Enviado: Ter Nov 06, 2007 1:53 pm
Se o que esse cara falou é verdade, é capaz dele "sumir" de repente. Revelou muitas coisas ! Principalmente sobre a fraqueza de aviões stealth.
[]s, Roberto
[]s, Roberto
MCD-SM escreveu:De que adianta o Rafale e o Gripen terem baixo RCS se sempre aparecem voando com vários tanques externos? O Flanker tem um RCS grande mas quase nunca aprece com tanques externos.....não igualariam-se tecnicamente, e RCS?
PRick escreveu:MCD-SM escreveu:De que adianta o Rafale e o Gripen terem baixo RCS se sempre aparecem voando com vários tanques externos? O Flanker tem um RCS grande mas quase nunca aprece com tanques externos.....não igualariam-se tecnicamente, e RCS?
Primeiro este tanques podem ser feitos com materiais não metálicos, segundo eles podem e deve ser descartados em caso de engajamento ar-ar.
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PRick escreveu:MCD-SM escreveu:De que adianta o Rafale e o Gripen terem baixo RCS se sempre aparecem voando com vários tanques externos? O Flanker tem um RCS grande mas quase nunca aprece com tanques externos.....não igualariam-se tecnicamente, e RCS?
Primeiro este tanques podem ser feitos com materiais não metálicos, segundo eles podem e deve ser descartados em caso de engajamento ar-ar.
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Carlos Mathias escreveu:A Koslova já falou que a invisibilidade do F-22 é propaganda(e acho que falou sério), mas parece que tem gente que só lê coisas...Deixa prá lá.
Prick, tanto manobrabilidade é importante que NENHUM caça moderno é mediano nisso, todos são ótimos e tem muita potência de sobra. Óbvio que existem os imbatíveis neste quesito, e você sabe bem quais são.
Outra coisa, a não ser que seja lançado dentro da NEZ, não existe míssil que não seja "enganável", mormente nos tiros longos.
Outra coisa, a Rússia trabalha com datalink a muito mais tempo que o ocidente, acompanhada apenas pela Suécia. Se compradores de sistemas russos só compram parte deste, não é culpa dos russos. Assim como a SAAB não tem culpa da SAAF não ter um AWCS, não é mesmo. Os MIG-31 operam assim à muito tempo. E sobre o MIG-29 no Kosovo, era um modelo A inicial, UB de treinamento sem radar nem RWR e sem mísseis, mas mesmo assim veja que foram precisos 4(quatro) F-15 e muitosd AIM-120 prá pegar ele. E sabes graças à quê? Manobrabilidade, aceleração e um bom piloto.
Um MKI pode linkar outros 16, iluminado alvos e repassando as informações. Ou pode receber isso de radares em terra e AWACS.
Ainda sobre os russos, porque você acha que eles tem os R-27ER/T/A? Para atirar de muito longe(100KM+) e obrigar o adversário a manobrar ou morrer. Daí se vai encurtando a distância e ficando cada vez mais complicado evadir, até... Mas prá isso há que se ter muitos mísseis na barriga, só quatro não dá. E tem mais aquilo, quem voa mais alto e mais rápido, atira de mais longe ainda, e só caças de alto desempenho conseguem subir com uma carga grande de armas sem degradar demasiadamente a manobrabilidade.
Agora, isso tudo vale se estamos falando de FAer equivalentes, se for OTAN X Kosovo, ou OTAN+EUA X Iraque, faz favor né?
A ênfase na manobrabilidade da plataforma, perdeu lugar para sua furtividade e de seus sistemas de armas.
Sd volcom escreveu:PRick escreveu:MCD-SM escreveu:De que adianta o Rafale e o Gripen terem baixo RCS se sempre aparecem voando com vários tanques externos? O Flanker tem um RCS grande mas quase nunca aprece com tanques externos.....não igualariam-se tecnicamente, e RCS?
Primeiro este tanques podem ser feitos com materiais não metálicos, segundo eles podem e deve ser descartados em caso de engajamento ar-ar.
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Em parte ta certo, mas como alcance de mosquito volta a base como... Ja que no combate AR-AR o PC vai ser usado pelo menos 2 vezes.
Botar o pacote de KC mais dentro da zona "quante" ?
Vlws Abraços
No que se refere a Stealth, realmente este vai ser um assunto para a África do Sul. Stealth apenas derrota certos Radares, geralmente na banda de frequência D ou E / F . Recentes Radares bem como antigos podem, com algum grau de habilidade do operador ver aeronaves "Stealthy". Tendo trabalhado com o F/A-22 fora de Langley nos Estados Unidos, o AWACS podem confortavelmente fazer o "Paint" usando o Radar Pulse original .
A Typhoon opera o CAPTOR Radar (c120NM) transportando o míssil Meteor (80NM), com bom apoio AWACS / GCI abaterão F/A-22s durante todo o dia até o AMRAAM (c30NM) ser atualizado. Além disso, é surpreendente a assistir todos os dias a F - 15C / E com sede no Reino Unido tentando de "surpresa" os Typhoons ao longo do Mar do Norte. O Typhoons estão ainda para ser trancados.
Concordo que o Gripen é comparável e até superiore do que a maioria da familia dos F-16 . Tendo trabalhado por toda a Europa os suecos aguentaram a sua em todos os exercícios. Você tem que fazer a pergunta, quanto tempo haverá suporte para o F-16 assim que o F - 35 Lightning II chegar.
Carlos Mathias escreveu:Prick, você deve saber o que é GCI, não? A-50, já ouviu falar? Não?
E avise a SAAF, eles não tem AWACS!
Sobre atirar e fugir, há que se ter potência e muito combustível prá jogar no PC. Lembre-se que seus aviões sempre jogam fora os tanques. Veja isso e veja quem pode levar a melhor:
Quem pode dar meia volta mais vezes e acelerar mais? Quem tem mais velo cidade, aceleração e muito combustível interno prá queimar nessa brincadeira?
Observe e veja quais mísseis chegam primeiro no alvo e com mais energia (E são dois, um ARH e outro IR, todos com mais de 100Km de alcance).
Quem entra na NEZ dos mísseis primeiro?
Não! Para atirar e fugir você só precisa fazer uma curva, não precisa combater puchando 9g´s, dá para ficar em 5g´s a 100 kms, se afastando dos caças inimigos. Quanto a usar o PC, nenhum caça no mundo, por maior que seja, faz uso dele impunimente, o gasto de combustível é enorme, a emissão de IR perigosa.
Não adianta colocar esquemas em 2D, quando o combate aéreo se dá em 3D, com 360°. Um radar de caça cobre 1/4 deste universo, e só. O evolvimento numa arena em 3D é muito complexo, é por isto que os AEW são tão importantes, não só pelo alcance dos radar, mas por sua capacidade de ver 360° em todas as direções e altitudes, ou seja, varrer um volume de espaço aéreo, de forma constante, muito maior que qualquer caça.
Carlos Mathias escreveu:Não! Para atirar e fugir você só precisa fazer uma curva, não precisa combater puchando 9g´s, dá para ficar em 5g´s a 100 kms, se afastando dos caças inimigos. Quanto a usar o PC, nenhum caça no mundo, por maior que seja, faz uso dele impunimente, o gasto de combustível é enorme, a emissão de IR perigosa.
Atira e foge. Mas quem vai fazer o update do míssil? Se você foge, perde o lock.
Com um R-77 e um R-27ET vindo na sua direção a mach 4 você vai passear a cinco Gs e sair calmente para 100Km de distância, é isso?
Erramos ambos e você não tem mais tanques. 100Km de ida + 100Km de volta, temos que voar mais 200Km pra estar em condições de tiro. Outra salva, outra curva suave de 5Gs, mais 200Km (ida e volta).
Ou seu caça tem uma colônia de bactérias que produzem combustível do ar, ou vai secar logo logo. Assim fica a pergunta, quem fica seco antes? Quem pode manter a perseguição por mais tempo?
E 3D vale prá todos prick, lembre-se que não é OTAN X Tonga ou Bolívia.
Olha, prick, converse com um piloto treinado em BVR e pergunte se ele vai fugir nessa calma toda com um BVR real na cola dele.Não adianta colocar esquemas em 2D, quando o combate aéreo se dá em 3D, com 360°. Um radar de caça cobre 1/4 deste universo, e só. O evolvimento numa arena em 3D é muito complexo, é por isto que os AEW são tão importantes, não só pelo alcance dos radar, mas por sua capacidade de ver 360° em todas as direções e altitudes, ou seja, varrer um volume de espaço aéreo, de forma constante, muito maior que qualquer caça.
Temos que comparar coisas iguais, Tonga X Império num dá.