Caça da FAB cai no interior de Goiás
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Segundo a minhas contas, a FAB recebeu 166 Xavantes...
11 foram vendidos para a Argentina, e dos 155 restantes:
74 foram perdidos em acidentes,
21 estão preservados,
23 estão fora de operação (desativados, usados como fonte de peças, para instrução no solo, etc);
e os outros trinta e poucos estãoem operação... pelo menos devem estar.
Sds,
Vector
11 foram vendidos para a Argentina, e dos 155 restantes:
74 foram perdidos em acidentes,
21 estão preservados,
23 estão fora de operação (desativados, usados como fonte de peças, para instrução no solo, etc);
e os outros trinta e poucos estãoem operação... pelo menos devem estar.
Sds,
Vector
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Vector escreveu:Segundo a minhas contas, a FAB recebeu 166 Xavantes...
11 foram vendidos para a Argentina, e dos 155 restantes:
74 foram perdidos em acidentes,
21 estão preservados,
23 estão fora de operação (desativados, usados como fonte de peças, para instrução no solo, etc);
e os outros trinta e poucos estãoem operação... pelo menos devem estar.
Sds,
Vector
Ano passado ou no início desse ano, eu li em um forum boliviano algo impensável. Uma discussão ferrenha dessas que a gente tem aqui no DB entre partidários do recebimento da do





Tem gente que odeia o Xavante ou o fato dele ainda estar operativo. Mas foi um grande avião que está dando muito mais do que o seu projeto oferecia originalmente à FAB.
Ponto para a EMBRAER e para a FAB.
Mas pelo amor de DEus, vamos aposentar o Xava, e comprar uns vinte Hawks usados sos Suíços, ou uns YAK-130 dos russos se vier o Flanker(não vem). Ou ainda sair a francesa e comprar uns vinte AEM-346, que afinal são da linhagem sucessória direta dos Xavsas, pelo menos vem da mesma fábrica.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Beronha
- Sênior
- Mensagens: 2954
- Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
rcolistete escreveu:Beronha escreveu:Graças a Deus as cargas do ejetor nao estavam vencidas
Olá Beronha,
Não dá para concluir isso. Antes do prazo de vencimento de uma carga de ejeção, o fabricante garante (se obedecidos os procedimentos de manutenção, operação, etc) uma probabilidade X % dela funcionar.
Após o prazo de vencimento, é uma probabilidade Y % < X %, sendo que na verdade Y vai cair com o tempo pós-vencimento.
Ou seja, a carga de ejeção pode sim falhar antes do vencimento, seria um grande azar e aí o fabricante e/ou equipe de manutenção ficaria com o seu na reta.
Ou a carga de ejeção pode sim funcionar após o vencimento, seria sorte.
[]s, Roberto
Obrigado , nao sabia disso ,
bom fim de semana amigo
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Edu Lopes escreveu:Vocês acham que o Xavante foi um projeto mais importante, ou bem sucedido, que o AMX? Cada um em sua época, é claro.
Acho que ele foi mais importante que o AMX, pq quem ensinou a EMBRAER a trabalhar com realidades de jato, foi o Xavantão. Ele foi um abre portas. Uma base de referência. Uma fonte de dados. O AMX foi uma feliz concequência industrial.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Vector escreveu:Segundo a minhas contas, a FAB recebeu 166 Xavantes...
11 foram vendidos para a Argentina, e dos 155 restantes:
74 foram perdidos em acidentes,
21 estão preservados,
23 estão fora de operação (desativados, usados como fonte de peças, para instrução no solo, etc);
e os outros trinta e poucos estãoem operação... pelo menos devem estar.
Sds,
Vector
74! Orra!

Foto do acidente de ontem...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo escreveu:Vector escreveu:Segundo a minhas contas, a FAB recebeu 166 Xavantes...
11 foram vendidos para a Argentina, e dos 155 restantes:
74 foram perdidos em acidentes,
21 estão preservados,
23 estão fora de operação (desativados, usados como fonte de peças, para instrução no solo, etc);
e os outros trinta e poucos estãoem operação... pelo menos devem estar.
Sds,
Vector
74! Orra!![]()
Foto do acidente de ontem...
Se continuar neste rítmo, não vai sobrar nenhum XAVANTE para a Bolívia.


[ ]´s
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9433
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 550 vezes
O problema dos xavantes é que eles estão voando...
Eu acho que a FAB já deveria estar pensando na substituição dessa aeronave há muito tempo. Idéia de colocar cockpit de A-29 no Xavante não me agrada nem um pouco. A FAB tem que reconhecer que já chegou a vez do Xavante, que ele já deu tudo o que tinha que dar, que hoje ele é um avião totalmente anti-econômico, obsoleto e com um péssimo histórico de segurança. (74 de 155, ou seja, quase a metade).
O Pampa argentino poderia ser uma boa opção, deve ser um avião moderno e barato de operar, o suficiente para a formação de pilotos, ainda mais com essa aproximação da Embraer com os hermanos...Outra opção seria o T-50 coreano, mas esse é praticamente um caça de verdade, deve custar o olho da cara.
Talvez um lote de 25 unidades de quaisquer desses modelos cairia muito bem para Natal.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
F6F escreveu:Por que a mídia insiste em chamar o Xavante de caça? LIFT, OK, mas caça?
Alguém poderia falar: "mas o 1º/4º participa da RAC". Tudo bem, mas ninguém chama o AT-26 de caça lá...
O Xavante é de uma época em que, na FAB, se cumpria missão de caça, a aeronave era considerada caça.
Veja que, no caso do Xavante, apesar da designação AT-26, onde A=Ataque, T= Treinamento e 26= 26º modelo de treinador na FAB, o Xavante recebeu numeração na série reservada aos caças: 45XX e 46XX.
Já o A-1, além de corretamente designado como Avião de Ataque, recebeu numeração na série reservada a aviões de ataque e bombardeiros, ou seja, a série 55XX. Os A-29 e AT-29 Super Tucano também pertencem à série 5XXX.
Mapinguari


- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Brasileiro escreveu:O problema dos xavantes é que eles estão voando...
Eu acho que a FAB já deveria estar pensando na substituição dessa aeronave há muito tempo. Idéia de colocar cockpit de A-29 no Xavante não me agrada nem um pouco. A FAB tem que reconhecer que já chegou a vez do Xavante, que ele já deu tudo o que tinha que dar, que hoje ele é um avião totalmente anti-econômico, obsoleto e com um péssimo histórico de segurança. (74 de 155, ou seja, quase a metade).
O Pampa argentino poderia ser uma boa opção, deve ser um avião moderno e barato de operar, o suficiente para a formação de pilotos, ainda mais com essa aproximação da Embraer com os hermanos...Outra opção seria o T-50 coreano, mas esse é praticamente um caça de verdade, deve custar o olho da cara.
Talvez um lote de 25 unidades de quaisquer desses modelos cairia muito bem para Natal.
abraços]
Mas o Xavante já foi substituído! Na função de ataque e reconhecimento, seu substituto é o A-1/RA-1. Desde sua entrada em serviço, o Xavante voltou-se para sua missão principal, que é a formação d epilotos de caça. Agora, está sendo substituído nessa missão pelo AT-29 Super Tucano.
Mapinguari


- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Meus prezados:
Voltando ao acidente, eis a nota oficial da FAB:
O Comando da Aeronáutica informa que neste sábado, 1º de dezembro, por volta das 14h45 (HBV), uma aeronave da Força Aérea Brasileira modelo AT-26 XAVANTE, matrícula FAB 4515, apresentou problemas em vôo obrigando o piloto, capitão aviador Alexandre Salviatto, a ejetar-se nas proximidades do aeroporto de Formosa-GO.
O capitão Salviatto, que havia decolado de Brasília-DF com destino a Petrolina-PE, passa bem e está sendo encaminhado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde permanecerá em observação.
A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
fonte: http://www.aer.mil.br
É, o cap. Salviatto é o mais recente membro brasileiro do Ejection-Tie-Club com direito à medalha, gravata, pin e boton.
Curiosidade: o sobrenome italiano Salviatto não quer dizer Salvado (ou salvo)?
Voltando ao acidente, eis a nota oficial da FAB:
O Comando da Aeronáutica informa que neste sábado, 1º de dezembro, por volta das 14h45 (HBV), uma aeronave da Força Aérea Brasileira modelo AT-26 XAVANTE, matrícula FAB 4515, apresentou problemas em vôo obrigando o piloto, capitão aviador Alexandre Salviatto, a ejetar-se nas proximidades do aeroporto de Formosa-GO.
O capitão Salviatto, que havia decolado de Brasília-DF com destino a Petrolina-PE, passa bem e está sendo encaminhado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde permanecerá em observação.
A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
fonte: http://www.aer.mil.br
É, o cap. Salviatto é o mais recente membro brasileiro do Ejection-Tie-Club com direito à medalha, gravata, pin e boton.
Curiosidade: o sobrenome italiano Salviatto não quer dizer Salvado (ou salvo)?