Radares ultima geração

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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orestespf
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#16 Mensagem por orestespf » Seg Nov 12, 2007 12:37 pm

PRick escreveu:
henriquejr escreveu:Não creio que estes dados estejam corretos..... A França, por exemplo, sempre produziu excelentes radares, a Thomson é especialista nisso, não creio que o radar do Rafale seja inferior, em alcance, ao RDI/RDY.
O mesmo vale para o Gripen.... qual a vantagem de se integrar um missil como o Meteor num caça que usa um radar com apenas 60km de alcance?
Isso não faz sentido nenhum! Ta parecendo mais dados retirado de folders de marketing russos(que tem grande interesse de diminuir as capacidades de seus concorrentes..... sobretudo Rafale e Gripen, já que com os americanos é uma concorrencia a parte(força politica, caças de 5ª geração, coleira, transferencia de tecnologias, etc)).


Os dados do divulgado dizem que o RBE-2, contra um alvo de 01 m2, tem o alcance de 130 Kms, o autor colocou como se fosse o RBE-2AA, mas este deverá ter um alcance maior, cerca de 200 kms. Agora, além do tamanho do alvo, seria necessário sabermos qual o modo de rastreio empregado pelo radar.

Outro dado interessante é sobre a capacidade de rastreio do cone de varredura de modo simultâneo, a regra é 60 graus, as antenas que podem se mover, conseguem uma abertura do cone para 120 graus, no entanto a varredura não é simultânea, porque não é combinada a varredura mecânica com a eletrônica, o que acontece é um movimento da antena para uma direção e nela ficar, um caça de antena fixa irá mudar o rumo em alguns graus e só.

[ ]´s


A informação que disponho (claro que não é da Internet) sobre o RBE-2: alcance de até (repito, até) 130 km para alvos com RCS de 3 a 5 m2. Depende das condições do ambiente, altitude, etc. Para alvos de 1 m2, o alcance chega até 90 km.

Sobre o RBE-2AA, não tenho informações "confiáveis" ainda.


Sds,

Orestes




PRick

#17 Mensagem por PRick » Seg Nov 12, 2007 12:43 pm

orestespf escreveu:
PRick escreveu:
orestespf escreveu:
talharim escreveu:Um caça que sempre é obrigado a levar tanques externos aumenta seu RCS significativamente certo ?


E muito!!!


Depende do material que o tanque é construído, a localização do tanque na fuzelagem. E aonde está localizado o radar que está fazendo a busca.

E não podemos esquecer que em caso de combate ar-ar, os tanques serão alijados. Daí a importância do caça ter um bom alcance, mesmo sem os tanques externos, algo que no caso do Gripen é crítico.

Outra coisa interessante são os CFT´s, é um desenvolvimento importante. Pelo que sei tanto Gripen, F-16, Rafale estão ou estarão podendo usar este tipo de tanque.

[ ]´s


Olá PRick,

lamentavelmente as coisas não são assim, tão lindas e perfeitas. O material de um tanque externo não faz milagre algum, melhora mais não muda a "ordem de grandeza" da coisa. Se isto fosse verdadeiro, não podemos esquecer que se aplica igualmente a qualquer vetor, inclusive os mais antigos.

Posição dos tanques: não procede. A posição está relacionada ao centro de gravidade do caça, a distribuição de peso é essencial. Não existe na prática este papo de chegar mais pra lá ou mais pra cá. Talvez você esteja pensando em uma emissão radar frontal.

Tanques alijáveis: evita-se ao máximo esse procedimento. Estes tanques não são baratos e descartáveis como se imagina, ainda mais se for feito com material "nobre", o que os torna mais caros ainda.

As forças aéreas não possuem tanques sobrando, principalmente as mais modestas. E em caso de conflito a coisa piora sensivelmente se todos os pilotos alijarem seus tanques.

Este procedimento, importante claro, pode ser realizado sim, mas quando se está em combate. Nenhum caçador vai alijar um tanque para diminuir o RCS de seu caça, isso não procede.

Os CFT´s são interessantes, mas da mesma forma, aumenta o RCS de um vetor, porém bem menos que tanques externos. Porém não podem ser alijados. É um recurso muito interessante, mas ainda no início. Até onde eu sei, é um recurso utilizado em configuração de ataque ou misto. Não é usado para uma configuração ar-ar pura.

Em tempos de paz, as forças aéreas configuração seus caças para interceptação com tanques externos (ou CFT, se for o caso). Mas em caso de guerra, dificilmente fará esta escolha. Mas isto depende do "perfil" das aeronaves inimigas.

Dou um exemplo singelo: imaginem SU-30 configurados para combates ar-ar e a FAB com Rafale na mesma configuração, mas com três tanques externos. O que aconteceria? Pergunto em geral, ou seja, questão de RCS, manobrabilidade, etc.

Minha opinião: dificilmente a FAB mandaria Rafales com tanques externos para enfrentar um SU-30 venezuelano.


Abraços,

Orestes


Orestes,

Em caso de combate ar-ar os tanques TÊM que ser alijados, porque eles limitam a operação dos caças a puchadas de 5 g´s e não permitem o vôo supersônico. O tanques são baratos para poderem ser alijados, algo incomum em tempos de paz.

Por sinal, os SU com os tanques internos cheios, também estão limitados a puchadas de 5 g´s. A realidade é esta, bem diferentes dos panfletos. Assim que começa um combate ar-ar, os tanque externos vão embora.

No caso dos Rafale e M-2000, que tenho maior conhecimento, o tanque central, embaixo da fuzelagem, foi concebido para puchar 9 g´s, e serem supersônicos.

Por motivos óbvios, os tanques que ficam abaixo da fuzelagem na posição central, acrescentam pouco RCS a aeronaves, em face a sua posição, bem diferente dos tanques nas asas. Mas como falei, em situação real de combate ar-ar, eles vão embora, daí a importância, por exemplo, de a Embraer fabricar eles aqui, caso sejam montados os Rafales. E Empresa já tem experiência nesta área, ate mesmo com tanques em materiais compostos.

[ ]´s




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#18 Mensagem por talharim » Seg Nov 12, 2007 12:55 pm

Nossa... um F-5BR que já tem um RCS alto ainda com 2 tanques subalares ficaria com um RCS de um A-380.

E com a manobrabilidade de um A-380 tbm.

Eu me pergunto,vale a pena manter caças tão antigos como esses se eles na conjuntura atual não servem para abslutamente nada,são bucha de canhão,verdadeiros caixões voadores para os pilotos ?




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#19 Mensagem por Sideshow » Seg Nov 12, 2007 1:07 pm

talharim escreveu:Nossa... um F-5BR que já tem um RCS alto ainda com 2 tanques subalares ficaria com um RCS de um A-380.


O E-3F que o diga heim....

Eu me pergunto,vale a pena manter caças tão antigos como esses se eles na conjuntura atual não servem para abslutamente nada,são bucha de canhão,verdadeiros caixões voadores para os pilotos ?


Os F-5M receberam uma cobertura de RAM.




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#20 Mensagem por talharim » Seg Nov 12, 2007 1:09 pm

Os F-5M receberam uma cobertura de RAM.


Então o RCS é compatível com um 737.Melhorou um pouco.




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#21 Mensagem por Sideshow » Seg Nov 12, 2007 1:15 pm

talharim escreveu:
Os F-5M receberam uma cobertura de RAM.


Então o RCS é compatível com um 737.Melhorou um pouco.


Em um avião frances na ultima cruzex....

- Comandante Talharim nossos Mirage 2000 foram abatidos.




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#22 Mensagem por Sideshow » Seg Nov 12, 2007 1:23 pm

Equipe multidisciplinar realiza, com sucesso, medição de “Seção Reta Radar” utilizando metodologia inédita no Brasil

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31/5/2004 14:01 – A utilização de material que absorva radiação pode transformar aeronaves ou veículos de combate terrestres invisíveis para radares. Para definir o tamanho e configuração de um alvo para a tela de um radar, são realizadas medições denominadas “seção reta-radar” ou “assinatura-radar”.

No período de 12 a 28 de abril foi realizada pela primeira vez no Brasil, a campanha em campo aberto, de medições de Seção Reta Radar em alvos complexos, utilizando veículos de combate terrestre (“EE-9 Cascavel”, do Exército Brasileiro) e aéreo (“Xavante”, do Comando da Aeronáutica), e o radar FILA (também do Exército). Foi testada, com sucesso, uma nova metodologia de medição dos materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE), fruto de projeto coordenado, desde 1998, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (CTA/IAE), através da Divisão de Materiais (AMR).

O ITA apoiou o ensaio com seus alunos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e com o equipamento de aquisição do Laboratório de Guerra Eletrônica. Da mesma forma, diversos órgãos do CTA – tais como a Divisão de Ensaios em Vôo, Divisão de Sistemas Aeronáuticos e Divisão de Eletrônica do IAE, Batalhão de Infantaria da Aeronáutica, Divisão de Operações, Suprimento e Manutenção da Divisão de Engenharia, garantiram o sucesso da operação.

Este esforço conjunto demonstra a possibilidade de mobilização de diversas Divisões e Institutos do CTA e, assim, contribuir para aumentar a capacidade de combate do Ministério da Defesa, com o emprego da capacitação tecnológica disponível.


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#23 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 12, 2007 1:38 pm

Esse NOAR é o futuro radar AESA do Gripen. Mas os dados estão todos errados, bem chutados mesmo.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#24 Mensagem por Dieneces » Seg Nov 12, 2007 2:52 pm

Bolovo escreveu:Esse NOAR é o futuro radar AESA do Gripen. Mas os dados estão todos errados, bem chutados mesmo.
NÃO É NORA?




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#25 Mensagem por Wolfgang » Seg Nov 12, 2007 2:54 pm

Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:Esse NOAR é o futuro radar AESA do Gripen. Mas os dados estão todos errados, bem chutados mesmo.
NÃO É NORA?


Quando em terra, NORA. No avião, NOAR. :lol:

Péssima... :oops: :lol:




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#26 Mensagem por Dieneces » Seg Nov 12, 2007 2:59 pm

Wolfgang escreveu:
Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:Esse NOAR é o futuro radar AESA do Gripen. Mas os dados estão todos errados, bem chutados mesmo.
NÃO É NORA?


Quando em terra, NORA. No avião, NOAR. :lol:

Péssima... :oops: :lol:
Prometo dar umas risadas logo mais... :D




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#27 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 12, 2007 3:04 pm

Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:Esse NOAR é o futuro radar AESA do Gripen. Mas os dados estão todos errados, bem chutados mesmo.
NÃO É NORA?

É, mas o povo inverte a sigla frequentemente... quanto a piadinha: AEUHAEIAE :mrgreen:




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#28 Mensagem por rcolistete » Seg Nov 12, 2007 3:07 pm

talharim escreveu:
Os F-5M receberam uma cobertura de RAM.


Então o RCS é compatível com um 737.Melhorou um pouco.


Oh, Talharim, que é isso ? O F-5E/F tem baixo RCS, segundo dizem bem menor que o Mirage 2000, que por sua vez tem RCS menor que o F-16. Com cobertura RAM (MARE em português), o F-5EM/FM pode ter ficado com RCS mais interessante ainda.

[]s, Roberto




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#29 Mensagem por rcolistete » Seg Nov 12, 2007 3:09 pm

Wolfgang escreveu:
Quando em terra, NORA. No avião, NOAR. :lol:

Péssima... :oops: :lol:


2a-feira : dia de não inventar moda pois as coisas dão errado mais que normal. Evitar sair de casa, etc.

Pô, até no fórum 2a-feira dá azar... tendo eu que ler isso ?!?!? Hehehehe, bem infame mas foi engraçada, sim :lol:

[]s, Roberto




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#30 Mensagem por Thor » Seg Nov 12, 2007 7:20 pm

talharim escreveu:Nossa... um F-5BR que já tem um RCS alto ainda com 2 tanques subalares ficaria com um RCS de um A-380.

E com a manobrabilidade de um A-380 tbm.

Eu me pergunto,vale a pena manter caças tão antigos como esses se eles na conjuntura atual não servem para abslutamente nada,são bucha de canhão,verdadeiros caixões voadores para os pilotos ?


Dos aviões da FAB, em ordem de RCS (já que vcs são curiosos):
A-29, F-5E/M, M-2000, A-1, R-99, KC-130, KC-137...
Manobrabilidade: R-99 quase = F-5 full. rsrs




Brasil acima de tudo!!!
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