Olá pessoal,
Não há discussão mais espinhosa e incerta que preço (não custo) de aviões de caça, principalmente para exportação. Cada venda é diferente da outra, o que podemos fazer é termos uma idéia dos preços e fatores envolvidos.
Sugestão, os valores em Euros convertidos para dólares estão defasados no texto citado no início desse tópico pois a cotação mudou bastante. Então mantenhamos o preço em euros dos produtos europeus e convertamos com o câmbio atual para comparações.
Por exemplo, o Eurofighter ganhou a concorrência na Áustria, onde o Gripen era favorito. Agora temos mais dados, vide :
http://www.defesanet.com.br/noticia/austria/
porém o número caiu de 24 (por estimados Euro 1,791 bi, US$ 2,376 bi, ou Euro 74,63 mi por avião) p/ 18 aviões com aumento para reais Euro 1,959 bi (US$ 2,599 bi, ou Euro 108,8 mi por avião) incluindo treinamento / pilotos e técnicos, suprimentos, parte da manutenção, um simulador, financiamento por 9 anos (são 292mi de Euros incluídos nesses 1,959 bi de Euros p/ custear o financiamento) e Euro 4 bi de off-sets p/ a Áustria. Será entregue entre 2007 e 2009, com custo de operação estimado em Euro 50 mi por ano para 18 aviões :
http://www.flug-revue.rotor.com/FRheft/ ... R0309d.htm
Cita também "The full, fly-away price of a single Eurofighter works out at Euro 62.9 million (altogether Euro 1.121 billion)". A relação Euro 108,8 mi / Euro 62,9 mi = 1,73 pode nos servir como parâmetro p/ estrapolarmos o preço unitário de um caça em um contrato completo a partir do custo "fly-away".
Vemos que dependendo da concorrência há o preço "fly-away" (avião "pelado"), mais estrutura de treinamento (incluindo simulador), manutenção, logística para N anos, armamentos, inclusão de off-sets, financiamento, etc. Logo é normal sair de X (fly-away price) para até 2X (pacote super-completo).
Tal como ocorreu com a Austrália. 24 F/A-18F custarão aprox. US$2,36 bi, porém o valor vira o dobro com treinamento, logística para 10 anos, etc.
[]s, Roberto