Custos dos Caças Modernos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#16 Mensagem por orestespf » Dom Nov 25, 2007 9:30 pm

Mapinguari escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Um gripen custando mais que um rafale? Essa é nova....


O preço da Rafale está em EUROS, meu caro.


Rafale C (EUR 51.8) $ 62.1 (EUR 113.2) $ 135.8 Air force single-seat (inc VAT)

Rafale M (EUR 56.6) $ 67.9 (EUR 121.4) $ 145.7 Naval version (inc VAT)

JAS-39C Gripen (Poland bid) $ 68.9 (SEK 552.9) $ 76.07 Swedish version (inc VAT)


Sds,

Orestes




PRick

#17 Mensagem por PRick » Dom Nov 25, 2007 9:47 pm

Bolovo escreveu:Esses Gripen poloneses nunca existiram... os Viper poloneses foram bem caros também do que os outros Viper por aí... e esses Rafale C/M são para a França, ou seja, mais baratos. Compare com os Gripen da Suécia, também serão mais baratos do que esses Gripen poloneses. Prick, cada compra é uma compra, não dá pra tabelar do jeito que você imagina.


Bolovo,

Eu não fiz nada, apenas trouxe um documento sobre os valores dos caças que achei interessante. Sobre os preços, minha opinião é que não dá para saber de nada com precisão, porque existem vários componentes, inclusive políticos na definição do mesmo.

[ ]´s




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#18 Mensagem por Penguin » Dom Nov 25, 2007 9:54 pm

orestespf escreveu:
Mapinguari escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Um gripen custando mais que um rafale? Essa é nova....


O preço da Rafale está em EUROS, meu caro.


Rafale C (EUR 51.8) $ 62.1 (EUR 113.2) $ 135.8 Air force single-seat (inc VAT)

Rafale M (EUR 56.6) $ 67.9 (EUR 121.4) $ 145.7 Naval version (inc VAT)

JAS-39C Gripen (Poland bid) $ 68.9 (SEK 552.9) $ 76.07 Swedish version (inc VAT)


Sds,

Orestes


No fim das contas, em termos de preço, 2 Gripen = 1 Rafale, aproximadamente




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#19 Mensagem por orestespf » Dom Nov 25, 2007 9:58 pm

PRick escreveu:
Bolovo escreveu:Esses Gripen poloneses nunca existiram... os Viper poloneses foram bem caros também do que os outros Viper por aí... e esses Rafale C/M são para a França, ou seja, mais baratos. Compare com os Gripen da Suécia, também serão mais baratos do que esses Gripen poloneses. Prick, cada compra é uma compra, não dá pra tabelar do jeito que você imagina.


Bolovo,

Eu não fiz nada, apenas trouxe um documento sobre os valores dos caças que achei interessante. Sobre os preços, minha opinião é que não dá para saber de nada com precisão, porque existem vários componentes, inclusive políticos na definição do mesmo.

[ ]´s


X2

Sem dúvida, muito lúcida a sua posição.


Abs,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#20 Mensagem por orestespf » Dom Nov 25, 2007 10:03 pm

jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
Mapinguari escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Um gripen custando mais que um rafale? Essa é nova....


O preço da Rafale está em EUROS, meu caro.


Rafale C (EUR 51.8) $ 62.1 (EUR 113.2) $ 135.8 Air force single-seat (inc VAT)

Rafale M (EUR 56.6) $ 67.9 (EUR 121.4) $ 145.7 Naval version (inc VAT)

JAS-39C Gripen (Poland bid) $ 68.9 (SEK 552.9) $ 76.07 Swedish version (inc VAT)


Sds,

Orestes


No fim das contas, em termos de preço, 2 Gripen = 1 Rafale, aproximadamente


Olá Jacques,

não me importo com certas informações, acontece de tudo neste mundo. Recentemente foi noticiado que a Austrália comprou F-18 por mais de 100 milhões de dólares. Já a última RFA noticiou que o F-18 sairia por menos de 50 milhões de dólares a unidade.

O que é verdade e o que é mentira neste papo todo? Não estamos falando em uma tolerância (erro cometido) de 10%, estamos falando do dobro pra cima.

Assim, sempre me pergunto: o que vai no pacote adquirido? Só o caça? Duvido! Desta forma não temos como saber quanto custa um caça "pelado", então...


Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#21 Mensagem por Penguin » Dom Nov 25, 2007 10:15 pm

orestespf escreveu:
jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
Mapinguari escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Um gripen custando mais que um rafale? Essa é nova....


O preço da Rafale está em EUROS, meu caro.


Rafale C (EUR 51.8) $ 62.1 (EUR 113.2) $ 135.8 Air force single-seat (inc VAT)

Rafale M (EUR 56.6) $ 67.9 (EUR 121.4) $ 145.7 Naval version (inc VAT)

JAS-39C Gripen (Poland bid) $ 68.9 (SEK 552.9) $ 76.07 Swedish version (inc VAT)


Sds,

Orestes


No fim das contas, em termos de preço, 2 Gripen = 1 Rafale, aproximadamente


Olá Jacques,

não me importo com certas informações, acontece de tudo neste mundo. Recentemente foi noticiado que a Austrália comprou F-18 por mais de 100 milhões de dólares. Já a última RFA noticiou que o F-18 sairia por menos de 50 milhões de dólares a unidade.

O que é verdade e o que é mentira neste papo todo? Não estamos falando em uma tolerância (erro cometido) de 10%, estamos falando do dobro pra cima.

Assim, sempre me pergunto: o que vai no pacote adquirido? Só o caça? Duvido! Desta forma não temos como saber quanto custa um caça "pelado", então...


Abraços,

Orestes


Olá Orestes,

Há um tempo atrás postei o diagrama abaixo, para justamente ajudar nos debates sobre preço de caças:

Imagem

O diagrama deixa claro a complexidade para comparar preços, uma vez que as condições de cada contrato pode variar enormemente.

Qd se menciona preços mais baixos, ex.: USD50mi para o SH, EUR50mi para o Rafale, USD35mi para o Su-30, USD25mi para o F-16 (USAF), tenho a impressão que se está mencionado apenas o preço "flyway".

[]´s

Jacques




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#22 Mensagem por rcolistete » Dom Nov 25, 2007 10:37 pm

Olá pessoal,

Não há discussão mais espinhosa e incerta que preço (não custo) de aviões de caça, principalmente para exportação. Cada venda é diferente da outra, o que podemos fazer é termos uma idéia dos preços e fatores envolvidos.

Sugestão, os valores em Euros convertidos para dólares estão defasados no texto citado no início desse tópico pois a cotação mudou bastante. Então mantenhamos o preço em euros dos produtos europeus e convertamos com o câmbio atual para comparações.

Por exemplo, o Eurofighter ganhou a concorrência na Áustria, onde o Gripen era favorito. Agora temos mais dados, vide :

http://www.defesanet.com.br/noticia/austria/

porém o número caiu de 24 (por estimados Euro 1,791 bi, US$ 2,376 bi, ou Euro 74,63 mi por avião) p/ 18 aviões com aumento para reais Euro 1,959 bi (US$ 2,599 bi, ou Euro 108,8 mi por avião) incluindo treinamento / pilotos e técnicos, suprimentos, parte da manutenção, um simulador, financiamento por 9 anos (são 292mi de Euros incluídos nesses 1,959 bi de Euros p/ custear o financiamento) e Euro 4 bi de off-sets p/ a Áustria. Será entregue entre 2007 e 2009, com custo de operação estimado em Euro 50 mi por ano para 18 aviões :

http://www.flug-revue.rotor.com/FRheft/ ... R0309d.htm

Cita também "The full, fly-away price of a single Eurofighter works out at Euro 62.9 million (altogether Euro 1.121 billion)". A relação Euro 108,8 mi / Euro 62,9 mi = 1,73 pode nos servir como parâmetro p/ estrapolarmos o preço unitário de um caça em um contrato completo a partir do custo "fly-away".

Vemos que dependendo da concorrência há o preço "fly-away" (avião "pelado"), mais estrutura de treinamento (incluindo simulador), manutenção, logística para N anos, armamentos, inclusão de off-sets, financiamento, etc. Logo é normal sair de X (fly-away price) para até 2X (pacote super-completo).

Tal como ocorreu com a Austrália. 24 F/A-18F custarão aprox. US$2,36 bi, porém o valor vira o dobro com treinamento, logística para 10 anos, etc.

[]s, Roberto




Editado pela última vez por rcolistete em Dom Nov 25, 2007 10:53 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#23 Mensagem por Sintra » Dom Nov 25, 2007 10:49 pm

rcolistete escreveu:Olá pessoal,

Não há discussão mais espinhosa e incerta que preço (não custo) de aviões de caça, principalmente para exportação. Cada venda é diferente da outra, o que podemos fazer é termos uma idéia dos preços e fatores envolvidos.

Sugestão, os valores em Euros convertidos para dólares estão defasados no texto citado no início desse tópico pois a cotação mudou bastante. Então mantenhamos o preço em euros dos produtos europeus e convertamos com o câmbio atual para comparações.

Por exemplo, o Eurofighter ganhou a concorrência na Áustria, onde o Gripen era favorito. Agora temos mais dados, vide :

http://www.defesanet.com.br/noticia/austria/

porém o número caiu de 24 (por estimados Euro 1,791 bi, US$ 2,376 bi, ou Euro 74,63 mi por avião) p/ 18 aviões com aumento para reais Euro 1,959 bi (US$ 2,599 bi, ou Euro 108,8 mi por avião) incluindo treinamento / pilotos e técnicos, suprimentos, parte da manutenção, um simulador, financiamento por 9 anos (são 292mi de Euros incluídos nesses 1,959 bi de Euros p/ custear o financiamento) e Euro 4 bi de off-sets p/ a Áustria. Será entregue entre 2007 e 2009, com custo de operação estimado em Euro 50 mi por ano para 18 aviões :

http://www.flug-revue.rotor.com/FRheft/ ... R0309d.htm

Cita também "The full, fly-away price of a single Eurofighter works out at Euro 62.9 million (altogether Euro 1.121 billion)". A relação Euro 108,8 mi / Euro 62,9 mi = 1,73 pode nos servir como parâmetro p/
estrapolarmos o preço unitário de um caça em um contrato completo a
partir do custo "fly-away".

Vemos que dependendo da concorrência há o preço "fly-away" (avião "pelado"), mais estrutura de treinamento (incluindo simulador), manutenção, logística para N anos, armamentos, inclusão de off-sets, financiamento, etc. Logo é normal sair de X (fly-away price) para até 2X (pacote super-completo).

Tal como ocorreu com a Austrália. 24 F/A-18F custarão aprox. US$2,36 bi, porém o valor vira o dobro com treinamento, logística para 10 anos, etc.

[]s, Roberto


Ora aqui está um belissimo texto.




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#24 Mensagem por rcolistete » Dom Nov 25, 2007 11:06 pm

Olá Sintra,

Tenho essa curiosidade. Na sua opinião pessoal, qual seria o caminho que a FAB devia tomar no FX-2 (até 2010) e FX-3 (substituição de F-5EM/FM e AMX-M depois de 2020) ? Um só caça ou dois ? Quais ? Eurofighter, Gripen, Rafale, Su-35, F-18 E/F, Pak-FA, F-35, etc ?

E Portugal ? Pós F-16 MLU, pensa em quê ? É especulação ou já há alguma previsão oficial quanto a isso ?

A Embraer junto com a OGMA em Portugal poderia credenciar uma maior colaboração entre Portugal e Brasil na operação e aquisição futura de aeronaves ? C-390, por exemplo ?

Abraços, Roberto




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#25 Mensagem por Thor » Dom Nov 25, 2007 11:11 pm

Nós do DB, por vezes, achamos que é só comprar o caça, pois lá na prateleira ele está saíndo a USD 50 mi, já com os 10% de desconto do preço a vista...
É um pouco mais complicado que isto, podemos até imaginar.
Outra coisa que escrevemos por aqui é que o Brasil merece um F-35, SH, Typhon, pois o valor total é 2.2 bi, então dá para comprar os 36...
Se você, para comprar o seu carro, com um salário apertado, fazendo malabarismo para pagar as contas, ganhasse uns R$ 250.000 para comprar um carro, o que você compraria??
a) Aquele Porsche dos seus sonhos, que faz 2 km/l, anda a 300 km/h, mas que a primeira revisão vai custar R$ 45.000 e se o farol queimar, custará R$ 3.000.
b) Aquele Audi bem bacana, que faz 5 km/l, anda a 250 km/h, mas com a sobra do dinherio foi comprado um plano de assistencia garantida com tudo incluido por 5 anos, com até algumas peças de reposição na loja autorizada de sua cidade.

É por aí que se fazem contratos, cursos incluídos, transferência de tecnologia, offset do governo, etc...

Boa noite galera, e esperemos o que irão comprar, o nosso sonhado Porsche ou o bacana Audi.




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#26 Mensagem por Dieneces » Dom Nov 25, 2007 11:20 pm

Mapinguari escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Um gripen custando mais que um rafale? Essa é nova....


O preço da Rafale está em EUROS, meu caro.
A observação do FighterCom está correta , Mapinguari , o que ocorre é que o preço francês (em dólares) exclui o desenvolvimento , até porque este foi pago pelo governo francês...já o preço do Gripen orçado para os poloneses é preço final , de "balcão" . Quando comparamos o preço final , tão somente , dá pra comprar dois Gripen com o valor de um Rafale...salvo melhor juízo...Grande abraço.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#27 Mensagem por Dieneces » Dom Nov 25, 2007 11:24 pm

jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
Mapinguari escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Um gripen custando mais que um rafale? Essa é nova....


O preço da Rafale está em EUROS, meu caro.


Rafale C (EUR 51.8) $ 62.1 (EUR 113.2) $ 135.8 Air force single-seat (inc VAT)

Rafale M (EUR 56.6) $ 67.9 (EUR 121.4) $ 145.7 Naval version (inc VAT)

JAS-39C Gripen (Poland bid) $ 68.9 (SEK 552.9) $ 76.07 Swedish version (inc VAT)


Sds,

Orestes


No fim das contas, em termos de preço, 2 Gripen = 1 Rafale, aproximadamente
2X.É isso aí , postei O DE ANTES sem ver o que o Jacques havia escito.




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#28 Mensagem por rcolistete » Dom Nov 25, 2007 11:25 pm

Olá pessoal,

Logo abaixo eu citei "com custo de operação estimado em Euro 50 mi por ano para 18 aviões", ou seja, EUR 2,78 mi por Eurofighter/ano.

Em outras matérias : US$ 1,5 mi por Gripen/ano, US$2,2 mi por F-16 Block 52/ano.

Os australianos divulgaram também o custo operacional por ano previsto dos F/A-18F, mas agora não encontro...

Multipliquem esses valores anuais por 30 anos de operação de vida útil total (no Brasil a gente bate recorde, normalmente seriam 25 anos...).

Eurofighter : EUR 83,3 mi;
Gripen : US$45 mi;
F-16 Block 52 : US$66 mi.

Esse custo, como podem ver, é parecido com o custo de aquisição de um caça "pelado", logo também deve ser levado em consideração. O difícil é ter valores em mãos que sejam confiáveis e aplicáveis para cada caso (o custo operacional na Suécia pode ser diferente no Brasil, etc).

Mais interessante ainda para nós (FAB) : qual seria o custo operacional por ano de F-5E, F-EM, AMX, AMX-M (estimado), A-29, Mirage 2000C/B, etc ?

Por exemplo, se um caça antigo tiver custo operacional por ano alto (dificuldade de encontrar sobressalentes, etc), de X, e com desempenho Y (como se fosse possível atribuir um número para o desempenho...). Ao invés de operá-lo por mais 10 anos, não seria interessante substituir por um caça novo com custo X/2 e desempenho 3X, podendo substituir o mais antigo por uma quantidade inferior ? Pode-se gastar muito a curto prazo, mas a médio e longo prazo seria menor gasto.

[]s, Roberto




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#29 Mensagem por orestespf » Dom Nov 25, 2007 11:37 pm

rcolistete escreveu:Olá pessoal,

Não há discussão mais espinhosa e incerta que preço (não custo) de aviões de caça, principalmente para exportação. Cada venda é diferente da outra, o que podemos fazer é termos uma idéia dos preços e fatores envolvidos.

Sugestão, os valores em Euros convertidos para dólares estão defasados no texto citado no início desse tópico pois a cotação mudou bastante. Então mantenhamos o preço em euros dos produtos europeus e convertamos com o câmbio atual para comparações.

Por exemplo, o Eurofighter ganhou a concorrência na Áustria, onde o Gripen era favorito. Agora temos mais dados, vide :

http://www.defesanet.com.br/noticia/austria/

porém o número caiu de 24 (por estimados Euro 1,791 bi, US$ 2,376 bi, ou Euro 74,63 mi por avião) p/ 18 aviões com aumento para reais Euro 1,959 bi (US$ 2,599 bi, ou Euro 108,8 mi por avião) incluindo treinamento / pilotos e técnicos, suprimentos, parte da manutenção, um simulador, financiamento por 9 anos (são 292mi de Euros incluídos nesses 1,959 bi de Euros p/ custear o financiamento) e Euro 4 bi de off-sets p/ a Áustria. Será entregue entre 2007 e 2009, com custo de operação estimado em Euro 50 mi por ano para 18 aviões :

http://www.flug-revue.rotor.com/FRheft/ ... R0309d.htm

Cita também "The full, fly-away price of a single Eurofighter works out at Euro 62.9 million (altogether Euro 1.121 billion)". A relação Euro 108,8 mi / Euro 62,9 mi = 1,73 pode nos servir como parâmetro p/ estrapolarmos o preço unitário de um caça em um contrato completo a partir do custo "fly-away".

Vemos que dependendo da concorrência há o preço "fly-away" (avião "pelado"), mais estrutura de treinamento (incluindo simulador), manutenção, logística para N anos, armamentos, inclusão de off-sets, financiamento, etc. Logo é normal sair de X (fly-away price) para até 2X (pacote super-completo).

Tal como ocorreu com a Austrália. 24 F/A-18F custarão aprox. US$2,36 bi, porém o valor vira o dobro com treinamento, logística para 10 anos, etc.

[]s, Roberto


Muito bom post, Roberto! [009]




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#30 Mensagem por Penguin » Dom Nov 25, 2007 11:38 pm

rcolistete escreveu:Olá pessoal,

Logo abaixo eu citei "com custo de operação estimado em Euro 50 mi por ano para 18 aviões", ou seja, EUR 2,78 mi por Eurofighter/ano.

Em outras matérias : US$ 1,5 mi por Gripen/ano, US$2,2 mi por F-16 Block 52/ano.

Os australianos divulgaram também o custo operacional por ano previsto dos F/A-18F, mas agora não encontro...

Multipliquem esses valores anuais por 30 anos de operação de vida útil total (no Brasil a gente bate recorde, normalmente seriam 25 anos...).

Eurofighter : EUR 83,3 mi;
Gripen : US$45 mi;
F-16 Block 52 : US$66 mi.

Esse custo, como podem ver, é parecido com o custo de aquisição de um caça "pelado", logo também deve ser levado em consideração. O difícil é ter valores em mãos que sejam confiáveis e aplicáveis para cada caso (o custo operacional na Suécia pode ser diferente no Brasil, etc).

Mais interessante ainda para nós (FAB) : qual seria o custo operacional por ano de F-5E, F-EM, AMX, AMX-M (estimado), A-29, Mirage 2000C/B, etc ?

Por exemplo, se um caça antigo tiver custo operacional por ano alto (dificuldade de encontrar sobressalentes, etc), de X, e com desempenho Y (como se fosse possível atribuir um número para o desempenho...). Ao invés de operá-lo por mais 10 anos, não seria interessante substituir por um caça novo com custo X/2 e desempenho 3X, podendo substituir o mais antigo por uma quantidade inferior ? Pode-se gastar muito a curto prazo, mas a médio e longo prazo seria menor gasto.

[]s, Roberto


Muito bom seus posts Roberto.
Acho que dependendo do financiamento, não se gasta muito a curto prazo.

[]´s

Jacques




Responder