M2000-BR x F16I

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual você escolheria?

M2000-BR
21
30%
F16I
48
70%
 
Total de votos: 69

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#16 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 21, 2007 10:47 pm

Meus caros senhores espancadores-de-defensor-do-matusa. Primeiramente é uma SUPOSIÇÃO. Segundo:

Comparando estes dois vetores, aviônica, etc.., caso tivessemos optado pelo M2000-BR, com produção local e transferência de tecnologia, teríamos feito uma má escolha, comparativamente ao F16I?
Estes vetores não são equivalentes?
Qual a vantagem da compra, tipo prateleira, do F16I em relação a produção local do M2000-BR?


Percebem a diferença????

E sobre modernizar os Matusa, se vamos pagar caro prá cacete num F-16BR, custom, porque não fazê-lo com aviões que já seriam nossos e cujas células já estariam pagas?

Sem contar que os M-2000 não precisam ficar trocando asas a cada meia dúzia de vôos. :lol:




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chm0d
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#17 Mensagem por chm0d » Ter Ago 21, 2007 10:49 pm

Carlos Mathias escreveu:Meus caros senhores espancadores-de-defensor-do-matusa. Primeiramente é uma SUPOSIÇÃO. Segundo:

Comparando estes dois vetores, aviônica, etc.., caso tivessemos optado pelo M2000-BR, com produção local e transferência de tecnologia, teríamos feito uma má escolha, comparativamente ao F16I?
Estes vetores não são equivalentes?
Qual a vantagem da compra, tipo prateleira, do F16I em relação a produção local do M2000-BR?


Percebem a diferença????

E sobre modernizar os Matusa, se vamos pagar caro prá cacete num F-16BR, custom, porque não fazê-lo com aviões que já seriam nossos e cujas células já estariam pagas?

Sem contar que os M-2000 não precisam ficar trocando asas a cada meia dúzia de vôos. :lol:


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orestespf
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#18 Mensagem por orestespf » Ter Ago 21, 2007 10:57 pm

Carlos Mathias escreveu:Meus caros senhores espancadores-de-defensor-do-matusa. Primeiramente é uma SUPOSIÇÃO. Segundo:

Comparando estes dois vetores, aviônica, etc.., caso tivessemos optado pelo M2000-BR, com produção local e transferência de tecnologia, teríamos feito uma má escolha, comparativamente ao F16I?
Estes vetores não são equivalentes?
Qual a vantagem da compra, tipo prateleira, do F16I em relação a produção local do M2000-BR?


Percebem a diferença????

E sobre modernizar os Matusa, se vamos pagar caro prá cacete num F-16BR, custom, porque não fazê-lo com aviões que já seriam nossos e cujas células já estariam pagas?

Sem contar que os M-2000 não precisam ficar trocando asas a cada meia dúzia de vôos. :lol:


Salve Carlos!!

Estou rolando de rir do seu post, muito divertido, adorei a expressão "espancadores-de-defensor-do-matusa". Nota 10!

Vi a introdução da enquete, mas a acho muito "surreal", impraticável até mesmo do ponto de vista de exercício de abstração. Não dá para imaginar tal coisa.

Quanto o Luís criou o tópico, imagino ele, pensou que tal proposta de fato tenha existido (pois foi divulgada e defendida pelo Botelho com verdade absoluta).

No fundo, entendimento meu, acho que o Luís quis comparar o que foi oferecido no FX-1 (o que estava no papel e na boca do Botelho), supondo que tivessem sido adquiridos, com a atual proposta do F-16I.

Em suma, entendi assim, comparar o que seria melhor entre M-2000 BR supostamente adquiridos na época do FX-1 com a possiblidade de se adquirir F-16I hoje em dia.

Se foi esta a intenção, acho muito coerente o tópico e a enquete. Mas só o Luís para nos explicar a intenção inicial.


Abração,

Orestes


PS: o tiozinho aqui não bate nos amigos, até porque você não é e nem foi pró-matusa. hehehehe




Carlos Mathias

#19 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 21, 2007 11:13 pm

Bem, consegui fazer vocês rirem? Ótimo! :D

Olha, mesmo que se considere o FX-1, um M-2000-5MKII ainda é um grande avião, verdadeiramente multi-função. Então teríamos não apenas 12 deles, mas um monte prá colocar no lugar de F-5 e A-1, afinal era essa a idéia. Assim, teríamos uns cem Matusas ainda muito eficientes, tanto quanto qualquer F-16C Block52. Se quiséssemos hoje melhorar o avião, existem opções várias, todas possíveis de rivalizar com um F-16I. Porém, o mais valiosos de tudo já estaria aqui, qual seja, o domínio da máquina pela EMBRAER. Mas, ainda que não conseguíssemos este domínio completo, certamente este seria muito maior que qualquer F-16 proposto, mesmo com recheio israelense, que por sinal pode-se colocar praticamente em qualquer avião, vide caças russos. A diferença é que no mínimo a célula seria nossa, mas muito provavelmente teríamos sim, bem mais que algumas linhas de software.

E o Matusa é bonito demais...

Imagem

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Carlos Mathias

#20 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 21, 2007 11:16 pm

E tem mais um detalhe. Se tivéssemos os M-2000-5MKII, não estaríamos com as calças na mão, poderíamos esperar pelos RAFA ou pelo super-superior SU-35BM.




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#21 Mensagem por Luís Henrique » Ter Ago 21, 2007 11:33 pm

Olha sobre os 2 caças não vejo grandes diferenças....

Ambos são modernos, um é melhor nisso e o outro naquilo... :lol:

Se o M2000-BR contempla-se um maior repasse tecnológico e construção nacional e o F-16I contempla-se um repasse tecnológico menor e construção fora do país.

Eu escolheria o M2000 por dois motivos:

1) autonomia é tudo, quanto MAIS melhor
2) precisamos de emprego... :wink:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#22 Mensagem por Paisano » Ter Ago 21, 2007 11:44 pm

Lá vem novamente o chato e delirante Paisano:

Sonho de uma Noite de Verão:
GDA -> EF-2000
GAv -> JAS-39C/D
MB -> Rafale M

Plausível:
GDA -> SU-35BR*
GAv -> F-16BR*
MB -> Mig-29*
*Com recheio do povo do deserto

Dura Realidade:
GDA -> Mirage 2000C
Gav -> F-5M(?) + A-1M(?)
MB -> A-4




luisabs
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#23 Mensagem por luisabs » Qua Ago 22, 2007 12:19 am

orestespf escreveu:
projeto escreveu:Desculpe Luis mas acho essa enquete tendenciosa, já que o FX trata de compra de aviões novos e o competidor francês é o Rafale. Todos sabem que o Mirage 2000 não é mais fabricado e os que viessem no pacote seriam alguns da AdlA.
Meu voto: fora F-16!! Nem assim ganha meu voto...

Abraços


Olá Projeto,

você está correto, não faz sentido essa comparação atualmente. Mas estou vendo o tópico assim: melhor ter comprado o M-2000 BR na época do FX-1 ou comprar um F-16I hoje?

Sendo assim, a pergunta procede e muito. Mas isto não passa de um mero exercício de abstração, impossível de ser realizado.

Quanto a pergunta: Rafale ou F-16? Parece mais coerente, mas não me diz nada, cairemos na ladainha de sempre aqui do DB. Não devemos analisar os vetores de maneira nua e crua, mas sim através de um pensamento estratégico. Se não for assim, não leva a nada também.

Acho que a enquete deste tópico (nos moldes que eu a entendi) mais coerente do que uma enquete do tipo Rafale x F-16I. Ou boiei??? rsrsrs


Abraços,

Orestes


Olá Orestes,

De fato eu quiz comparar o FX-1, com o provável vencedor do FX-2, e verificar se lucramos em esperar pelo FX-2, ou se perdemos a chance de ouro (produção local) lá no FX-1.
O que não me conformo ainda, é fazermos compras de prateleira e não agregarmos nada ou quase nada de conhecimento tecnológico para o pais. Escolhi fazer a enquete entre o M2000BR e o F16I, pois acredito serem muito semelhantes, porém poderia ser o Gripen ou o Mig, etc, porém nestas condições.
Vejo que a MB e o EB têm esta mentalidade de dominar a fabricação dos equipamentos, principalmente a MB.
Escutei falar que se for mesmo o F16I, o escolhido, lá por 2030 poderíamos montar aqui o F35, porém em que condições? Simplesmente montar o F35, tipo um kit?
Por isso o motivo do questionamento, perdemos a chance de produzir um caça localmente?




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#24 Mensagem por A-29 » Qua Ago 22, 2007 9:36 am

Paisano escreveu:Lá vem novamente o chato e delirante Paisano:

Sonho de uma Noite de Verão:
GDA -> EF-2000
GAv -> JAS-39C/D
MB -> Rafale M


Tirou os delírios do meu sonho como se fossem palavras de minha boca :lol:

Só trocaria o Rafale M por F-35B, que era pra MB parar de usar catapultas e ter alguma chance real de ter um substituto útil ao São Paulo.




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#25 Mensagem por Copello » Qua Ago 22, 2007 1:26 pm

Eu voto no Mirage 2000BR, e não é só por ser bonito, gerar emprego ou pelo domínio das tecnologias. Tudo isso é imporatante mas o mais importante é que hoje não estaríamos na condição que estamos. Teríamos dado um grande passo e seríamos facilmente a maior força de caças da AL, com todos os F-5, Xavantes e Impalas aposentados. Ou seja uma caça muito mais eficiente e simples.

Mas como nada disso aconteceu.

Hoje a melhor opção sem sombra de dúvidas é o F-16 com recheio israelense. Motivo comunalidade de equipamentos. E num futuro próximo a aquisição de F-35.




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#26 Mensagem por b.verde » Qua Ago 22, 2007 1:33 pm

Até voto no F-16I, se vier F-35 mais tarde...

Até mais...

"Tudo Ele(Jesus) pode"




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#27 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 22, 2007 3:06 pm

Essa história de transferência tecnlogica com os Mirage 2000BR é história pra boi dormir. Quem acreditou na Embraer, Revista Força Aérea ou na IstoÉ (que fazia uma puta propaganda pros francos), sinto muito. O mesmo para os Su-35 da Avibrás, lembro das histórias que rolava aqui na cidade, que seria a maior fabrica de aviões do mundo, todo mundo ria. :lol: Por isso mesmo nunca considerei como 'fundamental de extrema importancia' essa tal 'transferencia de tecnologia', que na verdade, nunca existiu...

sds :wink:




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#28 Mensagem por Cougar_PH » Qua Ago 22, 2007 3:13 pm

Eu particulamente nenhum dos dois...
Pois acho o seguinte, se quer ter uma boa aeronave então tem que para de comprar sucata e comprar um logo de ponta, pq pensar no agora, se devemos pensar no futuro, vejamos no futuro de 2021, com a saida do ilustre chaves, até com essa imaginação fertil dele de ver americano em cada esquina, e com a entrada do biocombustivel, isso vai trazer uma instabilidade aqui na america latina e do sul, com isso todos os paises se preocupando com os melhores vetores pra cada, enquanto nós que consideramos a maior e melhor, ficamos com quebrar galho, e como o oreste tbm culpo a embraer pela bagunça do FX-1...
acho que devemos deixar de lados caças antiquados, como o F-16 e o mirage, pois eles mesmo com a melhor tecnologia de hoje não passaram de F-16 e mirage, com a mesma limitações dos originais apenas com avionicos melhores, e algumas cositas a mas... mais o custo dele poderá ser igual aos originais ou até mais...
então pra mim, seria o gripen, typhoon (mesmo com o preço alto que falam ainda está se desenvolvendo, e que no final com a quantidades de vendas poderá cair o custo final e operacional), Rafale pra mim ele já chegou ao seu ponto maximo e até hoje cadê o suercruzeiro dele, e outras coisas mais, que tanto falam e ainda por cima, não teve nenhuma venda... vcs acreditam mesmo q a frança liberaria pra cá toda a tecnologia dele, eu duvido...
então pra finalizar pra mim seria deixar do jeito q está e deixar afundar até qndo os militares se tocarem que ou eles tomam uma atitude radical, ou adeus a FAb, Marinha, Exercíto...




Carlos Mathias

#29 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 22, 2007 4:00 pm

Essa história de transferência tecnlogica com os Mirage 2000BR é história pra boi dormir. Quem acreditou na Embraer, Revista Força Aérea ou na IstoÉ (que fazia uma puta propaganda pros francos), sinto muito.


Bem Bolovo, é o que coloca a questão. Aliás era precisamente isso que o consórcio Gripen prometia, através da VEM, lembra.

O mesmo para os Su-35 da Avibrás, lembro das histórias que rolava aqui na cidade, que seria a maior fabrica de aviões do mundo, todo mundo ria. Laughing


Esse pessoal além de muito mal informado é maluco, porque se falassem que minha cidade ia ter a maior fábrica de aviões do mundo, eu ia ficar feliz da vida, pois se já ficam feliz com uma EMBRAER da vida... Mas, eu NUNCA, vou repetir, NUNCA li isso em lugar nenhum.
Por isso mesmo nunca considerei como 'fundamental de extrema importancia' essa tal 'transferencia de tecnologia', que na verdade, nunca existiu...


Isso é por demais óbvio, pois nenhum caça foi escolhido e comprado, portanto, como transferir tecnologia de algo que não existe????

'fundamental de extrema importancia' essa tal 'transferencia de tecnologia'


Isso quem dizia era a FAB, tanto que o hoje venerado F-16 foi descartado logo no início do FX-1. Mesmo com comunalidade, armas israelenses, milhares de unidades, asas quebrando, mesmo assim saiu logo no começo.

O que havia eram as promessas e é com isso que temos que trabalhar/supor/exercitar a imaginação.

Assim, mantendo-se as condições da pergunta inicial, fico com o Matusa véio de guerra.




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Patton
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#30 Mensagem por Patton » Qua Ago 22, 2007 6:34 pm

O Mirage I/II/III/VI/2000 sao todos avioes ruims de mais. Merda francesa na minha opiniao. Tenho mais confianca no AV-8B Harrier como caca. Sabem quantos mirages forum derrobados pela USAF e IAF?




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"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
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