mensagens: 9018
- Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
- Localização: Santos/SP
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
-
Contato:
#21
Mensagem
por Morcego » Qui Dez 13, 2007 9:55 pm
Caramba os caras aidna querem continuar operando os XAVANTES.
-
Plinio Jr
- Sênior

- Mensagens: 5278
- Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Agradeceram: 1 vez
#22
Mensagem
por Plinio Jr » Qui Dez 13, 2007 10:42 pm
Pelo que pude entender a entrevista :
- Os franceses são favoritos para levar a concorrencia dos helis de transporte(Cougar) ;
- Teremos F-5s e A-1s por um boooooommmm tempo, esqueçam outro modelo alem do cansativo FX, isto serve tbm para Mirage 2000 adicionais e modernização dos mesmos;
- A coisa táh feia e vai continuar assim por um bom tempo....

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
-
Morcego
- Sênior

- Mensagens: 9018
- Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
- Localização: Santos/SP
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
-
Contato:
#23
Mensagem
por Morcego » Qui Dez 13, 2007 10:44 pm
Consta que tinha bastante laranjada no café da manhã.
-
Carlos Lima
- Sênior

- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
#24
Mensagem
por Carlos Lima » Qui Dez 13, 2007 10:46 pm
Pois é...
E F-5 no Pacaú... !! Eles merecem uma aeronave melhor do que os Xavantes a um bom tempo

.
Pelo visto outra coisa certa é o P3! E graças a Deus acabaram com aquela bobagem de C-212.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
Edu Lopes
- Sênior

- Mensagens: 4549
- Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
- Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ
#25
Mensagem
por Edu Lopes » Sex Dez 14, 2007 9:23 pm
Plinio Jr escreveu:Pelo que pude entender a entrevista :
- Os franceses são favoritos para levar a concorrencia dos helis de transporte(Cougar) ;
-
Teremos F-5s e A-1s por um boooooommmm tempo, esqueçam outro modelo alem do cansativo FX, isto serve tbm para Mirage 2000 adicionais e modernização dos mesmos;
- A coisa táh feia e vai continuar assim por um bom tempo....

O que me deixou um pouquinho menos preocupado foi essa frase: “
Não estão previstas compras de Mirage 2000C usados nem a modernização futura dos aparelhos recebidos da França”...
Pelo menos isso, né.
Quanto aos F-5, entendi a mesma coisa que você. Acho que vamos ter que aturar os Tigers por muuuuuuuuuuuuuuuito tempo.
-
lobo_guara
- Sênior

- Mensagens: 1131
- Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
- Localização: Brasil
- Agradeceram: 19 vezes
#26
Mensagem
por lobo_guara » Seg Jan 07, 2008 12:13 pm
Mantendo-se o ritmo atual nas questões de defesa no Brasil, o FX só vai ficar operacional lá para 1015, então até lá defesa aérea fica somente com os F5M e os 12 F2000, além dos A1 que são caças de ataque. Não seria prudente mais uns 12 M2000 não? Mesmo que os caças não sejam uma maravilha não era melhor garantir os Mirrage 2000 que são interceptadores natos?
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
-
lobo_guara
- Sênior

- Mensagens: 1131
- Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
- Localização: Brasil
- Agradeceram: 19 vezes
#28
Mensagem
por lobo_guara » Seg Jan 07, 2008 6:20 pm
joao fernando escreveu:10 milhas cada F5...e quanto custa um F16???
Não sei exatamente quanto custa um F16, contudo acho que somente a célula do F16 A deve ficar próximo disso, sendo que para tornar-se compatível com o F5M o F16 deveria ser submetido por um MLU só que aí acho que ultrapassa os 10 milhões. Agora os M2000 "matusa" como opessoal aqui do fórum chama custaram 80 milhões se não estou engando fora o armamento (R530D e Magic II), então fica algo em torno de 6,7 milhões a unidade já revisada, aí fico em dúvida quanto a relação custo benefício, pois embora o F5M seja mais capaz e traga uma série de vantagens técnológicas sobretudo na atuação em conjunto com os R99, os M2000 são interceptadores natos com um perfil de vôo que acredito ser superior ao do F5 e que a modernização não é capaz de modificar tal característica, por isso não sei se é mais negócio adquirir F5 ou mais um lote de M2000 que já viria operacional sem necessitar submeter ao lento processo de modernização na Embraer, já que em ambos os casos a vida útil esperada dos aviões é algo em torno de 2020 - 2025.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
-
Vinicius Pimenta
- Site Admin

- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
-
Contato:
#29
Mensagem
por Vinicius Pimenta » Seg Jan 07, 2008 8:51 pm
Porém o F-5 usa BVR ativo, mira montada no capacete, míssies WVR de última geração e data-link. Já o 2000C...
Hoje, a única vantagem do 2000C em relação aos Mike é a plataforma.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
joao fernando
- Sênior

- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
#30
Mensagem
por joao fernando » Seg Jan 07, 2008 9:18 pm
O duro é que se colocar o preço do F5BR mais o do AMX, ai dá e sobra prum bom vetor, certo?
Vai se gastar uma boa grana em vetores que nao merecem...
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG